
Evento em Tiradentes reúne grandes nomes da ópera, poesia africana e artes visuais, com programação plural e tema dedicado às conexões atlânticas.
A 14ª edição do Festival Artes Vertentes, marcada para os dias 11 a 21 de setembro de 2025, promete reforçar seu papel como um dos principais encontros multidisciplinares do país. Realizado em Tiradentes (MG), com atividades também em São João del Rei e no distrito de Bichinho (Vitoriano Veloso), o evento confirmou a participação de artistas de destaque internacional como a soprano Eliane Coelho, o poeta franco-congolês Gabriel Mwènè Okoundji, o artista visual Caetano Dias e a violoncelista Elise Pittenger.
Sob o tema “Entre as margens do Atlântico”, o festival integra oficialmente a Temporada Cultural França-Brasil, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A programação reflete a proposta do evento: estimular o diálogo entre diferentes linguagens artísticas e propor reflexões contemporâneas a partir da arte. O festival é uma realização da Ars et Vita e da Associação de Amigos do Festival Artes Vertentes, com patrocínio da Cemig e apoio do Instituto Francês.
Um festival de encontros
Além dos nomes anunciados, a programação também inclui artistas como o ator Antônio Pitanga, o escritor Jean D’Amérique, o cantor Tiganá Santana, a cantora Fabiana Cozza, a multiartista Wendie Zahibo, o Mestre Capitão Prego (Congado), a flautista Cássia Lima e o poeta Edimilson de Almeida Pereira.
Criado em 2012 por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, o Festival Artes Vertentes acumula doze edições ininterruptas e já recebeu mais de 550 artistas de 40 países. Entre os reconhecimentos conquistados, estão o Prêmio Concerto 2021 e a indicação ao Classic: NEXT Innovation Award 2022, da plataforma internacional dedicada à inovação na música clássica.
Mais informações e detalhes da programação podem ser acessados no site oficial.
Festival Artes Vertentes
- Datas: de 11 a 21 de setembro
- Locais: Centro Cultural Yves Alves, Instituto Rouanet, Museu de Sant´Ana, Casa Museu Padre Toledo, Galeria do IPHAN, Igreja São João Evangelista, Centro Cultural UFSJ – Solar da Baronesa (São João del Rey), entre outros.
- Ingressos: Parte da programação é gratuita; vendas e retirada de ingressos serão abertas em breve por meio do site do Festival Artes Vertentes
- Site: https://www.artesvertentes.com/