Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Elation e LD Rob Koenig na turnê mundial M72 do Metallica 

Para a turnê mundial M72 do Metallica que acontecerá neste ano e no próximo, LD Rob Koenig está usando luzes Proteus Excalibur da Elation.

A maior banda de metal iniciou sua M72 World Tour em 27 de abril em Amsterdã com Rob Koenig novamente no comando como designer de iluminação, uma turnê que verá os roqueiros thrash tocarem em um show único de duas noites sem repetições em cidades da Europa e América do Norte. Koenig cria looks de iluminação exclusivos usando mais de 600 luzes automatizadas, uma plataforma que inclui sky beams Proteus Excalibur da Elation Professional. O fornecimento de iluminação é da Premier Global Production.

Um grande fã do Metallica na sua adolescência, Koenig faz parte da família da banda desde 2008. Começando como diretor de iluminação com John Broderick, ele acabou mudando para o papel de designer de iluminação e agora está em seu quarto ciclo de gravação com a banda. O Metallica está em turnê para divulgar seu 11º álbum de estúdio, 72 Seasons, lançado em abril. O número 72 é um tema recorrente em todo o show e, de fato, na própria plataforma, falando sobre a contagem de aparelhos, tem 72 Proteus Excalibur.

32 looks únicos

O Metallica visitará 22 cidades diferentes ao redor do mundo e tocará duas noites em cada cidade, cada noite com um set list diferente e uma banda de abertura diferente. O objetivo, diz o LD, era fazer com que cada show parecesse diferente usando a mesma montagem todas as noites. São 32 looks diferentes ao longo dos dois shows, embora Koenig fala que programou cerca de 46 músicas para ter alternativas. “Não pensamos nem remotamente que o set list permanecerá o mesmo durante toda a turnê”, disse ele.

Ao discutir sua escolha do Proteus Excalibur que pode ser usado em todos os tipos de climas, o designer lembra da WorldWired Tour do Metallica em 2017, quando havia poucas luzes com classificação IP para escolher. “Não havia realmente nada no mercado na época, apenas um aparelho que era um moving”, lembra ele. “Avançamos seis anos e muita coisa mudou. Analisamos muitos aparelhos com classificação IP excelentes para este tour, mas infelizmente a maioria deles falhou no aspecto de singularidade. Gostamos muito do Proteus Excalibur porque ele tinha algo que muitos outros aparelhos não tinham.”

Os Excalibur são posicionados nos cantos do campo, em uma plataforma elevada, em oito grupos de nove aparelhos cada.

A turnê M72 será realizada, a princípio, até setembro de 2024.

Fotos de Ralph Larmann.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart