Proteção BAM Cases para instrumentos chega ao Brasil
Publicado
8 anos agoon
A BAM tem produzido estojos para instrumentos na costa atlântica da França por mais de 40 anos, fazendo 50 mil estojos à mão por ano. Agora, a empresa apresenta seus produtos no Brasil

Katja & Robert Götz
A BAM leva a arte de proteger instrumentos no seu DNA. Até têm sido reportados casos de acidentes de usuários com seus produtos em que nem o instrumento nem a pessoa sofreu danos físicos graças aos seus estojos! Os produtos possuem uma carcaça rígida ultraleve composta por uma combinação dos plásticos Airex, PVC e ABS, produzidos à mão, seguindo um processo complexo desde o início nas instalações de Dives-sur-Mer, perto de Deauville.
A composição exata do corpo dos estojos é um segredo da empresa, mas dá para perceber que as travas fecham delicadamente e sem ruído, e os produtos estão cobertos por uma camada de proteção especial. As alças são duradouras e cada parte do processo é controlada e inspecionada constantemente para garantir a qualidade da fabricação.
A empresa teve início pelas mãos do casal francês Laurence e Philippe de Trogoff. “Foi há mais de 40 anos, quando Philippe quis fabricar um barco a vela e percebeu que os materiais que estava experimentando tinham as propriedades certas para construir um estojo para sua querida guitarra”, explicou a atual proprietária Katja Goetz. Assim nasceu o primeiro protótipo, que se tornou altamente popular entre seus amigos músicos. Isso foi seguido por um pedido de patente e a criação da empresa sob o nome BAM, abreviatura de ‘Boîte-à-musique’, ou ‘caixa de música’.
A empresa hoje
Em 2011, Robert e Katja Goetz, dois profissionais na indústria da música, passaram a se encarregar do negócio, que hoje permanece ativo com distribuidores próprios nos Estados Unidos, na Rússia e na China. Também se dedicam à criação de uma loja on-line que será lançada em breve para atender clientes no mundo todo.
Quando Robert e Katja começaram seu trabalho na empresa, os estojos estavam disponíveis nas cores escuras tradicionais, mas novas coleções foram criadas com diversas cores e estampas, materiais inovadores e equipados com novas características, que estão sempre em desenvolvimento, em colaboração com músicos usuários.
Dentre as linhas disponíveis, encontramos os estojos de edição limitada Paris, com estampa colorida; o Revolution, de couro preto; a série L’Etoile, considerada a bolsa Hermès de estojos para instrumentos, feita com o mais fino couro e visual de alumínio pulido exclusivo — pode ser pedido em uma variedade de cores e estilos —, além da colorida série Katyushka, com decoração
russa tradicional, e o modelo Sundown-Orange, que, com sua cor laranja, foi adicionado à linha La Défense. Também podemos encontrar os estojos de carcaça mole resistentes à água da linha Performance e a série Texas, que vem em couro resistente ou pele de vaca.
“Nossos produtos se destacam pela qualidade, pelo processo de produção à mão, pelo design francês e, sobretudo, pela inovação”, destacou Katja.
Foco no Brasil
Começando com uma estratégia de expansão no mercado latino-americano, a BAM foca o Brasil. É o primeiro país da região onde buscam o parceiro correto para iniciar suas atividades. “Estamos procurando um distribuidor aqui e também pensamos na possibilidade de criar uma pequena empresa de distribuição própria. Tudo vai depender das oportunidades que encontrarmos”, disse Robert.
Para a empresa, o Brasil é um mercado muito interessante devido ao fato de que, na América Latina, a música ocupa grande parte da vida social das pessoas, trazendo muitos tipos e estilos de música diferentes, com imenso potencial para a BAM.
“Falando sobre os preços para os nossos novos parceiros, trabalhamos com os mesmos valores, seja para um luthier ou uma loja grande (on-line ou física). Mas, sim, temos diferenças quando se trata de venda no atacado, dependendo do volume”, destacaram os proprietários da empresa. “Uma coisa importante é que nunca damos exclusividade para um atacadista. Quer dizer, até agora não temos feito isso, mas poderia mudar no Brasil. Sempre se podem encontrar bons compromissos!”.
Independentemente do tamanho do cliente, a BAM sempre garante o máximo nível de serviço para sua satisfação. “Não só planejamos nos expandir na América do Sul, mas também na América Central, no Caribe e no México. Todas as atividades nesses territórios serão supervisionadas pela casa matriz em Dives-sur-Mer, França”, adicionaram.
Mais informações: bamcases.com
Você pode gostar
Audio Profissional
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Publicado
12 horas agoon
03/02/2026
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio.
O grupo Audiotonix anunciou um acordo para a aquisição de três empresas de referência no mercado de áudio profissional: DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio. A operação está em fase de submissão para aprovação regulatória e a conclusão é esperada para o primeiro semestre de 2026.
A DPA Microphones soma mais de seis décadas de atuação no desenvolvimento de microfones voltados a aplicações como som ao vivo, teatro, cinema e instalações profissionais, com foco em consistência e precisão sonora. A Wisycom, da Itália, é reconhecida internacionalmente por suas soluções avançadas de áudio sem fio, especialmente no gerenciamento de RF para broadcast, eventos e produções externas. Já a Austrian Audio, sediada em Viena, contribui com uma linha de microfones, fones de ouvido e ferramentas de áudio baseada em uma tradição consolidada em engenharia acústica.

Com a aquisição, as três marcas passam a integrar o portfólio da Audiotonix, que reúne fabricantes como Allen & Heath, Calrec, DiGiCo, Solid State Logic, Sound Devices e Slate Digital.
Para James Gordon, CEO da Audiotonix, a decisão segue uma lógica clara de evolução tecnológica: “Após o trabalho de desenvolvimento realizado com a Sound Devices, faz sentido agregar a Wisycom. O próximo passo é nos aproximarmos ainda mais do artista por meio dos microfones, e a DPA representa uma referência absoluta no segmento premium. A Austrian Audio traz décadas de experiência e um potencial significativo para complementar nosso portfólio atual e futuro”.
Na avaliação de Kalle Hvidt Nielsen, CEO da DPA Microphones, a união fortalece a oferta ao mercado profissional: “As três marcas compartilham um posicionamento premium e atendem clientes que já utilizam soluções do ecossistema Audiotonix. Essa sinergia amplia a capacidade do grupo de entregar benefícios concretos a profissionais que exigem o mais alto nível de qualidade e confiabilidade”.
Na foto: de esquerda para direita, Kalle Hvidt Nielsen, DPA Microphones CEO; James Gordon, Audiotonix CEO; Marika Stangherlin, Wisycom CSO (Chief Sales Officer) e Martin Seidl, Austrian Audio CEO
Iluminação
Ayrton Veloce Profile e Domino LT iluminam a turnê mundial de Shakira
Publicado
24 horas agoon
03/02/2026
Os equipamentos da Ayrton são destaque no projeto de iluminação da “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, que segue em turnê até fevereiro de 2026.
A turnê mundial de Shakira, “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, conta com um grande projeto técnico de iluminação baseado em luzes Ayrton. O lighting designer Dan Norman, da Silent House, utilizou 72 Veloce Profile e 76 Domino LT, em um desenho pensado para grandes arenas e longas distâncias de projeção.
A PRG foi responsável pelo fornecimento de iluminação, vídeo, câmeras e equipe técnica da turnê, que começou no Rio de Janeiro em fevereiro de 2025 e tem encerramento previsto para 27 de fevereiro de 2026, na Cidade do México. Na América do Norte, a Ayrton é distribuída exclusivamente pela ACT Entertainment.

Os Veloce Profile foram escolhidos pela alta potência e versatilidade em grandes palcos, enquanto os Domino LTassumiram papel central nas projeções de longo alcance, com alto nível de precisão, foco e controle de zoom, especialmente em shows em estádios.
“Shakira quebrou recordes de público no México e em diversas cidades ao longo da turnê”, afirma Burton Tenenbein, vice-presidente de vendas para música da PRG. “A Ayrton é uma das marcas que mais gera feedback positivo entre nossos clientes, graças ao seu nível de inovação e desempenho em grandes produções”.
A PRG foi a primeira empresa da América do Norte a incorporar os novos Veloce Profile ao seu inventário, além de já contar com equipamentos Ayrton Diablo, Perseo e Domino LT. Segundo Tenenbein, o suporte global da ACT Entertainment e da equipe da Ayrton foi fundamental para garantir a operação em uma turnê de alta complexidade logística.
Créditos:
- Texto: Cortesia da ACT Entertainment
- Fotos: © Steve Jennings
Instrumentos Musicais
Do Brasil para o mundo: a Hernan Voyzuk Project Series entra no catálogo global da Bosphorus
Publicado
24 horas agoon
03/02/2026
O que começou como um projeto pensado exclusivamente para o mercado brasileiro acaba de ganhar projeção internacional.
A Hernan Voyzuk Project Series, desenvolvida em parceria direta com a fábrica turca Bosphorus Cymbals, passa a integrar gradualmente o catálogo global da marca, em um movimento pouco comum no mercado de pratos: uma série signature criada por um especialista, e não por um artista famoso.
Segundo Hernán Voyzuk, diretor da Bosphorus Brasil, a expansão internacional não fazia parte do plano original. “Numa primeira etapa, a série foi pensada exclusivamente para o mercado brasileiro, mas quando começamos a divulgá-la através de vídeos nas redes sociais, muitos bateristas e especialistas do mundo todo começaram a perguntar sobre o lançamento e a entrar em contato diretamente com a fábrica”, explica.
Diante desse interesse espontâneo, a própria Bosphorus avaliou a possibilidade de ampliar o alcance do projeto.
“A partir disso, a fábrica me consultou sobre a possibilidade de lançar a série em nível global. Ela passará a entrar progressivamente em vários países, de acordo com os mercados onde a Bosphorus possui distribuição”.

Reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de 20 anos
Do ponto de vista da fábrica, o lançamento internacional representa mais do que a chegada de um novo produto. Para Voyzuk, trata-se de um reconhecimento direto ao trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas.
“Trabalho em conjunto com a fábrica há 20 anos no desenvolvimento de novas séries. Participei ativamente da criação das séries Samba e Syncopation, que hoje já fazem parte da identidade da marca”.
Essa relação foi determinante para que os artesãos turcos propusessem um passo inédito. “Eles me disseram que havia chegado o momento de eu desenvolver minha própria série, aproveitando todo o conhecimento adquirido ao longo de tantos anos. É um reconhecimento ao trabalho realizado e também uma aposta em uma série signature criada por um especialista, algo realmente inédito no mercado”.
Um marco pessoal e profissional
Ver um prato com seu nome ganhar alcance global é, para Voyzuk, um momento de forte carga emocional.
“É um misto de sensações que me remetem aos meus primeiros passos com a bateria, ao aprendizado com meus grandes mestres na Argentina, a todo o processo de evolução e ao contato com inúmeros bateristas ao redor do mundo”, relata.
“É uma realização pessoal e profissional muito forte, resultado de muitos anos de estudo, pesquisa e compartilhamento de conhecimento”.
Um som autoral com linguagem universal
A identidade sonora do Hernan Voyzuk Project Ride nasce de uma referência clara: o jazz e o legado de Tony Williams.
“Conheci o Tony Williams muito cedo, quando tinha 11 anos, e isso foi determinante na minha formação musical. Sua sonoridade sempre foi uma referência nos meus estudos”, afirma.
Para Voyzuk, essa base não limita o alcance do produto — pelo contrário. “O jazz e o legado do Tony Williams são universais. Acredito que esse tipo de sonoridade sempre será bem recebida em qualquer parte do mundo”.


Brasil como polo criativo da indústria
O lançamento internacional também reforça o papel do Brasil como criador de produtos de alto nível para o mercado global.
“O Brasil sempre foi uma referência mundial de música de excelência, com músicos de altíssimo nível. Projetos como esse ajudam a mostrar que também podemos oferecer instrumentos de altíssima qualidade, com criatividade e conhecimento técnico”.
Expectativas para 2026
Este ano será estratégico para a Bosphorus Cymbals Brasil. “Em 2025 celebramos 20 anos da marca no Brasil, algo muito significativo. Mesmo enfrentando desafios, conseguimos fortalecer o prestígio da Bosphorus no país”, destaca Voyzuk.
Entre os planos estão mais ações educacionais e presença reforçada em eventos do setor “Seguiremos com nossos eventos ‘Bateristas e Prateristas’, focados em educação e troca de conhecimento, e já estamos programando nossa terceira participação na Conecta+ Música & Mercado, um evento consolidado e fundamental para nossos projetos no Brasil”.
Áudio
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio. O grupo Audiotonix anunciou um acordo...
Samson apresenta o sistema sem fio digital XPX Plug-In na NAMM 2026
Novo adaptador transforma qualquer microfone dinâmico em wireless sem trocar de equipamento. A Samson anunciou durante a NAMM 2026 o...
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE. Criadas para adicionar identificação,...
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Como evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays
Cuidados simples que evitam ruídos, falhas intermitentes e prejuízos no estúdio e na estrada. Em estúdios, palcos e sistemas instalados,...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão4 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico4 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Audio Profissional2 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Gestão3 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Audio Profissional4 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
NAMM Show4 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Estruturas2 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Distribuição3 semanas agoYamaha Musical do Brasil assume distribuição de Line 6, Ampeg, Guild e Córdoba






