Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Guitarras da coleção pessoal de Mark Knopfler serão leiloadas pela Christie’s

Alguns modelos farão uma turnê por Nova York em dezembro. O leilão será no dia 31 de janeiro em Londres e parte dos lucros será doada à Cruz Vermelha e outras instituições britânicas.

A Christie’s leiloará guitarras da coleção pessoal da lenda da música Mark Knopfler, o célebre cantor e compositor, guitar hero e vocalista da icônica banda britânica Dire Straits, em 31 de janeiro de 2024, em Londres. Apresentando aos fãs mais de 120 guitarras e amplificadores, a coleção abrange os 50 anos de carreira de um dos músicos mais influentes do mundo e narra a diversidade de guitarras que Knopfler usou para escrever, gravar e executar um extenso catálogo de composições para os Dire Straits, bem como vários álbuns solo de sucesso e trilhas sonoras de filmes. Reconhecido por seu estilo distinto e virtuoso de tocar com os dedos, Knopfler escolheu cada instrumento por seu som e tom individuais, reunindo um extenso arquivo que inclui nomes icônicos e mundialmente famosos como Fender, Gibson, Gretsch e Martin, juntamente com modelos personalizados de Rudy Pensa e John Suhr e exemplos personalizados feitos por luthiers de todo o mundo. 25% do preço total do martelo será dividido igualmente e doado a instituições de caridade que Knopfler apoia há muitos anos: a Cruz Vermelha Britânica, Tusk e Brave Hearts of the North East. As estimativas variam de £ 300 a £ 500.000, proporcionando oportunidades para fãs e colecionadores se envolverem em diversos níveis. Os destaques estarão à vista do público em Nova York, de 9 a 13 de dezembro, seguidos pela coleção completa em exibição na exposição de pré-venda na sede da Christie’s em Londres, de 19 a 30 de janeiro de 2024. 

Mark Knopfler comentou: “Onde quer que eu vá, fico atravessando as ruas para ver guitarras nas vitrines das lojas de música. Eu faço isso desde criança. Convivo com essa história de amor há mais de sessenta anos. Isso significou uma paixão por todos os tipos de guitarras: aquelas tipo sonhos impossíveis e muitas das mais baratas também. À medida que a carreira musical me possibilitou realizar alguns desses sonhos, começaram a aparecer guitarras de todos os formatos e tamanhos. Ao longo dos anos, comprei uma variedade de acústicas e elétricas. Por alguma razão, uma coleção de belezas logo começou a crescer e um conjunto considerável de instrumentos estaria disponível, seja no estúdio ou nos bastidores dos palcos de concertos durante as turnês. Eu sempre tive uma ou duas dessas coisas lindas para pegar e tocar em casa quando componho músicas entre as turnês, ou em qualquer hotel ou camarim quando estou em turnê.”

“É hora de tirar alguns desses preciosos companheiros de seis cordas de seus estojos e deixá-los aos cuidados da Christie’s para que possam viver novas aventuras com novos proprietários. Você pode ter certeza de que ficarei triste em vê-los partir, mas passamos momentos maravilhosos juntos e não posso tocar em todos eles. A vocês, colegas músicos, entusiastas e colecionadores, desejo muitos bons momentos ao lado desses meus velhos amigos”, finalizou o artista.

Amelia Walker, diretora especialista de coleções particulares e icônicas da Christie’s em Londres, disse: “Estamos muito felizes em colocar à venda este incrível grupo de guitarras, incluindo tantas que desempenharam um papel fundamental na formação musical de gerações de fãs, jovens e idosos em todo o mundo. Da Les Paul ‘Money For Nothing’ à Fender MK Signature Strat, esses instrumentos contam a história da incrível carreira de Mark Knopfler, incluindo muitos daqueles tocados em seu próximo álbum, com lançamento previsto para 2024. A coleção de guitarra de Mark Knopfler celebra um dos maiores talentos da música britânica e sua posição no panteão dos deuses da guitarra”.

Foto principal: De esquerda para direita, Mark Knopfler tocando sua Gibson Les Paul Reissue, 1983, na turnê Brothers In Arms, 1985 © Ebet Roberts / Getty Images; e tocando sua Gibson Les Paul Standard, 1959, na turnê Kill To Get Crimson, 2008 © Sarah Askaroff.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart