Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

3 lançamentos da Harman disponíveis no mercado brasileiro em janeiro

A Harman está disponibilizando três dos seus mais recentes lançamentos no mercado brasileiro. São eles o microfone USB Lyra da AKG e os sistemas EON ONE Compact e IRX da JBL. Vamos conhecê-los? 

Com esses três produtos, a Harman pretende oferecer qualidade de áudio para os profissionais, mas também tornar essa qualidade acessível para quem não tem grande conhecimento em áudio e mesmo assim deseja utilizar um produto de alto nível.

Lyra, da AKG

Para quem quiser fazer podcasts, vídeos, live streaming ou gravação, o microfone USB multimodo ultra HD Lyra da AKG pode ser uma boa opção, levando a qualidade e a experiência da marca em estúdio agora para novas aplicações mais casuais.

Este modelo vem com um sistema de quatro cápsulas condensadoras que permite quatro modos de captura selecionáveis fáceis de utilizar (frontal, frontal e traseiro, estéreo restrito e estéreo amplo). Um grande diferencial, se comparado com outros microfones do mesmo tipo, é sua alta resolução de audio de 24-bit/192kHz o que garante uma captação detalhada da voz, instrumentos musicais e externa, além de funcionar como uma interface possibilitando gravar conteúdos de áudio em um home studio.

Além disso, sua configuração plug-and-play é simples e sua operação é intuitiva, com suporte para Mac e PC, além de tablets e celulares iOS e Android, uma característica muito legal para quem quiser capturar som em exteriores usando só o smartphone, mantendo a qualidade de áudio 4K.

“Por ser um microfone condensador, ele é muito sensível. Ele capta muito mais os detalhes e aí vem o valor do Lyra: ele quebra um pouco o paradigma de que as pessoas pensam que o microfone USB pode ser fácil de instalar, mas não tem a qualidade do microfone de estúdio. O Lyra traz isso para o consumidor”, explicou Richard Powell, especialista de produto da Harman. “Você não precisa ir a um estúdio, não precisa ter uma mesa de som, simplesmente vai colocá-lo na porta do computador e ele vai captar e transmitir um áudio de alta qualidade.”

O Lyra não foi feito só para gravar voz — também pode ser usado para captar ambientes externos, por exemplo, para gravar as ondas do mar em uma praia e, claro, é possível gravar instrumentos musicais. “Essas quatro cápsulas combinadas com o seletor de padrões vão ajudar o microfone a entender qual é a melhor maneira de captar as fontes sonoras. Se eu estou em uma reunião e você estiver na minha frente, posso escolher a função Front/Back (frontal e traseiro) para poder captar as duas vozes. Essa é a magia das quatro formas de captura”, adicionou Richard.

Ao falarmos de estética, podemos destacar um design especial que mistura elementos modernos com estilo vintage, o que fornece um look legal para ser visto em vídeos, por exemplo.

 

 

EON ONE Compact, da JBL

O segundo produto disponível no mercado local é o sistema de PA EON ONE Compact, da JBL. Ele é multifuncional, compacto e recarregável, ideal para cantores/compositores, DJs, apresentadores, instrutores de ginástica ou até para apenas desfrutar de um ótimo som.

Ele faz uma ponte entre o equipamento para uso profissional e para uso lifestyle, satisfazendo necessidades no segmento prosumer, para usuários que não usam a caixa em nível profissional, mas como hobby. “Todas as características na Compact foram pensadas nos usuários profissionais que precisam de portabilidade, mas também nos usuários hobbistas que precisam de qualidade de áudio, por exemplo para karaokê, com recursos exclusivos por meio de um app no seu smartphone ou tablet e uma bateria que pode ser substituída facilmente sem o uso de ferramentas. Você pode ter mais do que só uma batería — pode levar todas carregadas para um ambiente que não tenha energia elétrica e fazer a substituição para usar pelo tempo que precise”, explicou Adilson Silva, especialista de produto da Harman.

Esse sistema vem equipado com um alto-falante profissional que pode gerar frequências a partir de 37,5 Hz, um mixer de quatro canais completo, controle por Bluetooth e a bateria recarregável que pode durar até 12 horas, tudo isso com apenas 8 quilos que pode ser transportado facilmente. Além disso, traz efeitos e pré-configurações premium que podem ser customizados diretamente pelo celular ou tablet, utilizando o aplicativo de controle JBL EON ONE Compact, desenvolvido para ser utilizado de forma fácil e intuitiva.

O Bluetooth permite sincronizar e controlar até quatro unidades por uma única fonte, quando é realizado streaming de música.

Uma característica importante é o recurso de Music Ducking, criado pela Soundcraft, que abaixa o volume da música automaticamente quando a fala é detectada. Até então, essa tecnologia só havia sido usada nos grandes consoles da marca para shows, mas agora está sendo disponibilizada dentro desta caixa compacta com a finalidade de deixar a voz mais clara durante uma apresentação ou instruções, no caso de uma aula de ginástica, por exemplo, para não ser sobreposta com a música.

É um sistema de PA líder na categoria em pressão sonora e resposta de graves, com a facilidade de substituir a bateria de até 12 horas caso seja necessário, ou até ligar a caixa à tomada para recarregá-la durante o uso.

Falando sobre conectividade, a caixa vem equipada com duas entradas combo XLR/TRS com Phantom Power para microfones de condensador, uma entrada de ¼” para violão de alta impedância e uma entrada de ⅛” para dispositivos, além do streaming por Bluetooth. Também encontramos uma saída integrada para fone de ouvido, que pode ser usada em ensaios ou soundchecks, suporte para tablet com duas portas USB para recarregar dispositivos móveis, mais uma conexão de ¼” para outras unidades.

 

Linha IRX, da JBL

Finalmente, a terceira novidade é a linha IRX, composta por duas caixas de som ativas portáteis: IRX108BT de 8” e IRX112BT de 12”; disponíveis em versões de 220 V ou 127 V, ambos modelos possuem Bluetooth 5.0. 

Apesar de seu tamanho compacto e leve, as caixas oferecem qualidade profissional com resposta de frequência de 54 a 20 kHz, em um design inovador na categoria. 

As caixas oferecem quatro pré-configurações de EQ selecionáveis mais o Bass Boost que facilitam o ajuste da caixa para diversas aplicações. O sistema vem equipado com a supressão automática de feedback da dbx, que permite aumentar o volume com segurança e sem a presença de feedback.

“Essa tecnologia, chamada de Feedback Supression, é exclusiva também nesse segmento. Quando as pessoas ficam muito próximas da caixa com um microfone e não têm muito conhecimento técnico, acontece uma realimentação (um feedback), mas habilitando o recurso AFS — ou Feedback Supression —, a caixa elimina automaticamente essa realimentação que popularmente é conhecido como microfonia”, explicou Adilson Silva.

Assim, é possível reproduzir músicas, trilhas sonoras e faixas de fundo, com streaming de áudio via Bluetooth 5, e garantir que a voz se sobreponha à música de fundo com auxílio do Music ducking por um simples toque.

Duas entradas combo para instrumentos ou microfones e uma saída de loop-XLR complementam o sistema, que também vem com posição de monitor através de alças ergonômicas exclusivas com dupla finalidade.

Com o menor peso da categoria e a maior pressão sonora, artistas, produtores de conteúdo, instrutores de ginástica e apresentadores podem ser beneficiados com a linha IRX.

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart