Evento receberá 26 compositores e intérpretes selecionados nas mais diversas regiões do país, que irão disputar o grande troféu no festival gratuito e com diferentes shows.
Inspirado nos grandes festivais da canção que revelaram alguns dos mais importantes artistas da música brasileira nos anos 60, 70 e 80, a cidade de Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, vai sediar a primeira edição do “Escrito nas Estrelas – Festival da Canção em Maricá“. De 22 a 24 de novembro, o evento – que tem curadoria da produtora musical e iluminadora Patrícia Ferraz – vai apresentar 26 compositores e intérpretes selecionados entre os 3 mil inscritos de todo o país e os cinco mais votados serão premiados.
Além das apresentações dos competidores, o festival recebe shows de artistas consagrados, como Zélia Duncan, Isabella Taviani e Tetê Espíndola com participação de Lucina. As apresentações irão acontecer numa tenda montada especialmente para o Festival, com palco italiano, arquibancada e capacidade para 600 pessoas na plateia.
O festival homenageia Luli e Lucina, que tiveram um enorme destaque entre as décadas de 70 e 90 na cena independente da MPB, e foram reveladas no Festival Internacional da Canção, em 1972, com a música “Flor Lilás”. A dupla Luli (1945-2018) e Lucina teve 13 composições gravadas por Ney Matogrosso, entre elas “O Vira” e “Fala”, e por artistas e grupos como Nana Caymmi, As Frenéticas, Secos e Molhados, entre outros.
A abertura do festival, na sexta-feira 22 de novembro, contará com a apresentação das 13 primeiras canções selecionadas e para encerrar a noite, e com o show de Tetê Espíndola – conhecida pela consagração da canção “Escrito nas Estrelas” -, com participação de sua parceira, a compositora e cantora Lucina.
No sábado, dia 23, acontece novamente a apresentação de mais 13 canções selecionadas seguidas do show de encerramento com a compositora Isabella Taviani.
Para fechar a programação, no dia 24/11, os 10 finalistas escolhidos pelo júri se apresentam novamente e, em seguida, o júri define os quatro primeiros lugares. O quinto lugar será decidido em uma votação popular.
Os cinco primeiros receberão prêmios em dinheiro e um troféu criado especialmente para o festival. Zélia Duncan encerra o festival com o show #Bailão ZD.
Diferentes estados do Brasil estão representados pelos 26 artistas participantes, que vêm de locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Ceará e Piauí, selecionados por 12 pareceristas espalhados pelo país que receberam as canções sem a identificação dos compositores.
O júri tem coordenação da compositora e cantora Lucina (MS) e será composto por críticos musicais, jornalistas, compositores, músicos, diretores de teatro, entre eles Marcelo Caldi (RJ), Lauro Lisboa (SP), Pedro Alexandre Sanches (SP), Marlene Bergamo (SP), Arnaldo Black (SP), Paulinho Mendonça (RJ) e Lenita Lopez (RJ).
O foyer de entrada da tenda onde será realizado o festival irá exibir em seu interior algumas fotos históricas da música brasileira de Luiz Fernando Borges, clicadas nos bastidores da contracultura nos anos 70 e 80.
A cidade, além de referência na rota gastronômica, consagra-se como um ponto de encontro entre diferentes tribos em torno de atividades culturais. Cada vez mais, Maricá recebe turistas interessados em experiências musicais e intercâmbio cultural.
“Escrito nas Estrelas – Festival da Canção em Maricá” tem curadoria e iluminação de Patricia Ferraz, realização CODEMAR e Prefeitura de Maricá.