Software
Moises e Qualcomm mostram áudio com IA On-Device no Snapdragon
A Moises, em parceria com a Qualcomm, surpreendeu o público do SXSW 2025 ao demonstrar ao vivo uma tecnologia que promete transformar a maneira como músicos, produtores e criadores manipulam o som.
Durante o painel da Qualcomm no evento, o CEO da multinacional apresentou o Moises Live, recurso que permite a separação de vocais, bateria, baixo e guitarras em tempo real, sem a necessidade de conexão com a nuvem.
A inovação é possível graças à IA On-Device, alimentada pela NPU (Unidade de Processamento Neural) do Snapdragon. A tecnologia proporciona a manipulação instantânea de qualquer faixa de áudio diretamente no dispositivo, abrindo um novo capítulo para o uso da inteligência artificial no setor musical e audiovisual.
“Poder demonstrar essa tecnologia em um festival que celebra inovação e música, como o SXSW, é incrível. Reflete nossa missão de sermos uma referência global em IA para música e fortalece nossa visibilidade perante investidores, criadores e toda a indústria”, comentou Geraldo Ramos, CEO da Moises.
Além da música: IA otimiza áudio em filmes e conferências
A tecnologia vai além da separação de instrumentos. O Moises Live também atua como um otimizador de áudio para diversas aplicações. Durante a exibição de filmes, por exemplo, é possível realçar diálogos, reduzir ruídos de fundo ou destacar trilhas sonoras, tudo em tempo real e diretamente no dispositivo. Em videoconferências, a ferramenta ajuda a eliminar distrações e melhorar a clareza das falas.
Moises em destaque
Com mais de 55 milhões de usuários em todo o mundo, a Moises se consolidou como uma das plataformas mais relevantes para artistas, produtores e educadores musicais. Em 2024, a marca foi reconhecida pela Apple como o “App do Ano para iPad” no ranking global.
A parceria com a Qualcomm marca mais um passo na trajetória da empresa com o objetivo de liderar a aplicação de IA no universo da música e da tecnologia, consolidando seu papel como uma das protagonistas da inovação no mercado internacional.
-
Gestãohá 4 semanasCrise de chips de IA chega ao áudio: por que microfones e mesas devem encarecer em 2026?
-
Empresashá 5 diasMercado musical lamenta o falecimento de Leonardo Tadashi
-
Conecta+ Músicahá 4 semanasO que é a Conecta+ Música & Mercado e por que ocupa espaço na agenda do setor
-
Conecta+ Músicahá 3 semanasO que uma loja de instrumentos deve buscar em uma feira de música
-
Captadoreshá 4 semanasEMG amplia linha de captadores signature para baixo nos 50 anos da marca
-
Distribuiçãohá 4 semanasNovità Music assume distribuição da Morley no Brasil
-
Instrumentos Musicaishá 4 semanasInstrumentos sustentáveis: o que o músico ganha ao escolher melhor
-
Instrumentos Musicaishá 3 semanasBehringer apresenta o JT-2, sintetizador analógico inspirado no som Jupiter