Selecionamos 7 melhores opções de cordas para guitarra, de marcas internacionais, disponíveis no mercado.
Escolher as melhores cordas para sua guitarra é uma das maneiras mais rápidas de dar vida nova a sua guitarra. Enquanto algo como sua guitarra elétrica ou amplificador pode envelhecer normalmente, suas cordas precisam ser trocadas com mais frequência.
Por que? Devido a que as cordas da guitarra, como as cordas do violão e até palhetas, acumulam facilmente pele morta, suor, sujeira, poeira e outros detritos, alguns dos quais são visíveis a olho nu, e outros não. Tudo isso pode fazer com que as cordas fiquem sujas e façam com que sua guitarra pareça sem vida.
Outra razão pela qual você deve trocar para um novo conjunto de cordas é porque qualquer mudança de umidade ou calor na sala onde a guitarra é armazenada ou tocada regularmente também pode resultar em tons suaves e sem brilho.
As cordas da guitarra são compras relativamente baratas em comparação com algo como um novo violão ou pedal, mas podem ajudá-lo a sair da rotina criativa, dando a sua guitarra uma sensação e um tom renovados.
É por isso que passamos horas testando uma série de cordas, das maiores e mais inovadoras marcas de guitarra, para oferecer a você um guia profissional das melhores cordas para guitarra elétrica.
Escolhendo as melhores cordas para você
Encontrar um conjunto de cordas é bastante simples. Você realmente não tem tantas opções. As cordas de guitarra elétrica tendem a compreender um comprimento de metal, geralmente aço, enrolado em um fio muito fino. A partir daí, você verá algumas variáveis, como diferentes materiais usados para o fio de revestimento, ou talvez uma camada de revestimento nas cordas para prolongar sua vida útil. Mas, finalmente, as cordas para guitarra são criaturas bastante simples.
Com isso dito, você desejará procurar algumas das principais características ao tentar encontrar sua marca preferida. Primeiro, e talvez o mais importante, é o calibre do conjunto de cordas. Isso mede a espessura das cordas e afeta a estabilidade, o tom, a durabilidade e a tocabilidade.
Músicos de estilos de música mais pesados gravitam em direção a calibres mais grossos, pois o aumento das baixas frequências funciona bem com a música desafinada. Da mesma forma, os guitarristas que tocam usando técnicas avançadas, como sweep picking e legato, podem preferir calibres um pouco mais finos. A decisão é sua.
Quando devo trocar as cordas da guitarra?
O número de vezes que você precisará trocar suas cordas também varia. Artistas regulares mudam as cordas antes de cada show para garantir que a guitarra dê o melhor. O mesmo se você estiver passando um tempo no estúdio. Por outro lado, se você toca apenas em casa, provavelmente poderá trocá-las uma vez por mês ou a cada dois meses.
A razão para trocá-las com tanta frequência é que as cordas têm um curto período de tempo se tocadas no nível máximo. As coisas que podem afetar isso incluem mudanças de temperatura e umidade, suor e outros materiais corrosivos e sua própria técnica de tocar.
As melhores marcas de cordas para guitarra
D’Addario EXL
Especificação: niquelada
A série D’Addario XL incorpora seis métodos diferentes de construção, cada um com suas próprias características.
Isso inclui as XL Prosteels, com maior desempenho e brilho; as XL Nickel Wound, que são cordas ideais para todos os dias; as XL Coated Nickel, com vida útil ligeiramente mais longa; as XL Half Rounds semi-flat para alterar sua sensação; as XL Pure Nickel, que conferem aquele sabor vintage; e as XL Chrome, que são planas para oferecer maior suavidade em low-end.
Cada set de cordas vem em uma variedade de calibres e, estando na lista das mais vendidas da D’Addario, você deve definitivamente considerá-las como referência.
D’Addario EXL As mais vendidas
Ernie Ball Slinky
Especificações: niquelado, disponível nos modelos Regular, Power, Hybrid, Skinny Top – Heavy Bottom e Super.
Há uma razão pela qual os sets Ernie Ball Slinky estarem entre as cordas mais vendidas em todo o mundo. Essas cordas niqueladas combinam desempenho, durabilidade, som e preço em um pacote que atende a muitos requisitos.
A linha também é ampla. Existem 13 calibres diferentes disponíveis no total, variando do Extra Slinky de calibre 8-38 ao Mammoth Slinky de calibre 12-62. Qualquer que seja o seu estilo de tocabilidade, existe um conjunto que se adequa às suas necessidades.
Ernie Ball Slinky Melhor Preço
Elixir Optiweb
Especificações: fio enrolado em aço niquelado, variedade de calibres disponíveis
Na luta contra a corrosão, algumas marcas de cordas optam por revestir seus produtos, em um esforço para prolongar a vida útil das cordas. A Elixir é uma dessas marcas, que utiliza o tratamento patenteado Optiweb nas cordas. O revestimento das cordas não deixa de ter controvérsia. Alguns músicos acham que o tratamento remove algumas das ressonâncias naturais da corda.
Em nossa experiência, isso pode ser verdade para algumas marcas, mas não para a Elixir. Essas cordas soam brilhantes e ressonantes, como cordas sem revestimento, mas geralmente duram muito mais tempo. Ainda recomendamos trocas regulares, mas se você encontrar um conjunto da Elixir após um mês de uso, é provável que não se decepcione.
Elixir Optiweb durabilidade incrível
GHS Boomers
Especificações: aço niquelado com revestimento redondo
O próximo da lista é outro conjunto de cordas bem conhecido e amado. As GHS Boomers oferecem aço niquelado em torno de um núcleo de aço hexagonal, que oferece um tom agradável e brilhante. Embora as marcas de cordas usassem apenas níquel puro no passado, verificou-se, por algum motivo, que isso não era mais viável. Portanto, temos o niquelado.
Felizmente, as Boomers entregam tudo o que você quer em um pacote que não custa muito. Embora a variedade não seja a mais ampla em termos de calibres disponíveis, o que existe é de boa qualidade. Cordas de alto valor.
GHS Boomers ótima oportunidade
Rotosound Ultramag
Especificações: 52% níquel / 48% liga de ferro tipo 52
Rotosound, a principal fabricante de cordas do Reino Unido apresentou seu lado inovador com o lançamento de um novo design com propriedades magnéticas aprimoradas que fornecem potência, volume e sustain adicionais.
Além disso, o atrito reduzido visa proporcionar uma melhor estabilidade geral da afinação, enquanto a Rotosound também imbuiu as cordas com propriedades resistentes à corrosão, para que elas continuem soando bem por mais tempo.
Rotosound Tradição inglesa
SIT Power Wound
Especificações: cobertura de aço niquelado a 8% sobre um núcleo em forma hexagonal
A empresa americana de cordas SIT orgulha-se de que suas cordas permaneçam afinadas, e isso se deve a sua construção cuidadosamente pensada.
Uma combinação de uma cobertura de aço niquelado a 8% envolvida sobre um núcleo em forma hexagonal, tudo de origem americana, produz uma resposta de agudos brilhante com longa vida útil da corda.
Isso fez das Power Wound a escolha de músicos poderosos como Dan Auerbach, do The Black Keys, Willie Adler, do Lamb Of God, e Richard Kruspe, do Rammstein.
SIT Power Wound ótima opção
Dunlop Heavy Core
Outro conjunto projetado com estilos mais pesados em mente. As cordas Dunlop Heavy Core são construídas especificamente com a redução de potência em mente. Qualquer um que tenha tocado seguindo o padrão E saberá que pode ser vítima da loucura temida em seu tom ou de cordas folgadas. Esses conjuntos são envolvidos usando uma proporção um pouco diferente para torná-los ideais para esses estilos de tocabilidade.
O que você obtém é um low-end definido, muita clareza nos médios e maior durabilidade para que você possa realmente cavar fundo no som.
Fonte: Adaptado da GuitarWold.com