4 dicas para a Semana do Consumidor

4 dicas para a Semana do Consumidor

por 16/03/2021

Veja aqui 4 dicas para aumentar a reputação nos marketplaces na Semana do Consumidor.

Os marketplaces são a principal e mais importante porta de entrada para quem quer vender online. Segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre do ano passado, eles foram responsáveis por 78% das vendas do e-commerce brasileiro. E a tendência é que o setor continue em crescimento acelerado, a exemplo do que acontece com os grandes, como Mercado Livre, Shopee e B2W. 

Se você quer começar a vender na internet de maneira rápida, fácil e com pouquíssimo custo, saiba que os marketplaces devem ser o seu primeiro passo. Mas é aí que entra o desafio: normalmente, nesses canais, a concorrência é enorme e, por isso, ter uma boa reputação e visibilidade é fator-chave para aumentar as vendas e manter os seus produtos dentro da loja virtual. 

Por isso, nesta Semana do Consumidor, o Magis5 , Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista quatro dicas para quem deseja aumentar a reputação e ranqueamento, aproveitando a data para conquistar novos clientes e fidelizar outros. 

1- Título, descrição e foto 

Para chamar a atenção do possível comprador, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave e trabalhar para desenvolver o melhor título. Já na descrição coloque todos os detalhes do produto, como cor, medida, benefícios, diferenciais etc. A foto também é muito importante, afinal, é por meio da imagem que chamamos a atenção do consumidor. Então invista em uma boa câmera, iluminação e tire fotos de todos os ângulos, para que o cliente tenha a maior quantidade possível de detalhes do produto que deseja comprar. 

2- Preço e frete 

Depois da primeira etapa, quando o cliente já se interessou e clicou no anúncio do produto, é necessário oferecer um bom preço, valor de frete e tempo de entrega. Sendo assim, monitore sempre a concorrência para saber como estão precificando os produtos e ofereça um valor competitivo, que consiga atrair novos clientes e fechar negócios. Além disso, tenha boas condições de valor do frete e tempo de entrega, afinal, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos de uma loja virtual. 

3- Atendimento 

Quando um consumidor resolve comprar online, ele está abrindo mão de, por exemplo, experimentar o produto antes, ter um atendente o ajudando a escolher e tirar dúvidas, entre outros fatores. Por isso, é necessário dar todo o suporte e atenção online, respondendo todas as perguntas, oferecendo a possibilidade de troca ou de cancelamento da compra, brindes, promoções, frete grátis, entre outros benefícios. Todos esses fatores fazem com que o cliente se sinta mais confiante para realizar a compra. Fique atento: o bom atendimento inclui também o pós-venda, então mantenha contato após a entrega do produto, perguntando se tudo chegou em perfeitas condições e oferecendo um desconto especial para a próxima compra. 

4- Avaliações 

Conquistar elogios e boas avaliações é essencial para se manter e crescer dentro dos marketplaces, e por isso reforço a importância do atendimento pós-venda. No contato que é feito após a entrega do produto, já peça ao consumidor para avaliar e contar a experiência tanto com o atendimento quanto com o uso do produto. Assim, você estará ajudando os futuros clientes e aumentando a sua reputação.