```
Zeus

O uso das campanhas de e-mail (Parte 1)

Publicado

on

 

Entenda como campanhas de e-mails comportamentais podem mudar o seu negócio

Todos, mesmo os mais leigos, sabem da importância das campanhas de e-mail marketing. Mas até onde vai a efetividade de sair mandando e-mail como um louco? Ou melhor, mandando e-mails sem relevância, fora do contexto e sem o interesse do destinatário? Tudo isso é muito mais complexo do que simplesmente disparar e-mails em horários ou dias predeterminados. Para alcançar bons resultados é preciso estratégia e conhecimento não apenas do seu produto, mas também do seu consumidor.

Os consumidores on-line estão cada dia mais exigentes e impacientes. É tanta informação disponível que eles já não conseguem absorver todo esse conteúdo de forma eficiente e muita coisa passa despercebida. Um conteúdo sem relevância para eles é jogado automaticamente para a lixeira na sua mente, isso quando aberto, e implacavelmente ignorado. Por esse e por outros motivos, enviar conteúdo relevante e contextualizado faz toda a diferença para despertar o interesse de quem recebeu.

campaignEu já deparei com alguns clientes que simplesmente abominavam campanhas por e-mail dizendo que não acreditavam na sua eficiência e que nunca tinham de fato alcançado bons resultados. Isso porque eles não estavam fazendo da forma certa para o público que possuíam. Eles não criavam campanhas, criavam spams. Nesse caso, é óbvio que as coisas não dariam certo.

Segmentar suas campanhas de acordo com o contexto e criar um ciclo de relacionamento com o seu cliente é essencial para engajá-lo. Utilizando o método correto, você tem condições de levar informações ou produtos que realmente sejam de seu interesse, fazendo com que este cliente entre em um funil ainda mais segmentado, ou seja, você aprende cada vez mais sobre esse cara, começa a ser cada vez mais assertivo e as campanhas se tornam muito mais efetivas, com uma taxa de conversão muito mais otimizada, além de reduzir a incidência de opt-out de sua base.

Publicidade
Benson

Por onde começar com suas campanhas de e-mails comportamentais? O grande negócio das campanhas de e-mail comportamental é mapear um determinado comportamento ou indício de interesse do consumidor, segmentá-lo e então disparar uma mensagem específica para aquela pessoa.

Gatilhos de ativação

Primeiro você precisa entender quais gatilhos pode utilizar para começar suas campanhas e montar uma estratégia de segmentação comportamental. Para isso, vou citar algumas regras com as quais você poderá começar e, em cima disso, levar uma comunicação personalizada e uma recomendação de produtos assertiva:

– Segmente por produtos que foram comprados nos últimos meses

– Produtos que foram visitados

Range de preço buscado

Publicidade

– Categoria de produto pelo qual o consumidor demonstrou interesse

– Geolocalização

– Condições climáticas

– Faixa etária das pessoas que acessam

– Sexo das pessoas que acessam

Publicidade

– Data da última compra

Raphael Ferrari (Crédito Evandro Monteiro)

   Raphael Ferrari (Crédito Evandro Monteiro)

– Periodicidade de compra

– Conteúdo dos carrinhos

– Produtos abandonados

– Buscas abandonadas

– Aniversário

Publicidade

– Usuários que não interagem mais

– Por etapa de abandono no caminho da compra.

Com esses triggers, você tem um ponto de partida para iniciar uma estratégia para o seu negócio, segmentando sua audiência e entregando um conteúdo personalizado para cada pessoa, aumentando assim o interesse da sua audiência. O resultado disso com certeza será um aumento na conversão dessas campanhas personalizadas.

O momento certo

É claro que, a partir daí, disparar os e-mails com os gatilhos certos não é o suficiente. É preciso identificar qual o melhor momento para fazer o envio. Não adianta, por exemplo, identificar o interesse em um determinado produto e só mandar um e-mail com desconto no mês que vem. A chance de ter perdido o timing do envio é altíssima.

O assunto ideal

Pense com bastante cuidado no assunto do e-mail. É ele que vai identificar o contexto da mensagem no momento em que o usuário o vir na caixa de entrada e também do que ele trata. Evite palavras com alto risco de spam, seja direto e vendedor.

Publicidade

A importância do contexto

O contexto no qual um e-mail comportamental se encontra pode definir se aquele usuário vai abrir, ignorar ou jogá-lo no spam. O contexto ajuda o usuário a identificar o motivo pelo qual ele está recebendo aquele e-mail e isso automaticamente faz com que a chance de abertura aumente.

Com quais estratégias começar?

As estratégias de e-mail comportamental e personalização são imensas. O limite é a sua imaginação. Paradoxalmente, este acaba sendo um dos principais motivos pelo qual é tão difícil trabalhar dessa forma e por que tão poucas pessoas conseguem entregar isso de forma eficiente.

 

*Por Raphael Ferrari. Especialista em otimização de e-commerce e sócio-diretor da Sanders Estratégia Digital

Publicidade
Shure

Educação

Academia Jovens Músicos lança Clube Jovens Músicos

Publicado

on

Academia-Jovens-Musicos-750x500

Iniciativa permite doações mensais, pontuais ou via Imposto de Renda para fortalecer projetos de formação e inclusão por meio da música.

A Academia Jovens Músicos deu mais um passo importante em sua trajetória de 15 anos ao lançar oficialmente o Clube Jovens Músicos, em evento realizado no auditório do Pecege, em Piracicaba. A nova iniciativa busca criar uma rede de apoio contínuo para sustentar e expandir as atividades da instituição, que hoje beneficia centenas de crianças e jovens por meio da educação musical.

Com o Clube, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações diretas mensais, pontuais ou destinar parte do Imposto de Renda para os programas da Academia, que incluem aulas de canto coral e instrumentos musicais, oficinas gratuitas em escolas públicas e concertos abertos à comunidade.

“A Academia não consegue fazer todas as ações sozinha e sem recursos”, destacou Bruna Leonessa, presidente da Associação Amigos da Música (AMPI). “Mantemos aulas na sede para mais de 300 crianças e jovens, oficinas em 13 escolas públicas para mais de 700 alunos, além de concertos e ações culturais. Para que essas oportunidades continuem chegando a tantas famílias, precisamos de pessoas que acreditam na transformação pela música.”

O lançamento contou com a presença de Marcos Vinícius Beltrame, delegado adjunto da Receita Federal em Piracicaba, e Valkiria Callovi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), que reforçaram a importância de iniciativas como o Clube para aproximar a sociedade civil de projetos de impacto social duradouro.

Publicidade

“Ao longo desses anos, tive o privilégio de acompanhar centenas de crianças e adolescentes descobrindo o poder da música”, afirmou o maestro Anderson de Oliveira, coordenador da Academia. “Mais do que aprender a tocar um instrumento, eles desenvolvem disciplina, criatividade e autoestima. Eu mesmo sou uma pessoa que teve a vida transformada pela música.”

Além de apoiar a continuidade das ações educativas e culturais, quem se associa ao Clube Jovens Músicos também recebe benefícios exclusivos, que vão de brindes personalizados — como canecas, agendas e camisetas — até conteúdos especiais, palestras e convites para concertos exclusivos promovidos pela Academia.

Com essa iniciativa, a Academia reforça seu compromisso de democratizar o acesso à educação musical e criar novas pontes entre a arte, a comunidade e o futuro dos jovens talentos.

Mais informações sobre o Clube e as formas de participação estão disponíveis aqui.

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Iluminação

On Projeções ilumina os Arcos da Lapa com projetores Christie Griffyn

Publicado

on

Christie flamengo 750x500 copia

O histórico Arco da Lapa, um dos ícones arquitetônicos do Rio de Janeiro, foi transformado em uma tela urbana para o lançamento da nova camisa do Flamengo, em colaboração com a Adidas.

Os Arcos da Lapa, um dos ícones arquitetônicos do Rio, foram o cenário escolhido para a apresentação da nova camisa do Clube de Regatas do Flamengo, em uma instalação audiovisual produzida pela empresa brasileira On Projeções utilizando projetores a laser puro Christie Griffyn 4K50-RGB.

A ativação, encomendada pela agência WMS para a Adidas Originals, transformou o aqueduto em uma obra monumental e imersiva, com as cores vermelho e preto características do clube e a frase “Patrimônio Original da Nação”, reforçando a identidade cultural do Flamengo e sua conexão com a cidade.

Tecnologia para um monumento histórico

Para iluminar a fachada de 70 metros de largura do aqueduto, a On Projeções instalou dois projetores Griffyn 4K50-RGBa a aproximadamente 55 metros de distância um do outro, alcançando uma área projetada de quase 1.190 m².

“Escolhemos os projetores Griffyn pelo seu brilho e precisão de cores, essenciais para este projeto”, explicou Hugo Rodrigues, CEO da On Projeções. “O vermelho tinha que se destacar contra o fundo escuro dos arcos, e os projetores forneceram a saturação e o contraste necessários, com potência mais do que suficiente para um ambiente externo.”

Mapeamento arquitetônico e operação discreta

Dada a geometria do monumento, a equipe aplicou técnicas de distorção e mesclagem para adaptar o conteúdo à estrutura. O sistema foi controlado com o Resolume Arena 7, e todos os testes foram realizados nas primeiras horas da manhã para evitar vazamentos antes do evento oficial.

Zeus

“Qualquer revelação poderia atrair multidões e estragar a surpresa”, observou Rodrigues. “Tivemos que manter o conteúdo oculto até o momento da ativação.”

Publicidade

O projeto combinou listras vermelhas dinâmicas e texto amarelo, criando um poderoso efeito visual no aqueduto colonial do século XVIII, que há décadas é um símbolo cultural da área urbana do Rio de Janeiro.

Shure
Continue Lendo

Músico

São Paulo: Dia dos Músicos é celebrado nas bibliotecas públicas municipais

Publicado

on

dia dos musicos SP 750x500

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional dos Músicos, comemorado em 22 de novembro.

As atividades fazem parte do programa Biblioteca Viva e incluem as apresentações musicais “Os Livros e As Canções”, com Evandro Bene & Banda, e “Somos”, de Irmão Black e Fahntastica. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas e abertas a todos os públicos nas bibliotecas municipais e no Bosque de Leitura Parque Lajeado.

A performance “Os Livros e As Canções”, que estreou no dia 13 na Biblioteca Roberto Santos, segue agora para mais seis unidades: José Mauro Vasconcelos (19/11, às 14h), Viriato Corrêa (25/11, às 14h), Álvares de Azevedo (26/11, às 14h), Cassiano Ricardo (27/11, às 14h), Mário Schenberg (28/11, às 14h) e Camila Cerqueira César (29/11, às 13h). A proposta reúne literatura e música em um repertório que transita da MPB ao rock, com canções inspiradas em obras literárias, como “Jubiabá”, de Jorge Amado; “Epitáfio”, dos Titãs; e “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento.

Já “Somos” terá apresentação única no Bosque de Leitura Parque Lajeado, em 29 de novembro, às 14h. O espetáculo combina músicas autorais, poemas e intervenções performáticas para construir uma narrativa sobre existencialismo, ancestralidade, memória e afeto — uma reflexão sensível sobre o que significa “ser” e “estar” no mundo.

Oficinas e outras atrações musicais

Além dos shows, as bibliotecas também recebem atividades formativas. Na Biblioteca Álvares de Azevedo, todos os sábados — incluindo 21 e 28 de novembro — acontece uma oficina de pandeiro com Well Martins, sempre às 14h. Na Biblioteca Cassiano Ricardo, no dia 25 de novembro, das 9h às 10h30, será realizada uma oficina de jogos musicais, que apresenta noções de criação de games a partir do desenvolvimento de um jogo de ritmo simples.

Publicidade

Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), o público poderá acompanhar o “Encontro de Corais Maestro Danilo – Grupo Mosaico”, no dia 29 de novembro, das 12h às 13h30, com clássicos da MPB interpretados pelo grupo.

A importância do Dia dos Músicos

Celebrado em 22 de novembro, o Dia dos Músicos homenageia profissionais que dedicam a vida à arte sonora — instrumentistas, cantores, compositores, regentes, técnicos e todos os envolvidos na criação musical. A data está associada a Santa Cecília, padroeira dos músicos, e reconhece o papel fundamental da música na cultura brasileira e no cotidiano das pessoas, seja marcando momentos festivos, acolhendo emoções ou inspirando reflexões.

A programação completa das bibliotecas, bosques e pontos de leitura está disponível no site oficial do Sistema Municipal de Bibliotecas e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Música também nos Centros Culturais e Casas de Cultura

A comemoração não se restringe às bibliotecas. Outros equipamentos culturais municipais também recebem apresentações gratuitas. Nos Centros Culturais, o destaque é a festa Flash Balanço, no Centro Cultural Grajaú, em 22 de novembro, às 18h, celebrando hits das décadas de 70, 80 e 90. No mesmo dia e horário, o Centro Cultural da Juventude recebe o show de Celsinho Mody, enquanto a Vila Itororó apresenta Rahessa, às 19h. Já o Centro Cultural Olido recebe o Coral USP, às 16h.

Nas Casas de Cultura, o público poderá assistir ao Grupo Afro Babalotim, no feriado de 20 de novembro, às 15h, na Casa de Cultura Raul Seixas. O projeto “Raízes Negras” também ocorre no Dia da Consciência Negra, às 14h, na Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Publicidade

A agenda completa dessas e de outras atividades culturais pode ser consultada no portal SP Mais Cultura.

Continue Lendo
MusicaeMercado

Trending