Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Sallaberry apresenta livro e vídeo “Na Rota do Furacão”

O músico e produtor brasileiro Sallaberry está apresentando um livro e vídeo documentário sobre o AIR Studios Montserrat.

No ano de 1979, o “quinto Beatle” George Martin inaugurou o AIR Studios Montserrat, um estúdio de gravação com melhores recursos tecnológicos disponíveis na época, construído na ilha de Montserrat, no Caribe. 

Durante os dez anos de funcionamento, o AIR Montserrat, como ficou comumente conhecido, recebeu artistas como Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder, The Police e Dire Straits. Foram mais de setenta álbuns gravados no AIR Montserrat, e foi exatamente isso que motivou Sallaberry, baterista e produtor musical brasileiro, residente na Flórida, a pesquisar sobre o assunto. Segundo Sallaberry, “foi a partir de uma foto do estúdio em ruínas que tudo começou, em 2019, e desde então foram quatro anos de pesquisas e entrevistas com o staff do estúdio, produtores musicais e artistas, num total de sessenta entrevistas”. 

Como resultado do trabalho realizado, Sallaberry estará lançando no primeiro semestre de 2023 o livro “Na Rota do Furacão”, sendo a primeira edição em português, com 208 páginas e 45 capítulos. “A história do estúdio é fascinante, bem como os álbuns que foram gravados lá, e para poder escrever e ́viver ́ um pouco dessa história, foi indispensável ir a Montserrat e conhecer o estúdio, que embora esteja fechado para o público, obtive autorização especial de Judy Martin, viúva de George Martin, para a visita”, conclui Sallaberry. 

Dentre os mais de 50 entrevistados, estão Jon Anderson e Rick Wakeman (Yes), Ian Gillan (Deep Purple) e John Illsley (Dire Straits). Em sua passagem pelo AIR Montserrat, Sallaberry, além de produzir material fotográfico para o livro, também gravou um curto vídeo documentário, mostrando as dependências do estúdio em ruínas, além de comentar sobre curiosidades dos álbuns gravados no AIR. “Em parceria com minha filha, Thaís Sallaberry, gravamos pouco mais de uma hora de imagens. Dentro do estúdio, no entanto, mesmo desprovido de instrumentos musicais, compus uma nova música e gravei vozes e percussão corporal. Este novo material já está em produção com outros músicos, e será lançado muito em breve. O meu sonho, de um dia poder gravar no AIR Montserrat, de alguma maneira, se realizou”, conclui Sallaberry. 

No momento, Sallaberry está em negociação com parceiros culturais para o lançamento do livro “Na Rota do Furacão”. 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart