Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Handmade: Os pedais da EFR Electronics

A EFR foca seu trabalho em três modelos específicos: o Little Wah, o Keep Control e o novo Deep True, todos de fabricação handmade. Conheça mais a seguir.

Elton Ramos, diretor e projetista da EFR Electronics, que também se encarrega das áreas de marketing e compras e é montador, começou suas primeiras experiências na fabricação de pedais no ano 2000, quando tentou fazer seu primeiro wah, por não ter condição de comprar um.

Mas foi só em 2003 que ele conseguiu fazer o primeiro circuito. “Já nessa época um grande amigo, Ricardo Alves, pediu que alterasse um pedal wah da Onner”, ele lembra. “Fiz um novo circuito, deixando o pedal mais agradável. Com isso fiquei com certa fama de quem melhorava os pedais, porém, nunca tive intenção de fabricar os pedais para revendê-los. Mas, com o tempo, surgiram algumas encomendas. Tudo em paralelo com meu principal trabalho em automação industrial.”

familiaefr

(Esq. a dir.) Líriam, Elton e Paulo Porto

Em 2008 Elton começou a dobrar caixas para acomodar o circuito do wah, pois antigamente utilizava carcaça de outros produtos. Em 2011 conheceu Paulo Porto, “que me ajuda até hoje na divulgação, tocando, fazendo workshops e até montagem, quando tenho muitos pedidos”, Elton explica. “Ele me disse para apresentar o Black Wah para o Roberto Torao, famoso personagem no YouTube que faz muitos reviews de pedais. Mandei uma foto do pedal e prontamente ele me respondeu que não ia muito com a cara da peça por ela ser muito grande e que parecia com os pedais da Morley. Ele sugeriu que eu fabricasse um wah menor. Foi então que em dois meses eu redimensionei o circuito e a carcaça do pedal. Nessa época levei o pedal para meu amigo e professor de guitarra Edu Ardanuy. Ele achou o máximo e logo começou a usar. No final de 2012 enviei um exemplar para o Roberto Torão, que ficou impressionado com a sonoridade e o acabamento do pedal, e gravou um review falando dele.”

Depois do review do Little Wah, Elton começou a ter mais pedidos e seus dias passaram a ser totalmente dedicados à fabricação. Assim, de atividade principal, a automação industrial passou a ser sua segunda opção.

Trabalho feito

Atualmente a EFR fabrica pedais de wah, volume e expressão, embora já tenha feito vários efeitos, como delay, distorção, chorus, compressor e chaveador eletrônico para pedais.

O 1LW Little Wah é o carro-chefe da empresa. Já o 2DT Deep True é um novo pedal de wah lançado em 2019 e o 3KC Keep Control volume ou expressão é o terceiro modelo disponível.

Todos são montados na oficina da empresa em Jundiaí, interior de São Paulo. A fabricação dos pedais conta com várias etapas. Com o desenho da estrutura em mãos, ele é enviado para a fábrica fazer o corte a laser e a dobra. Após isso, é levado para outra empresa, para pintura eletrostática; a parte de silkscreen é feita por Elton em sua minioficina. A placa é fabricada em Guarulhos (SP) e o acabamento final e a montagem do circuito eletrônico são feitos totalmente por ele também. “Minha esposa Líriam e o Paulo ajudam quando estou com muito trabalho.”

A venda dos pedais é feita diretamente pela empresa, com pagamento à vista ou parcelado.

“Em alguns eventos, como a feira Music Show Exp ou até o Rock in Rio, alguns parceiros estão se apresentando com nosso pedal, então ele acaba aparecendo nas redes sociais e os pedidos começam a aparecer. Pequenos vídeos no Instagram, gravados por nossos parceiros, também ajudam muito na divulgação”, ele contou.

little wah

Little Wah

Os três pedais

Falando sobre os modelos, Elton explicou que o Little Wah — lançado em 2012 — é um wah com características próprias em sua sonoridade. A parte prática de ligação segue a tendência do chaveamento eletrônico de pedais como Ibanez, Boss ou Morley, em que não é necessário acionar nenhuma chave para ligá-lo, basta deslocar a aba e pronto, o pedal está ligado.

O Keep Control expressão pode controlar racks de efeitos, pedaleiras, Kemper e Fractal. O Keep Control volume pode ser usado em qualquer instrumento de corda com a utilização de captadores. Esse modelo foi apresentado em 2015.

O lançamento de 2019 foi o Deep True, feito especialmente para a Music Show. Este pedal veio para atender os fãs do verdadeiro true bypass com um bônus no circuito. Vem com três tipos de frequência — high, middle e low —, além de um potenciômetro que regula a abertura do sweep no momento em que o pedal está totalmente aberto (grave 100% e agudo fechado 100%). Permite o range entre os valores, oferecendo uma gama de timbres, além de que, se pedido no momento da compra, o pedal pode vir com uma frequência para ser utilizado no contrabaixo.

Em que a EFR está trabalhando? Na modificação no Little Wah, no qual se terá a possibilidade de fazer a alteração do pedal em três frequências — high, middle e low —, permitindo uma gama de sonoridades em um único pedal.

“O intuito da EFR é sempre poder promover o desenvolvimento musical. O objetivo do produto é que ele sirva como ferramenta de expressão musical e que possa inspirar todos que utilizem os pedais”, concluiu Elton.

 

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart