Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Programa de reciclagem D’addario, será para todos?

A iniciativa Playback e o Dia Mundial de Troca de Cordas mostram a ênfase de D’addario na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente também na música. Será expandido para todo o mundo?

Há quase 10 anos, a D’addario mantém um programa chamado Playback, consciente da importância da reciclagem e da atual escassez de materiais em todo o mundo.

O programa, que começou exclusivo para os Estados Unidos, incentiva os usuários a “devolverem” os encordoamentos à D’addario, por meio de contêineres especiais em lojas de todo o país, ou mesmo enviá-las para a empresa pelo correio, para o qual a D’addario disponibiliza códigos de envio pré-pagos da renomada transportadora UPS.

A empresa TerraCycle é responsável pela reciclagem: as cordas de metal são derretidas para a obtenção de novas ligas e os encordoamentos de náilon são reciclados para aplicações industriais de plástico.

Segundo o site da D’addario, o programa recicla mais de 680 mil quilos de corda por ano. E atualmente não é realizado apenas nos Estados Unidos, mas também na França e na Eslováquia.

O Playback não sobrevive apenas de doações, mas também da iniciativa do Dia Mundial de Troca de Cordas, que acontece em diversos países do mundo desde 2022, sempre no dia 6 de junho.

Ao longo desse dia, a D’addario reúne uma grande quantidade de cordas que, assim que são retiradas dos instrumentos, são enviadas para sua fábrica em Nova York.

Por que toda essa introdução? Pois bem, não só para anunciar que está chegando a terceira edição do Dia Mundial de Troca de Cordas, mas para contar que a D’addario planeja arrecadar todas as doações de cordas ao redor do mundo para enviá-las aos Estados Unidos e ampliar o programa de reciclagem!

Não será uma tarefa fácil. Custos, transporte, as leis em vigor dependendo de cada país, são apresentados como alguns dos obstáculos, mas a empresa está fazendo todo o possível para iniciar um teste no final deste ano e ver o que acontece, então segure aí as cordas velhas, não jogue fora e aguarde as novidades da empresa para contribuir com esse grande movimento em favor da natureza e da indústria musical.

Como diz a D’addario em seu site “Um impacto profundo na música, não na Terra”.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart