Pearl Drums quer retomar o mercado no Brasil
Publicado
9 anos agoon
Após um ano e meio de baixa presença no Brasil, a distribuidora encara o desafio de fazer a Pearl crescer novamente
Em maio de 2015, a equipe constituída em 2010 para cuidar da operação comercial da Pearl no Brasil assumiu a direção da PBR. Foi assim que os sócios Andre Jung, Ricardo D’Apice, Mario Julio Vicente e Athos Costa herdaram uma empresa enxuta e bem administrada por seus antigos proprietários. O desafio estava lançado: precisavam atravessar o momento mais difícil de nosso mercado em décadas e ao mesmo tempo transformar uma empresa familiar estruturada de forma tradicional em uma organização sintonizada com novas linguagens, atenta a gerenciar com um olho no produto e outro no consumidor, capaz de ampliar o market share em meio à própria crise.
“Estreitamos vínculos com o fornecedor, com nossa rede de dealers e principalmente com a multidão de bateristas Brasil afora para definir quais os produtos certos para o momento atual da música e dos músicos”, contou Andre Jung, sócio-diretor de marketing da PBR Musical.
M&M: Como você encontrou o mercado brasileiro em relação à marca?
Andre: No final de 2009 a marca estava bastante descaracterizada e precisava ser reativada. Marcas OEM haviam invadido o mercado ocupando grande espaço nas lojas e, por falta de foco, as grandes marcas haviam perdido muito espaço. Um processo doloroso para um grande universo de músicos, que investiram suas economias em instrumentos de baixa qualidade, descontinuados constantemente, trazendo marcas efêmeras destinadas ao mercado nacional. Na busca de oportunidades, lojistas e músicos compravam gato por lebre.
M&M: Que estratégia comercial estão aplicando para se posicionar de novo no mercado local?
Andre: A primeira coisa a entender é o nosso diferencial de qualidade sonora e durabilidade, e nesse quesito somos imbatíveis, não temos medo de oferecer garantias longas para nossos produtos. Para o consumidor que só busca o preço, sem uma visão de médio prazo, e para o lojista que baseia sua estratégia comercial em fornecer pelo menor preço possível, nós não somos opção. Até porque essa nunca é a opção certa. O desafio nesse caso é apresentar tanto para o consumidor como para quem vende qual é a opção inteligente, aquela que oferece o melhor custo- benefício, garantindo ao mercado um instrumento capaz de atender a qualquer solicitação e ao lojista a tranquilidade de negociar com uma empresa que realmente garante o produto que vende.
[button link=”https://musicaemercado.org/wp-content/uploads/2017/07/PearlDrum_catalog.compressed.pdf” icon=”fa-download” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Baixe o catálogo da Pearl Drum[/button]
M&M: Como recuperar o market share perdindo ao longo deste um ano e meio sem maior presença nos pontos de venda??
Andre: Em primeiro lugar, vamos considerar que os produtos Pearl nunca deixaram de ter sucesso no Brasil. Houve sim momentos de maior e menor acessibilidade, mas a Pearl nunca deixou de povoar os sonhos dos nossos bateristas. Desde o início da PBR, nos dedicamos a reforçar a imagem de excelência e confiabilidade da Pearl, garantindo fornecimento não só de kits completos, como de uma ampla gama de acessórios e componentes. No primeiro momento priorizamos a série Pearl Vision, instrumento intermediário, como o carro-chefe para a alavancagem da marca, decisão que se mostrou acertada. Mantendo essa conduta, continuamos a priorizar as séries intermediárias: as novas Pearl Export, que depois de um período sabático retornaram totalmente redesenhadas, preservando a durabilidade e a potência sonora que as tornaram lendárias, e a novíssima série Pearl Decade Maple, que oferece um sofisticado casco em maple selecionado, com timbre e volume espetaculares, capaz de responder às solicitações de qualquer profissional de palco e gravações.
M&M: Como está sendo a recepção por parte dos usuários e clientes locais?
Andre: Desde que assumimos a distribuição da Pearl, nos preocupamos em restabelecer a relação de confiança mútua entre os nossos consumidores e a marca. Sabemos que a Pearl habita um lugar de destaque entre os bateristas brasileiros, constituindo um forte vínculo de afetos e confiança. Temos certeza de que os profissionais e aqueles que, sem ser profissionais, têm contato com a música e os palcos, preferem a nossa marca, mas hoje também os iniciantes, muitas vezes orientados pelos professores, compreendem a necessidade de um instrumento de qualidade, capaz de projetar suas carreiras e fazer seus sonhos vingar.
M&M: E os endorsees?
Andre: Temos um sólido time de endorsees, espalhado por todo o País, artistas de referência em diversas tendências do mercado da música. A eles dedicamos atenção e respeito, buscando uma comunicação constante e promovendo eventos que aproximem marca, artista, lojista e o consumidor final. Neste ano de 2017 já tivemos algumas incorporações, entre elas Pablo Diogo (Ludmilla), Robertinho Marçal (Fagner) e Claudio Félix (Aline Barros), além do ingresso no time do Dino Verdade, exímio baterista que também é o responsável pela construção da maior rede de escolas de bateria do mundo.
M&M: Com quantos lojistas estão trabalhando no País hoje?
Andre: A maioria dos lojistas com que trabalhamos tem mais de um ponto de venda. Se pensarmos assim, temos no Brasil mais de 200 pontos de venda. Só trabalhamos com lojas especializadas em instrumentos musicais. Para ser um dealer Pearl, a loja não precisa se comprometer com volume ou programação de compra, ela deve abraçar a marca, conhecer o produto e oferecer ao consumidor a experiência de ver e sentir a diferença que faz a Pearl líder mundial em venda de baterias. Só com preços justos e uma margem saudável para os lojistas é possível manter um estabelecimento em dia com suas obrigações.
M&M: Destaque alguns produtos ‘ideais’ para o mercado brasileiro.
Andre: Temos diversas linhas de baterias, indicadas para estilos e performances diversas, porém gostaria de destacar três produtos Pearl que vêm resolvendo a vida de praticamente todos os bateristas, independentemente da marca de bateria que ainda possuem. São eles:
- Caixas: mais de cem modelos para deleite dos profissionais e amadores, que podem selecionar o modelo adequado a cada performance.
- Pedais: diversas séries, simples e duplos, com engenharia e precisão para responder a qualquer solicitação dos bateristas de hoje.
- Acessórios: uma ampla gama de acessórios para personalizar e atender às características de cada músico, com segurança, precisão e durabilidade.
Você pode gostar
-
Feira Conecta+: PBR terá novidades em percussão e violões
-
Yamaha apresenta novas cores para sua bateria Custom Birch
-
PHX apresenta novo catálogo
-
Baterias eletrônicas série DTX6 da Yamaha
-
Izzo apresenta novo catálogo digital e promoção para seus parceiros
-
Conheça o novo catálogo digital da Musical Express
Instrumentos Musicais
Hertom Guitars lança Série Stage, nova linha de violões voltada para o palco
Publicado
56 minutos agoon
31/01/2026
A Hertom Guitars anunciou o lançamento da Série Stage, nova linha de violões desenvolvida com foco no uso ao vivo.
A proposta é atender músicos que utilizam o instrumento predominantemente plugado, em apresentações, ensaios e situações de palco que exigem praticidade, agilidade e confiabilidade.
A Série Stage vem equipada com o pré-amplificador Fishman Flex Plus-T, com controles externos de fácil acesso e afinador embutido de forma discreta. A escolha do sistema prioriza a resposta sonora em linha e a usabilidade em ambientes ao vivo, onde ajustes rápidos durante passagens de som e apresentações são parte da rotina. O conjunto também permite o uso de recursos de controle de feedback, aspecto relevante para músicos que enfrentam volumes elevados no palco.



Em termos construtivos, os violões da Série Stage mantêm o padrão já conhecido da Hertom, herdando acabamento e características sonoras da linha Unity. A diferença está no posicionamento: enquanto a Unity foi pensada como uma série mais abrangente, a Stage adota uma abordagem mais direta, voltada especificamente para quem toca plugado com frequência e precisa de acesso imediato aos controles eletrônicos.



Outro ponto considerado no desenvolvimento da linha foi a logística de transporte. Ao contrário da Série Unity, que acompanha case rígido, a Série Stage é fornecida com bag de alta qualidade, facilitando o deslocamento entre ensaios e apresentações sem abrir mão da proteção do instrumento.



A nova linha chega ao mercado com quatro shapes diferentes, que, combinados a variações de madeiras e cores, totalizam 12 modelos. Os preços estimados ficam entre R$ 6.500 e R$ 8.000, posicionando a Série Stage como uma opção estratégica dentro do portfólio da marca.



Audio Profissional
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
Publicado
1 dia agoon
30/01/2026
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE.
Criadas para adicionar identificação, monitoramento e troca de dados diretamente a caixas passivas, sem necessidade de cabeamento de rede adicional ou alimentação externa.
A proposta muda o conceito tradicional do áudio instalado, onde a inteligência costuma estar concentrada apenas em dispositivos ativos. Com o AnyMATE, a comunicação de dados acontece pelas próprias linhas de caixas, permitindo que o amplificador atue como um hub tanto de áudio quanto de informações.
O SpeakerMATE é a primeira aplicação prática da plataforma: um módulo compacto que pode ser integrado à caixa ou instalado externamente, ideal tanto para novos projetos quanto para atualizações de sistemas existentes. Após a instalação, o dispositivo é reconhecido automaticamente pelo software Armonía+ da Powersoft, simplificando a configuração e reduzindo erros.
Além da identificação da caixa, o SpeakerMATE incorpora sensores para monitorar temperatura, posição e nível de pressão sonora, além de armazenar dados de instalação e manutenção. Integrado a serviços em nuvem, o sistema também permite o monitoramento remoto de grandes instalações distribuídas.
A ISE 2026 acontece de 3 a 6 de fevereiro, em Barcelona.

A Aguilar anunciou o lançamento do Tone Hammer 210 Combo, um novo amplificador combo para baixo.
Desenvolvido para oferecer o som, a resposta e o desempenho de um sistema completo da marca em situações em que o espaço é limitado, mas o timbre e a confiabilidade continuam sendo fundamentais.
Pensado para baixistas profissionais, o Tone Hammer 210 Combo não foi concebido como uma solução “reduzida”. Segundo a marca, o projeto partiu dos ambientes reais de trabalho do músico: palcos pequenos e médios, estúdios, fossos de teatro e templos, onde a clareza sonora, a consistência e as saídas diretas são tão importantes quanto o volume no palco.
O equipamento é construído em torno de um gabinete 2×10 em orientação vertical, que combina portabilidade com uma projeção mais natural e uma sensação de palco mais próxima à de um rig tradicional. Sua altura é semelhante à de um cabeçote Tone Hammer com uma caixa SL 410, facilitando que o baixista se ouça com clareza sem a necessidade de volume excessivo. O módulo do amplificador é fisicamente separado do gabinete, preservando o volume interno e a ressonância acústica, evitando o caráter “embarrado” típico de muitos combos.
O gabinete é equipado com dois falantes cerâmicos de 10 polegadas desenvolvidos especialmente pela Aguilar, inspirados na série DB. Esses alto-falantes oferecem graves firmes e controlados, médios definidos e uma resposta clara que se mantém presente na mixagem ao vivo.
Na parte superior encontra-se uma versão de 300 watts do amplificador Tone Hammer de segunda geração, que entrega o caráter sonoro característico da série: quente, rico e com inspiração valvulada, mas com flexibilidade para ir de sons vintage a timbres mais modernos.
O painel traseiro foi projetado para atender às exigências atuais, com duas saídas XLR para roteamento ao PA e monitoramento ou in-ear, respostas a impulso de gabinete integradas para um som direto consistente e compatibilidade com o aplicativo Aguilar Cabinet Suite para edição via computador. O combo também inclui saída para fones de ouvido e entrada auxiliar para prática silenciosa, além de um novo sistema de refrigeração ultrassilencioso, adequado para estúdios e ambientes sensíveis a ruído.
Áudio
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE. Criadas para adicionar identificação,...
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Como evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays
Cuidados simples que evitam ruídos, falhas intermitentes e prejuízos no estúdio e na estrada. Em estúdios, palcos e sistemas instalados,...
Multilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
Grupo que fabrica eletrônicos populares assume distribuição exclusiva de marca alemã premium, enquanto ex-parceira CMV sobe para comando regional na...
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão4 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico3 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Audio Profissional1 semana agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Audio Profissional4 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
Gestão2 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
NAMM Show3 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Estruturas1 semana agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Audio Profissional3 semanas agoCelestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável








