Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

XI Festival Choro Jazz em Fortaleza e Jericoacoara

XI Festival Choro Jazz anuncia programação de shows em Fortaleza e Jericoacoara, em novembro e dezembro, com grandes nomes e entrada franca. Confira todas as atrações.

A 11a. edição do  festival, patrocinado pela Petrobras, acontece de 24 a 26/11 no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e de 29/11 a 4/12 na praça principal de Jericoacoara, com shows de grandes nomes, como Dori Caymmi, Gilson Peranzetta, Marcel Powell, Marco Pereira, Nelson Faria, Ney Conceição, Paulo Bellinati, Pantico Rocha, Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Fabio Peron, Derico Sciotti, Renato Braz, Sérgio Santos, Giuliano Eriston, Daniel e Vitor D´Alcântara, Vinicius Matos, Theresa Rachel, Mestrinho, Vanessa Moreno, Marimbanda, entre outros 

Neste ano o homenageado especial é o compositor Dori Caymmi. Oficinas com entrada franca também acontecem em Fortaleza e Jericoacoara

O Festival Choro Jazz, que acontece em Fortaleza e Jericoacoara e neste ano de 2022 chega com patrocínio da Petrobras à 11a. edição, a primeira com público presencial desde a pandemia, divulga sua programação oficial. Será uma verdadeira maratona de shows, oficinas, rodas de choro e outras atividades, com grandes nomes da música brasileira. Tudo com entrada franca e convite aberto a todos e todas, democratizando o acesso às apresentações desses mestres e promovendo o contato direto entre público e artistas, no Cineteatro São Luiz em Fortaleza e nas ruas de areia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste cearense.

O público já pode se agendar para curtir os shows de 24 a 26/11 na capital cearense e de 29/11 a 4/12 na praia que é referência nacional e internacional de beleza, contato com a natureza, convivência entre visitantes e moradores. O convite a uma imersão musical e a um outro estado de espírito, por meio da música, em um espaço tão especial quanto “Jeri”, reforça as características que fazem do Festival Choro Jazz uma experiência diferente e gratificante, para todos os envolvidos.

Permeando toda a programação de grandes nomes da música atuantes no Ceará, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em diversos outros estados, neste ano o festival presta homenagem especial a um dos maiores compositores, arranjadores e instrumentistas do Brasil para o mundo: o carioca Dori Caymmi, uma das grandes referências internacionais da música de nosso País. Dori Caymmi será celebrado ao longo de todo o festival e também se apresentará em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz, no dia 25/11. Garantia de muita emoção!

Uma programação de grandes nomes

A grande festa da música, no Festival Choro Jazz, começa em Fortaleza, com a programação no Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, um dos mais belos cinemas de rua do País. Os shows acontecem de 24 a 26/11, sempre a partir de 19h e com entrada franca.

Na quinta-feira, 24/11, a programação do festival tem início com o baterista, arranjador e compositor cearense Pantico Rocha e seu quinteto. Pantico é reconhecido pelo trabalho com músicos como Maria Bethânia e Lenine, além de ter lançado três discos autorais, em parceria com Marcus Dias, e de ser um dos protagonistas do pré-carnaval e do carnaval de rua de Fortaleza. O segundo show da noite reúne o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzeta e o violonista Marcel Powell, filho de mestre Baden. Um início em grande estilo, demonstrando o que vem por aí ao longo do festival.

A sexta-feira, 25/11, começa com o encontro de dois grandes violonistas, de São Paulo, mestres do instrumento no Brasil: Marco Pereira e Paulo Bellinati. A noite segue com o show de Dori Caymmi, o homenageado especial do festival Choro Jazz em 2022, em única apresentação na programação do evento.

Encerrando a etapa Fortaleza em grande estilo, o sábado, 26/11, terá no Cineteatro São Luiz um show especialmente concebido para o Festival Choro Jazz: a violonista, compositora e cantora cearense Theresa Rachel, uma das mais elogiadas vozes da nova cena do estado, apresenta uma homenagem especial ao centenário de Dona Ivone Lara. O guitarrista mineiro Nelson Faria e o contrabaixista paraense Ney Conceição encerram a noite e a programação do Festival Choro Jazz 2022 em Fortaleza.

Confira a programação de Jericoacoara

Em Jericoacoara a programação de shows do Festival Choro Jazz acontece de 29/11 a 4/12, na praça principal, com acesso livre ao público. Os shows começam às 21h. Será uma imersão musical de uma semana em uma das mais belas praias do mundo, com direito a muita emoção e a pé na areia das ruas da vila, vedada ao tráfego de automóveis e onde se ouvem vários idiomas, reflexo do constante público de visitantes de várias origens.

Começando essa vivência musical da melhor forma, na terça-feira, 29/11, o Fábio Peron Trio dáas boas-vindas ao público do festival, com o bandolinista que une técnica e emoção. Encerrando a primeira noite de evento em Jeri, o saxofonista paulistano Derico Sciotti, conhecido do grande público pelo programa do Jô, se une ao pianista curitibano Jeff Sabbag, um dos nomes de maior destaque na cena jazz paranaense.

Na quarta-feira, 30/11,o festival começa destacando o choro com a música de Marco César (bandolim), Jorge Simas (violão de 7) e João Paulo (cavaco). Marco Pereira e Paulo Bellinati também se apresentam ressaltando o violão brasileiro.

Na quinta-feira, 1/12, a programação do Festival Choro Jazz em Jeri conta com a guitarra de Nelson Faria e o contrabaixo de Ney Conceição, abrindo os trabalhos. O piano de Gilson Peranzzetta e o violão de Marcel Powell abrilhantam a noite no segundo show, para sorte do público.

A sexta-feira, 2/12, tem a Marimbanda, um dos mais representativos grupos instrumentais do Ceará para o Brasil, homenageando o baterista e compositor do grupo Luizinho Duarte, falecido neste ano. E um encontro especialíssimo, elaborado para o Festival Choro Jazz: os cantores e compositores Sérgio Santos e Renato Braz homenageiam Dori Caymmi, em apresentação com participação especial de Bré Rosário.

O sábado, 3/12, de festival em Jeri tem o fenomenal duo Michael Pipoquinha (CE) e Pedro Martins (DF), prometendo emocionar o público exclusivamente com o contrabaixo e a guitarra e suas composições e releituras de canções brasileiras, em arranjos instrumentais e personalíssimos. Logo após, o quinteto de Daniel e Victor D´Alcântara presta tributo a Miles Davis e John Coltrane, reverenciando os reinventores do jazz.

Fechando o festival 2022, no domingo, 4/12, o violonista e cantor Giuliano Eriston, vencedor do programa de TV The Voice, e o clarinetista Vinicius Matos, ambos da cena musical de Jericoacoara, realizam apresentação especial saudando o público do evento e “jogando em casa”. O último show da maratona musical fica por conta da banda do acordeonista e cantor Mestrinho, com uma convidada especialíssima: a aplaudida cantora Vanessa Moreno.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart