Eagle apresenta novos modelos para a série Master
Publicado
8 anos agoon
Série da Eagle foi ampliada para oferecer mais opções de violões e baixolões para os músicos, com diferentes madeiras, acabamentos e muitas características próprias.
A série de violões e baixolões Master, da Eagle, nasceu com dois modelos lançados inicialmente, o EMD 660 e o EMA 663, que têm as mesmas características de construção, diferindo apenas no formato — um dreadnought e um auditorium.
Esta série foi muito bem-aceita pelo mercado, por isso a Eagle decidiu lançar mais modelos com novas alternativas de madeiras e acabamentos, além de opções de 12 cordas e também baixolões.
“O lançamento desses novos produtos foi uma necessidade natural de ampliar a série Master. Eles são desenvolvidos no Brasil e fabricados na Ásia”, disse Wagner Camoleze, coordenador de marketing e design da Eagle.
São oito violões e dois baixolões, totalizando dez lançamentos:
- EMA 433 CE, com tampo, laterais e fundo em koa.
- EMD 270 CE, com tampo em sitka spruce e laterais e fundo em ovangkol.
- EMD 370 CE, com tampo em sitka spruce e laterais e fundo em zebrano.
- EMD 430 CE, com tampo, laterais e fundo em koa.
- EMD 470 CE, com tampo em sitka spruce e laterais e fundo em koa.
- EMD 430 CE12 (12 cordas), com tampo, laterais e fundo em koa.
- EMD 470 CE12 (12 cordas), com tampo em sitka spruce, laterais e fundo em koa.
- EMD 477 CE7 (7 cordas), com tampo em sitka spruce, laterais e fundo em koa.
- EMB 90 CE (baixolão 4 cordas), com tampo, laterais e fundo em mogno.
- EMB 97 CE5 (baixolão 5 cordas), com tampo, laterais e fundo em mogno.
Todos os modelos da série Master possuem tampo sólido, captação híbrida (piezo + microfone interno) Fishman Presys Blend e acompanha estojo rígido exclusivo da Eagle.
Quer saber mais? O Wagner explica tudo a seguir.
M&M: Por que vocês consideram que o violão de 7 cordas é o lançamento mais especial?
Wagner: O conceito para um violão folk de 7 cordas surgiu em uma reunião com nosso endorser Leo Mancini, quando apresentei o projeto de ampliar a série Master e solicitei a ele algumas sugestões, assim como fizemos com outros músicos parceiros. A ideia partiu de uma necessidade prática do Leo (na época guitarrista da banda Noturnall). Eles estavam elaborando apresentações com versões acústicas de algumas músicas compostas para guitarra de 7 cordas que, na adaptação para o violão, perdiam muito do “punch”, além de exigirem certos contorcionismos por causa de afinações alternativas.
Quando Leo lançou a pergunta inusitada: “Vocês já pensaram em fabricar um violão folk de 7 cordas?”, a reação instantânea foi de perplexidade. Fizemos ali mesmo uma rápida pesquisa por instrumentos disponíveis no mercado e constatamos que não havia essa opção. É sempre instigante poder apresentar algo novo e esta se mostrou uma aposta acertada, pois o resultado ficou acima das expectativas.
M&M: Por que escolheram a captação Fishman Presys Blend?
Wagner: Os modelos anteriores, e ainda em linha, EMD 660 e EMA 663, assim como toda a linha de entrada Eagle, possuem captação e pré-amplificação Promix, desenvolvidas pela Eagle e com qualidade e características semelhantes ao Presys Blend. A Fishman é uma marca referência de mercado e incluímos essa captação nos novos modelos não só como um upgrade, mas para que os consumidores possam comparar objetivamente ambos e constatar que nossa captação também é de excelente qualidade.
M&M: Os lançamentos já estão à venda?
Wagner: Sim, os novos modelos já estão disponíveis e a aceitação de clientes e músicos tem sido ótima. Alcançamos o objetivo de ampliar nossa série premium com modelos que já eram demandados há bastante tempo, como os de 12 cordas e baixolões, e ainda com uma excelente relação investimento/retorno, que os coloca em posição de competir com os melhores instrumentos do mercado.
Entre as ações iniciais de lançamento, fizemos um vídeo em parceria com o Cifra Club, e alguns dos novos modelos já estão em uso nas videoaulas, com alcance para mais de 4 milhões de inscritos somente no YouTube. Também estamos preparando um evento em parceria com a escola EM&T, no qual os violões estarão à disposição para teste, além de realizar anúncios em revistas especializadas, como a Total Guitar.
M&M: Que outras ações realizaram para posicionar os novos produtos no mercado local?
Wagner: Comercialmente, a fórmula continua simples e é a mesma que garantiu à empresa uma posição sólida no mercado: produtos de ótima qualidade por preços acessíveis. Poderíamos lançar os novos modelos de forma cadenciada ao longo do ano, mas optamos por uma estratégia de marketing bastante agressiva, apresentando de uma só vez dez novos lançamentos, o que mostra, em um momento ainda de recuperação do mercado, a força da marca e a confiança que temos em nossos produtos.
M&M: Estarão oferecendo algum benefício especial para as lojas que venderem esses novos instrumentos?
Wagner: Além de condições comerciais especiais de lançamento, procuramos fazer um trabalho diferenciado com lojistas parceiros. Recebemos diariamente muitas mensagens, pelo site e por redes sociais, de consumidores que buscam pelos nossos lançamentos. Procuramos dar atenção especial a todos, indicando e colocando-os em contato com as lojas físicas mais próximas que ofereçam os novos instrumentos. Em breve também teremos no site uma forma de destacar essas lojas. É nossa maneira de contribuir para as vendas de nossos parceiros.
M&M: Pensam em ampliar a linha com mais modelos no futuro?
Wagner: Sim. Embora seja bastante ousado lançar dez modelos de uma só vez, estamos sempre estudando novos lançamentos. Além disso, vamos procurar reforçar nossas ações de branding e a presença digital da empresa. Para o ano, também teremos novos lançamentos em outras linhas.
Você pode gostar
-
Eagle anuncia o saxofonista Denílson Martins como novo artista da marca
-
Slapper e Bass Drive, dois pedais para baixo da Fuhrmann
-
Non-Reverse Thunderbird é o novo baixo da Gibson
-
Bate-papo com Adriano Ribeiro Ramos, da RDC Guitars
-
Estojo Kapsulite da Gruv Gear oferece 33% menos peso
-
PHX disponibiliza ampla variedade de baixos
Iluminação
Avolites comemora 50 anos impulsionando a criatividade na iluminação
Publicado
2 dias agoon
13/02/2026
Os 50 anos da Avolites e como será a comemoração ao longo de 2026.
A Avolites, uma das marcas mais respeitadas em controle de iluminação e mídia para entretenimento ao vivo, celebra em 2026 seus 50 anos de história com uma série de iniciativas que destacam não apenas a tecnologia, mas principalmente as pessoas por trás de cada espetáculo.
Fundada em 1976, no Reino Unido, a empresa surgiu com uma proposta clara: criar ferramentas rápidas, flexíveis e alinhadas à realidade do palco. Cinco décadas depois, a Avolites é presença constante em produções que vão do teatro experimental a grandes turnês, festivais e eventos de broadcast ao redor do mundo.
Como parte das comemorações, a marca anunciou a Golden Console Competition, uma campanha global que vai sortear uma console Avolites exclusiva, banhada a ouro 24 quilates. A iniciativa foi apresentada oficialmente durante a ISE, em Barcelona, e seguirá ativa ao longo do ano, conectando e engajando a comunidade global da marca.

Outro destaque é o lançamento do programa Avo50 Ambassadors, que reunirá 50 designers de iluminação, programadores e operadores influentes. Ao longo dos próximos meses, suas histórias e experiências serão compartilhadas em entrevistas, vídeos e conteúdos digitais, reforçando o papel central da comunidade criativa na construção da marca.
“Chegar aos 50 anos é um marco extraordinário, mas o que realmente importa é a comunidade por trás disso”, afirmou Nikki Scott, CEO da Avolites. “A Avolites existe por causa dos profissionais que confiaram sua criatividade às nossas ferramentas. Esta celebração é sobre eles e sobre os espetáculos incríveis que ajudam a criar todos os dias”.
Durante 2026, a Avolites também promoverá ações especiais, conteúdos de arquivo e um projeto de cápsula do tempo, revisitando os momentos, produtos e pessoas que moldaram sua trajetória. Mais do que olhar para o passado, a empresa vê o aniversário como um impulso para o futuro, reafirmando seu compromisso com inovação, colaboração e liberdade criativa.
Audio Profissional
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
Publicado
2 dias agoon
13/02/2026
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária Série 4000.
