Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Luzes da Elation em turnê com Carlos Santana

Em seus shows de junho a agosto, o designer de iluminação de Santana, Michael Ledesma, usou aparelhos de iluminação da Elation para acompanhar o renomado guitarrista.

O designer de iluminação Michael Ledesma do guitarrista Carlos Santana, de 75 anos, diz que é preciso muita criatividade e tempo de reação rápido para iluminar o artista. A equipe recebe uma lista de músicas antes de cada show, o que é apenas uma “sugestão”, pois você nunca saberá o que será improvisado em um determinado momento.

Conhecido por sua espontaneidade no palco, em turnê com sua enorme lista de hits, Santana é um dos guitarristas de maior sucesso de todos os tempos. “Isso é o que ele ama e estamos apenas aumentando todo o sentimento com luz e cor”, diz Ledesma, que vem iluminando a lenda da guitarra há quase uma década. “Não precisa ter muitos efeitos, então queríamos enfatizar os solos e representar o sentimento da música com luz. Não estamos tentando dominar a música, mas apoiá-la visualmente.”

Depois de uma série de shows de primavera, Santana viajou pelos EUA de 17 de junho a 27 de agosto em sua “Miraculous Supernatural Tour” com o ato de abertura fornecido por Earth, Wind and Fire. A chave para o design do Ledesma foram as luzes de LED híbridas Elation Protron Eclypse e barras de LED Seven Batten 14 da Elation, trabalhando com uma plataforma de movings e uma tela de LED de fundo. Ambos os aparelhos deram ao designer muito espaço para complementar os riffs de guitarra característicos do artista através do uso de cores vivas.

O palco para “Miraculous Supernatural Tour” era um sistema compacto, com cerca de 18 metros de largura com laterais inclinadas em cerca de 30 graus. Multi-talentoso em assumir uma série de papéis em uma plataforma, a produção total de mais de 27.000 lumens do Protron Eclypse o tornou uma luz eficaz no show, de acordo com Ledesma. “Recebi o primeiro lote de Protron Eclypse em 2019 e eles têm sido aparelhos confiáveis ​​​​desde então”, disse ele. “Neste show, consegui desligar as outras luzes e obter um ótimo wash uniforme no palco.”

O designer colocou 10 luzes Eclypse na parte inferior do palco, espalhadas em uma treliça curva de 4 raios para formar um semicírculo, com 14 unidades na parte superior do palco localizadas logo abaixo de três faixas horizontais de painéis de LED. Unidades na parte de trás do palco pintaram o público com movimentos enérgicos quando necessário, enquanto unidades no segundo andar davam wash sobre a banda e forneciam efeitos de chase e estrobo. Com base em seus anos de experiência em design de iluminação, Ledesma diz que usou várias táticas para dar a impressão de que havia mais luzes na montagem do que realmente havia. “Ativava metade das 96 células Protron para um visual e depois a outra metade para outro”, explica ele, “ou girava para frente e para trás ou para cima e para baixo”. Além disso, ele disse que com as unidades abaixo do palco montadas verticalmente e as unidades acima do palco montadas horizontalmente, a impressão era de dois grupos completamente diferentes.

Montada abaixo da tela de LED de luz de fundo havia uma fileira de 12 barras de LED Seven Batten 14 que o designer usou para uma variedade de aparências de cores, sequências, efeitos de mapa de pixels e luz de fundo baixa sobre a banda. No chão ao fundo do palco havia mais Seven Batten dando wash sobre o cenário, instrumentos e músicos. “Eles são muito mais brilhantes do que os que eu usava antes”, diz Ledesma. “Eles têm ótimas cores e são uma boa luz forte para seu tamanho. Eles forneceram uma boa luz frontal, mas não esmagadora.”

Santana ainda adora fazer turnês, mas quando não está em turnê, ele faz seu show de residência House of Blues em Las Vegas, onde também se apresenta sob uma configuração projetada por Michael Ledesma com as unidades Protron Eclypse e Seven Batten. Assim como nos shows da House of Blues, a Innovative Concert Lighting foi a fornecedora de iluminação na “Miraculous Supernatural Tour”. Santana está atualmente tocando no House of Blues em Las Vegas até meados de novembro.

Fotos de Todd Kaplan

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart