Audio Profissional
Templo dos Instrumentos de cara nova
Publicado
6 anos agoon
Criada por Nildo dos Santos, a empresa entra em período de sucessão para João Amorim dos Santos, que tem como objetivo perpetuar os negócios das marcas Kadosh, Gonzalez, Karpius e Keypower.
A importadora Templo dos Instrumentos foi fundada em 2009, com o nascimento da Kadosh, marca reconhecida no mercado brasileiro e presente em uma grande quantidade de lojas em todo o País.
“Tudo começou quando o meu pai, Givanildo Dias, que na época tinha uma loja de áudio e instrumentos musicais, decidiu ir para a China em busca de um novo desafio. Mesmo sem saber falar inglês e em condições um tanto precárias, ele foi mesmo assim, na cara e na coragem”, conta João Amorim dos Santos, atual diretor da Templo dos Instrumentos. “Depois de muito sufoco e muita mímica para conseguir se comunicar com os fornecedores de lá, ele conseguiu trazer o seu primeiro contêiner para o Brasil. Quando esse contêiner chegou, não tínhamos nem lugar para estocar a mercadoria. As primeiras fotos dos microfones da Kadosh foram tiradas na cozinha da casa de um ex-representante que faz parte da família Kadosh até hoje. Depois de virar uma noite tirando fotos com a câmera do vizinho para montar o primeiro catálogo da marca, no dia seguinte eles foram para a rua vender os nossos microfones. A partir daí a marca Kadosh foi introduzida no mercado e, após vários anos de muita luta, conseguiu chegar aonde está hoje, sendo hoje uma das marcas nacionais de microfone mais reconhecidas no segmento de áudio brasileiro por sua qualidade e custo-benefício.”
Assim começou a história, com determinação, foco e vontade de fazer as coisas bem para oferecer linhas de produtos diferenciadas ao mercado local.
Cabe destacar que João assumiu a direção da empresa no ano passado e é o diretor mais novo do nosso segmento, com apenas 19 anos, mas preparação suficiente e ideias renovadas para levar a companhia ao próximo patamar.
A seguir, João e Alexandre Barros, gerente de vendas da Templo dos Instrumentos, contam mais sobre o passado, presente e futuro da empresa.
M&M: João, como você se preparou para se tornar hoje o diretor da Templo dos Instrumentos?
João: Minha preparação começou muito cedo. Desde os meus 12 anos, meu pai me levava para a loja depois da aula. Minhas férias na escola foram sempre dentro da loja, ajudando nas vendas e aprendendo como tudo funcionava. Meu pai sempre foi um mentor para mim, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Eu o acompanhava para cima e para baixo, enquanto ele me ensinava tudo o que eu precisava saber para poder um dia ser tão bom profissional quanto ele foi. Quando eu estava com 16 anos, meu pai me colocou em contato com a importadora: comecei na assistência técnica e, depois de alguns meses, consegui dar uma cara nova para a assistência e melhorar a logística e o desempenho da equipe de técnicos, junto da nossa gerente do setor técnico. O próximo passo foi o estoque. Lá aprendi como funcionavam todos os processos da equipe de expedição, organização e logística. Após mais alguns meses, meu pai me direcionou para o comercial. Comecei indo para as feiras comerciais do nosso ramo, atendendo os clientes por telefone. Essa foi uma das partes mais difíceis nessa caminhada, já que sou a pessoa mais nova do ramo — poucos me levavam a sério, mas com o tempo fui conquistando o meu espaço e mostrando que tinha capacidade para estar onde eu estava. Depois de um ano no comercial, passei a acompanhar o nosso gerente comercial nas viagens, rodando o Brasil, atendendo os clientes espalhados pelo País. Nesse momento comecei a me preparar para assumir a maior responsabilidade que me ia ser dada. Depois de um ano aprendendo tudo que podia sobre como a empresa funcionava, meu pai me deu algumas marcas para eu poder desenvolvê-las e introduzi-las com mais força no mercado — é o que estou fazendo hoje com a Karpius, a Konect e a Keypower. Hoje tenho 19 anos e sou o gerente comercial e diretor mais jovem do nosso ramo.
M&M: Como você definiria a Templo dos Instrumentos hoje?
João: A Templo dos Instrumentos nos dias atuais está muito bem estabelecida no mercado brasileiro e tem ficado cada vez mais forte no segmento de áudio e instrumentos musicais com o passar dos anos. Hoje fornecemos para mais de 800 lojistas do ramo no Brasil, sendo muitos desses parceiros da empresa e que têm cada vez mais acreditado em nosso trabalho e em nossos produtos.
M&M: Conte sobre as marcas.
João: Temos sete marcas: Kadosh (áudio: microfones e acessórios para seu complemento e melhor desempenho), Karpius (instrumentos musicais: pratos para bateria), Konect (ferragens para áudio e instrumentos musicais, cabos para sonorização profissional e de entrada), Gonzales (instrumentos musicais: violões profissionais e de alta qualidade), K-audio (áudio: caixas de som ativas e mesas de som), Khroma (encordoamentos), Keypower (instrumentos musicais: teclados iniciais para estudantes).
Até hoje todas as nossas marcas vêm crescendo cada vez mais em nosso mercado. Algumas são muito recentes e o desenvolvimento de uma marca é demorado e complicado, principalmente pela situação atual do País. Porém, o aumento da aceitação dos nossos produtos, tanto pelos lojistas quanto pelo consumidor final, tem sido notório. Só não iremos dar continuidade à nossa marca de encordoamentos (Khroma).
M&M: A Kadosh é uma das marcas mais reconhecidas no País. A que se deve esse sucesso?
João: Acredito que o sucesso se deve à dedicação e ao empenho da nossa equipe em desenvolver um bom trabalho com nossas marcas, e por conseguirmos entender a necessidade do mercado e atendê-la.
M&M: O que você acha que diferencia a Templo dos Instrumentos de outras importadoras?
João: Cada empresa tem sua política de trabalho e não acho que exista nenhuma melhor que a outra. Cada uma trabalha da forma como acha mais produtiva e mais vantajosa para si, a fim de atender a sua necessidade, e hoje a Templo dos Instrumentos se destaca por atender a necessidade do mercado com os seus produtos, e pela aproximação no atendimento aos clientes. Nem falo que temos clientes, mas sim parceiros que têm acreditado em nosso trabalho e em nosso produto.
M&M: Mudou alguma coisa desde que você está no comando da importadora?
João: Com a minha entrada, a logística de muitos processos foi aprimorada, a organização em geral foi melhorada para poder diminuir o nosso número de falhas, o trabalho de marketing ficou mais agressivo e mudamos a estratégia. Também conseguimos melhorar alguns produtos e vimos a necessidade de tirar alguns outros do nosso catálogo. É o caso dos encordoamentos da Khroma, pois hoje nosso foco está voltado para as outras marcas e precisamos dar 100% de atenção a elas. Além disso, houve a necessidade de tirar alguns itens que estavam muito defasados e precisavam de atualização.
M&M: Sua visão de negócios atual é diferente daquela usada no passado?
João: Minha visão de negócios é, sim, diferente, porém nosso mercado está muito acomodado aos métodos antigos de negociação, então não vai ser fácil introduzir uma forma mais atual, mesmo sendo mais prática e mais eficiente. Mas acredito que a minha geração vai conseguir mudar isso.
M&M: Pensaram alguma vez em levar as marcas da Templo dos Instrumentos para outros países da América do Sul?
João: Não só pensamos e desejamos isso, como já estamos nos organizando para poder levar nossos produtos a outros países.
M&M: Falando sobre o setor no geral, como você vê o atual mercado de música no Brasil?
João: Hoje o mercado musical brasileiro não tem 40% do seu real potencial explorado. Isso se deve também à falta de investimento do governo no ramo musical, levando em consideração o valor da música tanto para a educação quanto para ajudar a pessoas com problemas psicológicos. Se o governo brasileiro entendesse o valor da música e investisse em mais projetos para a formação de músicos, nosso mercado estaria muito melhor e mais valorizado, além de que as pessoas estariam sendo educadas e resolvendo alguns de seus problemas por meio da música.
M&M: Para onde você levará a empresa no futuro?
João: O futuro é muito incerto, porém tenho sonhos e o objetivo de fazer a diferença no nosso mercado. Quero um dia poder fazer com que algumas de nossas principais marcas sejam reconhecidas em toda a América Latina e também dar minha contribuição para o desenvolvimento do nosso ramo comercial.
As vendas da Templo
Alexandre Barros é gerente de vendas da Templo dos Instrumentos há quatro anos. Ele começou nossa entrevista dizendo: “Acredito que as dificuldades de trabalhar em uma empresa grande como a Templo sejam as mesmas para todo o mundo. Quem não tem a mesma quantidade de marcas tem outras, o que importa é quanto você está disposto a enfrentar essas dificuldades”.
M&M: O que mudou nesses anos desde que você é gerente da empresa?
Alexandre: Entrei na empresa e nesse mercado em 2016, e a primeira grande mudança foi em mim, já que não venho do ramo de áudio, nem do de instrumentos. Depois, entendendo melhor o mercado, começamos a mudar o conceito e a linha de produtos da Kadosh para conseguir atender à necessidade e expectativa desse consumidor.
M&M: Como é o trabalho que a empresa faz com as lojas?
Alexandre: Tentamos esclarecer as dúvidas sobre nossos produtos e dar todo o apoio no pós-venda. Todos os lojistas têm meu contato e os contatos de nossos especialistas para sanar dúvidas, inclusive nos fins de semana. Os clientes sabem que podem nos acionar e que terão apoio.
M&M: E como é a relação com os fabricantes do exterior?
Alexandre: Hoje temos uma relação bem estreita e de confiança com os fornecedores, que, com o tempo, passaram a ser parte da nossa família, já que falamos com eles todos os dias.
M&M: Haverá novidades de produtos neste ano?
Alexandre: Com certeza, haverá algumas novidades. Algumas já foram lançadas, mas ainda temos mais coisas novas vindo por aí.
M&M: Pensam lançar mais alguma marca?
Alexandre: Este ano já lançamos mais uma marca de teclados para estudantes: a Keypower. É uma marca que agrega a ideia de “qualidade e custo-benefício” e que está surpreendendo a todos os lojistas que têm abraçado a ideia.
M&M: Que tendências está percebendo no segmento?
Alexandre: Entendo que a tendência é a mesma em todos os mercados hoje: capacitação técnica em todos os níveis da cadeia, do atendimento ao suporte. Hoje todos têm acesso à informação de maneira muito rápida e fácil. Quem não se especializar está fora.
M&M: O que podemos esperar da Templo dos Instrumentos?
Alexandre: Certamente podem esperar o mesmo empenho em trazer novidades e zelar sempre por oferecer o melhor possível para o consumidor. Temos um compromisso assumido por mim e a direção desde o primeiro dia e vamos mantê-lo.


Você pode gostar
Audio Profissional
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Publicado
4 horas agoon
03/02/2026
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio.
O grupo Audiotonix anunciou um acordo para a aquisição de três empresas de referência no mercado de áudio profissional: DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio. A operação está em fase de submissão para aprovação regulatória e a conclusão é esperada para o primeiro semestre de 2026.
A DPA Microphones soma mais de seis décadas de atuação no desenvolvimento de microfones voltados a aplicações como som ao vivo, teatro, cinema e instalações profissionais, com foco em consistência e precisão sonora. A Wisycom, da Itália, é reconhecida internacionalmente por suas soluções avançadas de áudio sem fio, especialmente no gerenciamento de RF para broadcast, eventos e produções externas. Já a Austrian Audio, sediada em Viena, contribui com uma linha de microfones, fones de ouvido e ferramentas de áudio baseada em uma tradição consolidada em engenharia acústica.

Com a aquisição, as três marcas passam a integrar o portfólio da Audiotonix, que reúne fabricantes como Allen & Heath, Calrec, DiGiCo, Solid State Logic, Sound Devices e Slate Digital.
Para James Gordon, CEO da Audiotonix, a decisão segue uma lógica clara de evolução tecnológica: “Após o trabalho de desenvolvimento realizado com a Sound Devices, faz sentido agregar a Wisycom. O próximo passo é nos aproximarmos ainda mais do artista por meio dos microfones, e a DPA representa uma referência absoluta no segmento premium. A Austrian Audio traz décadas de experiência e um potencial significativo para complementar nosso portfólio atual e futuro”.
Na avaliação de Kalle Hvidt Nielsen, CEO da DPA Microphones, a união fortalece a oferta ao mercado profissional: “As três marcas compartilham um posicionamento premium e atendem clientes que já utilizam soluções do ecossistema Audiotonix. Essa sinergia amplia a capacidade do grupo de entregar benefícios concretos a profissionais que exigem o mais alto nível de qualidade e confiabilidade”.
Na foto: de esquerda para direita, Kalle Hvidt Nielsen, DPA Microphones CEO; James Gordon, Audiotonix CEO; Marika Stangherlin, Wisycom CSO (Chief Sales Officer) e Martin Seidl, Austrian Audio CEO
Audio Profissional
Samson apresenta o sistema sem fio digital XPX Plug-In na NAMM 2026
Publicado
2 dias agoon
02/02/2026
Novo adaptador transforma qualquer microfone dinâmico em wireless sem trocar de equipamento.
A Samson anunciou durante a NAMM 2026 o lançamento do XPX Plug-In Digital Wireless System, uma solução desenvolvida para transformar qualquer microfone dinâmico de mão em um sistema sem fio de forma simples e prática. O produto tem lançamento previsto para o segundo trimestre de 2026 nos principais varejistas de instrumentos musicais (preço ainda não divulgado).
O XPX funciona como um sistema de conversão para wireless, adicionando conectividade digital na faixa de 2,4 GHz a microfones dinâmicos convencionais. A proposta é permitir que músicos, cantores e apresentadores utilizem seus próprios microfones sem a necessidade de adquirir um sistema sem fio dedicado.
O conjunto é formado por um transmissor XPT e um receptor XPR, ambos com conexões XLR, garantindo compatibilidade direta com mesas de som, sistemas de PA e setups de palco já existentes. Assim, qualquer microfone dinâmico de mão pode passar a operar sem fio.
Em termos de desempenho, o XPX oferece alcance de até 45 metros em linha de visada, com latência inferior a 7 milissegundos, graças ao seu codec de áudio digital. O sistema também permite o uso de até oito unidades simultaneamente no mesmo ambiente.
Tanto o transmissor quanto o receptor utilizam baterias internas recarregáveis de íon-lítio, com autonomia de até 8 horas, tornando o XPX uma solução totalmente portátil para shows, eventos e apresentações móveis.
Audio Profissional
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
Publicado
5 dias agoon
30/01/2026
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE.
Criadas para adicionar identificação, monitoramento e troca de dados diretamente a caixas passivas, sem necessidade de cabeamento de rede adicional ou alimentação externa.
A proposta muda o conceito tradicional do áudio instalado, onde a inteligência costuma estar concentrada apenas em dispositivos ativos. Com o AnyMATE, a comunicação de dados acontece pelas próprias linhas de caixas, permitindo que o amplificador atue como um hub tanto de áudio quanto de informações.
O SpeakerMATE é a primeira aplicação prática da plataforma: um módulo compacto que pode ser integrado à caixa ou instalado externamente, ideal tanto para novos projetos quanto para atualizações de sistemas existentes. Após a instalação, o dispositivo é reconhecido automaticamente pelo software Armonía+ da Powersoft, simplificando a configuração e reduzindo erros.
Além da identificação da caixa, o SpeakerMATE incorpora sensores para monitorar temperatura, posição e nível de pressão sonora, além de armazenar dados de instalação e manutenção. Integrado a serviços em nuvem, o sistema também permite o monitoramento remoto de grandes instalações distribuídas.
A ISE 2026 acontece de 3 a 6 de fevereiro, em Barcelona.

Áudio
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio. O grupo Audiotonix anunciou um acordo...
Samson apresenta o sistema sem fio digital XPX Plug-In na NAMM 2026
Novo adaptador transforma qualquer microfone dinâmico em wireless sem trocar de equipamento. A Samson anunciou durante a NAMM 2026 o...
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE. Criadas para adicionar identificação,...
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Como evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays
Cuidados simples que evitam ruídos, falhas intermitentes e prejuízos no estúdio e na estrada. Em estúdios, palcos e sistemas instalados,...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão4 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico4 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Audio Profissional2 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Gestão3 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Audio Profissional4 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
NAMM Show4 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Estruturas2 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Distribuição3 semanas agoYamaha Musical do Brasil assume distribuição de Line 6, Ampeg, Guild e Córdoba











