Iluminação
Iluminação Martin presente em campeonato de ginástica no Reino Unido
146 luzes Martin MAC Ultra Performance e 24 Wash foram usadas para iluminar as atividades no Campeonato Mundial de Ginástica em Liverpool.
O Campeonato Mundial de Ginástica de 2022 aconteceu na M&S Bank Arena de Liverpool durante nove dias em outubro e novembro, com 500 ginastas de 75 países competindo no local com capacidade para 7.500 pessoas.
O fornecedor de iluminação para o torneio foi Adlib, que forneceu o mais recente MAC Ultra da Martin, entre outros equipamentos. No total, foram implementados 146 x MAC Ultra Performance e 24 Wash.
Elliot Tutt, gerente de contas da Adlib, disse: “O cliente originalmente propôs que o evento apresentasse luzes MAC Viper, então grande parte de nossa proposta foi a mudança para a eficiência de LED e o desempenho MAC Ultra”.

O designer de iluminação de eventos, Dominic Main, comentou: “A linha MAC Ultra é simplesmente incrível. A saída de luz excede qualquer coisa que eu usei antes neste tamanho de moving. Os MAC Ultra me permitiram oferecer um nível de campo incrivelmente brilhante e plano, tanto para o atleta quanto para a câmera. Usando o MAC Ultra nas seções de Apresentação Esportiva, os Performance e Wash criaram looks que viraram a cara do evento mundo afora.”
O MAC Ultra é o principal moving de alto desempenho da Martin. Alimentados pelo mesmo motor LED de 1150 W, o Performance (46.500 lumens) e Wash (63.500 lumens) apresentam óptica de alta definição e níveis de ruído surpreendentemente baixos.
Confiabilidade foi essencial em um evento que foi transmitido para todo o mundo. Dominic Main conclui: “Os MAC Ultra tiveram 100% de tempo de atividade durante os 18 dias em que estiveram ligados.”
Adlib foi um dos primeiros a adotar o MAC Ultra em 2021. Desde então, os aparelhos foram especificados para vários shows, festivais e eventos, incluindo a turnê de Sam Fender no Reino Unido / UE, incluindo a extravagância de Finsbury Park, Creamfields North & South 2022 e a mais recente turnê pelo Reino Unido do comediante Joe Lycett. A Martin Professional é distribuída exclusivamente no Reino Unido pela Sound Technology.
Fotos de Steve Sroka
Iluminação
Luz Studio aposta na Robe para “Peter Pan” em Montreal
Produção combina luz, vídeo e cenografia para uma experiência visual integrada.
A produtora Luz Studio desenvolveu o design visual de “Peter Pan the Musical” no teatro Espace St-Denis, em Montreal, em uma montagem que integrou iluminação, vídeo e cenografia como uma única linguagem visual.
O projeto, liderado por Matthieu Larivée, buscou transportar o universo do clássico para um ambiente contemporâneo, mantendo elementos-chave como as cenas de voo e a narrativa fantástica.
Para a iluminação, foram utilizados equipamentos da marca Robe, incluindo 28 luzes FORTE, 42 Tetra2 e 8 LEDBeam 150, fornecidos pela SoftBox Integration. O design exigiu alto nível de precisão, especialmente pela interação com superfícies LED, projeções e estruturas cênicas complexas.
O sistema também incorporou controle RoboSpot em parte das luzes, permitindo alternar entre funções de acompanhamento e uso dentro do design geral.
As Tetra2 foram utilizadas como base de wash para integrar visualmente os diferentes elementos do palco, enquanto as LEDBeam 150 cumpriram funções de iluminação pontual e reforço de rostos e objetos.
O projeto incluiu ainda a criação completa do conteúdo de vídeo, permitindo sincronizar iluminação e projeção de forma precisa, especialmente em cenas com movimento e efeitos visuais.
Segundo a equipe criativa, a abordagem integrada entre luz, vídeo e cenografia foi fundamental para construir uma experiência coerente, combinando recursos técnicos e narrativos em uma montagem voltada a públicos de todas as idades.
Fotos de SNAPePHOTO
Iluminação
Martin Professional Macula, sistema remoto de follow spot para iluminação
Solução transforma moving lights em refletores de acompanhamento com controle centralizado.
A Martin Professional anunciou o Macula, sistema remoto de follow spot desenvolvido para transformar moving heads em soluções de acompanhamento com controle preciso em aplicações de palco, broadcast e eventos ao vivo.
O sistema substitui a operação tradicional em altura por um modelo de controle a partir do solo, permitindo que operadores gerenciem uma ou múltiplas luzes por meio de uma estação base. A partir dessa interface, é possível controlar pan, tilt e zoom, além de parâmetros como dimmer, cor e frost.
No centro da solução está um encoder de alta resolução integrado a um cabeçote fluido, combinado com controles ergonômicos e interface touchscreen. O sistema também oferece feedback visual em tempo real por meio de câmeras instaladas nas luzes, permitindo acompanhamento preciso de artistas ou objetos.

O Macula permite alternância dinâmica de controle entre console e estação base durante a operação, além de possibilitar o sincronismo de múltiplas luzes para tracking em diferentes ângulos.
Embora otimizado para modelos como MAC Ultra Performance, MAC Viper XIP e MAC Encore Two, o sistema é compatível com luzes de diferentes fabricantes, desde que equipadas com câmera.
A infraestrutura de rede foi simplificada, concentrando transmissão de vídeo e controle em uma única rede, sem necessidade de cabeamento dedicado adicional.
O sistema também suporta saída PosiStageNet, permitindo compartilhar dados de posicionamento em tempo real com aplicações externas, ampliando possibilidades de integração com soluções de automação.
A proposta é atender aplicações onde precisão de tracking, confiabilidade e segurança operacional são requisitos críticos, oferecendo uma alternativa aos sistemas tradicionais de follow spot.
Iluminação
Robert Juliat amplia linha Bizet com Fresnel LED de 8 cores
Novo sistema aposta em motor multicolorido e substituição de fontes tradicionais.
A Robert Juliat expandiu a linha Bizet com um novo Fresnel LED de oito cores, voltado a aplicações em teatro, broadcast e eventos ao vivo.
O equipamento utiliza um motor de luz composto por oito cores —vermelho profundo, vermelho, âmbar, verde, ciano, azul claro, azul profundo e amarelo— permitindo uma mistura aditiva com maior controle do espectro e precisão na reprodução de cores.
De acordo com a fabricante, a inclusão do LED amarelo melhora o ajuste cromático e amplia a saída luminosa sem comprometer o índice de reprodução de cor, superior a CRI 98.
O Fresnel atinge mais de 22.000 lúmens e entrega desempenho equivalente a refletores de tungstênio de 2 kW, posicionando-se como alternativa LED para substituição de sistemas convencionais.
O modelo também integra o sistema RJ Color, que permite controle de cor em tempo real e maior consistência visual entre diferentes consoles.
Com isso, a linha Bizet reforça a tendência de migração para soluções LED com maior flexibilidade, eficiência e integração com sistemas de iluminação já existentes.
-
Amplificadores3 semanas agoAmplificador BEAM MINI da Blackstar com modelagem digital e uso portátil
-
Empresas3 semanas agoBrasil: Darlan Terra assume supervisão de vendas da Pro On Group
-
Audio Profissional2 semanas agoQSC ganha canal focado em lojas com distribuição da Quick Easy no Brasil
-
Lojista4 semanas agoLojas: Worship jovem impulsiona vendas de instrumentos no Brasil?
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoÉ oficial: Mike Terrana é novo parceiro da Williams
-
Direitos Autorais4 semanas agoEcad distribui R$ 1,7 bilhão em direitos autorais em 2025
-
Audio Profissional2 semanas agoAudio-Technica Brasil amplia equipe e reforça atuação no mercado de integração
-
Audio Profissional3 semanas agoBrasil: Allen & Heath amplia presença no Carnaval de Salvador com Avantis e dLive

