Eventos
Entrevista com Fabiana Batistela, diretora da SIM São Paulo
Publicado
8 anos agoon
É difícil organizar um evento de música? É difícil se posicionar em um mercado tão complicado? As respostas poderão até ajudar você com os eventos da sua empresa

Fabiana Batistela
Fabiana tem mais de 18 anos no mercado da música, 15 como diretora e fundadora da Inker e, há cinco anos, é diretora da Semana Internacional da Música em São Paulo.
Ela também foi responsável por trazer várias bandas internacionais para o Brasil, muitas delas pela primeira vez, como os Pixies ao Curitiba Pop Festival 2004; Cat Power, Mudhoney e Yann Tiersen à Virada Cultural Paulista 2010; Cypress Hill e Damien Marley ao Festival M.A.C. 2015 e Supergrass e Cardigans ao Campari Rock 2006.
A SIM São Paulo aconteceu entre 6 e 10 de dezembro de 2017 e completou seus primeiros cinco anos, consagrando-se cada vez mais no calendário anual de São Paulo. Além de reunir representantes de vários países e representar o Brasil nas principais feiras de música pelo mundo, como Primavera Sound, Imesur, Reeperbahn e Miden, novas parcerias estão surgindo. Este ano, Austrália, Canadá e Argentina fizeram suas programações em casas noturnas de São Paulo, por exemplo.
Além disso, em 2017 a SIM seguiu uma regra especial: metade da programação de showscases e palestrantes foi feminina, para reforçar o espaço da mulher no meio artístico e também no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre a Fabiana e a edição 2017 da SIM? Veja mais a seguir.
M&M: Como está sendo dirigir a SIM nesses cinco anos?
Fabiana: Dirigir a SIM São Paulo é um grande desafio. Em um mercado que ainda está em desenvolvimento, em transformação, muito já mudou desde a primeira edição. Acho que a SIM tem crescido junto com o mercado brasileiro. Equipes crescendo, programação também, comissões de vários estados e países. São várias as frentes que abrimos, além de toda a programação no Centro Cultural São Paulo, toda a programação dos showcases, programação noturna. São três frentes: uma desde 2015, o SIM Transforma — que é a nossa conexão com a periferia; em 2017 lançamos o Prêmio SIM; e para a próxima edição, 2018, vamos ter o Data SIM.
M&M: E as novas parcerias com diferentes países?
Fabiana: Em 2017 foram 21 países participando da SIM. Três comissões oficiais: uma da Austrália, outra do Canadá e outra da França — patrocinadas pelos governos de seus países por meio de escritórios de exportação, consulados e embaixadas. Além desses, algumas comissões independentes do mercado, como a do México, que foi financiada pela BMA, Chile, Portugal e várias outras comissões. Temos fortalecido essas conexões e parcerias com os outros países e a cada ano agregamos mais parceiros internacionais às nossas atividades.
M&M: Como surgiu a ideia de que metade da programação de showscases e palestrantes em 2017 tinha que ser feminina?
Fabiana: Para que a gente incentive o protagonismo feminino no mercado da música. Isso se dá na parte de programação artística, programação de conferência, produção (onde 90% já são mulheres). Essa regra é para prestarmos atenção não só no primeiro nome que vem à nossa cabeça, que normalmente é masculino. Tem muita mulher no ramo da música e normalmente elas não são protagonistas. Na maioria das vezes, é um sócio homem com as mesmas responsabilidades que fala pelo projeto.

M&M: Para você foi difícil trabalhar no mercado da música no começo?
Fabiana: Fácil nunca foi! Difícil é agora, sempre. Vivemos em um país que não tem muito essa tradição de programas de apoio à cultura, de continuidade e formação de público, de capacitação de profissionais, de incentivo a programas de circulação, exportação e desenvolvimento de carreiras. Não contamos com políticas públicas apropriadas. Vivemos sempre em um cenário desfavorável, desde o começo. No começo — 15 anos atrás —, era um mercado em transformação, no mundo inteiro. Vimos algumas oportunidades nesse mercado e tentamos criar uma história própria, diferente, fazendo e experimentando o que a gente quis. Algumas coisas deram certo, outras não. Hoje o mercado é mais sólido, mais organizado, já sabe o que funciona e o que não funciona. Existem empresas gigantes que surgiram na última década na música e com isso há coisas mais fáceis e mais difíceis. Um exemplo é a competitividade, que é muito maior. Principalmente nesse último ano, a crise econômica no Brasil não ajudou nem um pouco, e o mercado sofreu.
M&M: O que você pode contar sobre a organização da SIM?
Fabiana: Quanto à conferência, temos um grupo de consultores que fazem parte do conselho consultivo da SIM. São 13 pessoas que se reúnem a cada 15 dias e que trazem novidades de vários países, que conhecem o mercado da música e que estão conectados, sempre em várias feiras e festivais do mundo inteiro, sobre vários setores da música. Discutimos durante o ano sobre o que há de mais novo no mercado para trazer ao Brasil na SIM São Paulo.
M&M: O que você acha do mercado musical brasileiro hoje? Um mercado que certamente tem vida própria e não segue tanto as tendências internacionais como outros países.
Fabiana: O Brasil é um país que tem uma produção artística gigante, brilhante, uma das maiores e melhores do mundo. Aqui temos muita variedade de música, de artistas, de regiões, de estilos, de fabricantes, e essa produção é muito rica. Acho que hoje a grande questão da música do Brasil é saber como exportar todo esse conteúdo. Tem vários países que já ouvem muito música brasileira, mas temos que saber como aperfeiçoar isso para levar para mais países ainda.
M&M: E como você está vendo o mercado internacional?
Fabiana: Quanto aos outros países, acho que ainda existe uma rota tradicional da música com os mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Mas hoje vemos novos territórios crescendo muito rápido, como o mercado da América do Sul, Canadá — que está despontando — e o mercado da Austrália, que, se não me engano, atualmente é o sétimo maior mercado da música.
M&M: Que outros destaques houve na SIM SP 2017?
Fabiana: Em 2017 aconteceu uma edição muito especial, a de cinco anos. Tentamos organizar mais atividades para conectar as pessoas. Crescemos. Foram mais de 2.500 credenciados, cerca de 30 mil pessoas circulando por todas as novas atividades. O prêmio também foi muito importante, conseguimos destacar os melhores do mercado em 2017. Acho que foi um ano em que também tivemos muitos representantes da cultura, de vários estados e países, como cônsules, embaixadores, secretários de cultura e outros.
Abrimos conexão também com o mercado de instrumentos musicais do Brasil. Já tivemos participação de grandes marcas, como Roland, Fender, Pride, Habro, Anafima, Expomusic. Também fortalecemos a parceria com as instituições de ensino, tanto faculdades como escolas de música e music business. E terminamos a edição de 2017 com o mercado empolgadíssimo para construir a SIM São Paulo 2018. Já recebemos várias propostas e estamos muito felizes com o que vai acontecer.
Mais informações: simsaopaulo.com.br
facebook.com/simsaopaulo/
Você pode gostar
-
Musickeria e Otorongo adquirem a marca SIM São Paulo e assumem realização da conferência a partir de 2026
-
Expomusic e SIM São Paulo viram parceiras
-
6 dicas de marketing digital para o mercado da música
-
Som grande e pesado para a Mastodon
-
Aperfeiçoe o relacionamento com o cliente
-
A importância de feiras como a Music Show
O Monsters of Rock anunciou o lineup final de sua nona edição, marcada para 4 de abril de 2026 no Allianz Parque, em São Paulo.
O festival reúne um dos elencos mais emblemáticos de sua história: Guns N’ Roses, Lynyrd Skynyrd, Extreme e Halestorm, além de Yngwie Malmsteen, Dirty Honey e Jayler. A edição celebra diferentes gerações do rock em um encontro que promete transformar o palco em um verdadeiro templo da guitarra.
Entre os destaques estão Slash (Guns N’ Roses), Nuno Bettencourt (Extreme), o virtuose Yngwie Malmsteen, e a lendária formação de três guitarristas do Lynyrd Skynyrd — Rickey Medlocke, Mark “Sparky” Matejka e Damon Johnson. Juntos, representam algumas das expressões mais influentes da história do instrumento.
O festival também destaca a nova geração que vem renovando o hard rock: Halestorm, uma das bandas mais energéticas da atualidade; Dirty Honey, já consolidada como revelação global; e Jayler, fenômeno britânico em ascensão.
Com produção da Mercury Concerts, o Monsters of Rock reafirma sua tradição ao reunir ícones, virtuosidade e futuro em um mesmo palco — uma celebração única para fãs de todas as gerações.
Os ingressos já estão disponíveis exclusivamente pela Eventim.
Foto de: Guns N’ Roses
Las Palmas de Gran Canaria será sede do encontro global da indústria musical de 21 a 25 de outubro.
O WOMEX, a feira profissional de música mais importante do mundo, confirmou seu retorno a Gran Canaria para a edição de 2026. A organização anunciou oficialmente que Las Palmas de Gran Canaria será a cidade anfitriã da 32ª edição, marcando a segunda vez que o arquipélago recebe o evento, após sediá-lo em 2018.
A ilha e sua capital consolidam-se como um ponto estratégico para o intercâmbio cultural internacional. Embora pertençam à Espanha, as Ilhas Canárias estão localizadas no Atlântico, próximas à costa da África Ocidental, e fazem parte da Macaronésia, conjunto que inclui também Açores, Madeira e Cabo Verde. Essa posição geográfica favorece historicamente seu papel como ponte entre Europa, África e América Latina.
O evento, com duração de cinco dias, será realizado em colaboração com os parceiros locais Quintans Events SL, Salán Producciones SL, Santiago Gutiérrez e Dreamers Canary Islands SL. O WOMEX 26 contará ainda com financiamento do Cabildo de Gran Canaria, da Prefeitura de Las Palmas de Gran Canaria, de sua área de Turismoe do Governo das Ilhas Canárias.
Cultura vibrante e clima de “verão infinito”
De 21 a 25 de outubro de 2026, Las Palmas de Gran Canaria se transformará na capital global da música, reunindo profissionais de todo o mundo. A ilha é conhecida por seu clima ameno durante todo o ano, sua sólida infraestrutura turística e sua conectividade aérea internacional — condições que facilitam a chegada de delegações e empresas de todos os continentes.
O ambiente cultural da cidade também se destaca: teatros independentes, clubes, cinemas, espaços alternativos e um centro histórico com identidade própria oferecem uma cena cultural diversa, complementada por uma vida noturna movimentada.
O coração do WOMEX 26 será o Auditorio Alfredo Kraus, localizado à beira-mar e próximo da rede hoteleira. O espaço sediará as atividades diurnas — feira, conferências e exibições — além do festival noturno de showcases, reunindo em um mesmo local toda a programação profissional e artística.
Eventos
FIMS 2025 reúne indústria musical brasileira e latino-americana em Foz do Iguaçu
Publicado
2 semanas agoon
04/12/2025
Evento gratuito encerra ciclo anual com showcases, debates, workshops e rodadas de negócios.
A última etapa da edição 2025 da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul acontece de 11 a 13 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). Gratuito e aberto ao público, o evento reúne artistas, produtores, selos, festivais, gestores culturais e representantes do mercado latino-americano para três dias de showcases, debates, workshops e encontros profissionais.
Criada em 2016, a FIMS se consolidou como um dos principais pontos de conexão da música no Brasil. A etapa em Foz encerra um ano marcado pela expansão territorial do projeto, que passou por Curitiba, São Paulo, Belém e Brasília por meio do circuito Drops FIMS, ampliando redes regionais e fortalecendo a circulação de artistas.
Programação destaca diversidade e integração latino-americana
A edição de Foz do Iguaçu ocupará diferentes espaços da cidade. Entre os confirmados estão Gilsons, Kaê Guajajara, Leminskanções, Sebastián Piracés (Francisco, el Hombre) e a cantora indígena Djuena Tikuna. A agenda formativa contará com profissionais como Dani Ribas (Instituto Abramus), Danieli Correa (UBC), Alice Ruiz, Roberta Martinelli, Evandro Okan, Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos!) e Benjamin Taubkin.
Os painéis abordam temas centrais para a cadeia musical, como internacionalização de carreiras, divulgação no ambiente digital, direitos autorais, impactos da IA, festivais latino-americanos, políticas do Sul Global e o papel contínuo do rádio.
Também estão previstas rodadas de negócios, pitching e atividades de formação para quem busca profissionalizar sua atuação no setor.
Encontro para fortalecer redes e criar novas oportunidades
Para Téo Ruiz, diretor e idealizador da FIMS, o evento segue cumprindo seu papel de articulação: “A FIMS nasceu do desejo de unir quem faz, quem cria e quem viabiliza a música. Só com essa rede colaborativa é possível garantir um futuro mais justo, diverso e sustentável para o mercado musical.”
Com mais de 70 shows, cerca de 200 reuniões de negócios e mil participantes por edição, a FIMS figura hoje entre as conferências mais relevantes do setor no país. Duas vezes indicada ao Prêmio Profissionais da Música, atua como plataforma de desenvolvimento, visibilidade e aceleração de carreiras.
Compromisso com diversidade e inclusão
O evento mantém ações afirmativas para ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade e garantir a participação de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ na curadoria, programação e produção.
Programação completa aqui.
Áudio
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Interfaces de áudio para iniciantes e Home Studios: Guia básico e modelos destaque
No universo da produção musical caseira ou de projetos de podcast, uma interface de áudio é um dos componentes mais...
Projeto SOS Songs une IA e música para promover a saúde mental
A plataforma analisa playlists do Spotify e propõe pausas de reflexão a partir de padrões emocionais na escuta. O SOS...
Powersoft impulsiona o sistema de som do centro equestre Phoenix Riders
Mezzo, Unica e Quattrocanali oferecem distribuição dinâmica e áudio multizona para um complexo internacional. O centro equestre Phoenix Riders, localizado...
Sensaphonics lança consultas virtuais com audiologistas da Musicians Hearing Clinic
A empresa amplia o acesso a cuidados especializados em saúde auditiva para músicos e profissionais de áudio. A Sensaphonics, fabricante...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista2 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade2 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Distribuição4 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
-
Iluminação3 semanas ago
Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto
-
Instrumentos Musicais4 semanas ago
Os baixos elétricos mais vendidos em 2025 e as tendências que definem o mercado
-
Audio Profissional3 semanas ago
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
-
Music Business4 semanas ago
Guia prático: como regularizar o uso de música com o ECAD






