Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Conheça o trabalho do luthier Lucas Caracik e suas guitarras multiescala

Lucas Caracik é luthier e responsável pelos projetos e construções da empresa que carrega seu sobrenome – a Caracik Guitars, sediada em São Paulo/SP. 

Graduado em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), aplica os conhecimentos adquiridos na academia para produzir guitarras multiescala com design exclusivo, valorizando o aspecto estético e a ergonomia. Além disso, toda a produção é feita de maneira artesanal, utilizando matéria-prima rigorosamente selecionada.

Ao longo da entrevista, ele nos contou um pouco sobre o início na luthieria, explicou em que consiste a guitarra multiescala, bem como os prós e contras deste modelo, dentre outros assuntos.

Conte-nos um pouco sobre como você iniciou na luthieria.

Lucas Caracik: Assim que voltei à cidade de São Paulo para cursar Arquitetura e Urbanismo na USP, me matriculei no curso de luthieria da B&H (uma das únicas opções que existia, naquele momento). Em 2009 para 2010 comecei o curso, depois me tornei monitor de construção de acústicos na mesma escola, onde auxiliava o professor Vicente Palma, orientando os alunos e preparando os materiais e aulas. Em 2012 abri minha primeira oficina, a PLG Luthieria, juntamente com os artesãos Paulo Cunha e Guilherme dos Reis. E, em 2013, logo após me formar Arquiteto Urbanista, fui à Araguari/MG participar da “10ª edição do curso de Construção de Violão”, ministrada pelos luthiers Luciano Borges e Robert O’Brien. Foi então, em 2014, que criei a Caracik Guitars, minha própria marca e meus próprios instrumentos, que venho desenvolvendo desde então.

Como a graduação em arquitetura contribui no seu dia a dia como luthier?

 Lucas Caracik: A minha formação em arquitetura é fundamental em meu trabalho e em meu dia a dia na oficina. Durante a faculdade estudei desenho e representação gráfica, história da arte, arte contemporânea, arte instalação e estética, além das disciplinas sobre acústica, estrutura e cálculo. Essa amálgama de humanismo e conhecimento técnico, creio eu, me permite uma abordagem bem criativa, mas coesa em termos de linguagem, quando desenho e construo um instrumento. Ao mesmo tempo em que busco ineditismo em minhas criações, quero que a marca Caracik seja perceptível através do desenho, acabamento e certas características em meus instrumentos. Além disso, essa formação ampla também já me permitiu trabalhar em projetos multidisciplinares como, por exemplo, o Nike Air Guitar (Sky Guitar). Em parceria com o Atelier Marko Brajovic, desenvolvemos um instrumento de quatro cordas (funcional) site-specific com mais de nove metros de comprimento para o Nike Air Max Day 2018, na Red Bull Station. Portanto, em termos de busca por uma linguagem formal e estética, a formação em arquitetura me oferece uma base imprescindível.

O que é uma guitarra multiescala? Quais são as principais diferenças de uma guitarra multiescala para uma guitarra comum?

 Lucas Caracik: A guitarra multiescala é construída com um comprimento de escala para cada corda. Sendo comprimentos em ordem crescente da corda mais aguda para a mais grave. Denomina-se a multiescala a partir do comprimento de escala das cordas externas, ou seja, a mais aguda e a mais grave, por exemplo: 25,5″/27″ (multiescala comum em guitarras de sete cordas). Para facilitar o entendimento, a diferença entre a guitarra comum e a guitarra multiescala pode ser associada à diferença entre um piano vertical e um piano de cauda. No caso do piano de cauda e a guitarra multiescala os graves são mais vibrantes e o volume sonoro é equilibrado em toda a extensão do instrumento. Assim como no universo do piano, há também uma perceptível diferença estética entre os instrumentos. A guitarra multiescala apresenta os trastes na disposição comumente chamada “em leque” enquanto a guitarra comum apresenta os trastes paralelos.

 Você poderia citar os prós e os contras da guitarra multiescala?

 Lucas Caracik: Prós: graves mais vibrantes; volume sonoro equilibrado em toda a extensão do instrumento; ataque mais estável, com menos desafinação, nas cordas mais graves; melhora na postura da mão ao tocar na posição clássica tradicional; maior equilíbrio de tensão entre as cordas resultando em menos esforços de torção – algo desejável em braços cada vez mais largos (caso das guitarras de alcance estendido).

Contras: necessidade de peças (captadores, pontes e tremolos) específicas, muitas vezes feitas sob medida para o instrumento e, por conseguinte, valor final do instrumento mais alto.

Quais são os diferenciais das guitarras Caracik?

Lucas Caracik: São guitarras autorais, feitas à mão, com a maior atenção e meticulosidade possível. São instrumentos projetados e construídos com o músico pós-moderno/contemporâneo em mente. A estética é exclusiva, as peças escolhidas são as melhores do mercado no segmento de alcance estendido. Os instrumentos podem ser ainda mais personalizados com adição de marchetaria (inlay), escolha de captadores e madeiras. Além disso, todas as guitarras Caracik são construídas com tampa magnética (sem parafusos) na parte elétrica, marcação lateral em Luminlay (fosforescente), trastes inox, acompanham hard bag Caracik, certificado de autenticidade e garantia vitalícia da construção.

Além da fabricação de guitarras, quais são os outros tipos de produtos e serviços oferecidos pela empresa?

Lucas Caracik: Além da fabricação artesanal de guitarras ofereço cursos de luteria e acabamento, serviços de regulagem e manutenção de instrumentos. Também desenvolvo produtos e acessórios, vendidos através da loja virtual da oficina. Ofereço, além disso, consultoria para luthiers e fabricantes que pretendem desenhar, construir instrumentos e criar sua própria marca.

Você participou das últimas edições da Music Show Experience. Como foi a sua experiência neste evento?

Lucas Caracik: Participei da Music Show Experience em suas duas primeiras edições, 2018 e 2019. Aliás, lancei as guitarras Caracik, oficialmente, na feira em 2018! Estar em meio a outros fabricantes de instrumentos foi fundamental para me inserir no mercado e expor meu trabalho para o público interessado. A importância deste tipo de evento é capital para o setor.

Mais informações no site, Facebook, Instagram e YouTube da Caracik Guitars.

 

*Autor: Álvaro Silva, apaixonado por música, guitarra e luteria. Criador do blog Guitarras Made In BraSil, espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de profissionais brasileiros que produzem guitarras, contrabaixos e violões custom shop.  

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart