
A lendária banda mexicana Matute, conhecida por reviver os maiores sucessos do pop e da discoteca dos anos 70, 80 e 90, inicia sua “Disco Stereo Tour” no México e nos Estados Unidos.
Essa imersão nostálgica é reforçada por um espetacular show de iluminação de Claypaky, que equipa o palco com um total de 168 luminárias visualmente impressionantes.
A montagem inclui:
- 72 unidades Sharpy X Frame
- 48 unidades de efeitos Midi-B
- 48 unidades de tambor linear 100


A proposta estética foi desenvolvida pelo coletivo de design e iluminação PRO3 da Cidade do México. Seu parceiro criativo, Charly Zamudio, liderou o design e a direção de iluminação, apoiado por Andrés Mendoza e Luciano Marcos na programação. A abordagem era construir uma estrutura de luz — ou “quadro de pixels” — que enquadrasse todo o show como uma única composição visual. “Telas, fogos de artifício, CFTV… tudo vive dentro de uma caixa de luz que faz com que pareça um todo, não elementos separados”, explica Zamudio.
Na prática, isso se traduz em uma parede translúcida formada por Tambora Linear 100s na parte traseira do palco, complementada por agrupamentos estratégicos de efeitos Midi-B dentro da chamada “caixa do palco”. Por sua vez, o Sharpy X Frame é distribuído na parte frontal e em três estruturas superiores para proporcionar drama e dinamismo.


Zamudio destaca que os elementos mais marcantes são “a mistura de cores, a temperatura e a definição dos LEDs e o corpo com anéis de pixel” oferecidos por essas luminárias. Ele acrescenta: “Tudo parece incrível. As luminárias correspondem precisamente a todo o programa, alcançando o efeito desejado. Claypaky estava sempre atento e disposto a nos apoiar, assim como a equipe da Hermes Music.”
A turnê é uma produção da Bobo Producciones, com apoio logístico da Claypaky e da Hermes Music, distribuidora oficial no México. Para Mauricio Brando, gerente de vendas da Claypaky para a América Latina, esta colaboração representa “uma fusão de tecnologia de ponta e produção musical que redefine a experiência de apresentação ao vivo”.