Setup: Jeff Beck e seu ‘equipo’

Setup: Jeff Beck e seu ‘equipo’

por 24/12/2015

O ‘guitarrista dos guitarristas’ foi considerado o 5o melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone dos EUA. Conheça os seus instrumentos de trabalho.

O músico britânico Jeff Beck é conhecido como o ‘guitarrista dos guitarristas’, famoso ganhador de prêmios Grammy, e tem seu nome marcado no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes: a primeira com sua ex-banda The Yardbirds (quando substituiu ninguém menos que Eric Clapton) e a segunda como guitarrista solo. Cativado ao escutar Les Paul tocando “How High the Moon” no rádio, Beck decidiu que ‘aquilo’ faria parte da sua vida tão logo sua mãe explicou-lhe que ele havia ouvido uma guitarra e que o som era como truques do músico.

Seu primeiro instrumento foi uma construção realizada por ele mesmo com uma caixa de charutos, um porta-retratos para o braço e cordas de um avião de brinquedo com radiocontrole (segundo a Rolling Stone). Obviamente que, ao longo de sua bem-sucedida carreira musical, Jeff Beck continuou ‘construindo’ instrumentos, mas em conjunto com grandes companhias da indústria, como você lerá a partir de agora.

Guitarras do Jeff Back

Hoje o músico produz uma variedade de sons usando seus dedos e o vibrato de seu modelo signature Jeff Beck Stratocaster da Fender. Além dela, Jeff toca a Fender Telecaster e uma Jeff Beck 1954 Les Paul Oxblood, da Gibson. Originalmente, tocava uma Les Paul — porque mesmo admirando Eric Clapton, achava que nem a Stratocaster nem a Telecaster eram suficientes para tirar o som que ele queria até que Jimmy Page o fez mudar de ideia, com a própria sonoridade, tirada com uma Strato. Depois disso, só Fender. Em 2007, a marca criou uma versão série Custom Shop Tribute de sua Fender Esquire e também sua série Artist Signature Stratocaster.

Efeitos

Na década de 1960, Beck cortava e raspava alto-falantes para criar distorção. Atualmente, usa com frequência um pedal wah-wah, tanto ao vivo como em gravações e estúdios. Também usa o pedal Pro Co RAT. O modelo JB, da Seymour Duncan, é um acrônimo tirado de Jazz & Blues e de Jeff Beck, e foi criado e desenvolvido junto com ele.

Amps

Seu principal amplificador é o combo Fender Vibro-King Custom 60 W 3×10 Tube Guitar. Usa também (ou já utilizou) os Marshalls DSL100H 100 W All-Tube; o cabeçote 2061X Handwired 20 W; e o gabinete 1960B 4×12” 300 W. E como todo bom guitarrista, um Vox, mo- delo de 1964, AC30.