O áudio imersivo surgiu de várias formas nos últimos anos. Várias coisas mudaram recentemente e no NAMM Show 2023 você poderá ver todas as novidades com painéis, conferências e produtos dedicados.
Para começar, a imersão não é mais um conceito apenas para estúdios de ponta ou sistemas de reprodução domésticos de milhões de dólares. Também não convence apenas em fones de ouvido.
De uma fonte pontual a propagação estéreo, sistemas de som quadrifônicos e áudio totalmente imersivo, chegamos a um ponto no tempo em que um “item” de áudio pode ser colocado em qualquer lugar em um ambiente de som 3D e reproduzido de maneiras que podem ser realistas ou impressionistas, de acordo com as vontades do artista, engenheiro e/ou produtor.
Uma nova mentalidade também está se desenvolvendo em torno do que pode ser feito do ponto de vista de um artista: as ferramentas agora estão mais próximas de seu orçamento e a capacidade crescente dos artistas de imaginar em três dimensões ao conceber um projeto.
Então, o que você pode aprender no NAMM Show esta semana sobre áudio imersivo? Uma infinidade de coisas! E quinta-feira no NAMM Show é dia de atualização.
Publicidade
Para começar, dois painéis principais consecutivos do TEC Tracks, começando na quinta-feira às 10h, discutirão a tecnologia e a arte do som tridimensional. O painel principal de abertura, The Technology of Immersive Audio, fornecerá uma compreensão básica de como definir elementos de áudio no espaço tridimensional.
A segunda parte do painel principal, The Artistry of Immersive Audio, compartilhará percepções de especialistas sobre a criação artística de projetos voltados para reprodução doméstica, fones de ouvido, sistemas automotivos, e outras áreas onde o som imersivo está achando aplicações.
Seja você um artista, estudante ou profissional de estúdio experiente, você ouvirá insights e opiniões em primeira mão de alguns dos inovadores mais bem-sucedidos da produção musical, incluindo Ken Caillat, Kai Detlefsen, Eddie Kramer, George Massenburg, Michael Romanowski, Christian Sandler e Herbert Waltl. O artista/produtor Brian Hardgroove moderará essas duas sessões de abertura.
Trazendo-o à vida, através da magia da Neumann e da Sennheiser, uma sala de demonstração imersiva totalmente equipada funcionará durante todo o NAMM Show no ACC North, nível 2. Lá você ouvirá demonstrações dramáticas de como os profissionais da música criativa estão usando esse novo paradigma para impulsionar seu trabalho em novas dimensões.
Você está interessado em preparar seu home studio para projetos imersivos? Então não deixe de assistir à apresentação do TEC Tracks de Dave Malekpour chamada Equipping the Home Studio for 3-D Mixing às 14h na quinta-feira. A criação de um home studio de áudio imersivo requer a compreensão de vários fatores-chave. Esta apresentação explorará esses requisitos, incluindo acústica, posicionamento e opções de caixas, caminhos de áudio, formatos e como tudo isso se relaciona com o trabalho que você faz. E, claro, a sessão irá considerar como conseguir essas atualizações dentro do seu orçamento.
Publicidade
Nesta quinta-feira, você provavelmente estará convencido de que o áudio imersivo está revolucionando a experiência de ouvir música. Você já ouviu falar sobre como gravadoras e artistas pegam o trabalho existente e o remixam para imersão, e como os criadores de música encontram oportunidades ilimitadas para usar o espaço de maneiras totalmente novas no processo de produção.
Colocando tudo isso em perspectiva, o painel TEC Tracks de quinta-feira às 16h, chamado Producing Music for Immersive and Spatial Audio, discutirá os fundamentos da produção de áudio imersivo, ferramentas e técnicas, bem como estratégias para incorporar o pensamento imersivo ao próprio processo criativo.
Para encerrar a “quinta-feira imersiva” no TEC Tracks, o aclamado mestre imersivo Greg Penny será entrevistado pelo futurista musical Chandra Lynn. Produtor musical, engenheiro de gravação e mixagem, músico, compositor e artista, Greg é bem conhecido por suas mixagens envolventes para Elton John (1987 até hoje, incluindo o 50º aniversário de “Goodbye Yellow Brick Road” (no Atmos), bem como com a Disney, Sting, Harry Styles, Soundgarden, The Weeknd, Stevie Wonder e muitos mais.
Portanto, se você já pensou em mergulhar na experiência de áudio imersiva, planeje passar um tempo no TEC Tracks na quinta-feira, apenas no The NAMM Show.
O evento reunirá especialistas em integração audiovisual e cibersegurança para definir estratégias diante de um cenário de riscos crescente.
A Integrated Systems Europe (ISE) anunciou a criação do Encontro de Cibersegurança, uma nova iniciativa em seu programa oficial para 2026. O evento será realizado em 5 de fevereiro de 2026 e será dedicado aos desafios de cibersegurança enfrentados pelo setor profissional de audiovisual e integração de sistemas, marcado pela adoção acelerada de tecnologias conectadas.
O anúncio coincide com o Mês Europeu da Conscientização sobre Cibersegurança, coordenado pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e pela Comissão Europeia, em um contexto de aumento contínuo de ataques cibernéticos a empresas e infraestrutura pública em todo o continente.
Cibersegurança: Uma questão estratégica para AV conectado
À medida que os sistemas audiovisuais são integrados a redes corporativas, edifícios inteligentes, plataformas de controle, salas de conferência e ambientes críticos, a superfície de risco se expande. Falhas, intrusões ou ataques podem impactar operações, comprometer dados ou interromper serviços essenciais.
O CyberSecurity Summit abordará essas ameaças com conteúdo focado em melhores práticas, regulamentações atuais — incluindo diretrizes como NIS2 e ISO 27001 — e estratégias para fortalecer a resiliência de sistemas AV interconectados nos setores corporativo, público e de infraestrutura.
Publicidade
“A cibersegurança não é mais um detalhe técnico; é um fator crítico para os negócios”, disse Mike Blackman, diretor executivo da Integrated Systems Events. “Para fabricantes, integradores e usuários finais, é essencial para a competitividade, a conformidade regulatória e a confiança do mercado.”
Especialistas dos setores público e privado
O evento será presidido por Pere Ferrer i Sastre, ex-Diretor Geral dos Mossos d’Esquadra (Polícia Catalã) e especialista em segurança pública, transformação digital e infraestrutura crítica. Ferrer moderará as discussões sobre riscos emergentes e mecanismos de proteção.
A programação inclui apresentações de:
Shaun Reardon (DNV Cyber): resiliência e preparação
Timo Kosig e Andrew Dowsett (Barco Control Rooms): operação segura em ambientes críticos
Pedro Pablo Pérez (TRC): proteção das comunicações corporativas
Também serão realizadas mesas-redondas com representantes da Agência de Cibersegurança da Catalunha, TÜV SÜD e Veolia Espanha, com foco em governança, conformidade e gestão operacional.
Um passo estratégico na agenda global da ISE
O lançamento da Cúpula está alinhado com o tema da ISE 2026, “Push Beyond” (Ir Além), que visa incentivar a indústria a antecipar os desafios tecnológicos e operacionais do novo ciclo digital.
A organização enfatiza que a cibersegurança se tornará um foco permanente de seu programa anual, dada a sua relevância transversal para fabricantes, integradores e usuários corporativos.
Publicidade
Inscrições abertas
As inscrições para a ISE 2026 já estão abertas. A organização prevê uma forte participação de executivos de TI, integradores de AV, gerentes de instalação, fabricantes e profissionais envolvidos em infraestrutura inteligente e espaços conectados.
O novo evento estreará em setembro de 2026 e posicionará Bangkok como um polo estratégico para entretenimento e tecnologias audiovisuais profissionais no Sudeste Asiático.
A Messe Frankfurt Hong Kong, em parceria com a VNU Exhibitions Asia Pacific, anunciou a criação da Prolight + Sound Bangkok, uma nova feira regional dedicada à tecnologia de entretenimento e ao mercado audiovisual profissional. O evento acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026, no Centro Internacional de Comércio e Exposições de Bangkok (BITEC).
O lançamento visa aproveitar a posição estratégica da Tailândia como porta de entrada para o mercado do Sudeste Asiático, uma região com mais de 670 milhões de habitantes e um ecossistema em rápida expansão para música ao vivo, turismo, entretenimento, integração audiovisual e instalações culturais.
Uma plataforma com respaldo global
A Prolight + Sound Bangkok conta com o respaldo da experiência internacional da Messe Frankfurt — organizadora da Prolight + Sound Frankfurt e da Prolight + Sound Guangzhou — e da expertise regional da VNU Exhibitions Asia Pacific.
“A Prolight + Sound Bangkok é uma extensão natural da nossa marca no Sudeste Asiático. Conectaremos a inovação global a uma região com grande potencial de transformação”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.
Publicidade
O novo evento servirá como uma ponte comercial para fabricantes e distribuidores internacionais de áudio e vídeo que buscam crescimento na ASEAN, impulsionando simultaneamente o desenvolvimento local.
Tailândia, um motor regional para eventos e turismo
O país está consolidando sua posição como um destino chave para eventos internacionais, graças a:
Mais de 35 milhões de visitantes em 2024
Políticas de visto flexíveis e conectividade aérea internacional
Liderança no turismo MICE na ASEAN
Iniciativas governamentais como a Tailândia 4.0 e programas de economia criativa
Grandes festivais como EDC e Tomorrowland estão trazendo suas edições para o país, acelerando a demanda por áudio profissional, iluminação, vídeo, palcos e experiências imersivas.
“Bangkok possui a infraestrutura ideal, o dinamismo cultural e o apoio institucional para sediar um evento dessa natureza”, disse Justin Pau, CEO da VNU Exhibitions Ásia-Pacífico. Categorias Principais
O evento reunirá soluções para:
Áudio Profissional
AV para Conferências e Eventos Corporativos
Iluminação Profissional
Equipamentos de Palco
Tecnologias de LED e Displays
Música e Equipamentos Relacionados
Um ponto central para o ecossistema da ASEAN
A Prolight + Sound Bangkok pretende se tornar o principal ponto de encontro para fabricantes, instaladores, locadoras, espaços para eventos, integradores, designers e profissionais de produção na Ásia, com uma oferta de negócios, treinamento e networking alinhada às necessidades do mercado.
“Queremos que as marcas globais cresçam com confiança na região e que os fornecedores locais encontrem novas oportunidades”, disse Richard Li, Diretor Executivo da Messe Frankfurt (HK) Ltd.
Entre os destaques do mês, Eduardo Gudin traz show que engloba diversos momentos de sua carreira, além do Cine Concerto, com execução de trilha sonora ao vivo e diversos shows gratuitos.
Durante o mês de novembro, o Sesc Santo Amaro traz espetáculos de vários gêneros e estilos, como no projeto AMAROGEEK, que celebra a cultura geek em múltiplas linguagens, incluindo a de música, trazendo entre os destaques, o Cine Concerto e o Concerto Nas Estrelas, além disso, o compositor Eduardo Gudin faz um passeio por momentos marcantes de sua carreira, com a participação de da cantora Léla Simões. Outro destaque é o projeto Música Ao Cair Da Tarde, com apresentações de música instrumental brasileira. Ainda tem Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher ancestral na música popular do Brasil.
De 12 a 23 de novembro, o projeto AMAROGEEK traz uma programação que celebra a cultura geek, com atrações como o Cine Concerto, com a exibição do filme Besouro, com trilha sonora tocada ao vivo pela Batucada Tamarindo, com bases da Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola e toques do Candomblé de Cuba, no dia 20/11, às 15h30. Já o Concerto nas Estrelas, com SP POP´S Symphonic In Concert, idealizada pelo maestro Ederlei Lirussi, executa neste programa, uma música de cada episódio da saga Star Wars, no dia 21/11, às 20h.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin, no dia 28/11, às 20h, traz o compositor acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multipercussionista Kaoei Couto, para interpretarem um repertório com obras de diversos momentos de sua carreira, apresentando os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.
O Música ao Cair da Tarde traz shows de músicas instrumental, às sextas-feiras às 19h. Dia 7/11, Eduardo Machado Quinteto traz Do Nato ao Samba Jazz, show do álbum que nasceu com o intuito homenagear João Donato e resgatar o samba jazz. Já o Regional Terça Maior, apresenta um repertório com clássicos do chorinho, reforçando o fomento desse estilo, no dia 28/11. O projeto AMAROGEEK, também marca presença aqui com Tramas Sonoras com Tempus Transit, no dia 14/11, com melodias celtas, medievais e renascentistas, apresentando instrumentos como o krummhorn e o rauschpfeife, assim como o Terra Celta – FolkGeek, banda referência em música celta no Brasil, que se apresenta no dia 22/11, além do Quinteto Geek Ofisa, no dia 21/11.
Publicidade
Mais informações sobre a programação
Mila Costa Dia 1/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Cantora popular e lírica, professora de canto, musicoterapeuta e produtora paraense, Mila Costa apresenta para o Baile da Sereia, onde a magia da Amazônia se encontra com a paixão e a energia dos ritmos dançantes do Norte do Brasil. Neste show, Mila Costa apresenta uma mistura de brega paraense e carimbó.
Eduardo Machado Quinteto – Do Nato ao Samba Jazz – Música ao Cair da Tarde Dia 7/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Neste show Eduardo Machado Quinteto apresenta um repertório autoral do seu 10º álbum, “Do Nato Samba Jazz”, o compositor e baixista Eduardo Machado revela toda a riqueza e diversidade da música instrumental brasileira. O álbum nasceu com o intuito homenagear João Donato, que é uma das maiores referências da música popular brasileira, também tem o escopo de resgatar o gênero musical Samba Jazz.
Clarianas – Derramágoa de Mulher Dia 9/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Com um repertório que une clássicas canções das Clarianas com outras inéditas, costurado com músicas dos dois últimos álbuns “Quebra Quebranto” e “Xirê”, Derramágoa de Mulher transborda axé e esperança de dias melhores, confiando na força sagrada da celebração.
Tramas Sonoras – com Tempus Transit – Música ao Cair da Tarde Dia 14/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Executando danças e melodias celtas, medievais e renascentistas, o grupo apresenta instrumentos raros, tais como o krummhorn e o rauschpffeife, ao lado de diversos tipos de flautas, da vihuela e de percussão variada.
Cine Concerto: Besouro – com Batucada Tamarindo Dia 20/11, quinta-feira, 15h30. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$60 (inteira), R$30(meia entrada) e R$18(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Exibição do filme Besouro, que conta a vida de Besouro Mangangá, lendário capoeirista brasileiro de 1920, com trilha sonora feita ao vivo pela Batucada Tamarindo, que em sua sonoridade, traz bases da música tradicional o Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola, toques do Candomblé de Cuba, criando assim, uma infinidade de formas de estudos, criação e misturas.
Quinteto Geek Ofisa – Música ao Cair da Tarde Dia 21/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Os jovens músicos da Ofisa: Mariana Marquezin e Juliana Sakura nos violinos, Gabriel Martins na viola, Lucas Marquezin no violoncelo acompanhados belo brilho da flauta transversal com Renan Maia, se reuniram atraídos pelo repertorio Geek, apresentando-o com o timbre das cordas e flauta transversal. Ficha técnica: Violinos – Mariana Marquezin e Juliana Sakura Viola – Gabriel Martins Violoncelo – Lucas Marquezin Flauta transversal – Renan Maia Direção Artistica: Silvia Luisada
Concerto nas Estrelas – Tributo a Star Wars Dia 21/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$40 (inteira), R$20(meia entrada) e R$12(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Idealizada pelo Maestro Ederlei Lirussi, a SP POPS possui em seu repertório temas populares como temas de filmes, desenhos animados, programas de televisão de conhecimento popular, buscando sempre maior aproximação com o público, atraindo a atenção pelas emoções e lembranças que evocam. Além disso, durante as apresentações e enriquecendo o teor cultural, o maestro apresenta algumas curiosidades e informações a respeito das produções abordadas.
Terra Celta – FolkGeek – Música ao Cair da Tarde Dia 22/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Terra Celta, banda referência em música celta no Brasil, leva o público a uma viagem musical que mistura sua sonoridade única com temas icônicos de filmes, séries e games. O resultado é um espetáculo interativo e nostálgico, que mescla RPG, cosplay e cultura geek.
Oaklore Dia 23/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Oaklore traz a experiência de estar em uma antiga taverna, oferecendo um espetáculo de alta qualidade que transporta o público para a Idade Média e para mundos fantásticos, com o objetivo principal de criar uma atmosfera instigante para que as pessoas apreciem músicas antigas de diversas culturas ao mesmo tempo que viajam para universos inspirados em mitologias de tempos antigos.
Regional Terça Maior – Música ao Cair da Tarde Dia 28/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos O Regional Terça Maior é um grupo de choro que fomenta a música Instrumental brasileira na região de Santo Amaro. Nessa apresentação relembram clássicos do chorinho além de interagir com público conversando e contando histórias desse universo.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin Dia 28/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$70 (inteira), R$35(meia entrada) e R$21(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Eduardo Gudin (voz e violão) sobe ao palco acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multi- percussionista Kaoei Couto para interpretarem repertório com obras autorais de diversos momentos da carreira do compositor, trazendo à tona os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.