Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

Recordando Jim Dunlop

Aos 82 anos, morre Jim Dunlop, fundador da Dunlop Manufacturing e inovador criador de palhetas, capos e outros acessórios para guitarra.

Story Part

Jim na sua primeira participação em uma feira em Nevada

Nascido na Escócia em 1936, Jim viajou para o Canadá quando era novo, em busca de novas oportunidades. Foi quando conheceu sua namorada e depois mãe do seus filhos, Bernice, e juntos foram para a Califórnia procurando um clima mais cálido — lugar onde ainda hoje fica a companhia.

Na década de 1960, ele tinha começado uma família e atuava como maquinista, antes de trabalhar como engenheiro mecânico na área da baía de São Francisco. Fora das horas de trabalho, direcionou seu interesse de toda a vida pela música para criar acessórios para guitarristas.

O espírito audaz e inovador de Jim o levou a transformar seu passatempo em meio de vida, e em 1965 fundou a Dunlop Manufacturing, Inc. Encontrando sucesso local com capos feitos à mão, tomou a decisão de se tornar um fabricante de palhetas de guitarra. Sua obsessão pela precisão o levou a criar palhetas de guitarra calibradas por sua verdadeira grossura.

jim namm award

Jim recebendo prêmio na NAMM por 50 anos de carreira

Jim Dunlop comprometeu-se pessoalmente a ampliar as opções disponíveis para os guitarristas da época, introduzindo um estrito controle de qualidade e uma variedade mais ampla de calibres. Combinou o conselho dos músicos com sua precisa intuição de engenharia, experimentando  numerosas formas e materiais para que os músicos pudessem encontrar a escolha correta e tirar o máximo proveito dela. Um dos maiores triunfos provenientes dessa experimentação foi a linha Tortex Picks.

Na década de 1980, Jim entrou audaciosamente no mercado dos efeitos, formando uma equipe de engenheiros e garantindo peças de alta qualidade. Adquiriu marcas queridas no mercado, como Cry Baby e MXR, e expandiu suas ofertas enquanto se manteve fiel a seus legados. A eletrônica abriu a porta à companhia de Jim, o que levou a colaborações com a família de Jimi Hendrix e com numerosos artistas, como Eddie Van Halen, Dimebag Darrell e Slash. Hoje, a Dunlop Manufacturing é uma das maiores e mais reconhecidas companhias de pedais do mundo.

Sempre atento às necessidades dos guitarristas, Jim viverá nos muitos produtos que criou para fornecer às pessoas uma experiencia melhor na hora de tocar.

Jim ficou viúvo em 2001 e deixou Linda, sua esposa durante os últimos sete anos; sua filha Jasmin Powell, casada com Glenn; seu filho Jimmy Dunlop, casado com Elizabeth; e seus netos Alyssa Powell, Krista Powell e Max Dunlop.

Em lugar de flores, seus parentes recomendaram fazer contribuições comemorativas à MusiCares em nome de Jim.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart