A atacadista e distribuidora Caballero Music começou suas atividades em 2009 em Porto Alegre (RS), visando ter o melhor relacionamento com as pequenas lojas por meio de serviços diferenciados
Após 25 anos atuando no mercado de instrumentos musicais e áudio, com trabalhos em vendas, compras e gestão de negócios, e visualizando a grande deficiência de atacadistas do ramo, Dalton Guerra, proprietário, sentiu que o mercado necessitava de um recomeço no atacado com uma nova visão.
“A nova visão que eu tinha em mente consiste em distribuir os produtos em pequenas quantidades, sem quantidade mínima, e atender os lojistas com agilidade de entrega tendo em vista a antecipação do imposto da Substituição Tributária, já que os importadores não teriam como atender tão rapidamente, pois o lojista quer dividir os pedidos em mais vezes”, disse Dalton.
Hoje, a empresa Caballero Music está voltada a atender o pequeno lojista, aquele que necessita efetuar uma compra de diversas marcas sem a necessidade de desembolsar altos valores para poder alcançar um determinado desconto, a fim de conseguir concorrer com grandes empresas ou magazines.
Facilitando os pedidos
Como parte da estratégia, nos últimos seis anos a empresa focou em fazer com que o cliente começasse a se relacionar o máximo possível por meio da tecnologia disponível, trabalhando muito diretamente com o lojista através de redes sociais, e-mails, malas-diretas, contato telefônico, folders, catálogos impresso e virtual e pós-vendas.
A ajuda desses meios é percebida principalmente no momento de fazer os pedidos. “A maioria das empresas (importadoras e fábricas) ainda trabalhava muito com o corpo a corpo, usando a figura do representante. No início foi muito complicado, pela deficiência de algumas lojas com seus sistemas não atualizados, mas hoje 90% dos pedidos solicitados são direcionados diretamente aos nossos vendedores internos e não ao representante. Mesmo assim o representante segue recebendo sua comissão, tendo a responsabilidade principal de visitar o lojista e nos posicionar sobre sua situação e necessidades”, comentou.
Lojas e tributos
Atualmente a Caballero Music trabalha com uma carteira de 186 lojistas. Muitos deles estão no Rio Grande do Sul, mas a empresa também tem clientes em outros Estados, embora nesse caso estejam atravessando uma situação adversa em relação a preços dos produtos e envios.
“Nosso grande problema está relacionado à Substituição Tributária, pois quando compramos um produto de outro Estado pagamos a ST, e quando vamos mandar para outro Estado o lojista tem de pagar novamente esse imposto, bitributando o produto. Assim nosso preço não se torna tão atrativo ao lojista de fora do Estado. O que nos ajuda é o mix de produtos, pois trabalhamos com itens indispensáveis a qualquer loja”, explicou o proprietário.
Olho no preço
A empresa trabalha tanto com marcas reconhecidas como com outras menos populares, oferecendo possibilidades de compra segundo o bolso do cliente. Como tendência principal no momento da compra, Dalton destacou o preço em primeiro lugar. “O preço é o que as lojas olham primeiro, mas, para quem procura a distribuidora, em segundo plano vêm as marcas reconhecidas e a agilidade na entrega. Mesmo assim, tenho de reconhecer que as marcas alternativas abrem possibilidades de venda no momento da falta no mercado de marcas reconhecidas”, concluiu.