Conecte-se conosco
Shure

Software

Daccord desenvolve software para a indústria musical

Publicado

on

DSC copia

Sabia que existe em nosso país uma empresa desenvolvedora de softwares e jogos musicais? E por acaso ela tem muito sucesso! Vamos dar uma olhada na Daccord.

A Daccord começou como ideia em 1999, vindo de um desejo do prof. Giordano Cabral, que foi um dos fundadores da empresa, de usar a tecnologia de uma forma mais inteligente para aprender e criar música.

Daccord Rodrigo

Rodrigo Pereira, CEO da Daccord

A ideia veio de pesquisas em tecnologia musical, gerando novos métodos e ferramentas para o aprendizado de instrumentos. “Lançamos então produtos que foram usados em 116 países, dando origem ao e-commerce em nosso site”, disse Rodrigo Pereira, CEO da Daccord.

Com o tempo o e-commerce se estendeu para produtos de parceiros, como o Finale, o Guitar Pro e o Fl Studio, e a área de atuação da empresa foi se expandindo. “Criamos a MusiGames, que fez jogos musicais de sucesso, e tivemos algumas spin-offs que se transformaram em empresas independentes, sempre trabalhando com música, áudio e educação”, adicionou.

Esse trabalho contínuo de busca de usos inteligentes para a tecnologia musical fez a Daccord ganhar reconhecimentos importantes, como o Prêmio Finep (duas vezes) como uma das empresas mais inovadoras do País.

Reação no mercado brasileiro

D-One

Rodrigo conta que no começo a empresa encontrou a mesma dificuldade que a maior parte das empresas que fazem inovação no Brasil: financiamento. “Temos competência, articulação, visão de negócios, criatividade, mas para se desenvolver algo novo, exige-se investimento”, disse. “Na época era ainda mais difícil. Sem investidores de risco, em um mercado ainda a ser criado, tivemos de fazer nosso primeiro produto sem verba nenhuma, praticamente uma empresa de garagem. Hoje a situação está melhor, mas ainda é difícil viabilizar projetos ousados. Se algum investidor entusiasta musical estiver nos lendo, ficam aqui o desafio e a provocação.”

Publicidade

Falando sobre a aceitação desse tipo de produto no mercado local, Rodrigo explicou que o mercado brasileiro tem tudo para crescer muito ainda, mas ainda há um distanciamento para com as outras áreas de atuação do mercado musical. “Quando todos os atores do mercado —fabricantes de instrumentos, lojistas, artistas, produtores, estúdios e nós, desenvolvedores — estiverem em uma sintonia maior, as demandas tenderão a ficar mais claras e poderemos então aplicar as soluções que os softwares proporcionam e popularizar mais os produtos. Para isso, é preciso que esses atores conversem entre si, com intercâmbio e eventos do setor, para possibilitar novos negócios.”

“Fomos um dos primeiros e-commerces do Brasil”

A Daccord foi uma das primeiras empresas no País a vender seus produtos por meio de um e-commerce. “Naquela época era um trabalho de desbravar e criar o mercado. Apresentar para as pessoas uma nova forma de compra. Nos dias de hoje temos o modelo já popularizado e muitos concorrentes. Mas acredito que as principais diferenças atualmente estão em dois pontos: primeiro, superar as experiências ruins que os usuários tiveram até aqui nesse tipo de transação e a desconfiança que isso gera; e depois, mas talvez o maior dos problemas, superar a cultura da pirataria”, explicou.

Certamente a promoção desses produtos não tangíveis não tem sido algo fácil e é um aspecto que também tem mudado drasticamente nos últimos anos. Rodrigo comenta: “As ferramentas de impulsionamento nas redes sociais e mecanismos de busca nos permitem ter um alcance proporcional ao investimento. Além dos impulsionamentos, utilizamos bastante ainda a comunicação via e-mail, sempre tentando aumentar nossa base de clientes por meio do site. Temos ainda uma iniciativa no Instagram chamada Estudio Caixote (@estudiocaixote), um espaço em que fazemos experimentações de softwares, controladores DSC copiae instrumentos digitais, além de cobertura dos eventos dos quais participamos”.

Esse é um ponto de destaque da Daccord, pois muitas vezes as pessoas não sabem que os softwares também podem ser testados. A grande maioria pode ser utilizada por um período determinado pelo fabricante, para que o usuário tire as dúvidas e veja se realmente deseja efetuar a compra. Praticamente todos os softwares comercializados pela Daccord podem ser testados com uma versão demo, basta que o usuário expresse esse desejo ao suporte da empresa.

Desenvolvimento de software

No início da empreitada, a Daccord desenvolveu uma série de softwares que até hoje são comercializados no Brasil e no exterior. O que teve maior projeção foi o iChords, em meados de 2010. É um programa que analisa uma música e mostra na tela do computador os acordes a serem tocados no momento exato. A empresa também teve outros sucessos, como o Afinador, o Curso de Violão e o Dicionário de Violão.

Depois obtiveram destaque no desenvolvimento de jogos musicais, chegando a ocupar o primeiro lugar da Appstore americana em jogos de música para iPad com o jogo Drums Challenge.

Publicidade

Posteriormente, na área de educação, desenvolveram uma plataforma para ensino de música nas escolas que é utilizada até hoje em diversos colégios no Brasil. A Turma do Som reúne jogos, desenhos animados e atividades musicais para o desenvolvimento da arte musical nas crianças.

Nos últimos dois anos a Daccord voltou toda a sua carga a projetos de inovação na área musical, seguindo uma linha mais parecida com o início da empresa, mas agora com um olhar para o futuro e para as novas tecnologias que se apresentam. “Nossa ideia é ter em pouco tempo uma série de produtos desenvolvidos por nós e por parceiros que explorem inteligência artificial, IoT e os serviços de streamming para gerar novas experiências de como consumir músicas e aprender a tocar instrumentos. Além disso, temos trabalhado por um estreitamento maior no nosso relacionamento com artistas musicais, do qual extraímos demandas e desafios muito interessantes.” Rodrigo conta mais a seguir.

M&M: Seus produtos são usados/vendidos em 116 países. Quais são os países que mais consomem esse tipo de produto? 

Rodrigo: A América do Norte é mais madura nesse sentido. Os Estados Unidos e o Canadá são dois países fortes nesse mercado. Nossos softwares sempre tiveram boa aceitação também em países europeus, principalmente Portugal e França. Em visita à feira NAMM em janeiro, na Califórnia, pude constatar ainda o crescimento do mercado asiático nesse setor, tanto em desenvolvimento como em consumo.

M&M: E na América Latina, qual a situação aqui? 

Publicidade

Rodrigo: É um mercado ainda em evolução. Nos últimos anos vimos o surgimento de muitas escolas e de novos cursos universitários voltados a esse mercado. Isso trará um aumento de demanda e um perfil de usuário diferente nos próximos anos. O Brasil é sem dúvida o mercado de maior potencial na América Latina, pelo seu tamanho e possibilidades que a diversidade cultural proporciona. Vários hits populares que surgiram nas periferias das grandes cidades também ajudaram e são consequência dessa popularização. Tivemos fenômenos de brega, funk e rap que foram criados em home studios ou aplicativos de celular, utilizando softwares como esses que vendemos.

M&M: Além de desenvolver softwares, vocês também são distribuidores. Quais marcas internacionais estão distribuindo no Brasil?

Rodrigo: Atualmente temos um portfólio com mais de 450 softwares de 30 marcas diferentes provenientes, em sua maioria, dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Já há muitos anos distribuímos marcas como Makemusic, Imageline, Arobas, Acoustica. Recentemente incorporamos Celemony, U-he, Antares, Resolume, Serato. A aceitação no Brasil é boa e com potencial importante de crescimento. O grande desafio é conseguir apresentar uma nova marca a um público tão específico e vencer as desconfianças. Para isso contamos com a nossa tradição no mercado como uma marca já consolidada e também com a indicação dos próprios parceiros, que nos apontam como seus distribuidores no Brasil.

M&M: O que você acha do comentário que muitas pessoas fazem de que “os instrumentos tradicionais vão ser substituídos totalmente no futuro pelos virtuais”? 

Rodrigo: Eu não acredito nessa substituição total. É inegável que os instrumentos mais tradicionais precisam se conectar de forma efetiva com os novos tempos. Instrumentos que sejam atrativos para uma renovação de público. Mas isso não significa a extinção dos modelos tradicionais, e sim o seu aperfeiçoamento e modernização. A experiência de tocar um instrumento verdadeiro será sempre uma vantagem a ser explorada. Cabe aos fabricantes entenderem esse momento e inovar. Modernizar os modelos e oferecer funcionalidades diferentes. É o que estamos fazendo hoje, inclusive tendo um contato próximo com fabricantes de instrumentos tradicionais para entender como conectá-los ao mundo digital.

Publicidade

M&M: Como você vê o futuro dos softwares para música? 

Rodrigo: Há uma tendência de migração mais forte do modelo de compra única para o modelo de assinatura. A velocidade das atualizações está cada vez maior — temos produtos que chegam a lançar mais de uma atualização por ano. E o modelo de assinatura se encaixa melhor nessa velocidade, além de dar ao usuário a possibilidade de pagar menos caso precise de um uso rápido e pontual. Além disso, os aplicativos casuais e auxiliares continuarão surgindo a toda velocidade, mas sem ameaçar as versões para computadores, que seguirão sendo a saída para o uso profissional, como ferramenta de trabalho de uso contínuo. Do

DSC copia

Novidade: Fretlight

ponto de vista técnico, teremos cada vez mais softwares inteligentes, que expandem as possibilidades do usuário pela interpretação de grandes bases de dados. Integração com dispositivos físicos, novos controladores, de formas e materiais inovadores. Enfim, temos muito trabalho e um mar de possibilidades pela frente.

M&M: O que podemos esperar da Daccord este ano?

Rodrigo: Temos três grandes objetivos para 2019: o primeiro é dar continuidade ao nosso projeto de inovação. Estamos costurando uma solução, já prototipada, que possa unir os serviços de streamming, os bancos de cifra e os instrumentos com tecnologia embarcada (como o Fretlight). Queremos trazer uma experiência nova para aprender a tocar um instrumento. Já fizemos isso no passado, e vamos fazer novamente.

Depois, estamos iniciando a revenda de produtos físicos que são alinhados com esse mesmo mercado. Desde o fim de 2018 já estamos fazendo distribuição no Brasil da marca Fretlight — guitarras e violões com LEDs no braço e conectadas com aplicativos que acendem os LEDs no momento de tocar. Depois de participarmos da NAMM, trouxemos uma série de possibilidades e em breve teremos grandes novidades.

Publicidade

E nosso outro grande objetivo é trazer outras grandes marcas para o nosso portfólio de softwares. Já estamos em negociação com uma gigante do setor, que esperamos anunciar em breve.

 

Shure

Audio Profissional

IBC 2025: Krotos apresenta Video to Sound, ferramenta com IA para sincronização automática de áudio

Publicado

on

kronos studio 750x500

Plataforma online gera som profissional em minutos a partir de vídeos carregados no navegador.

Durante a IBC 2025, a empresa Krotos lançou o Video to Sound, uma plataforma baseada em navegador que utiliza tecnologia assistida por inteligência artificial para sincronizar automaticamente áudio profissional a clipes de vídeo.

O serviço foi desenvolvido para designers de som, editores, cineastas, equipes de games e criadores de conteúdo, com a proposta de acelerar as primeiras etapas da pós-produção e permitir que os profissionais se concentrem nas decisões criativas.

Alternativa às plataformas de IA generativa

Diferente de soluções baseadas em IA generativa, o Video to Sound utiliza exclusivamente gravações licenciadas da biblioteca Krotos Studio Pro. O sistema analisa os vídeos enviados, detecta mudanças de cena e gera ambientes sonoros sincronizados, que podem ser complementados depois com Foley e outros elementos.

Os resultados podem ser avaliados diretamente no navegador, com a opção de baixar tanto mixagens estéreo quanto stems individuais para edição detalhada em qualquer DAW ou software de edição de vídeo.

Publicidade

Aplicações práticas

A ferramenta atende diferentes perfis de uso:

  • Editores e cineastas, que podem entregar cortes preliminares já sonorizados para clientes.
  • Designers de som, que ganham uma primeira versão para refinar criativamente.
  • Equipes de games, que conseguem prototipar ambientes sonoros diretamente com a imagem.
  • Criadores de conteúdo e streamers, que buscam destacar seus vídeos com áudio de qualidade profissional.
Zeus

Estúdios e empresas também podem adotar a plataforma como solução escalável para economizar tempo e reduzir custos em produção.

Declarações

“Krotos desenvolveu o Video to Sound para assumir a parte mais trabalhosa do design de som, permitindo que designers, cineastas e editores de vídeo foquem no que só eles podem fazer”, afirmou Orfeas Boteas, CEO da Krotos. “Ao unir velocidade e áudio de qualidade profissional, a ferramenta cria uma ponte entre resultados rápidos e controle criativo”.

Principais recursos

  • Sincronização automática: suporta vídeos de até 1 minuto (100 MB), gerando ambientes alinhados às cenas.
  • Sons reais, não gerativos: todo o material vem de designers internos e parceiros da Krotos.
  • Exportação flexível: opção de baixar mixagem estéreo, stems ou o vídeo já com áudio embutido.
  • Uso criativo: funciona como uma primeira versão polida que pode ser refinada em DAWs ou editores de vídeo.
  • Baseado em navegador: não requer instalação, acessível diretamente online.

Veja mais neste vídeo.

Zeus
Continue Lendo

Instrumentos Musicais

IK Multimedia apresenta o TONEX Modeler: uma nova etapa em fidelidade e performance para guitarristas e produtores

Publicado

on

ik tonex modeller 750x500

O software de modelagem sonora chega na versão 1.10 com melhorias em velocidade, precisão e fluxo de trabalho, disponível como atualização gratuita para usuários atuais.

A empresa italiana IK Multimedia lançou oficialmente o TONEX Modeler, uma atualização projetada para expandir os recursos de seu ecossistema de modelagem de amplificadores e efeitos. O novo mecanismo, agora disponível na versão 1.10.0 do TONEX, oferece fidelidade de captura aprimorada, processamento em lote e tempos de treinamento notavelmente mais rápidos em GPUs modernas e hardware Apple Silicon.

Som mais realista e dinâmico

O Modeler busca se aproximar ainda mais da experiência de gravar com amplificadores e equipamentos reais. Cada captura mantém a integridade da fase, com latência ultrabaixa e uma faixa dinâmica otimizada para guitarristas que tocam desde passagens limpas até sons de alto ganho. De acordo com a empresa, os graves estão mais firmes, os harmônicos são percebidos com mais clareza e as mixagens estéreo exigem menos ajustes adicionais.

Ferramentas para Criadores Avançados

Um dos principais novos recursos é a capacidade de realizar processamento em lote, permitindo capturar vários equipamentos em uma única sessão e processá-los posteriormente, economizando tempo em ambientes de produção. O sistema interrompe o treinamento automaticamente ao detectar que a qualidade ideal foi alcançada, eliminando esperas desnecessárias e estimulando a criatividade.

Colaboração de Especialistas e Novo Conteúdo

A atualização foi desenvolvida com a colaboração da Tone Partners, especialistas que tiveram acesso antecipado à ferramenta. Como resultado, 56 novas coleções e pacotes estão agora disponíveis no ToneNET, totalizando mais de 1.140 modelos premium de amplificadores, gabinetes e pedais para explorar.

Publicidade

Integração Completa com o Ecossistema

O TONEX Modeler integra-se nativamente ao software TONEX, à plataforma ToneNET e aos dispositivos de hardware da marca. Seus benefícios incluem arquivamento, exportação e transferência fáceis de capturas, bem como compatibilidade com configurações ao vivo e de estúdio.

Disponível sem custo adicional

Shure

O Modeler está disponível no IK Product Manager como uma atualização gratuita para todas as versões pagas do TONEX, incluindo a edição SE.

Publicidade
Shure
Continue Lendo

Audio Profissional

Lectrosonics permite gravação e transmissão simultâneas em transmissores para mercados internacionais

Publicado

on

lectro update 750x500

Atualização de firmware disponível para modelos DBSM, DBSMD, DPR-A, SMWB e SMDWB fora dos Estados Unidos.

A Lectrosonics, fabricante profissional de sistemas sem fio, anunciou a disponibilidade de uma atualização de firmware que permitirá que transmissores selecionados gravem e transmitam simultaneamente. A melhoria se aplicará apenas a equipamentos destinados a mercados fora dos Estados Unidos.

A partir de agora, todas as novas unidades DBSM, DBSMD, DPR-A, SMWB e SMDWB destinadas à distribuição internacional incluirão esse recurso. Usuários que já possuem equipamentos identificados pelos códigos de mercado /X, /E01, /E06, /E09 e DPR/E01 podem baixar o firmware atualizado diretamente do site oficial da empresa, seguindo as instruções disponíveis em lectrosonics.com/rectx.

No Canadá, os proprietários desses transmissores devem enviar suas unidades ao escritório da Lectrosonics em Toronto para a atualização. Usuários nos Estados Unidos não estão qualificados para esta funcionalidade no momento.

“Nossos clientes em todo o mundo há muito tempo solicitam a capacidade de transmitir e gravar simultaneamente”, disse Karl Winkler, vice-presidente executivo de design e distribuição de produtos da empresa. “Temos o prazer de oferecer este recurso à nossa base de usuários internacionais.”

Publicidade

A atualização reforça a estratégia da Lectrosonics de expandir os recursos de seus sistemas sem fio em ambientes de produção audiovisual, onde gravações redundantes e transmissões ao vivo são cada vez mais necessárias.

Conecta+2025
Continue Lendo
D-One
Shure

Áudio

Shure

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura4 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura8 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura9 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura2 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

MusicaeMercado

Trending