4 maneiras de liberar sua criatividade no estúdio com Soundcraft Signature

Veja aqui diferentes maneiras em que as mesas híbridas analógicas/digitais Soundcraft Signature podem ajudar você no seu trabalho e trazer ainda mais inspiração e criatividade.

Escolher o mixer ideal para o seu estúdio é uma decisão importante. Mas com tantas opções por aí, sabemos que pode ser complicado descobrir qual modelo ou estilo se adapta melhor às suas necessidades.

A Soundcraft é uma marca que inova constantemente no design da sua linha de produtos há quase 50 anos. Seus modelos vão desde a família de mixers analógicos USB ultracompacta Notepad, passando pelas opções de mixer digital de racks da série Ui até as consoles de grande formato da série Vi utilizadas em grandes turnês e consertos. 

Neste artigo, vamos mergulhar na família de consoles híbridos analógicos/digitais da linha Signature Series, onde vamos descrever algumas técnicas para aproveitar seus exclusivos recursos e tecnologias para maximizar seu fluxo criativo com assinatura de qualidade Soundcraft, esteja você compondo, ensaiando, gravando ou tocando.

1-Minimize a latência para contribuir de forma mais natural

A latência, é o atraso entre um som quando é gerado e o tempo até ser ouvido, é um problema comum na gravação digital – e esta desconexão pode parecer que você e seu artista estão trabalhando em dois fusos horários diferentes.

Muitos fatores contribuem para a latência, mas os culpados geralmente são digitais; circuitos analógicos, como os encontrados nos consoles Signature Series, não adicionam nenhuma latência. Os consoles Signature Series contêm efeitos digitais baseados em tempo, como reverb, mas como os chips de processamento estão dentro do próprio circuito interno, qualquer latência adicional é insignificante.

Ao eliminar a latência você eliminará as distrações, e seu artista executará suas partes mais naturalmente. Você notará uma diferença quando estiver gravando e fará uma transição mais suave do ensaio para o processo de gravação.

Vamos ser sinceros: não há nada mais intimidante para um artista do que o botão Gravar. Qualquer coisa que você possa fazer para tornar a situação mais confortável e natural levará a performances melhores e mais inspiradas.

2-Capture o “Creative Spark” com a funcionalidade de um botão

Em espetáculos ao vivo, os engenheiros precisam trabalhar rápido; eles não têm tempo para procura e acessar telas de software ou menu no meio de um show. Por esse motivo, as consoles analógicas oferecem a funcionalidade imediata ao “Acessar de um botão”. A arquitetura da Soundcraft Signature é tão direta que até os menos experientes podem dominar as funções básicas em uma ou duas horas. E como as consoles Soundcraft Signature apresentam arquitetura de roteamento de áudio flexível estilo GB, você sempre poderá fazer ajustes em tempo real. Esta é uma vantagem óbvia em shows ao vivo, mas também possibilita gravar com mais eficiência, fazendo ajustes rápidos mantendo a criatividade fluindo no estúdio. Se você é o artista e o técnico, é ainda mais importante ter um sistema de monitoramento que forneça exatamente o que você precisa, de forma prática. Com as consoles Signature, você pode fazer ajustes rápidos em tempo real, para nunca perder aquele momento de inspiração.

Signature 10

3-Faça os auxiliares enviarem o protagonismo da sua apresentação

É fácil se deixar levar pelo fator divertido dos incríveis efeitos sonoros, mas às vezes os recursos mais práticos são os heróis desconhecidos da sua apresentação. Ponto em questão: O endereçamento auxiliar.

Quando você está gravando, é fundamental oferecer ao músico uma perfeita monitoração de áudio, seja ela no fone de ouvido ou nos monitores de referência. Você pode enviar ao seu artista o reverb perfeito? Você pode facilmente ajustar o ganho?  O console Signature Series oferece vantagens distintas sobre uma interface de áudio: Com a topologia GB da Signature, os canais auxiliares são posicionados exatamente em linha, da esquerda para a direita, para ajustes rápidos e fáceis. Você pode ouvir pré-fader (PFL) ou pós-fader (AFL), para monitorar sua mixagem ou de seu artista. Quando você proporciona uma mixagem correta está na verdade inspirando o músico a ter um melhor desempenho, elevando toda a vibração da sua apresentação na gravação.

4-Ganhe qualidade com a soma analógica

O som é altamente pessoal. Muitos engenheiros procuram o “calor” sônico que os circuitos analógicos podem adicionar a uma faixa; uma maneira fácil de fazer isso é através da soma analógica (subgrupos). A soma é simplesmente o processo de saída individual de todas as faixas de uma sessão e, em seguida, retornar à estação de trabalho como uma única mixagem estéreo. Você pode realizar a soma digitalmente, em sua estação de trabalho, ou pode fazer a soma analógica, enviando faixas de sua estação de trabalho para o console Signature, somando-as através de circuitos analógicos e enviando-as de volta para sua DAW. A soma analógica, geralmente é realizada em consoles de gravação profissional de ponta ou em equipamentos externos complexos e caros, na série Soundcraft Signature está acessível a qualquer usuário sendo uma ótima ferramenta que não requer novas habilidades.

signature 12

Recursos da Série Signature 

Agora que você aprendeu algumas das coisas incríveis que você pode fazer com os consoles Soundcraft Signature, vamos explorar a linha em profundidade.

A Signature Series possui seis consoles: Signature 10 de 10 canais, Signature 12 de 12 canais, Signature 16 de 16 canais e Signature 22 de 22 canais. Todos os modelos citados incluem interfaces USB de 2 entradas/2 saídas, para conectar um dispositivo externo de reprodução ou gravação LR. A variante “MTK” (multipista) de 12 e 22 canais aumenta as entradas e saídas USB para 14 entradas/12 saídas (Signature 12MTK) e 24 entradas/22 saídas (Signature 22MTK). Nestes dois últimos casos é necessário conectar o console a sua DAW.

A série Signature foi nomeada desta maneira porque ela incorpora as melhores tecnologias de console que a Soundcraft desenvolveu ao longo dos anos – o renomado pré-amplificador analógicos Ghost e um roteamento de áudio rápido e intuitivo – para fornecer qualidade e simplificar o fluxo de trabalho:

Ghost Mic Pré-amps: Os consoles Signature Series incorporam os mesmos pré-amplificadores encontrados no icônico console analógico Ghost; estes pré-amps oferecem controle ultra suave em uma ampla faixa de ganho (até 60 dB), com baixo ruído e alto headroom.

Sapphyre EQ: Tecnologia inspirada no lendário console Sapphyre, os Sapphyre são EQs assimétricos, oferecendo um amplo Q (largura) quando os médios são reforçados, e quando os médios são atenuados oferece um Q estreito. Este estilo de EQ transmite um som mais musical e facilita chegar ao exato timbre que você está procurando.

signature 16

O que é “EQ britânico”?

Este termo descreve um circuito de equalizador projetado para emular os equalizadores clássicos dos lendários consoles que saíram na Inglaterra nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Durante essa época, os consoles Soundcraft tornaram-se muito procurados por engenheiros e produtores que valorizavam sua exclusiva sonoridade, grande parte definida por seus circuitos de equalização.

Roteamento de áudio GB Series: Os consoles da série Signature apresentam faders suaves e de qualidade premium, e uma estrutura de roteamento de áudio simples e intuitiva, que ficou famosa na família de mixers analógicos profissionais da série GB, oferecendo a seleção pré/pós flexível em cada Aux e subgrupos com roteamento poderoso e opções de troca, bem como saídas dedicadas.

Além do renomado circuito Soundcraft, os consoles Signature Series apresentam tecnologias de processamento de nossas marcas parceiras HARMAN: Cada canal oferece limiter da dbx na entrada e uma máquina integrada de efeito Lexicon (Duas máquinas Lexicon no modelo Signature 22 e 22 MTK) para fornecer com qualidade de estúdio em reverb, delay e chorus adicionando qualidade profissional às suas produções. E os consoles Signature Series MTK vêm com o Ableton Live 10 Lite, dando a você todas as ferramentas necessárias para produzir, gravar e mixar.

signature 22

Um constante aprendizado em um mundo de mudanças

Alguns leitores deste artigo devem lembrar o quanto ficaram surpresos com as capacidades dos gravadores de cassete multitrack de 4 canais. São também uma prova que seu estúdio de gravação evoluirá. Você receberá novos plug-ins; sua estação de trabalho é um sistema em constante evolução. Mas não importa o quanto seu equipamento mude, seu console é uma peça central em seu estúdio. Lembre-se, suas ferramentas servem ao seu processo, e não ao contrário. Um console Soundcraft Signature fornece um caminho simples e direto para os resultados sonoros que você está procurando, portanto, esteja você compondo, ensaiando, produzindo ou se apresentando, você se concentrará menos em seu equipamento e mais em sua criatividade. E isso é o que mais importa.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe seu Comentário

Música & Mercado
Logo
Registrar Nova Conta
[arm_social_login]
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Compare Guitarras (0)
Comparar