Audio Profissional
Tascam retoma distribuição no Brasil
Publicado
7 anos agoon
Por
Joey Gross Brown
Com quase de 65 anos dedicados à gravação e produtos de áudio, a Tascam está de volta oficialmente ao Brasil, pelas mãos da Music Company, e anunciou lançamento de produto no País.
Por meio da distribuição exclusiva da Music Company, a Tascam aporta de novo em terras brasileiras com uma série de lançamentos e produtos dignos de sua história.
Fundada em 1953, a Tascam é a divisão de áudio profissional da Teac (Tokyo Electro Acoustic Company) e sua especialidade sempre foram os produtos voltados para gravação profissional. Desde mesas e mixers a gravadores de rolo, passando pelos famosos Portastudios e máquinas de fita digital da série DA, é difícil encontrar algum artista que não tenha começado ou gravado em um produto Tascam. No início dos anos 2000, quase todo filme de cinema e TV era dublado em plataformas de produtos Tascam. As gerações vêm se sucedendo e a Tascam (hoje parte do grupo Gibson Brands Inc., que detém 54% das ações) vem cada vez mais focando o áudio digital profissional para quem tem o custo-benefício como opção inteligente.
Das diversas linhas, as mais bem-sucedidas são as dos gravadores portáteis da série DR, a linha de produtos para som instalado e as interfaces USB. Nos últimos anos, o desenvolvimento de produtos vem se dando de maneira a complementar o portfólio existente e, portanto, a aproximação com consumidores que não abrem mão de qualidade tem sido quase que constante.
Costumeiramente imitada, mas nunca duplicada, a Tascam tem como características fundamentais a qualidade de som e o compromisso com a durabilidade.
Em primeira mão

Lançamento no Brasil: Model 24
Não é a primeira vez que a Tascam escolhe o Brasil para lançar um produto global. Foi assim com o renomado gravador digital de 24 pistas MX2424 e o centro de produção SX-1. Agora a Tascam adianta o lançamento de sua série de mixers digitais e interfaces, a começar pelo Model 24. Este produto é uma potente solução para o segmento de home studios, igrejas, som ao vivo e pós-produção. O lançamento vem sendo chamado de disruptivo, já que oferece recursos excelentes e versatilidade notável em diversas aplicações de áudio.
À primeira vista pode ser confundida com um mixer digital comum, mas ao olhar mais fundo, descobre-se que esta é uma ferramenta poderosa de trabalho que inclui um mixer analógico/digital híbrido com 22 canais, um gravador de 24 pistas e uma interface de 22”x24” num único pacote. Permite ainda endereçamento individual de entradas para gravação multipista ou em eventos ao vivo. A diferença se encontra na qualidade de som obtida por meio de seu processamento e de pré- amplificadores de alta qualidade. A mesa ainda traz Bluetooth, USB, equalizador gráfico de sete bandas para a saída principal e para os monitores, três auxiliares, compressor com controle individual para os canais 1 a 12, gravação com funções comuns ao Portastudio e ainda possibilidade de edição posterior via Punch In e Punch Out. Os faders são de 100 mm com PFL, possuindo dois grupos e seletor de modo de reprodução por canal. Todos os canais possuem quatro bandas de equalização com varredura de médios e tecla Low Cut.
Visitando o Brasil
Em visita ao Brasil, o responsável da Tascam para a América Latina, Cash Yamaguchi, nos atendeu para responder a algumas perguntas.

Cash Yamaguchi da Tascam
M&M: Há quanto tempo você está na Tascam?
CY: Estou com a Tascam desde 1991, que foi o ano no qual a Teac iniciou o lançamento oficial das marcas Teac e Tascam na América Latina. Também foi o ano em que começou a liberalização de negócios e do comércio na região, do Chile ao México. Foi de fato um período muito excitante.
M&M: Como vê a América Latina atualmente?
CY: Tem havido curtos períodos de problemas econômicos na América Latina conforme o ciclo se repete no mundo todo, desde a abertura do mercado, em 1991. No entanto, a tendência geral dos negócios tem crescido positivamente e o dinamismo da região tem apresentado um crescimento contínuo. Acredito que estamos testemunhando um ressurgimento no otimismo dos negócios, conforme evidenciado no crescimento estável dos gastos de consumidores e de projetos públicos por toda a América Latina.
De fato, esta é uma região muito diversificada em termos de geografia, tamanho de mercado, cultura, idiomas e preferências dos consumidores. Cada país oferece uma quantidade grande de desafios e oportunidades. No ano passado, por exemplo, nossas vendas no Caribe e na América Central tiveram um forte crescimento. Entender e tomar ações proativas de acordo com cada oportunidade singular em cada região é o ponto crítico para qualquer negócio. Trabalhando junto com nossos parceiros em cada mercado, é possível oferecer um suporte ao consumidor, o que hoje é fundamental.
M&M: A Tascam é parte do Grupo Gibson e vem lançando diversos novos produtos. Quais são os principais lançamentos e para quando devemos esperar por eles?
CY: A Teac Corporation se encontra sob o guarda-chuva do Gibson Group. No entanto, toda a gestão da Teac e seus subsidiários mantiveram-se independentes, assim como a parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Durante 2017 e 2018 a Tascam lançou uma série de novos produtos com tecnologia de ponta nos campos de integração de redes de áudio e mobilidade para profissionais em estúdios de gravação, gravação em campo e integração A/V (áudio e vídeo).
Dentre os lançamentos, tivemos soluções para o protocolo Dante (modelos: ML32D/16D, SSCDR250N, CD-400U, DA6400, BO-Boxes), geradores precisos de master clock (CG1000/1800/2000), gravadores DSLR (DR701D, DR70D, DR60), mixers de linha e zona (MZ372/223) e mais alguns. E vem muito mais coisa nova por aí em 2018/2019.
M&M: A América Latina possui diversas culturas, conforme você citou acima. Quais são os produtos mais vendidos e quais são aqueles em que se acreditou que teriam sucesso e não obtiveram tal desempenho?
CY: A integração de aplicativos móveis, rede wi-fi e recentemente protocolos de transmissão remotos, tal como o Dante, têm sido as características principais das tecnologias em todo o aspecto de produção musical e de áudio em geral. As tecnologias não têm fronteiras. Toda a nossa bem treinada equipe nos escritórios de Los Angeles e nossos parceiros locais devem se manter em um único objetivo, que é de servir bem nossos consumidores. E estamos comprometidos com isso.
M&M: A Tascam vem sendo reintroduzida em caráter oficial no Brasil pela Music Company. Como você enxerga o desenvolvimento desse trabalho, uma vez que o Brasil vive uma confusa situação econômica? Qual é a sua expectativa para o Brasil?
CY: Com o tamanho de seu mercado e dinamismo, o Brasil tem sido o motor econômico da América do Sul. Com o colapso do mercado de commodities, o Brasil e outros países na região têm sofrido um revés econômico forte. Mas tenho notado sinais de recuperação e me encontro otimista sobre a prospecção de negócios em toda a região.
Adiciono ao meu otimismo esta nossa parceria com os representantes e distribuidores de cada país. Há três anos, a empresa PC Audio foi apontada como nosso novo distribuidor Tascam no Brasil. Após um relançamento bem-sucedido da marca Tascam, a PC Audio entrou nesta parceria com a Music Company no começo deste ano. Essa nova parceria abriu novas oportunidades para solidificar nossa presença nas áreas de broadcasting, áudio pro e no mercado de integração de A/V.
A Tascam estará sendo mostrada na SET 2018 pela PC Audio/Music Company. Nesse evento, terei o prazer de anunciar que a Tascam estará oficialmente lançando um novo produto chamado Model 24, um novo gravador de 24 pistas digitais, mixer e interface. No dia 28 de agosto será feito o lançamento global do produto. Também na SET será apresentado o DA3000, um gravador master estéreo revolucionário com alta taxa de amostragem de 152 KHz PCM ou 5,6 MHz DSD com dois circuitos mono

Model 24
totalmente separados.
M&M: Qual o futuro da Tascam na América Latina? Alguma estratégia específica ou mudanças à vista?
CY: Com o ressurgimento do desenvolvimento econômico positivo, vejo uma guinada significante nos mercados da América Latina. Como já apontado, tenho visto isso em toda a região. Continuarei fortalecendo nossa parceria com os distribuidores locais. Tenho parceiros espetaculares em todos os países. Alguns novos e outros com os quais tenho o prazer de trabalhar há mais de 20 anos.
A estrita aderência a criar uma “experiência positiva” para o nosso consumidor tem sido a pedra fundamental dos 65 anos de história do grupo Teac. Desde a gravação em “garagens” aos estúdios profissionais, de músicos aspirantes ao sucesso a produtores de filmes e cinema, cada produto Tascam tem sido reconhecido pela alta qualidade, confiabilidade, inovação e uso fácil.
A América Latina tem sido parte integral deste objetivo de alcance global da Tascam. O futuro da empresa na América Latina é o mesmo que será nos EUA, na Europa, na Ásia e no resto do mundo. Como parte dessa iniciativa, temos fortalecido nossos treinamentos on-line por meio de suporte técnico e filmes promocionais dublados e legendados nas mídias sociais. Estou comprometido em criar esta “experiência positiva do consumidor “.
M&M: A Tascam alguma vez considerou abrir escritório em alguma cidade da América Latina?
CY: Não temos planos imediatos de abrir um escritório na região. No entanto, estamos sempre buscando formas de melhor servir nossos clientes — distribuidores e consumidores finais —, não somente em vendas, mas também em suporte e assistência técnica.
M&M: Você acredita que o áudio profissional ainda pode apresentar inovações significativas? Ou enxerga que o que está aí já cobre quase tudo? Acredita na volta de alguma espécie de mídia?
CY: O áudio profissional tem sido, e sempre será, o berço das inovações tecnológicas desta indústria. Os formatos de mídia continuarão a se desenvolver com novas tecnologias. O DSD de 1 bit vem ganhando uma rápida aceitação entre audiófilos e o nosso modelo DA3000 tem conquistado um espaço nos melhores estúdios de gravação do mundo. Nos seus 65 anos de história, a Tascam tem sido a marca líder na vanguarda da tecnologia, tendo lançado produtos como os ganhadores de diversos prêmios: Portastudio 144 788, Tascam 80, DA88, MX2424, DM4800, DA3000 e o DA6400, para citar alguns. Nosso time de engenharia continuará comprometido em fazer da Tascam a líder na indústria de gravação.
Você pode gostar
-
Zoom apresenta a H5studio: gravação portátil profissional com qualidade de estúdio
-
Zoom lança H2essential, com três microfones e opções avançadas de gravação
-
Tascam lança Studio Bridge: solução para gravação multitrack e interface de áudio USB
-
Portacapture X6 é o gravador portátil de 32 bits flutuantes da Tascam
-
Warm Audio apresenta os pedais ODD Box v1 e Mutation Phasor II
-
Tascam apresenta consoles digitais Sonicview
Audio Profissional
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
Publicado
13 horas agoon
22/01/2026
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim Convention Center, na Califórnia.
A empresa estará no ACC North Level 2, estande #18203, onde apresentará suas novas linhas de IEMs Custom e Universal.
Durante o evento, engenheiros, artistas e audiófilos poderão fazer moldes de ouvido diretamente no estande para modelos Custom como o clássico Roxanne, equipado com doze drivers e projetado para entregar uma mixagem clara mesmo nos ambientes de palco mais desafiadores. A marca também vai demonstrar o Pearl, seu mais recente desenvolvimento em IEMs digitais, apontado como um passo importante para o futuro da performance musical.
A nova linha de IEMs universais também estará disponível para testes, incluindo o modelo Jessie, versão de entrada que mantém o mesmo padrão de qualidade sonora dos modelos Custom e amplia o acesso ao som da JH Audio para novos músicos e performers.
“Há muita inovação nova na JH Audio, com uma linha de produtos cada vez mais ampla que permite que mais usuários entendam por que temos uma das melhores tecnologias de IEM do mercado”, afirma Jerry Harvey, fundador da empresa. “Também é ótimo estar de volta ao NAMM e ter a oportunidade de nos reconectarmos com clientes e parceiros”.
Microfones
NAMM 2026: Schoeps apresentará soluções para estúdio, ao vivo e aplicações imersivas
Publicado
2 dias agoon
21/01/2026
Marca exibirá as linhas Colette e CMIT e demonstrará sistemas de gravação espacial em Anaheim.
A Schoeps Microphones confirmou sua participação no NAMM Show 2026, que acontece de 22 a 24 de janeiro no Anaheim Convention Center. A empresa estará no ACC North 1, estande #14819, onde apresentará seu portfólio completo de microfones das séries Colette e CMIT para uso em estúdio e ao vivo, além de demonstrar aplicações práticas de seus sistemas de gravação imersiva.
Com quase oito décadas de história, os microfones Schoeps são presença constante em produções de estúdio e em gravações ao vivo, reconhecidos pela transparência, profundidade sonora e musicalidade. Durante o NAMM 2026, a equipe da marca vai mostrar soluções para diferentes cenários de uso, incluindo gravação musical, instalações fixas e arrays imersivos desenvolvidos sob medida.
De acordo com a empresa, a base de cada microfone Schoeps é a fidelidade absoluta à fonte sonora, oferecendo ao engenheiro de áudio um nível elevado de detalhe e precisão. Em um momento em que a mixagem imersiva ganha cada vez mais espaço na indústria, a SCHOEPS tem direcionado seus desenvolvimentos para microfones e técnicas de captação voltados ao áudio espacial, mantendo suas características de naturalidade e definição.
Além dos microfones, a Schoeps também destacará sua ampla linha de acessórios e soluções para instalação, que permitem configurações personalizadas para espaços como igrejas, salas de conferência, instituições governamentais e ambientes corporativos. Nos Estados Unidos, a marca conta com o suporte da Redding Audio, sua distribuidora há mais de 25 anos. O CEO da Redding, Scott Boland, estará presente no evento ao lado da equipe da Schoeps.
Interface
NAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
Publicado
3 dias agoon
20/01/2026
A Korg anunciou o lançamento da nova série microAUDIO, com duas interfaces de áudio compactas: microAUDIO 22 e microAUDIO 722, desenvolvidas para criadores que trabalham em estúdio, ao vivo ou em ambientes online.
A proposta da Korg é oferecer qualidade de áudio de nível profissional em um formato portátil e fácil de usar.
Ambos os modelos trabalham com áudio de até 24-bit/192 kHz, contam com entradas e saídas balanceadas e prés projetados para entregar ganho musical com baixo ruído. Cada canal aceita microfone, linha e Hi-Z, com phantom power de 48V, além de incluir ferramentas de processamento como Noise Gate e compressor ou limiter, facilitando o controle de dinâmica no dia a dia.
A série também traz recursos pensados para criadores de conteúdo, como modo loopback para streaming, monitoração direta sem latência e conexão USB-C, permitindo o uso com computadores, smartphones e tablets.
O microAUDIO 22 é voltado a quem busca uma solução simples e direta para gravação com qualidade. Já o microAUDIO 722 adiciona um diferencial importante: integra o filtro analógico clássico do miniKORG 700S, transformando a interface em uma ferramenta criativa híbrida para processar guitarras, baixos e sintetizadores com caráter analógico real, além de oferecer conectividade MIDI.
Exclusivo da série, a Korg também apresenta o plugin Filter Ark, que recria filtros clássicos como os do MS-20, Polysix e ARP Odyssey, ampliando o potencial criativo no ambiente digital.
As novas interfaces acompanham um pacote de softwares com Ableton Live Lite, Native Instruments Komplete Select e iZotope Ozone Elements. A Korg exibirá a série microAUDIO no estande #6802 da NAMM.
Áudio
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim...
NAMM 2026: Schoeps apresentará soluções para estúdio, ao vivo e aplicações imersivas
Marca exibirá as linhas Colette e CMIT e demonstrará sistemas de gravação espacial em Anaheim. A Schoeps Microphones confirmou sua...
NAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
A Korg anunciou o lançamento da nova série microAUDIO, com duas interfaces de áudio compactas: microAUDIO 22 e microAUDIO 722,...
NAMM 2026: Sound Devices apresenta a família Astral Wireless
A Sound Devices confirmou que irá apresentar seu ecossistema completo de produtos Astral Wireless durante o NAMM Show 2026 A...
RCF nas instalações principais do NextFest Los Angeles
A Harmony Event Productions foi responsável pelo áudio do NextFest Los Angeles, o maior festival de artistas independentes dos Estados...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão2 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico2 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Gestão3 semanas agoTendências de vendas para 2026 para lojas de música
-
Educação4 semanas agoVale a pena estudar produção musical hoje?
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoCuidado com instrumentos acústicos em clima tropical
-
Audio Profissional3 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
Audio Profissional4 semanas agoIK Multimedia iLoud Sub, subwoofer compacto com correção automática de sala ARC X
-
Music Business4 semanas agoPlataforma Fan First coloca superfãs no centro da estratégia de artistas








