Segmento prosumer vira foco na AKG por 21/05/2020

A AKG — parte do grupo Harman — sempre foi conhecida por seus produtos para o mercado profissional, mas os tempos mudam e os consumidores, também. O novo foco é o segmento prosumer.

A AKG e outras marcas do grupo Harman globalmente vem se reestruturando para se adaptar às mudanças do mercado nos últimos anos, e na América do Sul não é diferente. O perfil do consumidor mudou, e o perfil das marcas, também.

“A AKG sempre foi muito conhecida por seus headphones e microfones profissionais para gravação, estúdios e performances ao vivo. Continuamos fabricando e desenvolvendo produtos 100% profissionais de áudio, mas agora a marca também desenvolveu diversos itens para o público prosumer, que é um consumidor que busca produtos com qualidade profissional, mas trabalha em casa e não somente com áudio. Esse novo consumidor hoje é um youtuber, podcaster, produtor de conteúdo, streamer, gamer etc.”, comenta Eduardo Bizzi Moraes, líder de marketing para a América do Sul da Harman.

M&M: Que produtos a empresa criou para se adaptar a essas mudanças de consumo?

Eduardo: Hoje o foco da marca são esses novos consumidores, e é para eles que a AKG desenvolveu uma linha completamente diferente dos seus demais produtos. Lançamos no período de um ano diversos produtos, como as linhas K175, K245 e K275, que são fones de estúdio semiabertos e fechados dobráveis para facilitar o transporte deles do trabalho para casa, mantendo a característica de um produto profissional de áudio. Além disso, há os primeiros headphones profissionais Bluetooth da marca, o K361 e o K371, para quem busca mobilidade, facilidade e qualidade de um produto pro. Também foi lançado o microfone Lyra, que é USB, possui qualidade de captação ultra HD 4K e também serve como um DAC para otimizar o áudio e expandir a qualidade de transmissão pelo headphone. Todos esses produtos têm foco total na nova geração de profissionais do mercado digital de conteúdo.

AKG Harman Eduardo

Eduardo Bizzi Moraes, líder de marketing para a América do Sul da Harman

M&M: A marca está tendo sucesso com esse passo para o nicho consumer?

Eduardo: Sim, é uma nova estratégia de marca. Entendemos que essa nova geração de produtos prosumer possui um potencial gigante de compra e consumo, e esse consumidor entende que um produto profissional de áudio custa muito caro, o que não é verdade. Existem produtos de alto custo, mas também linhas com excelente preço e qualidade, e é aí que a marca se posiciona. Mantemos nossos produtos high-end, mas também queremos atingir outras frentes. Não foi necessário mudar o perfil da marca, mas, sim, criar uma linha de comunicação diferente para esses novos produtos, e o resultado está acima do esperado.

M&M: Quais são as tecnologias destacadas dos produtos da AKG?

Eduardo: A AKG sempre foi conhecida por sua qualidade na transmissão e captação de áudio com o máximo de clareza e detalhes possível. Com isso, o foco da marca está em oferecer produtos que possuam uma fidelidade inigualável ao conteúdo original que foi gravado. Em alguns produtos da marca foi aplicado um estudo exclusivo da AKG, chamado de curva de resposta de referência. Essa tecnologia garante uma experiência auditiva ideal e estabelece uma qualidade insuperável em diversos aspectos. A marca também mantém o legado de oferecer qualidade de áudio profissional em seus novos produtos com uma solução plug and play. As novas gerações buscam produtos rápidos e intuitivos. É importante destacar ainda que nossos produtos são desenvolvidos com um design diferenciado e moderno, e essa característica vem se aprimorando nos últimos lançamentos da AKG, como no microfone USB Lyra, que combina um design moderno com aspecto vintage. A preocupação com o design é reflexo da busca desse novo público, que quer esse diferencial, já que trabalha diante das câmeras com YouTube, podcasts, streaming e precisa agregar valor ao seu conteúdo.

M&M: Para que tipo de aplicações os profissionais brasileiros escolhem a AKG?

Eduardo: A AKG é muito utilizada na gravação em estúdios, em concertos ao vivo para captação de áudio com microfones para instrumentos, headphones de retorno, mixagem de áudio em estúdio e ao vivo também. Possuímos produtos renomados e muito conhecidos no mercado brasileiro, como os headphones K414, K92, K240 MKII ou microfones D112 MKII, P3S, C1000, entre outros.

M&M: Quais são as novidades mais recentes da marca?

Eduardo: Podemos destacar nosso kit Podcasters Essencials, que é a combinação de dois produtos: as linhas K361 e K371, de headphones dobráveis over ear com qualidade de estúdio e visual inovador, e o microfone USB Ultra HD 4K Lyra, que inova o mercado de captação de áudio para conteúdo digital porque possui qualidade, excelente preço e diversas funções de captação, como a Front e Back, que consegue gravar o áudio nas partes traseira e frontal do microfone em canais separados, o que é ideal, por exemplo, para uma entrevista de YouTube.

M&M: A empresa está vendendo diretamente pelo site akg.com. Qual é a situação no Brasil?

Eduardo: Possuímos nossos canais tradicionais de venda para o consumidor que gosta de ir até a loja e precisa tirar dúvidas ou experimentar o produto antes da compra. Mas também lançamos nossos e-commerces para atender consumidores da nova era e para facilitar o processo de compra e aproximação com nossos clientes. A Harman e a AKG querem disponibilizar o maior número de canais de venda para os consumidores, e ambos os canais trabalham em harmonia para que isso aconteça.

M&M: Há algum usuário da AKG que gostaria de destacar?

Eduardo: Temos grandes parceiros, como o DJ Cleston, do Detonautas, o baterista profissional Aquiles Priester, o renomado gaiteiro Renato Borguetti, o violinista Daniel Sá, estúdios internacionais e artistas que são endorsers da marca, youtubers como Lu Zogbi, First to Eleven e vários outros.

M&M: Expectativas e planos para o resto do ano?

Eduardo: A marca quer se estabelecer ainda mais no mercado de conteúdo digital. Os lançamentos anteriores de produtos e os que serão lançados em 2020 vão reforçar ainda mais esse posicionamento. A expectativa é fortalecer nosso relacionamento, criar novas parcerias e aumentar ainda mais nosso share de mercado.