Audio Profissional
Argentina: Estádio Más Monumental moderniza áudio com Electro-Voice
Arena de Buenos Aires recebeu caixas da Electro-Voice, amplificadores da Dynacord e sistema de sonorização e alarme por voz.
O estádio Más Monumental, em Buenos Aires, concluiu uma modernização completa do sistema de áudio com equipamentos da Electro-Voice e da Dynacord para atender aos requisitos necessários à realização de jogos da Copa do Mundo de 2030, segundo a fabricante. O projeto também incluiu uma solução Praesensa de sonorização e alarme por voz, voltada a funções de segurança e evacuação.
Com capacidade para mais de 85 mil pessoas, o estádio é o maior da América do Sul e recebe os jogos do River Plate e da seleção argentina. Além do futebol, a arena também abriga partidas de rúgbi, shows e eventos corporativos. Ao todo, são cerca de 500 atividades por ano.


A atualização foi feita depois de décadas sem uma grande renovação no sistema de som. Segundo Maximiliano Valverde, gerente de áudio do River Plate, a estrutura anterior estava obsoleta e já não havia peças de reposição para manutenção.
A solução foi desenvolvida em parceria com a ARS Technologies, representante local da Electro-Voice e da Dynacord. De acordo com a empresa, o sistema principal do estádio reúne 46 alto-falantes EVH-1152, oito unidades EVF-1122D e 49 modelos EVC-1122. O projeto também incluiu mais de 100 sistemas EVID-S em áreas de circulação e hospitalidade.


A amplificação ficou a cargo de seis equipamentos IPX5:4 e quatro IPX10:8, da Dynacord, com potência máxima total de 70 mil watts. O controle é feito pelo software SONICUE, enquanto a plataforma Praesensa completa a estrutura de avisos e segurança.
Segundo Valverde, o novo sistema permitiu padronizar a cobertura sonora em todo o estádio. A empresa afirma que o resultado foi um som mais claro e inteligível em todos os setores da arena.
-
Lojistahá 3 semanasMargem mostra quais vendas sustentam a loja — e quais só ocupam caixa
-
Empresashá 2 semanasNative Instruments é vendida à inMusic e setor de music tech vira disputa de duas casas
-
Guitarrahá 4 semanasArmadillo vence ação sobre Dean nos EUA
-
Music Businesshá 4 semanasSony Music Brasil anuncia Taisa Rennó como diretora de A&R
-
Bateriashá 4 semanasLudwig relança bateria Stainless Steel
-
Eventoshá 4 semanasFestival Salvador Jazz anuncia edição de 2026
-
Music Businesshá 4 semanasDeezer diz que 44% dos novos envios já são IA
-
Instrumentos de Soprohá 4 semanasJupiter amplia tour virtual de fábrica