Cordas
As melhores cordas gringas para guitarra em 2022
Publicado
4 anos agoon
Selecionamos 7 melhores opções de cordas para guitarra, de marcas internacionais, disponíveis no mercado.
Escolher as melhores cordas para sua guitarra é uma das maneiras mais rápidas de dar vida nova a sua guitarra. Enquanto algo como sua guitarra elétrica ou amplificador pode envelhecer normalmente, suas cordas precisam ser trocadas com mais frequência.
Por que? Devido a que as cordas da guitarra, como as cordas do violão e até palhetas, acumulam facilmente pele morta, suor, sujeira, poeira e outros detritos, alguns dos quais são visíveis a olho nu, e outros não. Tudo isso pode fazer com que as cordas fiquem sujas e façam com que sua guitarra pareça sem vida.
Outra razão pela qual você deve trocar para um novo conjunto de cordas é porque qualquer mudança de umidade ou calor na sala onde a guitarra é armazenada ou tocada regularmente também pode resultar em tons suaves e sem brilho.
As cordas da guitarra são compras relativamente baratas em comparação com algo como um novo violão ou pedal, mas podem ajudá-lo a sair da rotina criativa, dando a sua guitarra uma sensação e um tom renovados.
É por isso que passamos horas testando uma série de cordas, das maiores e mais inovadoras marcas de guitarra, para oferecer a você um guia profissional das melhores cordas para guitarra elétrica.
Escolhendo as melhores cordas para você
Encontrar um conjunto de cordas é bastante simples. Você realmente não tem tantas opções. As cordas de guitarra elétrica tendem a compreender um comprimento de metal, geralmente aço, enrolado em um fio muito fino. A partir daí, você verá algumas variáveis, como diferentes materiais usados para o fio de revestimento, ou talvez uma camada de revestimento nas cordas para prolongar sua vida útil. Mas, finalmente, as cordas para guitarra são criaturas bastante simples.
Com isso dito, você desejará procurar algumas das principais características ao tentar encontrar sua marca preferida. Primeiro, e talvez o mais importante, é o calibre do conjunto de cordas. Isso mede a espessura das cordas e afeta a estabilidade, o tom, a durabilidade e a tocabilidade.
Músicos de estilos de música mais pesados gravitam em direção a calibres mais grossos, pois o aumento das baixas frequências funciona bem com a música desafinada. Da mesma forma, os guitarristas que tocam usando técnicas avançadas, como sweep picking e legato, podem preferir calibres um pouco mais finos. A decisão é sua.
Quando devo trocar as cordas da guitarra?
O número de vezes que você precisará trocar suas cordas também varia. Artistas regulares mudam as cordas antes de cada show para garantir que a guitarra dê o melhor. O mesmo se você estiver passando um tempo no estúdio. Por outro lado, se você toca apenas em casa, provavelmente poderá trocá-las uma vez por mês ou a cada dois meses.
A razão para trocá-las com tanta frequência é que as cordas têm um curto período de tempo se tocadas no nível máximo. As coisas que podem afetar isso incluem mudanças de temperatura e umidade, suor e outros materiais corrosivos e sua própria técnica de tocar.
As melhores marcas de cordas para guitarra
D’Addario EXL

Especificação: niquelada
A série D’Addario XL incorpora seis métodos diferentes de construção, cada um com suas próprias características.
Isso inclui as XL Prosteels, com maior desempenho e brilho; as XL Nickel Wound, que são cordas ideais para todos os dias; as XL Coated Nickel, com vida útil ligeiramente mais longa; as XL Half Rounds semi-flat para alterar sua sensação; as XL Pure Nickel, que conferem aquele sabor vintage; e as XL Chrome, que são planas para oferecer maior suavidade em low-end.
Cada set de cordas vem em uma variedade de calibres e, estando na lista das mais vendidas da D’Addario, você deve definitivamente considerá-las como referência.
Ernie Ball Slinky

