Os microfones OC818 e CC8 da Austrian Audio foram escolhidos pelo engenheiro Jim Ebdon para capturar o áudio da bateria na turnê do artista Sam Smith.
O veterano engenheiro de som ao vivo e de estúdio Jim Ebdon pode estar se aproximando rapidamente de quatro décadas na indústria, mas ele não está de forma alguma estagnado em seus métodos e está constantemente em busca das melhores e mais recentes ferramentas de áudio para ajudar seus artistas a brilhar. Adições relativamente recentes ao seu kit de ferramentas de turnê são um par de modelos de microfone condensador da Austrian Audio, incluindo o OC818 e o CC8, que Ebdon tem usado para capturar o baterista Jonathan “Ginger” Hamilton no Gloria the Tour de Sam Smith.
Ebdon, cujos créditos incluem mixar FOH em turnês com Justin Bieber, The Weeknd, Aerosmith, Maroon 5, Matchbox Twenty e muitos outros, tem um longo relacionamento com a equipe por trás da Austrian Audio, que foi criada em 2017 por cerca de duas dúzias de ex- funcionários de outro fabricante de microfones com sede em Viena. Foi Walter Rührig da Austrian Audio quem primeiro colocou o microfone condensador de diafragma grande OC818 nas mãos de Ebdon. “Walter me incorporou ao 818 muito cedo”, diz ele. “Fico muito feliz em ver as pessoas usando-os em turnês, estúdios e programas de TV. “Eu os uso desde o primeiro dia, então é bom ter ajudado a espalhar a notícia.”
Na atual turnê de Sam Smith, que começou no início de 2023, Ebdon microfonou a bateria de Hamilton com um par de OC818 colocados como overheads. “Tentamos diferentes overheads em diferentes lugares, mas os 818 são fantásticos”, relata. “Eles são muito abertos e têm um som natural e não precisam de muito equalizador. Além disso, capture o chimbal e o prato de condução de Hamilton usando os microfones condensadores cardióides CC8 da Austrian Audio.
Os overheads do OC818, que apresentam padrões polares comutáveis, estão capturando mais do que os pratos”, enfatiza ele. “Eles também pegam os tom-toms e a caixa. É uma imagem completa da bateria. Os médios desses microfones são muito bons.”
A decisão de adotar os microfones da Austrian Audio foi unânime, diz ele. “Trabalho em estreita colaboração com o engenheiro de monitor de Sam, Saul Skoutarides, um australiano. Saul é muito meticuloso na maneira como trabalha, então ele também adora esses microfones.”
Os dois profissionais de mixagem e a equipe de produção presentes na turnê também apreciaram o fato de o fabricante ter se esforçado mais no final. Quando a turnê de Sam Smith começou no ano passado, o cenário era dourado, diz Ebdon. “A Austrian Audio teve a gentileza de fazer alguns capacitores OC818 e CC8 banhados a ouro para nós. Agora, os cenários ficaram pretos e a bateria agora está preta. Felizmente, eles fazem microfones pretos.”
Gloria the Tour, que começou em junho, já passou pela Europa, Estados Unidos, Canadá, México, Ásia e Oceania. No final de junho, a turnê começou outra etapa na Europa, que incluiu duas dúzias de datas em festivais, do Pinkpop ao Pukkelpop e ao Lollapallooza Berlim, em todo o continente.
Créditos de foto (bateria): Dan Norris