Há 3 décadas atrás causou certa surpresa as empresas fabricantes de equipamentos musicais eletrônicos se unirem para criar o protocolo MIDI, sigla de batismo de Musical Interface for Digital Instruments.
Ao contrário das famosas obsolescências programas que hoje atormentam o orçamento dos músicos, o protocolo, tanto em software como em hardware, atravessou o tempo, mas sem perder o andamento. E mantendo a harmonia com hardware e software que usam o bom e velho MIDI 1.0 Não só foi aplicado no casamento do computador com os eletrônicos, mas chegou aos celulares e nas performances ao vivo, inclusive revolucionando a iluminação, como nos contou o Marcelo Pellegrini sobre seu namoro com o Lumikit para o Eletrobaile.
Quando 1.0 não quer, 2.0 não briga
As mensagens MIDI 1.0 tinham mão única, um monólogo chato de um transmissor para um receptor. Antes que o namoro acabasse, o MIDI 2.0 deu chance para o casal estabelecer um diálogo, com as mensagens MIDI-CI (Capability Inquiry), uma verdadeira consulta de capacidade recíproca, salvando o relacionamento. Ou seja, os dispositivos MIDI 2.0 podem conversar entre si e se configurar automaticamente para trabalharem juntos. Mas se um dos parceiros bater o pé e não quiser aderir ao MIDI 2.0, permanecendo 1.0, o romance está salvo, porque o equipamento MIDI 2.0 pode descobrir se um dispositivo não suporta MIDI 2.0 e então simplesmente se comunicar usando MIDI 1.0.
Mesmo um sendo controlador e o outro atrasadinho, a resolução é melhor
Um dos grandes problemas do nosso romance MIDI também foi resolvido pelo 2.0: o papel dos controladores de desempenho, a alma cibernética MIDI que traduz gestos de desempenho humano em dados que os computadores podem entender. Os controladores agora são mais adaptáveis e mais numerosos: mais de 32.000, incluindo controles para notas individuais. Nada mais adequado para um namoro difícil: a resolução de 32 bits oferece aos controles uma sensação “analógica” suave e contínua. As mensagens Note-On no 2.0 agora controlam a articulação e altura de nota com mais precisão, e a resposta dinâmica (Velocity) foi incrementada. Além disso, a moderna personalidade de tempo do 2.0 pode ser aplicada ao 1.0. Como se uma das pessoas do casal, mais atenta, assumisse os atrasos da outra, alguns equipamentos MIDI 1.0 podem até serem “reformados” pelos recursos do MIDI 2.0. Só o amor constrói.
O perfil perfeito, direto ao ponto
Quem disse que um perfil não pode configurar dinamicamente um dispositivo para um caso de uso específico? Sem brigar, o 2.0 agora pode. Se uma superfície de controle consultar um dispositivo com um perfil “mixer”, os controles serão mapeados para faders, panpots e outros parâmetros do mixer. Mas com um perfil de drawbar organ, essa mesma superfície de controle pode mapear seus controles automaticamente para drawbar virtual e outros parâmetros de teclado – ou mapear para dimmers se o perfil for um controlador de iluminação. O casal gasta menos tempo se configurando, melhora o fluxo de trabalho, e elimina programações chatas indo direto ao ponto.
Troca de propriedade, sem brigas de casal
Agora os perfis configuram um dispositivo inteiro, as mensagens de Property Exchange fornecem compartilhamento de informações específicas e detalhadas. Essas mensagens podem descobrir, recuperar e definir muitas propriedades, como nomes predefinidos, configurações de parâmetros individuais e funcionalidades exclusivas – basicamente, tudo o que um dispositivo MIDI 2.0 precisa saber sobre outro dispositivo MIDI 2.0. Por exemplo, um software de gravação pode exibir tudo o que você precisa saber sobre um sintetizador na tela, fazendo com que os sintetizadores em hardware se namorem no mesmo nível de capacidade de recuperação de seus equivalentes de software.
Pensando nos casamentos futuros
O MIDI 2.0 é o resultado de um esforço internacional de uma década. Ao contrário do MIDI 1.0, que ficou preso a uma implementação de hardware específica, o novo Universal MIDI Packet facilita a implementação do MIDI 2.0 via USB ou Ethernet, pensando em namoros e noivados online, e com amplo espaço reservado para novas mensagens MIDI.
O desenvolvimento adicional da especificação MIDI, bem como garantias de compatibilidade e crescimento futuros, continuarão a ser gerenciados pela MMA – MIDI Manufacturers Association, junto com a AMEI – Association of Musical Electronics Industry, a associação MIDI do Japão. Um casamento perfeito. Amei.