Conecte-se conosco
Shure

Iluminação

Martin Professional na América do Sul

Publicado

on

Martin Professional principal

A marca de iluminação do grupo Harman se expande na região e trabalha junto com seus distribuidores para fornecer educação e mais tecnologias aos usuários locais.

A Harman International adquiriu a Martin Professional em 2013, completando o portfólio de tecnologias do grupo para satisfazer cada segmento do mercado de entretenimento, como explica Miguel Polizel, líder nacional de vendas da Martin: “Um dos objetivos na aquisição da Martin pela Harman foi de poder completar o portfólio de áudio e vídeo com o de iluminação, servindo, assim, de maneira única nossos clientes. O portfólio da Harman já possuía marcas consagradas como JBL, AKG e Soundcraft, fazendo total sentido ter a Martin como mais uma marca que iria integrar esse portfólio renomado. Oferecer uma solução completa de produtos para qualquer ocasião, seja um evento pequeno, seja uma instalação corporativa, passando por festivais consagrados como Rock in Rio e Summerfest, é um grande diferencial”.

A marca passou por várias mudanças e está realizando uma reestruturação global de comunicação que em breve chegará também à América do Sul, região a cargo da filial Harman do Brasil. Veja mais a seguir.

 

Martin Professional equipe

 

Publicidade
Benson

M&M: Onde são feitos os produtos atualmente?

Miguel: Existem três grandes centros dedicados à Martin ao redor do mundo. O centro de desenvolvimento (R&D) fica alocado na Dinamarca, nas antigas instalações da Martin. Os produtos da linha Mac são fabricados no nosso complexo Harman na Hungria e outros produtos da Martin são feitos em nossa fábrica na China, como é o caso da linha Rush.

M&M: O que mudou na América Latina desde que o escritório no Brasil começou a se encarregar da região?

Miguel: A Harman do Brasil assumiu há um ano e meio a operação da América do Sul, e nesse período houve a implementação de um plano de reestruturação bem grande, focando o grande potencial da região. Temos proximidade e similaridade com os mercados que facilitam muito o entendimento de negócios e o relacionamento com nossos distribuidores e parceiros. Desenvolver estratégias customizadas e alinhadas com a realidade do nosso mercado é o principal benefício. E os resultados de crescimento bem maiores que os de outras regiões do mundo, oriundos da satisfação de clientes e parceiros, apontam que o caminho está correto. 

M&M: Como está a Martin na América Latina hoje? 

Publicidade

Miguel: A Martin está muito bem consolidada na região, continua em franco crescimento, batendo recordes de vendas ano após ano. Infelizmente não podemos compartilhar informações sobre faturamento, mas podemos informar que são resultados muito positivos e de relevância para a região. O Brasil continua sendo o principal influenciador nos números, mas outras regiões têm se desenvolvido e apresentado papel de bastante relevância. O Paraguai é uma surpresa bem positiva, por exemplo. Estivemos este ano pessoalmente com nossa equipe no país fazendo eventos de capacitação e geração de demanda, e o resultado foi realmente impressionante. Como consequência, tivemos papel relevante em eventos de peso no país, como o Asunciónico. Estamos seguindo essa receita para fomentar os negócios por toda a América do Sul.

M&M: A Martin está presente em todos os países?

Miguel: Sim, em todos os países da América do Sul e cada vez mais expandindo os negócios. Trabalhamos com distribuidores locais, com nosso apoio e suporte direto. Nossa estratégia de canal é confidencial, mas podemos assegurar que o foco é a satisfação de nossos clientes. E que, por conta disso, temos desenvolvido parceiros em todos os países para garantir esse objetivo.

M&M: Qual é o posicionamento da marca no mercado brasileiro pontualmente? 

Miguel: A Martin trabalha com uma estratégia de canais. Dependemos do ecossistema para a entrega de nossa solução de iluminação. Ou seja, para atender qualquer tipo de evento ou produção, temos sempre parceiros nos ajudando. E as produções de destaque são as grandes, como Lollapalooza ou Rock in Rio. A Martin sempre tem um papel de protagonismo na iluminação desses shows. Mas realmente não estamos restritos a esse tipo de evento. De teatros às soluções arquiteturais, temos soluções que podem atender qualquer tipo de necessidade.

Publicidade

M&M: Que ações estão realizando para recuperar mercados ou países nos quais a marca ficou um pouco “sumida” nos últimos anos?

Miguel: A Martin é uma empresa consolidada mundialmente e na América do Sul não é diferente. Nosso histórico sempre foi lançar produtos que marcam gerações e tenham qualidade superior. Apesar da história e da excelente reputação que possuímos, temos o desafio de respeitar o ciclo de vida de nossos produtos. Ao trabalhar adequadamente nesse ciclo, às vezes passamos a impressão de que estamos sumidos, mas com essa estratégia e forma de trabalho, nossos parceiros podem rentabilizar sua operação ao longo dos anos, tendo segurança e se aprofundando com conhecimento em nosso portfólio, o que assegura a experiência entregue em nossos eventos. 

M&M: Estão realizando atividades educacionais na região?

Miguel: A capacitação é fundamental para a Harman e temos programas que cobrem todas as marcas do grupo. Existe uma agenda bem definida de workshops e webinars por toda a região da América do Sul. Esses eventos servem para gerar conhecimento não só das marcas da Harman, mas para capacitar o mercado de maneira geral e agregar valor aos profissionais. Temos também influencers digitais que nos ajudam com esse trabalho, além de contarmos com a ajuda de um especialista dedicado, que é uma das maiores autoridades globais em iluminação: o Amândio Costa. 

Os interessados podem acessar nosso site de agendamento para workshops —
https://www.harmanproagenda.com.br/ — e também ficar de olho nas nossas redes sociais.

Publicidade

M&M: Que tendências vocês percebem no mercado de iluminação atualmente?

Miguel: O mercado tem buscado inovações que gerem produtos melhores e mais eficientes. Notamos que a maioria dos produtos hoje tem trocado suas lâmpadas de descarga para lâmpadas de LED, uma vez que existe uma grande preocupação ecológica e com o consumo de energia. A sustentabilidade é um tópico que está em alta no mundo, mas que já é um tema consolidado na Harman. Temos uma preocupação e um cuidado com o desenvolvimento de soluções sustentáveis em todas as marcas, independentemente do segmento em que atuam. Vários produtos da Martin já estão em linha com esse objetivo, e estamos cada vez mais engajados com esses movimentos. De maneira geral, toda essa busca por inovação ajuda a Martin. A Martin faz parte da Harman, que faz parte do grupo Samsung. Nossos centros de desenvolvimento tecnológico nos colocam como potências no desenvolvimento de tecnologia.

M&M: Que demandas os usuários latinos apresentam com relação aos produtos da Martin?

Miguel: Os usuários latinos seguem a mesma tendência global. Eles procuram produtos cada vez mais leves, compactos e potentes, além da mesma preocupação com consumo de energia e sustentabilidade. Como os latinos entendem que o modelo de negócio de iluminação não tem um desenvolvimento rápido de produtos, e que possui um ciclo de vida longo, há um grande alinhamento com nossa estratégia. A Martin não lança produtos incompletos, sem qualidade, somente para ter lançamentos todo ano. Nosso objetivo é ter um portfólio robusto, de extrema qualidade, que atenda às necessidades do mercado e que ajude na rentabilização de nossos parceiros.

M&M: Podemos esperar alguma novidade até o final do ano?

Publicidade

Miguel: Sim. Temos cinco novos produtos como lançamento Martin para este ano e todos serão lançados até dezembro: os Mac Encore, Mac Allure, Mac Era 300, ELP CL e Rush MH11. Nosso roadmap de produtos é bem extenso para os próximos três anos, com soluções para atender às necessidades do mercado atual, assim como para necessidades futuras. Estamos ansiosos para nossos próximos anos. A Martin também tem realizado uma reestruturação global de comunicação visual, websites, redes sociais, e na maneira de se comunicar com seus consumidores. Em breve teremos essa mesma nova comunicação por toda a América do Sul.

 

Martin Professional produtos

Iluminação

Magma Prime Tour: novo fazer voltado a turnês, teatro e eventos

Publicado

on

Elation magma tour 750x500

Equipamento da Elation busca oferecer atmosfera constante e melhor definição de luz em cena para ambientes de grande porte.

A Elation Lighting apresentou o Magma Prime Tour, um fazer desenvolvido para produções profissionais que exigem atmosfera estável e controle preciso para valorizar efeitos de iluminação em shows, teatros, estúdios e instalações permanentes.

O equipamento utiliza sistema à base de fluido aquoso para gerar uma névoa fina e contínua, que permanece suspensa no ambiente. O resultado é maior definição de feixes de luz, efeitos com gobos e ambientações visuais sem excesso de fumaça.

Aplicações práticas no dia a dia

O Magma Prime Tour foi projetado para situações em que a iluminação precisa de presença visual constante. Em shows e turnês, a névoa melhora a visibilidade dos beams e efeitos. Em teatro e estúdios, contribui para uma atmosfera uniforme sem comprometer a cena.

Com capacidade de saída de até 20.000 pés cúbicos por minuto, o equipamento atende espaços amplos mantendo consumo eficiente. O aquecimento rápido — cerca de 20 segundos — facilita operações com trocas frequentes de cena.

Publicidade

Operação contínua e controle integrado

O reservatório de 5,6 litros permite longos períodos de uso, reduzindo paradas para reabastecimento. Já o modo de repouso acionado via DMX ajuda a economizar energia quando o efeito não está sendo utilizado, recurso útil em produções com uso intermitente de haze.

D-One

O controle pode ser feito por DMX, interface touch ou sistemas sem fio opcionais, facilitando a integração em diferentes setups de iluminação.

Projeto voltado ao uso profissional

O Magma Prime Tour conta com proteção térmica e construção robusta em formato road-case, adequada para transporte frequente e ambientes de trabalho exigentes. O tamanho compacto e a alça integrada também ajudam na logística de montagem.

Publicidade
Shure
Continue Lendo

Iluminação

ETC amplia portfólio de controle arquitetônico com a aquisição da Pharos

Publicado

on

ETC Pharos 1200x675

Movimento fortalece presença global e acelera desenvolvimento de soluções de iluminação dinâmica.

A Electronic Theatre Controls (ETC) anunciou a aquisição da britânica Pharos Architectural Controls, desenvolvedora de sistemas de controle para iluminação arquitetônica e projetos de entretenimento temático.

A operação consolida mais de 20 anos de colaboração entre as empresas e representa um passo estratégico para ampliar a atuação da ETC no mercado global de controle arquitetônico.

A Pharos é reconhecida pelo desenvolvimento de sistemas de iluminação dinâmica aplicados a fachadas, espaços públicos, instalações imersivas e projetos visuais de grande porte. A empresa também é responsável pela linha Mosaic da ETC, o que demonstra uma integração técnica já existente entre as companhias.

O que a ETC ganha com a aquisição?

Com a incorporação da Pharos, a ETC amplia sua presença em regiões onde a empresa britânica já possui rede comercial estruturada, especialmente na Europa, Oriente Médio, África (EMEA) e Ásia-Pacífico (APAC). Isso fortalece a posição da ETC em um segmento que combina tecnologia, arquitetura e integração de sistemas.

Publicidade

Além da expansão geográfica, a ETC passa a contar com uma equipe especializada em desenvolvimento de controle dinâmico, o que pode acelerar a inovação em sua linha arquitetônica. Segundo Dick Titus, CEO da ETC, a integração contribuirá para ampliar a oferta da empresa no mercado global.

Zeus

Simon Hicks, CEO da Pharos, destacou que a operação garante continuidade no atendimento aos clientes e amplia o acesso a recursos para acelerar o desenvolvimento de novos produtos.

A Pharos continuará operando como empresa independente, mantendo suas relações comerciais e parcerias existentes.

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Iluminação

Avolites comemora 50 anos impulsionando a criatividade na iluminação

Publicado

on

Avolites 50 750x500

Os 50 anos da Avolites e como será a comemoração ao longo de 2026.

A Avolites, uma das marcas mais respeitadas em controle de iluminação e mídia para entretenimento ao vivo, celebra em 2026 seus 50 anos de história com uma série de iniciativas que destacam não apenas a tecnologia, mas principalmente as pessoas por trás de cada espetáculo.

Fundada em 1976, no Reino Unido, a empresa surgiu com uma proposta clara: criar ferramentas rápidas, flexíveis e alinhadas à realidade do palco. Cinco décadas depois, a Avolites é presença constante em produções que vão do teatro experimental a grandes turnês, festivais e eventos de broadcast ao redor do mundo.

Como parte das comemorações, a marca anunciou a Golden Console Competition, uma campanha global que vai sortear uma console Avolites exclusiva, banhada a ouro 24 quilates. A iniciativa foi apresentada oficialmente durante a ISE, em Barcelona, e seguirá ativa ao longo do ano, conectando e engajando a comunidade global da marca.

Outro destaque é o lançamento do programa Avo50 Ambassadors, que reunirá 50 designers de iluminação, programadores e operadores influentes. Ao longo dos próximos meses, suas histórias e experiências serão compartilhadas em entrevistas, vídeos e conteúdos digitais, reforçando o papel central da comunidade criativa na construção da marca.

“Chegar aos 50 anos é um marco extraordinário, mas o que realmente importa é a comunidade por trás disso”, afirmou Nikki Scott, CEO da Avolites. “A Avolites existe por causa dos profissionais que confiaram sua criatividade às nossas ferramentas. Esta celebração é sobre eles e sobre os espetáculos incríveis que ajudam a criar todos os dias”.

Publicidade
D-One

Durante 2026, a Avolites também promoverá ações especiais, conteúdos de arquivo e um projeto de cápsula do tempo, revisitando os momentos, produtos e pessoas que moldaram sua trajetória. Mais do que olhar para o passado, a empresa vê o aniversário como um impulso para o futuro, reafirmando seu compromisso com inovação, colaboração e liberdade criativa.

Shure
Continue Lendo
Shure
MusicaeMercado

Áudio

D-One

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura6 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura10 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura11 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura3 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

Trending