Iluminação
O foco da SGM no desenvolvimento de produtos LED
Publicado
7 anos agoon
Melhores processos, estudo detalhado da tecnologia LED, novos produtos e tendências. Veja mais nesta entrevista.
Há anos, a empresa SGM concentra seu trabalho na produção de aparelhos de LED e o estudo dessa tecnologia permitiu ter produtos cada vez mais especializados para diferentes segmentos do mercado.

Ben Díaz
Ben Díaz, que anteriormente era responsável pelo mercado da América do Sul, agora é gerente de produto da SGM e conta vários detalhes interessantes nesta entrevista.
M&M: Quais tendências da SGM você percebe no desenvolvimento de aparelhos de iluminação?
Ben: Acho que o mercado de iluminação está se movendo cada vez mais para parâmetros tecnológicos, em vez de se concentrar exclusivamente nos efeitos ou na constante renovação de produtos. Migramos das perspectivas iniciais nos anos 1970, quando tudo era novo e cheio de possibilidades, para uma situação na qual a premissa fundamental é tornar nossa indústria sustentável, sólida, adaptável. É aí que a tecnologia de alto nível tem peso e onde a SGM quer estar. Acho que seja um momento realmente fascinante. Pela primeira vez na história, todos no mundo da iluminação estão percebendo a importância de fabricar aparelhos com tecnologias bem projetadas, preparados para as necessidades reais de um mercado em constante mudança. Sentimo-nos confortáveis nesse ambiente de inovação e detalhes.
M&M: Alguma coisa mudou na linha de produção da SGM nos últimos anos que você possa destacar?
Ben: Somos uma empresa bastante moderna nesse sentido, pois nosso sistema de produção é totalmente modular e nossos operadores são treinados para desenvolver múltiplas tarefas de acordo com as necessidades. A SGM ama o equilíbrio entre dedicação humana e precisão robótica. Investimos em máquinas de alta precisão para tarefas específicas de vedação e usamos cada vez mais a impressão 3D para prototipagem. Adicionamos mais máquinas de teste em nossos processos, porque estamos especialmente interessados em prever o que pode dar errado no futuro. Estudamos cada vez mais o comportamento dos LEDs e componentes que montamos em nossas luzes, e temos mais túneis de calibração nas linhas de montagem para reduzir tempos e garantir o perfeito funcionamento de nossos algoritmos na cor.
M&M: A empresa focou principalmente o uso da tecnologia LED. Quais foram os avanços ou mudanças nessa tecnologia nos últimos anos?

Empresa na Dinamarca
Ben: Para nós, o estudo do LED é fundamental, pois não produzimos nenhum outro tipo de fonte de luz. Passamos muito tempo pesquisando a incidência do calor no LED, bem como sua manipulação precisa. Estamos interessados em tornar o LED cada vez mais controlável e eficiente, e acreditamos que a chave está no gerenciamento térmico, na seleção baseada em parâmetros confiáveis e no desenvolvimento de software. Como avanço do próprio LED, gostaria de destacar o fato de que os LEDs brancos estão se tornando mais poderosos e mais confiáveis, e, portanto, mais interessantes.
M&M: A empresa continua fabricando tudo na Dinamarca ou tem dado passos em direção à China?
Ben: Continuamos a projetar e fabricar tudo na Dinamarca, sim. Mantemos todo o controle sobre peças e montagem, o que nos permite elevar continuamente os padrões, oferecer excelentes prazos de entrega sem reduzir os processos de qualidade e não depender de empresas externas. Eficiência e design funcional estão no DNA desse país. Há um grande senso de independência e isso permite que nossos funcionários ofereçam um desempenho enorme, além de um grande interesse em melhorar cada processo. Aprendemos com a nossa equipe todos os dias, pois os departamentos de produção e desenvolvimento estão intimamente relacionados. Todos esses fatores são muito valiosos para a SGM e dependem de que os produtos sejam projetados e construídos no mesmo local.
M&M: Que produtos da SGM são os mais vendidos no mundo todo?
Ben: Nossas vendas dos P-10, Q-10 e P-6 dispararam. Os usuários tradicionais da SGM entenderam suas possibilidades desde o primeiro dia graças ao impacto do P-5 e do Q-7 no mercado, e os novos usuários adoram ter tanto impacto quanto versatilidade. Nossos movings G-Spot e G-Profile Turbo continuam a vender de forma excelente, e estamos vendo cada vez mais pedidos de G-4 Wash do mundo de broadcast. Mas, sem dúvida, o nosso catálogo de POI está fazendo a diferença. Somos cada vez mais populares no segmento arquitetônico.
M&M: Quais foram os mais recentes lançamentos da empresa?
Ben: Recentemente começamos a produção do G-7 Spot, e tem sido um grande desafio para nós, pois estamos implementando tecnologias completamente diferentes de outros movings que temos em nosso catálogo. O G-4 Wash Motorized Barndoors tem sido o nosso grande lançamento para ambientes televisivos e teatrais, e nossos VPL impactaram fortemente instalações como fachadas interativas, cassinos ou cruzeiros. E, claro, o P-6, um wash que, a julgar pelas vendas, está destinado a ser nossa grande ponta de lança nos próximos anos.
M&M: No que a empresa está trabalhando atualmente? Pode adiantar alguma coisa?
Ben: Apresentamos na feira Prolight+Sound um moving diferente de tudo o que fizemos antes. Foi mostrado como um protótipo, então não posso confirmar seu nome definitivo ou suas especificações 100%. Mas estamos falando de um projetor móvel que combina um feixe de extrema coerência e longo alcance com um estrobo-blinder muito poderoso. Não estamos falando de um híbrido, mas algo além disso. Este produto não emula diferentes ângulos de feixe ou aplicações; literalmente tem duas fontes de luz completamente diferentes montadas no mesmo aparelho. A melhor maneira de imaginar o que você pode fazer é pensar em um refletor parabólico de grande abertura capaz de gerar efeitos diferentes através de um beam concentrado de alto contraste. Se você adicionar um estrobo no centro do refletor, com a mesma potência e ângulo que dois Q-7, mas em um espaço quatro vezes menor… então falamos de um efeito completamente diferente de tudo o que foi visto até agora. É provisoriamente chamado de “G-7 Beam” e temos certeza de que vai dar muito que falar.
M&M: Para onde você acha que irá o futuro da iluminação?
Ben: Bom, continuamos insistindo na confiabilidade dos aparelhos e o tempo provou que estamos certos. Quando a SGM falava sobre luzes IP65 em 2011, nem todos entenderam sua função. Hoje ninguém fala de mais nada. Nos últimos dois anos, temos elevado o padrão até o IP66, e inventamos e desenvolvemos o conceito do desumidificador eletromecânico, que, em nossa opinião, é tão importante para a iluminação quanto a invenção da tecnologia LED aplicada. Vemos o futuro da iluminação focado na redução do consumo, aumentando eficiências e otimizando o gerenciamento térmico. Felizmente, estudamos esses processos desde 2009.
M&M: E as telas LED?
Ben: Acreditamos que a convergência entre luz e vídeo é praticamente inevitável. É algo que pode ser visto claramente na proliferação de instalações de iluminação nas quais o mapeamento de pixels ou a integração de imagens se tornam muito importantes. Achamos que também nesse sentido a confiabilidade dos sistemas desempenhará um papel fundamental. Projetamos nossos VPL para isso, e também para reproduzir fontes de vídeo, geradores de efeitos e parâmetros de iluminação sob o mesmo sistema modular. Será interessante ver para onde o desenvolvimento dessas tecnologias nos levará.
Distribuidor no Brasil: Hot Machine
Você pode gostar
-
Sparks impulsiona o uso dos X5 da GLP no West End
-
Elation ilumina a turnê “De Rey a Rey” 2025 de Alejandro Fernández
-
Elation nomeia Esteban De La Torre como Product Performance Specialist
-
Elation amplia a série Paragon com o Paragon LT
-
AIG 100 deslumbra na Cidade do Cabo com um grande espetáculo de Robe
-
SPACE deu ritmo ao verão italiano com sistema de iluminação Claypaky
Iluminação
Console ONYX NX3 da Obsidian amplia ecossistema de controle e infraestrutura
Publicado
14 horas agoon
11/02/2026
Empresa também anuncia o switch de rede NETRON FS16 e o sistema de tracking HELIOTRAQ.
A Obsidian Control Systems anunciou a chegada de novos produtos ao seu portfólio de controle e infraestrutura para iluminação profissional. Entre as novidades estão a console de iluminação ONYX NX3, o switch de rede NETRON FS16e o HELIOTRAQ, uma solução simplificada para tracking de performers.
Os lançamentos reforçam a estratégia da empresa de integrar controle, distribuição de dados e automação em um único ecossistema, voltado tanto para produções ao vivo quanto para instalações fixas.

ONYX NX3: nova console de iluminação
A ONYX NX3 é uma console de grande formato baseada na plataforma ONYX. O modelo oferece controle de até 64 universos, conta com 10 faders motorizados com retroiluminação RGB e botões ópticos de baixa latência, além de uma tela principal multitouch de 17,3 polegadas e uma tela adicional dedicada a parâmetros.
Entre os recursos estão cinco encoders rotativos — um dedicado à intensidade —, reprodução alinhada à visualização em tela, fonte de alimentação integrada, quatro portas de rede (duas RJ45 de 1 Gb com conector travável e duas de 2,5 Gb) e suporte para até três monitores externos. O projeto atende a operações de sistemas de iluminação complexos em ambientes de shows e instalações.
NETRON FS16: distribuição de dados em rack
Junto à console, a Obsidian apresentou o NETRON FS16, um switch de rede em formato rack 1U, que amplia a linha NETRON de distribuição de dados. O equipamento possui 12 portas Gigabit, uma porta de 10 Gb e três portas de fibra de 1,25 Gb, além de suporte PoE+ para alimentação de nós NETRON e outros dispositivos compatíveis.

O FS16 é direcionado a sistemas de iluminação com alto volume de dados e produções ao vivo, oferecendo seleção de rede por meio de botões no painel frontal, controle remoto externo ou interface web. A linha completa NETRON, voltada a integradores de sistemas e instalações fixas, também integra as demonstrações da marca.
HELIOTRAQ: tracking simplificado de performers
Outra novidade é o HELIOTRAQ, uma solução de tracking projetada para espaços cênicos de pequeno e médio porte. O sistema utiliza tecnologia LiDAR para mapear continuamente o ambiente 3D do palco e permitir o acompanhamento dinâmico de performers.
O HELIOTRAQ suporta o controle de até oito luminárias e o tracking de dois performers, podendo operar de forma autônoma ou por meio de uma interface baseada em navegador web, compatível com PC, Mac, tablets e smartphones. O sistema prioriza configuração rápida, com calibração guiada e menor complexidade operacional.
Distribuição
Claypaky nomeia a Decomac como nova distribuidora oficial no Brasil
Publicado
2 dias agoon
10/02/2026
Anúncio foi feito durante a Integrated Systems Europe (ISE), em Barcelona, e marca uma nova etapa da marca no mercado brasileiro.
A fabricante italiana Claypaky anunciou a nomeação da Decomac como sua nova distribuidora oficial no Brasil. A informação foi comunicada por Mauricio Brando, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina da empresa, durante a Integrated Systems Europe (ISE), realizada em Barcelona.
De acordo com o comunicado, a decisão é resultado de um processo de planejamento estratégico conduzido ao longo dos últimos meses e inaugura um “novo capítulo” da Claypaky no país. A empresa afirma que a parceria com a Decomac vai além de um acordo tradicional de distribuição, com foco no fortalecimento da presença local, do suporte técnico e da proximidade com designers de iluminação, empresas de locação e profissionais do entretenimento no Brasil.
Segundo Brando, a aliança se baseia em uma visão compartilhada de longo prazo, sustentada por valores como compromisso, colaboração e continuidade no mercado. A estrutura da Decomac é apontada como um fator-chave para acompanhar clientes e profissionais do setor com maior eficiência e consistência.
O anúncio ocorre em um ano simbólico para a Claypaky, que celebra 50 anos de atuação na indústria de iluminação cênica e de espetáculos. Nesse contexto, a empresa destaca que a nova distribuição busca conectar sua trajetória histórica a uma estratégia voltada para o futuro do entretenimento ao vivo no Brasil.
Até o momento, a Claypaky não divulgou publicamente os motivos da mudança em relação à distribuidora anterior nem detalhes comerciais do novo acordo. A companhia informou apenas que a parceria com a Decomac está alinhada a uma nova visão estratégica para os próximos cinco anos, com foco no desenvolvimento sustentável do mercado brasileiro de iluminação profissional.
Iluminação
Ayrton Veloce Profile e Domino LT iluminam a turnê mundial de Shakira
Publicado
1 semana agoon
03/02/2026
Os equipamentos da Ayrton são destaque no projeto de iluminação da “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, que segue em turnê até fevereiro de 2026.
A turnê mundial de Shakira, “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, conta com um grande projeto técnico de iluminação baseado em luzes Ayrton. O lighting designer Dan Norman, da Silent House, utilizou 72 Veloce Profile e 76 Domino LT, em um desenho pensado para grandes arenas e longas distâncias de projeção.
A PRG foi responsável pelo fornecimento de iluminação, vídeo, câmeras e equipe técnica da turnê, que começou no Rio de Janeiro em fevereiro de 2025 e tem encerramento previsto para 27 de fevereiro de 2026, na Cidade do México. Na América do Norte, a Ayrton é distribuída exclusivamente pela ACT Entertainment.

Os Veloce Profile foram escolhidos pela alta potência e versatilidade em grandes palcos, enquanto os Domino LTassumiram papel central nas projeções de longo alcance, com alto nível de precisão, foco e controle de zoom, especialmente em shows em estádios.
“Shakira quebrou recordes de público no México e em diversas cidades ao longo da turnê”, afirma Burton Tenenbein, vice-presidente de vendas para música da PRG. “A Ayrton é uma das marcas que mais gera feedback positivo entre nossos clientes, graças ao seu nível de inovação e desempenho em grandes produções”.
A PRG foi a primeira empresa da América do Norte a incorporar os novos Veloce Profile ao seu inventário, além de já contar com equipamentos Ayrton Diablo, Perseo e Domino LT. Segundo Tenenbein, o suporte global da ACT Entertainment e da equipe da Ayrton foi fundamental para garantir a operação em uma turnê de alta complexidade logística.
Créditos:
- Texto: Cortesia da ACT Entertainment
- Fotos: © Steve Jennings
Áudio
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais. A...
Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo
A Ovy Ayvu vem se consolidando como um novo agente de fortalecimento da cena musical independente paulistana ao oferecer, de...
Monitor principal 8380A para estúdios de alto desempenho da Genelec
Modelo de três vias passa a integrar a família “The Main Ones” e é voltado a salas de controle de...
Celestion apresentou o G12-100 Raven na NAMM 2026
Novo alto-falante combina design ultraleve com alta potência e timbre voltado ao metal moderno. Durante a NAMM 2026, a Celestion,...
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio. O grupo Audiotonix anunciou um acordo...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Audio Profissional3 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Gestão4 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Estruturas3 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Guitarra2 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Músico4 semanas agoComo preparar o equipamento para sessões longas de gravação
-
Instrumentos Musicais2 semanas agoO uso do órgão Hammond no Brasil
-
Equipamento para DJs4 semanas agoReloop RP-7, o primeiro toca-discos profissional projetado para vinis de 7”
-
Iluminação4 semanas agoCameo apresenta a segunda geração da luz wash Zenit







