Conecte-se conosco

Audio Profissional

Harman do Brasil assume o controle na América do Sul

Publicado

on

Rodrigo Kniest DSC copia

A experiência adquirida pela equipe da Harman do Brasil está sendo aplicada no restante da América do Sul. Quer saber qual a situação atual? Contamos tudo aqui.

Há mais de um ano, a filial brasileira da Harman está encarregada do serviço técnico e coordenação de vendas para a América do Sul. “Estamos agora completando um ano da decisão de consolidar a América do Sul em uma equipe integrada liderada pela estrutura existente no Brasil com o objetivo de nos aproximar ainda mais do mercado local de cada país”, contou Rodrigo Rihl

Rodrigo Kniest DSC copia

Rodrigo Kniest

Kniest, vice-presidente para a América do Sul e presidente da Harman do Brasil.

Nesse período, a empresa definiu e implementou um plano bastante estruturado de transição, com equipes dedicadas ao desenvolvimento das marcas na região, aproveitando as boas práticas que levaram a Harman à liderança no mercado brasileiro para somar ao bom trabalho que já era executado nos demais países pela estrutura baseada nos Estados Unidos. “O plano é implementar estratégias regionais customizadas, desenvolvidas por equipes locais, para clientes e parceiros da região, de forma a atender melhor as preferências e demandas de cada mercado”, disse.

Quer saber mais? Rodrigo conta tudo a seguir.

Zeus

M&M: Quais são os pontos principais que beneficiam os distribuidores?  

Publicidade

Rodrigo: A proximidade e similaridade dos mercados permite entender e atender melhor os anseios dos distribuidores. Além disso, temos duas dimensões de sinergias que estamos alavancando: sinergias entre as estruturas existentes em cada país, agora sob uma liderança unificada, e sinergias entre as divisões Harman Professional e Harman Lifestyle, que agora passam a ter maior alinhamento na região. Como existe uma operação grande e desenvolvida no Brasil, estamos usando casos de sucesso como benchmark para outros países, além de investir em uma estrutura dedicada para algumas áreas de negócios que não existiam. Os distribuidores também contam agora com melhorias nos contratos de distribuição e novos controles que implementamos na distribuição de produtos que aumentam a sua segurança, o que permite aumentarem investimentos nas marcas e no apoio pós-vendas. Isso favorece toda a cadeia, em especial os consumidores e usuários finais.

M&M: Nessa mudança, quais são os impactos para o mercado de consumo profissional?

Rodrigo: O conceito é usar o Brasil como grande hub de toda a operação, em especial para a assistência técnica, pré e pós-vendas. Todo o suporte será coordenado pelo time existente, o qual foi reforçado para apoiar a região como um todo. Dessa forma, nossos distribuidores regionais poderão ter um suporte localizado, especializado, próximo e que conhece os maiores desafios locais, além de compartilhar as melhores práticas de forma contínua.

M&M: Como está sendo organizado o atendimento para os distribuidores?

Rodrigo: Por meio da coordenação da nossa equipe regional. Agora temos profissionais de vendas e marketing espalhados por vários países da região, gerando tração local, mas orientados por uma estratégia regional. Temos dois diretores comerciais para a América do Sul, um focado na linha Profissional e outro na linha Lifestyle. Ambos têm desenvolvido e executado estratégias específicas para seus mercados, sempre com suporte dos nossos distribuidores, e alinhados com nossa estratégia integrada para a região.

Publicidade

Equipe no Brasil

M&M: Dentro da Harman do Brasil, quais foram as mudanças na equipe para esse novo desafio de atender os países sul-americanos?

Rodrigo: Reforçamos e capacitamos a equipe. Aumentamos e otimizamos a alocação do número de colaboradores para suportar essa operação regional. Esse aumento veio tanto por meio de talentos internos quanto de sangue novo de fora da empresa para oxigenar a nossa estrutura com novas ideias e perspectivas. Esse balanço foi crucial para mantermos a base da nossa cultura, mas também podermos evoluir de forma a suportar de maneira adequada a região.

F†brica DSC

Fábrica em Santa Rita

M&M: Além de mais funcionários, precisaram de treinamento ou capacitação especial?

Rodrigo: A vantagem de conhecermos a região, de termos uma ótima experiência do desenvolvimento feito no Brasil, onde a presença das marcas cresceu mais de 25 vezes em oito anos, e de termos uma equipe internacional com longa experiência nos demais países da região que migrou para esta estrutura nos coloca num excelente ponto de partida. Mesmo assim, refinamentos de treinamento e capacitação foram implementados de acordo com o nosso mapeamento inicial.

Região criativa e desafiante

M&M: Qual o cenário do mercado sul-americano em 2018?

Rodrigo: O potencial é muito grande graças à constante evolução tecnológica e à criatividade inerente dos artistas. O mercado tem demandado cada vez mais produtos melhores, que permitam repassar na plenitude toda emoção por meio de recursos sofisticados que estejam no mesmo nível tecnológico existente em qualquer lugar do mundo. Os consumidores de todos os segmentos estão mais exigentes e investindo cada vez mais na qualidade e em soluções inovadoras. Som, áudio e vídeo têm papel fundamental em todas as experiências de um consumidor.

Publicidade

M&M: E qual é o prognóstico da Harman para 2019, considerando o ambiente político e econômico na América do Sul?

Rodrigo: O prognóstico é positivo, mas sempre existirão desafios novos. Temos tido mostras de evolução e conscientização em todos os setores da nossa sociedade e estamos acostumados a vivenciar crises. A grande vantagem é que sabemos lidar bem com os momentos difíceis e nos preparamos para os momentos positivos. Fizemos nosso dever de casa e sempre continuamos investindo durante os momentos críticos. O sucesso que tivemos em administrar a crise que o Brasil passou nos últimos anos num cenário de grandes incertezas foi uma forte credencial para recebermos este desafio adicional de liderar a América do Sul. Sabemos aonde queremos chegar, acreditamos no nosso mercado e por isso vamos continuar investindo em toda a região.

M&M: Como a Harman tem trabalhado para evitar que a diferença cambial nos países sul-americanos não desenvolva um mercado paralelo de ilegais?

Rodrigo: Essa é uma preocupação e uma das razões de termos recebido essa responsabilidade, pois desenvolvemos processos e ferramentas de inteligência e controle que hoje nos ajudam muito no Brasil, e estamos expandindo para toda a região. Queremos incentivar e educar nossos parceiros sobre esse tema com o objetivo de que os nossos consumidores e parceiros locais tenham maior tranquilidade e segurança para fazer os seus investimentos. Temos desenvolvido alianças tanto comerciais quanto estratégicas para esse fim. Um dos aspectos mais importantes já implementados é a definição clara de papéis, de mercados e de regiões de atuação para todos os distribuidores, além de novos controles junto à corporação em relação a outras regiões do mundo que possam afetar a nossa. Tenho convicção de que este tema é complexo e apenas um comprometimento de longo prazo e medidas efetivas no curto prazo podem criar a credibilidade necessária para gerar o comportamento desejado nos atores do mercado.

F†bricas Manaus

Fábrica em Manaus

M&M: Quais são as atitudes da Harman para evitar a falsificação ou a presença da falsificação de produtos chineses na América do Sul?

Rodrigo: Este é um assunto muito importante para nós, e dedicamos recursos específicos para combater produtos falsos em diversas frentes, seja na denúncia de venda ilegal no comércio físico, treinamento de fiscais para identificarem produtos falsificados nas aduanas e monitoramento de vendas via sites como Mercado Livre ou sites próprios. Um aspecto importante é a orientação constante ao consumidor sobre os malefícios em adquirir produtos falsificados, como a inexistência de garantia, qualidade sonora inferior, riscos de danos como incêndios, oferecendo informações sobre como identificar esses produtos para que o consumidor não seja enganado. Grandes resultados já foram alcançados, incluindo apreensão de produtos ilegais e fechamento de inúmeros sites, mas esta é uma luta constante e que demanda muita determinação.

Publicidade

M&M: Após a aquisição da Harman pela Samsung, muitos boatos em torno da AKG foram disseminados no mercado, principalmente em relação ao desaparecimento da marca. O que é verdade? O que é mentira? 

Rodrigo: A AKG é uma das marcas mais valiosas da Harman e a estratégia é investir ainda mais nela. Ela é uma marca premium de origem austríaca com forte DNA técnico e musical, muito identificada e valorizada pelo mercado musical profissional pelo seu altíssimo nível de fidelidade sonora e longa tradição no meio artístico. Como estratégia conjunta, a Harman e a Samsung decidiram usar esta marca para algumas ações específicas, como por exemplo incluir fones de ouvido AKG junto aos seus celulares no modelo topo de linha afim de elevar a experiência ao consumidor. O enfoque é valorizar ainda mais a marca através da sua associação com produtos de alta tecnologia no segmento premium e aumentar a exposição dela, tornando-a mais conhecida pelo grande público. A AKG continua sendo um ativo da Harman e os investimentos nela e nos seus portfólios de produto, tanto para o mercado Profissional como Lifestyle, foram reforçados para aproveitar esta estratégia ao máximo. Portanto, a expectativa é de crescimento mais acelerado desta marca nos seus mercados de atuação.

M&M: Existem produtos elaborados no Brasil que são vendidos na América do Sul?

Rodrigo: Sim, desde a constituição da Harman do Brasil, tivemos muito cuidado em não apenas manter as estruturas existentes, mas investir forte não somente nas áreas fabril e administrativa, como na área de desenvolvimento de produtos locais por meio de nossa área de P&D. A área de engenharia cresceu, incorporando novos laboratórios e recursos de simulação matemática, e teve acesso às tecnologias globais, mantendo forte intercâmbio de informações. Como resultado desses investimentos, temos uma extensa linha de produtos com centenas de itens que já são vendidos em toda a região. Estamos falando, por exemplo, da completa linha de alto-falantes profissionais e automotivos, assim como de soluções tecnológicas como os sistemas de line array ativos (VL 6 e VL8) e passivos de grande porte (linha VL3200), caixas acústicas ativas (linha JS) e soluções de sonorização recreativa (linha DJ Xpert) e esportiva (linha Wind) que usam tecnologia JBL e foram integralmente desenvolvidas pela nossa empresa localmente. A confluência da tecnologia global Harman com a tecnologia local, fruto de 60 anos de pesquisas e estudos mercadológicos herdados da Selenium, é uma poderosa fórmula que gera produtos que são sucesso no mercado sul-americano. Obviamente temos que encarar os mesmos desafios de qualquer empresa nacional, associados às cargas tributárias, custos operacionais altos para o padrão global e falta de infraestrutura logística. De qualquer forma, a qualidade dos produtos e o momento cambial favorecem essa atividade. Atualmente, posso citar as linhas JS e Wind como projetos desenvolvidos para o nosso mercado que já conquistaram mercados como Índia e Rússia, dentre outros. Em breve o mercado estará recebendo novos produtos frutos de todo esse trabalho.

As trends do mercado

M&M: Poderia falar um pouco sobre as tendências no mercado de áudio profissional e como a Harman vem trabalhando em relação a esses produtos?

Publicidade

Rodrigo: Além da constante evolução do mercado tradicional da música, como artistas profissionais, shows e hobbystas, existem segmentos ainda incipientes como ambientação corporativa, ambientes religiosos, soluções de colaboração em ambientes físicos e digitais, iluminação arquitetônica, sonorização de qualidade de eventos pequenos e médios, produtos de qualidade para músicos entusiastas e geradores de conteúdo para internet, dentre outros, que merecem um atendimento melhor e devem crescer aceleradamente no curto prazo. Estamos focando nossas ações na região para ajudar e desenvolver cada um desses mercados.

M&M: Falando sobre o Brasil, como vê a situação do mercado local hoje e como a Harman está posicionada no País?

