Audio Profissional
Grandes eventos: Conectando várias bandas num único palco
Publicado
8 anos agoon
Como será que as locadoras estão ligando várias bandas em grandes festivais de música? E como será que eles fazem a montagem e a desmontagem delas no show em poucos minutos? Como fazem para passar som?
Nesta publicação, vou te falar alguns procedimentos que são usados para ter o melhor resultado. Antes de ligar várias bandas, ou seja, antes de colocar a mão nos cabos, é desenvolvido uma metodologia do que vai ser feito no processo de planejamento.
Ainda lá, nas reuniões, para decidir sobe o evento, é analisado as bandas, suas necessidades (riders) e a melhor forma para o atendimento. Neste momento, tudo é levado em consideração. Por exemplo, o tamanho quanto altura e largura é muito importante para decidir o praticável.
Nisto é avaliado a movimentação de entrada e saída no palco. Já que o trânsito pode esbarrar em alguma cenografia derrubando algo. Ou ter que passar por cima de algum desnível que realmente seja transtorno à entrada ou saída.
[button link=”https://musicaemercado.org/assine-musica-mercado/” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Receba Música & Mercado em seu WhatsApp. Cadastre-se![/button]
Também é pensado no espaço onde serão colocados após a passagem de som e como ficará a organização, por onde entra e sai neste espaço e no palco. E tem festival que até o posicionamento no enquadramento na TV pode ser ponto para decisão.
São nestas reuniões que se decide o equipamento que será colocado para atendimento. Em muitos festivais, isto é feito com muitos equipamentos para serem escolhidos pelos técnicos e, em outros, somente um pedido no rider é atendido. E é aí que a dor de cabeça aumenta, pois como deixar pronto várias bandas para que a troca delas no palco seja de forma rápida e precisa?
Ligando várias bandas no multicabo
Para estes eventos é utilizado um multicabo, ou vários, do tipo multipino. Que é daquele que você desconecta o cabo da caixa de conexão. E neste caso, não é só o da caixa grande (stagebox com splliters) que divide o sinal para as mesas da frente (PA), do palco (Monitor), da gravação e/ou TV.

Stagebox com splliters (medusa com pernas pra duas mesa)
Também as pequenas caixas de distribuição (subsnake), que em média tem 12 vias, que ficam próximas aos instrumentos e levam o sinal para o stagebox. Se todas as bandas usassem os mesmos canais nas mesmas posições, seria só desconectar o subsnake de uma bateria e ligar na outra.
Mas como isto não ocorre, cada banda tem sua particularidade, ao ter várias stagebox com os cabos em multipino, a história é muito facilitada.
Entrando e saindo prontas do palco
Imagina aí, cada banda já ficar com cabeamento, pedestal e microfones conectados e prontos. Elas entrando ou saindo do palco assim, chegando e só ligando os multipinos dos subsnakes conforme cores e números.
Stagebox com splliters também é conhecido como medusa. Quando se usa um só, acaba que é preciso ficar trocando as conexões, recebidas pelos subsnakes, para colocar cada canal conforme a sequência que a banda pede.
Existe um risco muito grande de algum cabo estragar neste manejo, onde o mais comum é o fio romper na solda. Aí, para evitar estes problemas, grandes festivais usam várias medusas (stagebox com splliters). Estas várias meduas (stagebox) tem splliters em multipino também. É um conector bruto de grande, que solta cabos com mais de 160 condutores internamente. Ou seja, com mais de 54 canais em um único cabo, que vai cada um para uma mesa.
E como é na outra ponta, lá na mesa?
Ligando várias bandas em várias mesas de som
Como as coisas são megas em grande eventos, os locadores cumprem os riders, atendendo as necessidades conforme são pedidas (e claro, cobrando por isto). Algumas vezes, usam vários do mesmo modelo, para adiantar para os profissionais as configurações e checagens quanto a atração que estes técnicos atendem.
E como eles deixam todas estas bandas ligadas ao mesmo tempo? Alguns locadores preferem usar multipino para que o cabo do splliter entre direto pra mesa. Já outros preferem não ficar arriscando desconectar de uma pra outra e deixa vários cabos passados e a troca só sendo feita lá no palco, no stagebox (medusa).
Assim, várias mesas de modelos diferentes, ou não, são interligadas ao stagebox da que sua atração vai estar usando de forma muito rápida e simples. Inclusive, tem uma pequena mesa de som para receber os sinais de DJ, locutor, apresentador ou qualquer outra coisa a parte das apresentações.
Com ela, os sinais ficam facilmente em uso, sem a dor de cabeça de mudança de cenas ou dependência do favor do operador da banda. E a saída destas várias mesas, como são ligadas para o processamento, se serão vários LR saindo delas?
Conectando as mesas no processamento
Grandes locadores acaba não usando uma mesa de som como master. O que seria usar uma mesa de som para receber o som de todas e delas ir para o processamento (processadores). Existem equipamentos que fazem troca A/B entre duas mesas com bastante qualidade e existem os splliters que funcionam como matrizes que fazem recebimentos de vários sinais e enviam para vários sinais.
Um exemplo: Se o recebimento no processador é só de L/R e forem usadas quatro mesas, então, é só configurar o splliter.
Usa ele como duas entradas de cada mesa para duas saídas, comutando entre elas quando cada banda for se apresentar. E quando o operador prefere ter o controle do sub, ou de outra via, fora do controle do L/R? Também se torna simples, pois é só criar uma nova rota neste matrix, de recebimento de sinais dos consoles para o processamento.

Multivia multipino para entrar em mesas de som
Passagem de som de várias bandas
Festivais sérios ($$$) exigem passagem de som, não é este negócio da ‘banda chegar na hora e sair tocando‘. Não tem 10 minutos de alô som, muita microfonia e desrespeito com público. Nestes festivais, os locadores colocam duas ou mais equipes para atendimento. Uma faz o atendimento da passagem de som e a outra faz o atendimento no valendo da apresentação.
Como falei, as coisas são sérias, bem feitas, bem documentadas e com vários investimentos ($$$). Os profissionais cumprem uma metodologia para que o posterior técnico (do valendo) possa dar continuidade de forma perfeita ao atendimento do anterior.
Não é uma coisa que só fica na cabeça de uma pessoa e a outra tem que tentar adivinhar. Inclusive, não tem o faz tudo, são especialistas em áreas.
Ligando as bandas
Imagina se o especialista que ficará responsável pelas ligações do stagebox (medusa) também tem que ficar aumentando ou abaixando DJ? Não tem como, ele tem planilha que é estudada junto ao outro companheiro para que seja sincronizado os passos.
Eles definem o que vão fazer pra passagem de som e pro valendo de cada atração. Qualquer coisa que vá surgir de surpresas, é tratado como surpresa. Inclusive, pontuado assim em suas planilhas, pois fazer o patch é uma coisa séria.
Se na hora do valendo o bumbo chega no canal da voz, lascou tudo. Num tanto de conexões, que foi feito na passagem de som, se perde muito tempo para encontrar o que foi conectado aonde. É importantíssimo uma metodologia de trabalho. Quando estou como o cara do patch (patchman), e estou ligando várias bandas, tem dado certo fazer marcações com cores, números e letras.

Desenho de um palco básico de um festival
Quer falar algo? Fale, comente, pergunte. O espaço abaixo é seu.
Você pode gostar
-
Formatos de arquivos de áudio e conversão sem perda de qualidade
-
Como criar eventos (workshops, clínicas musicais) para atrair novos clientes
-
Prolight + Sound Guangzhou 2025 encerra com presença internacional recorde
-
Espanha: Discoteca Big Ben reabre as portas com sistema de som Voice-Acoustic
-
Audient iD48: Nova interface de áudio de 8 canais
-
Áudio: Por que ir além do básico em suas mixagens?
Audio Profissional
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
Publicado
2 dias agoon
13/02/2026
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária Série 4000.
O modelo amplia o conceito da ORIGIN original e passa a oferecer, pela primeira vez, processamento de dinâmica completo da Série E em todos os canais, reforçando o DNA sonoro que consagrou a marca.
Desenvolvida para ser o centro criativo de estúdios modernos, a ORIGIN EVO mantém um caminho de sinal totalmente analógico, combinado a fluxos de trabalho híbridos preparados para integração com DAWs. Cada canal traz pré-amplificadores PureDrive, o clássico EQ E Series 242 “Black Knob”, filtros passa-altas e passa-baixas, além de compressor e gate baseados nos circuitos originais da 4000 E.


Disponível em versões de 16 ou 32 canais, a console pode chegar a 88 entradas na mixagem, contando ainda com um bus master de alto headroom e um Bus Compressor aprimorado, preservando o tradicional “glue” da SSL com recursos adicionais para produções atuais.
A ORIGIN EVO também se destaca pela seção central modular, pensada para estúdios híbridos e ambientes educacionais, permitindo fácil integração de controladores externos e equipamentos outboard. A SSL confirmou ainda a disponibilidade de kits de upgrade para usuários da ORIGIN, tornando a atualização gradual e acessível.
Audio Profissional
aeris group é nomeado Dante Certified Trainer para a América Latina
Publicado
3 dias agoon
12/02/2026
O aeris group anunciou oficialmente sua nomeação como Dante Certified Trainer para a América Latina, por meio de seus especialistas em Pro Audio Diego Cárdenas e Israel Moncayo.
A designação fortalece a parceria estratégica com a Dante, plataforma líder mundial em áudio e vídeo sobre IP, e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento técnico e a profissionalização do ecossistema Pro AV na região.
O reconhecimento destaca a experiência técnica, a capacidade de formação e o profundo conhecimento do mercado latino-americano por parte da aeris group. A partir deste acordo, a empresa passa a oferecer programas oficiais de treinamento focados na adoção do Dante, abrangendo o projeto, a implementação e a operação de sistemas de áudio e vídeo em rede para os mercados de integração profissional, broadcast e live sound.
Como parte da aliança, Dante e aeris group estão desenvolvendo uma agenda conjunta de atividades técnicas, programas de capacitação especializada e workshops presenciais, que serão anunciados em breve. As ações incluem uma turnê por diversos países da América Latina, com o objetivo de aproximar a formação oficial Dante das principais comunidades profissionais do setor Pro AV na região.
“A América Latina é uma região estratégica para o crescimento do áudio e vídeo sobre IP. A nomeação da aeris group como Dante Certified Trainer reflete seu sólido conhecimento técnico, o forte foco em educação e a capacidade de conectar a tecnologia às necessidades reais do mercado regional”, afirmou Alejandro Peralta, Technical Training Manager da Audinate.
Para Diego Cárdenas, CEO da aeris group, a colaboração representa um avanço importante para o setor: “Este reconhecimento fortalece nossa missão de elevar os padrões técnicos da indústria Pro AV na América Latina. Junto ao Dante, estamos construindo um programa de formação que vai além da transferência de conhecimento, promovendo a adoção correta do áudio e vídeo em rede por meio de experiências reais, treinamentos práticos e uma turnê regional que será anunciada em breve.”
A aeris group e o Dante convidam integradores de sistemas, engenheiros, projetistas e consultores AV a realizarem a pré-inscrição nos cursos e programas oficiais de capacitação que acontecerão em diferentes países da América Latina. A pré-inscrição garante acesso antecipado a informações sobre datas, cidades, conteúdos e formatos dos treinamentos.
Os interessados podem se cadastrar em www.aerislatam.com/dante para receber atualizações e acesso exclusivo aos treinamentos Dante na América Latina.
Audio Profissional
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Publicado
1 semana agoon
06/02/2026
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais.
A RCF anunciou o lançamento da nova série EVOX J, uma família de sistemas de coluna ativos baseada em um projeto eletroacústico real de 3 vias, nova plataforma de amplificação e foco em maior headroom, clareza sonora e praticidade de uso. A linha está disponível nas cores preta e branca.
A EVOX J é resultado de mais de dez anos de experiência da RCF com a série EVOX em aplicações de DJ, eventos ao vivo e locação. O sistema traz um motor de agudos com driver de compressão de 1,75” em neodímio, carregado pela guia de ondas True Resistive Waveguide (TRW), que garante cobertura constante de 120° × 40° com resposta mais suave e natural.

A seção de médios utiliza um array de transdutores de 3” em neodímio, integrados ao sistema de agudos para manter a sensação de fonte pontual, enquanto os graves ficam por conta de um woofer de 12” em gabinete bass-reflex.
A amplificação Classe D entrega 2100 W nos modelos J9 e JMIX9 e 3500 W no J11, com processamento que inclui FiRPHASE, Bass Motion Control e sistemas de proteção.
A família inclui:
- EVOX J9: até 130 dB SPL, 2100 W, 6 × 3” nos médios e três presets de EQ.
- EVOX JMIX9: mesma base acústica do J9, mas com mixer digital de 8 canais integrado, tela colorida, Bluetooth, efeitos e controle por aplicativo.
- EVOX J11: até 132 dB SPL, 3500 W, 12 × 3” nos médios, quatro presets de EQ e conector PowerCON TRUE1-TOP para aplicações mais exigentes.
Para reforço de graves, os sistemas EVOX J podem ser combinados com subwoofers RCF compatíveis usando presets de integração ACE.
Áudio
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária...
aeris group é nomeado Dante Certified Trainer para a América Latina
O aeris group anunciou oficialmente sua nomeação como Dante Certified Trainer para a América Latina, por meio de seus especialistas...
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais. A...
Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo
A Ovy Ayvu vem se consolidando como um novo agente de fortalecimento da cena musical independente paulistana ao oferecer, de...
Monitor principal 8380A para estúdios de alto desempenho da Genelec
Modelo de três vias passa a integrar a família “The Main Ones” e é voltado a salas de controle de...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Audio Profissional3 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Estruturas4 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Guitarra3 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoO uso do órgão Hammond no Brasil
-
Empresas4 semanas agoGB Musical anuncia Alexandre Nascimento como novo Head de Vendas
-
Music Business4 semanas agoMoises lança AI Studio, plataforma de IA que gera instrumentais adaptados à criação do artista
-
Interface4 semanas agoNAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
-
Empresas4 semanas agoFintech voltada a músicos, Tune.Bank vence prêmio de “Fintech do Ano”