Especificações: niquelado, disponível nos modelos Regular, Power, Hybrid, Skinny Top – Heavy Bottom e Super.
Há uma razão pela qual os sets Ernie Ball Slinky estarem entre as cordas mais vendidas em todo o mundo. Essas cordas niqueladas combinam desempenho, durabilidade, som e preço em um pacote que atende a muitos requisitos.
A linha também é ampla. Existem 13 calibres diferentes disponíveis no total, variando do Extra Slinky de calibre 8-38 ao Mammoth Slinky de calibre 12-62. Qualquer que seja o seu estilo de tocabilidade, existe um conjunto que se adequa às suas necessidades.
Elixir Optiweb

Especificações: fio enrolado em aço niquelado, variedade de calibres disponíveis
Na luta contra a corrosão, algumas marcas de cordas optam por revestir seus produtos, em um esforço para prolongar a vida útil das cordas. A Elixir é uma dessas marcas, que utiliza o tratamento patenteado Optiweb nas cordas. O revestimento das cordas não deixa de ter controvérsia. Alguns músicos acham que o tratamento remove algumas das ressonâncias naturais da corda.
Em nossa experiência, isso pode ser verdade para algumas marcas, mas não para a Elixir. Essas cordas soam brilhantes e ressonantes, como cordas sem revestimento, mas geralmente duram muito mais tempo. Ainda recomendamos trocas regulares, mas se você encontrar um conjunto da Elixir após um mês de uso, é provável que não se decepcione.
GHS Boomers

Especificações: aço niquelado com revestimento redondo
O próximo da lista é outro conjunto de cordas bem conhecido e amado. As GHS Boomers oferecem aço niquelado em torno de um núcleo de aço hexagonal, que oferece um tom agradável e brilhante. Embora as marcas de cordas usassem apenas níquel puro no passado, verificou-se, por algum motivo, que isso não era mais viável. Portanto, temos o niquelado.
Felizmente, as Boomers entregam tudo o que você quer em um pacote que não custa muito. Embora a variedade não seja a mais ampla em termos de calibres disponíveis, o que existe é de boa qualidade. Cordas de alto valor.
Rotosound Ultramag

Especificações: 52% níquel / 48% liga de ferro tipo 52
Rotosound, a principal fabricante de cordas do Reino Unido apresentou seu lado inovador com o lançamento de um novo design com propriedades magnéticas aprimoradas que fornecem potência, volume e sustain adicionais.
Além disso, o atrito reduzido visa proporcionar uma melhor estabilidade geral da afinação, enquanto a Rotosound também imbuiu as cordas com propriedades resistentes à corrosão, para que elas continuem soando bem por mais tempo.
SIT Power Wound

Especificações: cobertura de aço niquelado a 8% sobre um núcleo em forma hexagonal
A empresa americana de cordas SIT orgulha-se de que suas cordas permaneçam afinadas, e isso se deve a sua construção cuidadosamente pensada.
Uma combinação de uma cobertura de aço niquelado a 8% envolvida sobre um núcleo em forma hexagonal, tudo de origem americana, produz uma resposta de agudos brilhante com longa vida útil da corda.
Isso fez das Power Wound a escolha de músicos poderosos como Dan Auerbach, do The Black Keys, Willie Adler, do Lamb Of God, e Richard Kruspe, do Rammstein.
Dunlop Heavy Core

Outro conjunto projetado com estilos mais pesados em mente. As cordas Dunlop Heavy Core são construídas especificamente com a redução de potência em mente. Qualquer um que tenha tocado seguindo o padrão E saberá que pode ser vítima da loucura temida em seu tom ou de cordas folgadas. Esses conjuntos são envolvidos usando uma proporção um pouco diferente para torná-los ideais para esses estilos de tocabilidade.
O que você obtém é um low-end definido, muita clareza nos médios e maior durabilidade para que você possa realmente cavar fundo no som.
Fonte: Adaptado da GuitarWold.com
Você pode gostar
-
D’Addario e seu afinador Rechargeable Micro Headstock
-
D’Addario comemora 50 anos na indústria de cordas e instrumentos
-
Programa de reciclagem D’addario, será para todos?
-
Palhetas D’addario Organics Reserve com foco no orgânico
-
D’addario apresenta novos encordoamentos XS 80/20 para violão
-
D’addario comemora o Dia da Terra com reciclagem de 8,5 milhões de cordas
Instrumentos Musicais
Hertom Guitars lança Série Stage, nova linha de violões voltada para o palco
Publicado
1 semana agoon
31/01/2026
A Hertom Guitars anunciou o lançamento da Série Stage, nova linha de violões desenvolvida com foco no uso ao vivo.
A proposta é atender músicos que utilizam o instrumento predominantemente plugado, em apresentações, ensaios e situações de palco que exigem praticidade, agilidade e confiabilidade.
A Série Stage vem equipada com o pré-amplificador Fishman Flex Plus-T, com controles externos de fácil acesso e afinador embutido de forma discreta. A escolha do sistema prioriza a resposta sonora em linha e a usabilidade em ambientes ao vivo, onde ajustes rápidos durante passagens de som e apresentações são parte da rotina. O conjunto também permite o uso de recursos de controle de feedback, aspecto relevante para músicos que enfrentam volumes elevados no palco.



Em termos construtivos, os violões da Série Stage mantêm o padrão já conhecido da Hertom, herdando acabamento e características sonoras da linha Unity. A diferença está no posicionamento: enquanto a Unity foi pensada como uma série mais abrangente, a Stage adota uma abordagem mais direta, voltada especificamente para quem toca plugado com frequência e precisa de acesso imediato aos controles eletrônicos.



Outro ponto considerado no desenvolvimento da linha foi a logística de transporte. Ao contrário da Série Unity, que acompanha case rígido, a Série Stage é fornecida com bag de alta qualidade, facilitando o deslocamento entre ensaios e apresentações sem abrir mão da proteção do instrumento.



A nova linha chega ao mercado com quatro shapes diferentes, que, combinados a variações de madeiras e cores, totalizam 12 modelos. Os preços estimados ficam entre R$ 6.500 e R$ 8.000, posicionando a Série Stage como uma opção estratégica dentro do portfólio da marca.



Cordas
Como fazer as cordas do seu instrumento durarem mais: cuidados essenciais
Publicado
10 meses agoon
22/04/2025
As cordas são parte fundamental de instrumentos como violão, guitarra, baixo, violino e ukulele.
Independentemente do tipo, todo músico quer aumentar a durabilidade das cordas, garantir boa sonoridade por mais tempo e evitar trocas frequentes.
Veja a seguir dicas práticas para manter suas cordas em bom estado.
1. Limpeza após o uso
Cordas acumulam suor, poeira e oleosidade das mãos, o que acelera o desgaste. Por isso, a limpeza é indispensável.
- Use um pano macio: Após tocar, passe um pano de algodão ou microfibra nas cordas. Isso remove resíduos que causam oxidação.
- Produtos específicos: Limpadores e óleos próprios para cordas ajudam a remover sujeira e ainda lubrificam, retardando o desgaste.
2. Evite a umidade
Ambientes úmidos favorecem a oxidação das cordas.
- Evite locais úmidos: Não deixe o instrumento em porões, perto de janelas abertas ou onde o ar é muito úmido.
- Use desumidificador ou umidificador: Em regiões muito úmidas, um desumidificador ajuda. Em locais secos, um umidificador evita que as cordas ressequem.
3. Troque as cordas com regularidade
O tempo de vida das cordas varia conforme o material e o uso.
- Cordas de aço (violão, guitarra, baixo): Com o tempo, perdem brilho e afinação. Se o som ficar opaco ou desafinado, é hora de trocar.
- Cordas de náilon (violões clássicos, ukuleles): Duram mais, mas também precisam ser trocadas quando o som muda ou se rompem.

4. Evite excesso de tensão
Tensão excessiva pode desgastar ou romper as cordas.
- Afine com moderação: Não ultrapasse a afinação recomendada. Isso força as cordas além do necessário.
- Use afinadores confiáveis: Um afinador de qualidade garante ajuste preciso e evita tensões desnecessárias.
5. Use produtos de proteção
Há itens desenvolvidos para conservar as cordas por mais tempo.
- Lubrificantes: Criam uma camada protetora que reduz atrito, retarda o desgaste e ajuda na limpeza.
- Cordas com revestimento: Algumas cordas já vêm com proteção contra sujeira e oxidação. Duram mais que as comuns e exigem menos trocas.
6. Armazene corretamente
O local de armazenamento influencia diretamente na vida útil das cordas.
- Use case ou capa rígida: Protege contra impactos, variações de temperatura e umidade.
- Evite calor: Não deixe o instrumento próximo a fontes de calor ou sob luz solar direta, pois isso afeta as cordas e o corpo do instrumento.
7. Verifique a ação das cordas
- A distância entre cordas e trastes interfere no desgaste.
- Ajuste profissional: Se não souber fazer isso, leve o instrumento a um luthier. Um bom ajuste evita desgaste prematuro e melhora o conforto ao tocar.
8. Atenção às cordas rompidas
Cordas que quebram com frequência podem indicar problemas mecânicos.
- Verifique o instrumento: Rupturas inesperadas podem ser causadas por atrito excessivo no cavalete ou nas tarraxas. Um ajuste pode resolver o problema.
Cordas bem cuidadas garantem melhor som, maior durabilidade e economia. Com limpeza regular, armazenamento adequado e manutenção preventiva, seu instrumento estará sempre pronto para tocar — e suas cordas, prontas para durar.
Guitarra
Paul Martins promove rifa de guitarra Tagima assinada pelo Scorpions
Publicado
12 meses agoon
24/02/2025
Instrumento autografado pela icônica banda de hard rock pode ser adquirido por meio de uma rifa com 100 números disponíveis
O radialista Paul Martins, conhecido por seu trabalho na Kiss FM, está promovendo uma rifa especial para os fãs de rock e músicos. Ele está sorteando uma guitarra Tagima autografada pelos integrantes do Scorpions, uma das bandas mais icônicas do hard rock mundial.
O instrumento foi assinado durante uma das passagens da banda pelo Brasil, em uma promoção realizada pela rádio. Na ocasião, duas guitarras foram levadas para serem assinadas, mas apenas uma foi sorteada. A outra permaneceu com Martins, que agora a disponibiliza por meio desta ação.
A rifa conta com 100 números disponíveis pelo valor de R$ 25 cada. O radialista convida os interessados a participarem e divulgarem a iniciativa. Para mais informações, os participantes podem entrar em contato diretamente com Paul Martins.
ACESSE A RIFA: https://rifando.vip/rifa-do-paul-martins-c351b58
Áudio
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais. A...
Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo
A Ovy Ayvu vem se consolidando como um novo agente de fortalecimento da cena musical independente paulistana ao oferecer, de...
Monitor principal 8380A para estúdios de alto desempenho da Genelec
Modelo de três vias passa a integrar a família “The Main Ones” e é voltado a salas de controle de...
Celestion apresentou o G12-100 Raven na NAMM 2026
Novo alto-falante combina design ultraleve com alta potência e timbre voltado ao metal moderno. Durante a NAMM 2026, a Celestion,...
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio. O grupo Audiotonix anunciou um acordo...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Audio Profissional2 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Gestão3 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Estruturas3 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Distribuição4 semanas agoYamaha Musical do Brasil assume distribuição de Line 6, Ampeg, Guild e Córdoba
-
Audio Profissional4 semanas agoCelestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável
-
Guitarra2 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Audio Profissional4 semanas agoSennheiser reforça o áudio da Teletón Chile 2025 com o sistema Spectera
-
Músico4 semanas agoComo preparar o equipamento para sessões longas de gravação







