Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Tendências tecnológicas no varejo em 2023

Execução 4.0, uso de dados, automação e robótica são apenas algumas das tecnologias que terão prioridade entre as escolhas dos empresários neste ano.

O ano de 2022 foi marcado pelo investimento em tecnologia: de ferramentas simples que auxiliam a gestão e operação das empresas até as novas possibilidades trazidas pelo metaverso, soluções tecnológicas têm acelerado a inovação no mundo todo. Em 2023 não será diferente: 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses, de acordo com uma pesquisa do Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA.

Ouvimos a opinião de especialistas na área de tecnologia para apontar quais soluções e inovações deverão ser destaque no varejo em 2023. Confira a seguir as principais tendências:

Execução 4.0 e o uso de dados 

Pedro Galoppini, CPO da Involves, afirma que o uso de dados na relação entre varejo e indústria será cada vez mais avançado em 2023.  Informações coletadas em pontos de venda, como lojas físicas e supermercados, ajudam a indústria a repensar produção e distribuição de produtos, que será cada vez mais personalizada conforme o público-alvo, evitando desperdícios ou falta de itens em estoque. Para Galoppini, o varejo precisa caminhar para uma  transição no conceito de Execução 4.0, que demonstra o papel cada vez mais estratégico na tomada de decisão baseada em dados. A nova tendência de execução nos pontos de venda está conectada à inteligência artificial que gera informações mais precisas tanto aos lojistas quanto à indústria. “O tema da Execução 4.0 está em conectar a um nível de dados e inteligência artificial a indústria e o varejo. Só assim os dois vão conseguir atuar juntos para atacar os problemas que ambos sofrem”, explica o CPO da empresa que  desenvolve plataformas  de inteligência artificial que impulsionam os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda.

Automação e robótica na cadeia de suprimentos

A corrida por mais velocidade e acuracidade nas operações do varejo exige investimento em tecnologia nos armazéns. Segundo Marco Beczkowski, diretor de vendas e CS da Manhattan Associates, multinacional líder em tecnologia para a cadeia de suprimentos, o ano de 2023 será marcado por uma aceleração significativa do uso de automação e robótica. “Embora não esperemos que os robôs substituam os humanos nos principais papéis da cadeia de suprimentos, veremos um progresso maior na colaboração entre homem e máquina à medida que mais robôs forem desenvolvidos para complementar a força de trabalho humana assumindo tarefas mundanas e repetitivas”, explica. A automação e a robótica têm sido temas de grande interesse para os varejistas, mas muitos não iniciaram a sua utilização devido a desafios de recursos dos fornecedores. “Vemos essas restrições diminuindo e o crescimento do modelo Robots as a Service provavelmente aumentará em popularidade em 2023, à medida que os varejistas “alcançam” suas estratégias de automação. 

Inteligência artificial no e-commerce

Em 2023, a comunicação personalizada será cada vez mais importante para quem vende online. Segundo Pedro Paranhos, gerente de marketing da edrone, a tendência no e-commerce é o aumento do uso de ferramentas de inteligência artificial para automatizar a operação. “A IA agiliza a adaptação a novas tecnologias de forma rápida e escalável. Desde pequenas a grandes lojas virtuais devem se adaptar à tecnologia, cujo principal benefício é personalizar cada vez mais a jornada de compra e a experiência do cliente. Esse é um diferencial importante quando percebemos um mercado em retração, pois a personalização ajuda a fidelizar clientes, o que se torna mais barato do que tentar conquistar novos compradores’, explica Pedro. Segundo ele, entre as funcionalidades, está a Marketing Machine, que usa algoritmos para recomendar produtos para os clientes, contribuindo em estratégias de cross-selling e up-selling para e-commerce.  

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart