O novo iBOLT da Robe fez sua estreia na França em grande estilo no evento “Monumental” na Catedral de Notre-Dame.
Monumental é um conceito de experiência visual e musical interativo ao vivo imaginado e apresentado pelo DJ, produtor musical e inovador em experiências ao vivo Michael Canitrot.
Ele próprio projetou uma série dessas performances personalizadas que acontecem dentro e ao redor de alguns dos locais mais notáveis da França. Construída nos séculos XII e XIII, a Catedral de Laon é um dos exemplos mais importantes e estilisticamente unificados da arquitetura gótica francesa inicial.
A iluminação do evento foi desenhada por Mikael (Mika) Trochu, que especificou os seis Robe iBOLT, locados na Dushow, que foram colocados em arco ao redor da cabine do DJ, para que ficassem bem no epicentro deste evento musical especial.
Mikael trabalhou ao lado do designer de video mapping Jérémie Bellot da AV Extended e do fornecedor de iluminação e som Bendelight, bem como dos diretores técnicos do evento Monumental, Martin Javouret e Enguerran da Chevasnerie. Eles começaram com pesquisas no local para estabelecer o que era possível, prático e seguro de instalar em termos de produção.
Já tendo usado luzes Robe, principalmente MegaPointe, em outros eventos Monumental, incluindo outro show no mesmo local em 2022, Mikael achou que era uma oportunidade perfeita para experimentar o novo iBOLT que foi lançado na Prolight+Sound em março deste ano.
Os desafios incluíram causar grande impacto com a iluminação do evento, mas também complementar o complexo vídeo projetado na fachada de 56 metros de altura do edifício. Os feixes estreitos e poderosos eram ideais para suportar esta assinatura gráfica claramente definida e Mika achou que o iBOLT seria a solução ideal. “Trabalhar com novas tecnologias é sempre emocionante”, disse ele, “e os iBOLTS não decepcionaram!”
O profissional pensou que os feixes totalmente focados se projetariam no céu noturno de forma compacta e intacta, sem difração, projetando-se para longe com sua fonte de laser e, com certeza, a definição e a nitidez do feixe foram mantidas mesmo a uma distância de 200 metros.
“Essa consistência linear é essencial ao iluminar edifícios longos ou altos e para fotos e vídeos de grande angular onde posso manter um efeito de lápis reto combinado com o mapeamento de vídeo que parece ótimo e funcionou muito bem”, disse ele.Ele acrescentou que o tamanho da lente grossa de 300 mm do iBOLT permite que espaços maiores sejam preenchidos com menos aparelhos, o que é útil para muitos cenários.
Embora ele tivesse gostado de ter mais iBOLT para este evento para criar um efeito mais semelhante ao de uma gaiola na frente do artista, todos os seis aparelhos alcançaram o efeito “de forma brilhante e exatamente como eu imaginei”. Ele os utilizou junto com 14 MegaPointe, que foram posicionados no chão e em uma varanda aproximadamente no meio da fachada da Catedral.
Fotos de Geoffrey Hubbel