O vencedor deste ano é Tuan Andrew Nguyen e está apresentando a sua primeira exposição individual na Espanha.
A Integrated Systems Europe (ISE) e a LANG uniram forças para dar vida à visão do artista Tuan Andrew Nguyen na Fundació Joan Miró, um museu em Barcelona dedicado às obras e legado de Miró e um local para estudiosos de arte contemporânea. Vencedor do Prémio Joan Miró deste ano, Nguyen teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho numa exposição individual em Barcelona.
O apoio da ISE e da LANG ilustra como a tecnologia audiovisual de ponta, aliada ao talento artístico, forma uma conexão que pode produzir experiências imersivas únicas, algo que foi habilmente ilustrado na mostra ISE deste ano. A exposição ISE 2024 contou com uma performance ao vivo do artista holandês de IA/digital Jeroen van der Most no centro de exposições Fira de Barcelona. Isto foi precedido por uma impressionante colaboração de mapeamento de projeção com a artista digital argentina Sofía Crespo no edifício histórico da Casa Batlló. Além disso, o ISE iniciou uma terceira parceria com o Llum Light Arts Festival de Barcelona para apoiar a sua iniciativa em toda a cidade.
“Estamos mais do que orgulhosos de poder apoiar mais uma vez a comunidade cultural de Barcelona”, disse Mike Blackman, CEO da Integrated Systems Europe. “Com a LANG encontramos o apoio perfeito para dar vida ao compromisso social, político e ambiental demonstrado nos projetos de arte poética de Tuan Andrew Nguyen. É importante para nós demonstrar como a tecnologia audiovisual pode ser usada para partilhar visões.”
Desde 2007, a Fundació Joan Miró atribui o Prémio Joan Miró de dois em dois anos. Um júri internacional composto por renomados especialistas na área da arte contemporânea atribui o prêmio a artistas que, como Miró, trabalham de forma curiosa, inovadora, comprometida e amante da liberdade. Para o prémio deste ano, o júri destacou a “extraordinária profundidade e imaginação” de Nguyen como qualidades que o ligam a Joan Miró, um dos critérios de avaliação dos nomeados.
Com curadoria de Martina Millà, Chefe de Exposições da Fundació Joan Miró, a exposição de Tuan Andrew Nguyen “Nossos fantasmas vivem no futuro” estabelece um diálogo entre Joan Miró e Alexander Calder, ambos defensores da arte ocidental da época da Guerra Fria. Esse diálogo é expresso tanto pelas personagens dos filmes e instalações de Nguyen como pelas obras de arte e objetos que aparecem nesses projetos.
Para dar vida a esses projetos, a ISE e a LANG fornecem sete projetores laser Panasonic 8K 3LCD, sete players 4K60p com alta faixa dinâmica (HDR10) e diversas lentes que variam de 0,87 a 2,32.
Tuan Andrew Nguyen disse: “A qualidade da imagem permite detalhes nítidos e um nível de clareza e exuberância que corresponde à intensidade emocional das histórias contadas. Só com este tipo de equipamento o visitante pode ver as imagens tal como foram tiradas e desenhadas para serem vistas.”
Martina Millà, curadora da exposição, acrescenta: “Desta forma, a imagem é corretamente apresentada como parte integrante da narrativa, da atmosfera das cenas, tão finamente trabalhadas em todos os filmes da exposição. Ter esses projetores e lentes realmente aumenta o impacto que as histórias tentam transmitir.”
A exposição temporária de Nguyen poderá ser vista de 10 de maio a 24 de setembro deste ano na Fundació Joan Miró, localizada aos pés de Montjuïc, perto do Museu Nacional d’Art de Catalunya.
Fotos de Pep Herrero