Rodrigo: O impacto real da indústria da música na economia é muito grande quando se consideram eventos, publicidade, educação, cultura, turismo, lazer, mídia digital etc. Nesse contexto amplo, a indústria da música e de áudio passa a ser o catalisador de uma parcela grande da economia, ampliando o potencial de muitos segmentos associados a ela, além de ser um patrimônio valioso do nosso país e cultura, uma marca registrada da nossa nação no mundo. Esse enorme potencial sofreu muito nos últimos anos, reduzindo o tamanho total desse mercado e também o número de participantes do lado da indústria, importadores e comércio. Mas o potencial ainda existe e está se recompondo consistentemente desde o ano passado, sentimos isso claramente nos nossos resultados. A melhor organização do nosso mercado vai inexoravelmente acontecer e isso vai alavancar o seu crescimento como ocorreu nas economias mais avançadas. Acreditamos fortemente nisso e estamos preparados para ajudar o nosso mercado a não apenas crescer, mas principalmente a evoluir e se reinventar. Nossa liderança não nos acomoda e queremos continuar a aprender, influenciar e ajudar todos os parceiros e protagonistas desse mercado.

 

Publicidade
Shure

Audio Profissional

Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW

Publicado

on

harrison denoiser 750x500

A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência zero, desenvolvida para engenheiros de pós-produção, broadcasters, técnicos de som ao vivo e criadores de conteúdo.

Reconhecida por seu papel histórico no som de Hollywood, a empresa traz para o ambiente das DAWs parte da tecnologia presente em suas consolas MPC, usadas em grandes produções cinematográficas.

Ao longo de mais de cinco décadas, a Harrison esteve por trás do som de franquias como Indiana Jones, Spider-Man, James Bond, Jurassic Park, Harry Potter, Bohemian Rhapsody e Ford v Ferrari. O novo plug-in busca aplicar esse padrão de processamento a tarefas cotidianas, como diálogos gravados em ambientes desafiadores, vozes com baixo nível de sinal ou registros comprometidos por ruído ambiente.

O DeNoiser oferece redução de ruído rápida e transparente, preservando o timbre original da voz sem introduzir artefatos perceptíveis. Para isso, incorpora cinco faixas de denoise, quatro modos de relação sinal-ruído (SNR) e seis controles multibanda, que permitem ajustes precisos por frequência. Sua tela de espectro dinâmico exibe em tempo real o sinal de entrada, a impressão do ruído e a redução aplicada.

O sistema opera com zero amostras de latência, o que facilita seu uso em transmissões ao vivo, fluxos acelerados de pós-produção ou setups híbridos de estúdio. Além disso, conta com presets projetados para problemas comuns de voz e diálogo, entregando soluções rápidas em projetos com prazos apertados.

Publicidade

Principais recursos

Processamento em tempo real com latência zero
Cinco faixas de redução e quatro modos SNR
Seis deslizadores multibanda para ajuste por frequência
Limpeza transparente, sem artefatos
Visualização em tempo real do espectro e da redução aplicada
Presets para problemas recorrentes de voz e diálogo

Zeus

Conecta+2025
Continue Lendo

Audio Profissional

Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion

Publicado

on

celestion CDX14 750x500

Uma atualização do CDX14-3030 com melhorias em linearidade, durabilidade e resposta em altas frequências

A Celestion anunciou o CDX14-3035, um driver de compressão de alta frequência com saída de 1,4 polegada e diafragma de titânio em peça única. O novo modelo, parte da linha CDX14, substitui o CDX14-3030 e traz melhorias voltadas a maior potência, sensibilidade otimizada e flexibilidade para aplicações de reforço sonoro.

O CDX14-3035 eleva a potência nominal para 120 W AES e a potência contínua para 240 W, superando os valores de seu antecessor. O driver também oferece 108 dB de sensibilidade e um ponto mínimo de crossover de 800 Hz (12 dB/oct), ampliando seu campo de aplicações em relação ao modelo anterior. Segundo a empresa, seu desempenho em altas frequências é equivalente ao do CDX14-3045 — versão com ímã de neodímio —, mas em um formato com ímã de ferrita pensado para instalações fixas e sistemas de grande porte, onde custo e robustez são fatores decisivos.

O projeto utiliza um diafragma e suspensão de titânio em peça única, com geometria revisada para melhorar a linearidade do movimento. Um anel de fixação em polímero de alta temperatura ajuda a reduzir a distorção, enquanto a bobina móvel edgewound de 3 polegadas (75 mm), feita de alumínio revestido de cobre, foi projetada para suportar maiores demandas térmicas e mecânicas. O driver opera com impedância nominal de 8 ohms e possui saída de 35 mm / 1,4 polegada.

No lançamento, Ken Weller, Marketing Manager da Celestion, destacou que o modelo “oferece o desempenho de alta frequência característico da marca em um conjunto com ferrita voltado a soluções economicamente viáveis”, ressaltando a combinação de 108 dB de sensibilidade e 240 W contínuos como fatores essenciais para aplicações que exigem confiabilidade e alto nível de pressão sonora.

Publicidade
Continue Lendo

Audio Profissional

Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro

Publicado

on

neumann vis 750x500

Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço.

A Neumann anunciou o VIS – Virtual Immersive Studio, um aplicativo desenvolvido para o Apple Vision Pro que introduz uma abordagem tridimensional para a mixagem de áudio espacial. Com a ferramenta, a empresa inaugura uma nova etapa na produção imersiva ao permitir que criadores manipulem fontes sonoras como objetos visíveis em realidade aumentada.

O VIS substitui interfaces planas tradicionais por um ambiente 3D no qual é possível visualizar, mover e posicionar elementos sonoros por meio de gestos das mãos. A automação se torna uma ação física, e a mixagem passa a ter um caráter mais performático. Segundo a empresa, a intenção é permitir que o usuário “toque” o som e o molde de forma natural.

A aplicação se integra diretamente ao Logic Pro no Mac. Após o emparelhamento, o VIS aparece como um dispositivo dentro do software e pode ser exibido em uma tela virtual ajustável no Vision Pro. A baixa latência do sistema pass-through possibilita interagir com o equipamento físico do estúdio enquanto se trabalha em um espaço de mixagem virtual.

O VIS suporta monitoramento tanto por alto-falantes quanto por fones. Para fluxos móveis ou setups sem monitores físicos, inclui o RIME, plug-in proprietário da Neumann que processa áudio espacial em até 7.1.4. Combinado ao rastreamento avançado de cabeça do Vision Pro, o sistema oferece uma percepção espacial consistente, útil tanto em estúdios profissionais quanto em ambientes remotos.

Desenvolvido com base nas tecnologias AMBEO, o VIS incorpora algoritmos de acústica virtual projetados para criar uma sensação mais realista do espaço sonoro. Essa infraestrutura técnica torna a experiência imersiva mais precisa e acessível, reduzindo a complexidade comum dos fluxos de trabalho em áudio 3D.

Publicidade

Principais recursos

  • Ambiente visual 3D para mixagens espaciais no Apple Vision Pro
  • Posicionamento de fontes sonoras por gestos
  • Integração completa com o Logic Pro no Mac
  • Visualização geral de todos os objetos de áudio
  • Rastreamento de cabeça com 3 graus de liberdade
  • Compatibilidade com monitoramento por alto-falantes ou fones via RIME
D-One

Com o VIS, a Neumann incorpora a computação espacial ao fluxo profissional de mixagem e oferece um sistema que combina hardware, software e gestos em um único ambiente. A empresa destaca que a tecnologia faz parte de uma estratégia mais ampla para impulsionar o uso de áudio imersivo e apoiar a evolução dos formatos tridimensionais.

Veja mais neste vídeo.

Shure
Continue Lendo
Benson
Shure

Áudio

Zeus

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura3 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura7 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura9 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura2 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura4 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

D-One

Trending