O modelo amplia o conceito da ORIGIN original e passa a oferecer, pela primeira vez, processamento de dinâmica completo da Série E em todos os canais, reforçando o DNA sonoro que consagrou a marca.
Desenvolvida para ser o centro criativo de estúdios modernos, a ORIGIN EVO mantém um caminho de sinal totalmente analógico, combinado a fluxos de trabalho híbridos preparados para integração com DAWs. Cada canal traz pré-amplificadores PureDrive, o clássico EQ E Series 242 “Black Knob”, filtros passa-altas e passa-baixas, além de compressor e gate baseados nos circuitos originais da 4000 E.


Disponível em versões de 16 ou 32 canais, a console pode chegar a 88 entradas na mixagem, contando ainda com um bus master de alto headroom e um Bus Compressor aprimorado, preservando o tradicional “glue” da SSL com recursos adicionais para produções atuais.
A ORIGIN EVO também se destaca pela seção central modular, pensada para estúdios híbridos e ambientes educacionais, permitindo fácil integração de controladores externos e equipamentos outboard. A SSL confirmou ainda a disponibilidade de kits de upgrade para usuários da ORIGIN, tornando a atualização gradual e acessível.
Music Business
Deezer confirma desmonetização de até 85% dos streams de músicas geradas por IA
Publicado
3 dias agoon
12/02/2026
A empresa passa a licenciar tecnologia antifraude.
A Deezer avançou de forma decisiva no enfrentamento à música gerada por inteligência artificial no streaming. A plataforma confirmou que até 85% das reproduções associadas a faixas criadas por IA foram classificadas como fraudulentas, resultando em desmonetização e exclusão do fundo de royalties. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou que passará a licenciar sua tecnologia proprietária de detecção de IA para o mercado fonográfico.
De acordo com a Deezer, somente em 2025 foram identificadas mais de 13,4 milhões de músicas geradas por IA, com uma média de 60 mil uploads diários, o que representa aproximadamente 39% de todo o conteúdo recebido diariamente. Apesar disso, essas faixas respondem por até 3% do total de streams da plataforma. O problema está no uso fraudulento: enquanto a taxa média de fraude no catálogo geral foi de 8%, no conteúdo gerado por IA esse número chegou a 85%.
“A música criada inteiramente por IA tornou-se quase indistinguível da produção humana”, afirma Alexis Lanternier, CEO da Deezer. “Nossa abordagem é baseada em transparência para os fãs e proteção dos direitos de artistas e compositores. Identificamos essas faixas, retiramos das recomendações algorítmicas e desmonetizamos cada reprodução fraudulenta”.
Até agora, a Deezer tem sido a única grande plataforma a identificar e sinalizar claramente músicas geradas por IA, além de excluí-las de sistemas de recomendação. Com a decisão de licenciar essa tecnologia, a empresa busca ampliar o impacto da iniciativa e reduzir a fraude em escala global. A ferramenta já foi testada por entidades como a Sacem, na França.
“Há um interesse crescente do setor por esse tipo de solução”, reforça Lanternier. “Queremos tornar essa tecnologia amplamente disponível e contribuir para um ecossistema mais justo e transparente”.
Na América Latina, a iniciativa também reforça o posicionamento da plataforma. Rodrigo Vicentini, General Manager da Deezer na região, destaca: “Esse movimento representa mais um passo para equilibrar inovação tecnológica e sustentabilidade do mercado musical, protegendo quem cria e valorizando a criatividade humana como motor principal do streaming”.
Áudio
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária...
aeris group é nomeado Dante Certified Trainer para a América Latina
O aeris group anunciou oficialmente sua nomeação como Dante Certified Trainer para a América Latina, por meio de seus especialistas...
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais. A...
Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo
A Ovy Ayvu vem se consolidando como um novo agente de fortalecimento da cena musical independente paulistana ao oferecer, de...
Monitor principal 8380A para estúdios de alto desempenho da Genelec
Modelo de três vias passa a integrar a família “The Main Ones” e é voltado a salas de controle de...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Audio Profissional3 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Estruturas4 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Guitarra3 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoO uso do órgão Hammond no Brasil
-
Empresas4 semanas agoGB Musical anuncia Alexandre Nascimento como novo Head de Vendas
-
Music Business4 semanas agoMoises lança AI Studio, plataforma de IA que gera instrumentais adaptados à criação do artista
-
Interface4 semanas agoNAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
-
Empresas4 semanas agoFintech voltada a músicos, Tune.Bank vence prêmio de “Fintech do Ano”








