Recordando Jim Dunlop

Recordando Jim Dunlop
fevereiro 14 15:20 2019

Aos 82 anos, morre Jim Dunlop, fundador da Dunlop Manufacturing e inovador criador de palhetas, capos e outros acessórios para guitarra.

Story Part

Jim na sua primeira participação em uma feira em Nevada

Nascido na Escócia em 1936, Jim viajou para o Canadá quando era novo, em busca de novas oportunidades. Foi quando conheceu sua namorada e depois mãe do seus filhos, Bernice, e juntos foram para a Califórnia procurando um clima mais cálido — lugar onde ainda hoje fica a companhia.

Na década de 1960, ele tinha começado uma família e atuava como maquinista, antes de trabalhar como engenheiro mecânico na área da baía de São Francisco. Fora das horas de trabalho, direcionou seu interesse de toda a vida pela música para criar acessórios para guitarristas.

O espírito audaz e inovador de Jim o levou a transformar seu passatempo em meio de vida, e em 1965 fundou a Dunlop Manufacturing, Inc. Encontrando sucesso local com capos feitos à mão, tomou a decisão de se tornar um fabricante de palhetas de guitarra. Sua obsessão pela precisão o levou a criar palhetas de guitarra calibradas por sua verdadeira grossura.

jim namm award

Jim recebendo prêmio na NAMM por 50 anos de carreira

Jim Dunlop comprometeu-se pessoalmente a ampliar as opções disponíveis para os guitarristas da época, introduzindo um estrito controle de qualidade e uma variedade mais ampla de calibres. Combinou o conselho dos músicos com sua precisa intuição de engenharia, experimentando  numerosas formas e materiais para que os músicos pudessem encontrar a escolha correta e tirar o máximo proveito dela. Um dos maiores triunfos provenientes dessa experimentação foi a linha Tortex Picks.

Na década de 1980, Jim entrou audaciosamente no mercado dos efeitos, formando uma equipe de engenheiros e garantindo peças de alta qualidade. Adquiriu marcas queridas no mercado, como Cry Baby e MXR, e expandiu suas ofertas enquanto se manteve fiel a seus legados. A eletrônica abriu a porta à companhia de Jim, o que levou a colaborações com a família de Jimi Hendrix e com numerosos artistas, como Eddie Van Halen, Dimebag Darrell e Slash. Hoje, a Dunlop Manufacturing é uma das maiores e mais reconhecidas companhias de pedais do mundo.

Leia também:  Tagima faz convenção e anuncia novos membros à equipe

Sempre atento às necessidades dos guitarristas, Jim viverá nos muitos produtos que criou para fornecer às pessoas uma experiencia melhor na hora de tocar.

Jim ficou viúvo em 2001 e deixou Linda, sua esposa durante os últimos sete anos; sua filha Jasmin Powell, casada com Glenn; seu filho Jimmy Dunlop, casado com Elizabeth; e seus netos Alyssa Powell, Krista Powell e Max Dunlop.

Em lugar de flores, seus parentes recomendaram fazer contribuições comemorativas à MusiCares em nome de Jim.

Comentários
view more articles

About Article Author

Redacao MM
Redacao MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles