Com a pandemia que está sendo vivida em todo o mundo, surgiu uma tendência interessante para transmitir música: o live streaming. Veja como fazer isso desde sua casa.
Por volta da virada do ano, começamos a ouvir falar de um misterioso coronavírus que estava tomando conta de partes do mundo. O COVID-19 chegou ao Ocidente e seu impacto foi enorme.
Desde o fechamento em massa de escolas e prédios públicos até a introdução de distanciamento social e auto-isolamento, essa tem sido uma crise diferente de qualquer outra que enfrentamos na história recente.
Todos nós nos tornamos extremamente familiarizados com o termo “auto-isolamento” e estamos nos adaptando a uma vida muito menos comum. Para músicos, particularmente aqueles para quem a música é um meio de vida, uma parte importante de nossa existência, tocar nossas músicas na frente de uma platéia ao vivo, foi removida imediatamente.
Mas somos criativos e, através da tecnologia, encontramos maneiras de manter o lobo longe da porta, por assim dizer. A parte surpreendente? Temos que agradecer aos videogames…
A transmissão ao vivo (ou live streaming), onde o usuário transmite ao vivo pela Internet, aumentou em popularidade na comunidade de jogos. Plataformas como Twitch e YouTube permitem que qualquer pessoa com o equipamento certo faça streaming em tempo real e construa uma base de fãs. E como todos enfrentamos um período indefinido de quarentena, os músicos foram rápidos em se adaptar e usar novos métodos para se manterem conectados com seus seguidores.
Já vimos artistas tão diversos quanto Code Orange, Coldplay e Neil Young usando a transmissão ao vivo para alcançar os milhões de pessoas isoladas em suas casas em todo o mundo.
A melhor notícia? Você provavelmente já possui a maior parte do equipamento necessário para começar a fazer isso sozinho. Nós explicamos como.
Live streaming: as opções
Existem alguns métodos diferentes de transmissão ao vivo, mas a maioria já deve ser familiar para você. YouTube, Facebook e Instagram oferecem funcionalidade instantânea de “ir ao vivo”, permitindo acesso rápido e fácil para levar sua música ao mundo. Para uma experiência de streaming mais especializada, sites como Twitch e Mixer têm recursos adicionais projetados para atrair uma comunidade e recompensar seguidores.
Cada opção terá benefícios e desvantagens, dependendo do que você deseja alcançar. Vamos dar uma olhada nas plataformas.
YouTube
Como o grande nome no segmento de vídeo on-line, é natural que o YouTube tenha uma forte oferta de streaming. Uma grande vantagem é que todo mundo conhece o YouTube, então você não está pedindo às pessoas que se inscrevam em aplicativos para os quais normalmente não se inscreveriam. Dito isto, há uma grande desvantagem: o serviço de transmissão ao vivo é aberto apenas a canais, marcas e artistas com um canal existente e mais de 1.000 assinantes.
Se você está nessa categoria, ótimo. É fácil recomendar o YouTube. Caso contrário, você poderá se concentrar mais na criação de seu canal usando conteúdo pré-gravado. Gravar vídeos e adquirir o hábito de fazê-lo regularmente desenvolve suas habilidades de apresentação e produção, que só podem ser benéficas quando você fizer streaming.
Se você é um dos 1,6 bilhões de usuários diários do Facebook, é provável que já tenha encontrado o Facebook Live. Se você é músico ou artista, é provável que você já tenha uma página de fãs, o que a torna uma opção ainda mais atraente para streaming. O que marca o Facebook como diferente, digamos, do YouTube, é que os perfis do Facebook costumam ser vistos como a “casa” de uma banda.
Isso significa que as transmissões ao vivo de lá têm a capacidade de ir além de shows ou ensaios. Já vimos muitos exemplos de bandas transmitindo todo tipo de coisa, desde montagem pré-show até sessões de lazer no estúdio. Tudo isso se soma à idéia de que existe realmente um grupo de pessoas que faz música na vida real, o que, por sua vez, ajuda a formar laços mais estreitos com o público.
Twitch
Embora seja voltado principalmente para os jogadores (gamers), o Twitch criou um nicho enorme como lugar para construir uma comunidade em muitas áreas diferentes. Você encontrará pessoas transmitindo quase tudo dentro do razoável, de artes e ofícios a conferências de auto-ajuda.
Quando o Facebook e o YouTube se beneficiam de serem conhecidos fora da transmissão ao vivo, o Twitch se beneficia porque a transmissão ao vivo é tudo o que faz. E faz isso de maneira excelente, com uma série de recursos projetados especificamente para ajudar os “Twitchers” a se promover no ar.
Coisas como a capacidade de nomear moderadores, recompensar assinantes “VIP” com benefícios especiais e receber conselhos financeiros instantâneos dos espectadores. Se a transmissão ao vivo for uma parte essencial de suas metas de longo prazo, essa poderá ser a plataforma para você.
Um aspecto a ter em mente é a necessidade de um aplicativo de streaming, onde configure seus microfones, câmeras e outros itens. Existem opções pagas, como o XSplit, mas aplicativos como Streamlabs e OBS oferecem uma ótima alternativa gratuita.
Enquanto as três opções mencionadas acima oferecem vias substanciais e ricas em recursos para transmissão ao vivo, o Instagram se concentra mais no fluxo “instantâneo”. Como resultado, é improvável que seja a melhor escolha para fluxos de formato mais longos, mas como uma maneira de aumentar as ofertas em outras plataformas, certamente tem seu lugar. A transmissão no Instagram é tão simples quanto tocar no ícone da câmera no canto superior esquerdo na janela principal.
Os feeds são gravados e publicados como Stories e desaparecem após 24 horas, tornando-os ideais para algumas situações. Você pode, por exemplo, transmitir para o seu público-alvo conversando durante o processo de configuração do seu equipamento, antes de passar para um dos outros canais para a transmissão “de verdade.”
Cada um dos métodos acima possui elementos positivos e negativos. Nosso conselho? Não sinta que precisa se ater a uma plataforma. O Facebook é naturalmente voltado para servir uma base de fãs existente, enquanto o Twitch pode ajudá-lo a criar uma nova. Mais importante, sem dúvida, onde você transmite é como você transmite. Vejamos algumas das melhores práticas para quem é novo neste meio.
4 dicas para conseguir a transmissão ideal
1. Configuração
Antes de apertar o botão para “ir ao vivo”, convém garantir que seu sistema de streaming, seja móvel, portátil ou desktop, esteja otimizado e pronto. Algumas boas dicas para começar incluem colocar as notificações no seu dispositivo móvel em silêncio ou fechar aplicativos inativos no seu computador. Isso libera um valioso poder de processamento e garante que não haja interrupções desconfortáveis na sua transmissão. Uma conexão de banda larga boa e sólida também é essencial.
2. Atuar na frente da câmera
Embora possa parecer estranho no começo, você deve pensar nas lentes da câmera como o foco de sua atenção. Já vimos transmissões ao vivo antes, onde parece quase que você está olhando através de uma janela e, embora isso ocorra, nem sempre é a coisa mais atraente para os espectadores. Lembre-se de que seu público-alvo pode estar do outro lado do mundo e precisa criar um vínculo com eles por meio da interação direta.
3. Obtenha o som certo
Pode parecer óbvio para um músico, mas é essencial ter um sinal de áudio de alta qualidade. Aqui estão algumas opções para adicionar seu áudio ao streaming, mas como princípio geral, tente garantir que o sinal esteja limpo, equilibrado e sem pico. Se você possui o equipamento para usar entradas diretas, por meio de uma interface de áudio ou da entrada de microfone da sua câmera, use-as. Os smartphones são coisas maravilhosas, mas não são voltados para filmagens de ensaios de banda completa com áudio cristalino.
4. Composição
Os cinegrafistas sabem que o que acontece ao redor do tema de um filme é tão importante quanto o próprio assunto. Reserve um tempo para avaliar a cena que você mostrará aos espectadores e arrumá-la de acordo. Um elemento básico de transmissão moderno envolve a decoração de um espaço com iluminação RGB e outros elementos para adicionar cor e interesse a uma cena.
Você deseja que os espectadores queiram estar na sala com você, portanto, crie um ambiente visualmente atraente para eles. Além disso, considere onde as pessoas assistirão à sua transmissão; se você estiver gravando para a sessão do Instagram no modo retrato, para todo o resto o modo paisagem é o caminho a percorrer. E, claro, iluminação: verifique se o espaço de transmissão está bem iluminado e se os espectadores podem realmente ver o que você está fazendo. Essa é a ideia, certo?
Guia do comprador para transmissão ao vivo
Para orientá-lo na direção certa, temos alguns kits essenciais para ajudar a fazer suas transmissões com a melhor aparência e som possível.
1. Essencial para iniciantes
Roland Go:Mixer Pro
- Mixer Pro
- Projetado para uso com smartphones
- Alimentado por telefone
- Integração ergonômica
- Nove entradas separadas
Se você planeja usar um smartphone como seu principal dispositivo de streaming, o Roland Go:Mixer Pro é uma ferramenta útil que permite conectar até nove entradas separadas e misturá-las de acordo. Isso inclui microfones, guitarras e entradas de nível de linha, o que significa que você pode transmitir performances de banda completa com facilidade. O Go:Mixer também funciona com a energia do seu telefone e ainda possui um espaço dedicado para mantê-lo no lugar enquanto você estiver ao vivo.
Logitech C922X
- Webcam especializada
- Otimizada para streaming
- Foco automático ágil
- Amplo ângulo de visão
Para usuários de laptop e desktop que desejam melhorar o visual das coisas, recomendamos a webcam Logitech C2922x. Esta webcam especializada foi especificamente otimizada para uso em streaming e oferece foco automático ágil e um amplo ângulo de visão.
Microfone USB Blue Yeti
- Quatro entradas
- Versátil
- Grande melhoria no microfone embutido do telefone
Outro item básico na cena de streaming, o microfone USB Blue Yeti oferece uma grande melhoria nos microfones embutidos que você encontrará em um telefone ou câmera. Vemos que eles estão sendo muito usados por artistas cantores e compositores em suas sessões de streaming, usando os quatro padrões de captação disponíveis para atender a diferentes aplicações, como vocais, instrumentos e fala.
2. Artistas experimentados
GoPro HERO8
- Design sem moldura
- Excelente estabilização de imagem disponível
- Robusto no extremo
- 4k
Enquanto as câmeras de ação são usadas mais em aplicações esportivas, a GoPro HERO8 também possui a capacidade de transmitir diretamente em HD, além de gravar vídeo em resolução 4K. É pequena o suficiente para ser discreta, mas produz uma imagem de excelente qualidade e é ideal para fazer parte de uma configuração de várias câmeras.
Presonus Studio 1810c
- 8 entradas
- App Universal Control, que permite áudio “loopback”
- Som de qualidade profissional
Para dar ao seu áudio uma vantagem profissional e muita flexibilidade, uma interface de áudio USB de boa qualidade é essencial. A Presonus Studio 1810c possui um total de 8 entradas disponíveis, o que significa que configurações completas de microfones podem transmitir com nitidez excepcional. Outro benefício da Presonus é o aplicativo Universal Control incluído, que permite o áudio “loopback”. Se você é um usuário de PC, isso é essencial devido a problemas com drivers ASIO e roteamento de áudio interno. A Presonus resolve esse problema instantaneamente.
Kit de iluminação LED Neewer
- Fácil de montar e desmontar
- Regulável
- Funciona a pilhas
- Leve (em questão de peso, queremos dizer!)
Existem muitos métodos diferentes para garantir que sua cena esteja bem iluminada, mas optamos por um kit LED Neewer com duas poderosas luzes LED que podem ser reduzidas para alcançar o equilíbrio perfeito. Como alternativa, para streamers individuais, um anel de luz à sua frente garantirá que seu rosto esteja limpo e sem sombras.
*Autor: Chris Corfield. Matéria postada originalmente no MusicRadar
Tradução e adaptação de texto: Música & Mercado