Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Sallaberry apresenta o Painel Música

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre produção executiva e produção fonográfica, o músico Sallaberry lançou o Painel Música. O que é isso? Veja mais a seguir.

Muitas perguntas e poucas respostas. É assim quando os assuntos são produção executiva e produção fonográfica. Por identificar que escolas de produção musical e inclusive faculdades normalmente não abordam esses e outros assuntos correlacionados a produção de música, o baterista e produtor musical Sallaberry criou o Painel Música. 

Baseado no formato de curso online, o Painel Música vem recebendo desde janeiro inscrições de brasileiros residentes em diversos países, todos com muitas dúvidas relacionadas aos assuntos apresentados no curso. 

São dois os formatos oferecidos aos interessados em cursar o Painel Música. Na versão Private, com a duração de 40 minutos de apresentação e outros 20 adicionais para dúvidas, o aluno escolhe o dia e horário que quer cursar o painel de seu interesse. Na verão Group, são formadas classes com 12 alunos para um mesmo painel, em dias e horários predefinidos, e tempo de aula de 40 minutos. Ainda na versão Group, a classe pode ser formada virtualmente ou ainda dentro de escolas, com a presença física dos alunos.

Os 10 painéis apresentados por Sallaberry no Painel Música são: “Música: Um Negócio de Sucesso”, ‘Estudar Música nos Estados Unidos – Parte 1”, “Estudar Música nos Estados Unidos – Parte 2”, “Como Distribuir e Comercializar Sua Música”, “Como Internacionalizar Sua Música”, “Produção Musical”, “Produção Executiva – Parte 1”, “Produção Executiva – Parte 2”, “Endorsement Parte 1: Necessidade ou Status?” e “Endorsement Parte 2: O Que Fazer… e Não Fazer”.

Os participantes do Painel Música receberão certificado.

Segundo Sallaberry, ‘novos painéis já estão sendo preparados, com a intenção de levar aos participantes o esclarecimento de assuntos que ainda hoje são do conhecimento de poucos’.

Confira a seguir entrevista com Sallaberry comentando sobre o Painel Música.

Você já tinha envolvimento com a área didática antes de lançar o Painel Música?

Venho gravando vídeos didáticos há alguns anos, sempre abordando assuntos relacionados a produção musical. A produção desse tipo de material me deu experiência e segurança para apresentar um curso online e ao vivo. O fato de ter publicado alguns livros sobre o assunto também me deu maior segurança para entrar de cabeça no projeto.

Por que os assuntos produção musical, executiva e fonográfica foram também escolhidos para o curso?

Boa pergunta! Ao longo dos últimos anos percebo que o músico, de uma forma geral, investe todo o seu esforço em produção musical, compondo e gravando, mas tem muito pouco conhecimento sobre produção executiva e fonográfica. Quando as gravadoras encerraram suas atividades, o artista passou a ser o administrador de sua obra, e portanto passou a ser também o seu dever conhecer os procedimentos referentes a área executiva e fonográfica. 

O que trata exatamente a produção executiva e fonográfica? 

Todos os assuntos que não fazem parte da área artística, ou seja da produção musical. Isso significa que o músico ao finalizar a gravação e produção de sua música, tem também que providenciar o registro de suas obras, para que garanta os direitos autorais. Fazer música sem realizar esse procedimento não garante ao músico a propriedade de suas obras, ou seja, de sua música, daí a importância em saber lidar com esses assuntos.

Como tem sido a reação de músicos e produtores ao realizar o Painel Música?

Todos, de uma forma geral, saem bastante satisfeitos. No entanto, durante o curso, muitos ficam surpresos sobre o quanto deixaram de fazer quando produziram suas músicas no passado. Os painéis Produção Executiva – Parte 1 e Produção Executiva – Parte 2 são bastante esclarecedores sobre os assunto que trazem. É indispensável que o músico passe a enxergar a importância de ter uma sociedade autoral e dos demais procedimentos referentes a administração de suas obras. Ser um bom músico sempre será importante e indispensável, mas não é tudo. O músico moderno também deve ser o administrador de sua obra e gestor de sua carreira. Muitos auí nos Estados Unidos já entenderam isso há muito tempo. Minha carreira como músico vem sendo assim há vinte anos. Do contrário, o sonho de ser músico nunca passará de sonho. É muito importante a Música e Mercado dar espaço para que isso seja dito. Durante a realização do CONECTA+ apresentamos muitos debates sobre esses assuntos, com a participação de Charles Gavin, Marcelo Castello Branco e Roberto Frejat, e o público continua comentando sobre esses debates e o quanto aprenderam com eles.

Quais painéis integram o Painel Música? 

Antes mesmo de lançar o projeto, percebi que muitos assuntos continuam sendo motivo de dúvidas, sejam eles relacionados a produção musical, executiva e fonográfica, mas também sobre endorsement dentre tantos outros. A meu ver, o sucesso do Painel Música se deve principalmente aos assuntos que são apresentados, pois eles não fazem parte do currículo de escolas de produção musical e nem mesmo de faculdades. Com base na falta de informação, preparei os painéis  “Música: Um Negócio de Sucesso”, ‘Estudar Música nos Estados Unidos – Parte 1”, “Estudar Música nos Estados Unidos – Parte 2”, “Como Distribuir e Comercializar Sua Música”, “Como Internacionalizar Sua Música”, “Produção Musical”, “Produção Executiva – Parte 1”, “Produção Executiva – Parte 2”, “Endorsement Parte 1: Necessidade ou Status?”e “Endorsement Parte 2: O Que Fazer…e Não Fazer”. Outros painéis já estão sendo preparados para lançamento durante o ano.

Qual é o formato utilizado pelo Painel Música para chegar ao aluno?

São dois os formatos oferecidos aos interessados em cursar o Painel Música via streaming. Na versão Private, com a duração de 40 minutos de apresentação e outros 20 adicionais para dúvidas, o aluno escolhe o dia e horário que quer cursar o painel de seu interesse e faz a aula sozinho. Na verão Group, são formadas classes com 12 alunos para um mesmo painel, em dias e horários predefinidos, e tempo de aula de 40 minutos. Ainda na versão Group, a classe é formada virtualmente ou ainda dentro de escolas, com a presença física dos alunos. Temos ainda um novo formato, que envolve a participação de grandes empresas do mercado, a ser lançado ainda em 2021.

Como são feitas as inscrições e pagamentos, uma vez que você reside nos Estados Unidos e a Sallaberry Music LLC é norte-americana?

Tudo é muito simples. O aluno, residente em qualquer país, escolhe o formato e se inscreve pelo WhatsApp +1(407) 574-9063 ou pelo email sallaberrymusicusa@hotmail.com. Durante o processo de inscrição ele recebe um link para pagamento, onde escolhe a forma mais fácil para proceder. Ao final do curso, todos os participantes recebem certificado.

O Painel Música oferece certificação aos alunos?

Sem dúvida, todos os participantes, após o encerramento do painel, recebem o certificado de participação por email.

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart