Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Marcas poderão oferecer compra direta no TikTok

O aplicativo TikTok lança botão “Comprar agora” para que as marcas e empresas impulsionem suas vendas. Veja como aproveitar.

Nos últimos dias o TikTok, uma das redes sociais que mais cresce no mundo, começou a se movimentar para investir de forma pesada em e-commerce. Ainda no início de 2021, a plataforma abriu o gerenciador de anúncios para o Brasil, mas as marcas não sabem como se planejar criativamente para essa nova mídia. 

Uma pesquisa da VidMob (primeira plataforma do mundo de peças criativas inteligentes), levando em consideração o público do Reino Unido, mostra que 92% dos usuários do TikTok nunca clicaram em um anúncio para fazer uma compra. Mas há como motivar e engajar este público: o aplicativo já gerou US﹩ 456,7 milhões para marcas em todo o mundo, US﹩ 86,5 milhões dos quais foram nos EUA em abril de 2020 – tornando-se o segundo maior mercado do aplicativo. Ainda de acordo com o estudo, um em cada três usuários no Reino Unido afirma que provavelmente faria uma compra depois de ver um vídeo sobre o produto ou serviço. 

Para Camilo Barros, head de parcerias Latam da VidMob, a melhor estratégia para os produtores de conteúdo assegurarem a atenção do consumidor em uma plataforma tão dinâmica quanto o TikTok é, sem dúvida, a originalidade. “O TikTok talvez seja a maior disrupção em termos de criatividade nas redes sociais. Um formato único, com produção de conteúdo orientada ao consumo exclusivo da plataforma. Fugir dos padrões da plataforma pode te excluir da conversa, por outro lado é uma plataforma muito dinâmica que permite uma boa flexibilidade de conteúdos originais”, diz. 

Para os profissionais de marketing, isso deve ser uma notícia empolgante. Como mostraram redes como o YouTube – onde 70% das pessoas dizem que compram produtos após assistirem a um vídeo – as visualizações podem ser um grande negócio.

Até o momento no TikTok, somente os usuários poderiam adicionar links de compras em suas bios e post, e agora lançou o botão “Compre agora” para anúncios em vídeo de marcas, mas a grande novidade já foi anunciada e tornará o TikTok de fato muito forte através de um acordo com o Shopify, que visa tornar mais fácil para os mais de 1 milhão de comerciantes da Shopify alcançar o público mais jovem da TikTok e impulsionar as vendas. 

O TikTok se diferencia de outras redes sociais, como Instagram e Snapchat, quando o assunto são as vendas online. Para Camilo, é importante que as marcas entendam essa diferença. “O engajamento nas redes é muito reforçado pelas experiências visuais, e o TikTok é 100% vídeo, num formato curto rico, dinâmico e diversificado. Se as marcas conseguirem capitalizar essa oportunidade conseguirão conquistar e engajar seus consumidores, criando verdadeiras comunidades em torno de seus produtos. Nas demais plataforma vemos isso acontecer de forma menos criativa e por outro lado mais estruturada, com interface de e-commerce”, explica.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart