
A gala na Crypto.com Arena contou com mais de 70 canais sem fio da Shure, incluindo sistemas Axient Digital e os novos microfones Nexadyne.
A 67ª edição do GRAMMY Awards não foi apenas uma celebração dos talentos musicais mais destacados do ano, mas também uma demonstração do poder da tecnologia de áudio profissional. Em uma noite marcada pela emoção e solidariedade à comunidade de Los Angeles, a Shure foi mais uma vez a estrela por trás do som impecável que acompanhou cada apresentação e discurso do palco da Crypto.com Arena.
Com a colaboração da Soundtronics e dos especialistas técnicos da ATK, a cerimônia contou com o apoio de 46 canais de microfones Axient Digital, 24 canais do sistema intra-auricular PSM® 1000 com 150 receptores e um canal do novo Axient Digital PSM para monitoramento pelo apresentador Trevor Noah.
“A Shure é parceira do GRAMMY Awards há mais de 40 anos. Sua tecnologia continua sendo essencial para garantir áudio nítido e confiável para milhões de espectadores”, disse Michael Abbott, produtor de áudio do GRAMMY Awards.
Inovação em Ação: Axient Digital e Nexadyne no Palco
A cerimônia de abertura utilizou 20 canais Axient Digital e 13 canais do sistema PSM, destacando sua estabilidade e qualidade de RF. Para Dustin DeLuna, engenheiro de monitor do programa: “A transmissão de RF do Axient é incomparável. Seu desempenho foi impecável. Está definitivamente na minha lista de desejos”.
Os novos microfones Nexadyne da Shure também foram o centro das atenções no MusiCares Awards de 2025, onde o Grateful Dead foi homenageado com apresentações de artistas como Dead & Company, Bruce Hornsby, Zac Brown, Maren Morris, Norah Jones e outros. Os modelos NXN2 (bumbo) e NXN6 (tons) ofereceram clareza, rejeição de ruído e estabilidade superior, de acordo com Larry Reed, o técnico de mixagem de áudio do evento.
Durante o show televisionado, a vencedora do prêmio de Melhor Artista Revelação Chappell Roan usou uma cápsula Nexadyne 8/S com um transmissor Axient Digital para sua apresentação de “Pink Pony Club”. Seu engenheiro, Malcom Gil, destacou: “O Nexadyne oferece excelente isolamento vocal, facilitando sua integração à mixagem e dando maior controle ao artista.”
Artistas e técnicos confiam na Shure
Da apresentação de abertura de “I Love LA” — interpretada por Dawes ao lado de Brittany Howard, St. Vincent, Sheryl Crow, John Legend e Brad Paisley — aos tributos e duetos de todas as estrelas, Shure estava em todos os microfones.
- Taylor Goldsmith (Dawes) usou um SM58 com transmissor AD2.
- Brittany Howard, com um BETA 87A.
- Stevie Wonder e Herbie Hancock prestaram homenagem a Quincy Jones com cápsulas SM58/AD2 e monitores SE846.
- Bruno Mars cantou com uma cápsula BETA 58A durante seu dueto com Lady Gaga.
- Outras apresentações de Billie Eilish, Sabrina Carpenter, Lainey Wilson, Benson Boone e Teddy Swims também utilizaram sistemas Axient Digital.
Coordenação e experiência ao mais alto nível
A complexidade técnica de operar no centro de Los Angeles foi gerenciada por Stephen Vaughn, coordenador de RF da Soundtronics, utilizando WWB® e Axient Digital para desempenho estável.
“A cobertura foi sólida em todo o estádio. O modo de diversidade espacial e o desempenho do ADXR foram excelentes. Estamos ansiosos para testar mais recursos como o WMAS em edições futuras”, disse Vaughn.
A equipe de produção incluiu profissionais renomados como Jamie Pollock, Tom Holmes, Eric Schilling e John Harris, com suporte técnico de Jeff Peterson, da ATK. A ATK e a Soundtronics também forneceram os sistemas de monitoramento e a infraestrutura sem fio para a cerimônia.
“De artistas emergentes a lendas da indústria, o GRAMMY Awards de 2025 confirmou mais uma vez que a Shure é a escolha confiável no maior palco da música”, concluiu Jenn Liang-Chaboud, gerente de relações de entretenimento da Shure.
Na foto: Chappell Roan na 67ª edição do GRAMMY Awards, realizado na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia. (Foto de Christopher Polk/Billboard via Getty Images)