Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Descubra a importância da curva de resposta de referência acústica AKG

Curva de referência de resposta acústica AKG, por que ela é importante para uma audição crítica?

Algo especial aconteceu quando a marca AKG apresentou ao mercado os fones de ouvido AKG K371: eles foram os primeiros fones de ouvido a serem sintonizados (calibrados) com a curva de referência acústica da AKG. Antes de nos aprofundarmos nisso, é importante explicar o que queremos dizer com “calibrados em uma curva”.

A maioria dos dispositivos de escuta, sejam fones de ouvido ou alto-falantes, são projetados com o objetivo de reproduzir som com determinadas características de frequência. Para atingir esse objetivo, os fabricantes de fones de ouvido e alto-falantes desenvolvem uma curva de resposta de frequência, que representa as características tonais desejadas e, em seguida, projetam seus produtos para tentar corresponder a esta curva. Até agora, essas características eram muitas vezes decisões arbitrárias tomadas por engenheiros de produto para fazer o produto soar de uma certa maneira, ou eram adaptadas às preferências do cliente (o que explica os graves e agudos exagerados encontrados em produtos de consumo).

No âmbito profissional, frequências exageradas ou artificialmente acentuadas não são desejáveis. Para tomar decisões precisas de mixagem ou edição, o ideal é ouvir as coisas como elas estão em seu estado natural sem coloração. Isso significa que seus dispositivos de escuta devem ter uma resposta de frequência o mais plana ou neutra possível. Muitos audiófilos também consideram isso uma qualidade fundamental pois oferece a oportunidade de apreciar a música no plano original no qual foi concebida por artistas, engenheiros de gravação e produtores.

Ajustar alto-falantes e monitores de estúdio para serem neutros (quando medidos por instrumentação de teste acústico) é o caminho a seguir. Mas ao longo dos anos, a equipe de engenheiros da AKG, descobriu que ajustar fones de ouvido para serem absolutamente neutros apresenta um problema: eles simplesmente não soam bem para os ouvintes. Você pode estar se perguntando o porquê. O que ocorre tem a ver com a maneira como o ouvido humano processa o som recebido. Nossos ouvidos evoluíram para ouvir o som com mais precisão na direção em que seus olhos estão enxergando. Os alto-falantes são frequentemente colocados na frente de um ouvinte, portanto, se estiverem sintonizados de forma neutra, serão ouvidos como tal. Quando você gira um alto-falante (e isso é essencialmente o que são fones de ouvido, alto-falantes minúsculos) e o aponta diretamente para o ouvido de lado, a geometria do seu ouvido reflete o som e coloração de maneira diferente comparado com a percepção do som recebido de frente.

Isso apresenta um verdadeiro dilema para o desenvolvimento profissional de fones de ouvido: uma representação cientificamente neutra de um som não soa “neutra” quando assimilada através de fones de ouvido. A AKG decidiu resolver o problema e embarcou em um exaustivo estudo de cinco anos para entender como o cérebro humano percebe o som., consistindo em uma vasta faixa etária e demográfica. O resultado foi Curva Alvo da HARMAN, que quando aplicada em headphones tornou-se a Curva de Referência de Resposta Acústica da AKG.

Como mencionamos acima, os fones de ouvido AKG K371 são os primeiros fones de ouvido projetados para corresponder a curva de referência de resposta acústica da AKG. Mas a empresa não parou apenas nesta tecnologia: quería apresentar uma experiência de audição verdadeiramente revolucionária. Com isso em mente, foram projetados os maiores drivers (50 mm) de alto desempenho da categoria, revestidos de titânio com bobinas de cobre sem oxigênio, que foram colocamos em um fone de ouvido fechado de desenho oval.

O desenho oval também é uma inovação muito importante para a AKG. Você deve ter notado que a maioria dos fones de ouvido apresentam desenho tradicional circular, mas qual o formato das suas orelhas? Elas estão muito mais próximas de ovais do que de circular. E se você chegar abaixo de sua orelha, exatamente onde seu crânio encontra seu maxilar, você notará uma lacuna ali… lacunas significam vazamento e com fones de ouvido circulares, onde a lacuna é mais evidente, o resultado é uma sensível perda de frequências graves.

Então, quando você combina drivers de 50 mm revestidos de titânio, sintonizados com a curva de referência de resposta acústica AKG, em um design oval fechado, com almofadas de espuma de retenção lenta (que melhoram ainda mais o isolamento), o resultado é o AKG K371, um fone de ouvido que além de oferecer uma reprodução neutra do som apresenta uma faixa de frequência sem precedentes de 5Hz a 40kHz. 

Esta incrível e extensa faixa de frequência possibilita uma experiência inédita de audição, onde todos os mínimos detalhes de uma música podem ser facilmente percebidos, elevando a um novo patamar o conceito de adição. 

E aí, vai experimentar?

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart