Conecte-se conosco

Guitarra

Cordas Solez – review da .011 para guitarra

A Solez se mostra o melhor custo x benefício do mercado brasileiro. O fato de ser nacional demonstra que nossos fabricantes estão cada vez mais oferecendo produtos com alto padrão de qualidade, aptos a concorrer com qualquer marca de fora e com a vantagem de custarem menos, no caso da Solez,  a tecnologia DLP eleva a marca – na minha opinião – ao mesmo nível de produtos como a Elixir, por exemplo.

Publicado

on

cordas solez

7 min de leitura

Cordas Solez são boas? Analisamos a cordas Solez .011 com DLP em uma Fender Strato, minha velha companheira de estrada. De cara já pude perceber o ótimo equilíbrio delas

Quando o assunto são as cordas para instrumentos musicais, as dezenas de marcas no mercado, de diferentes composições (liga), estilos, cores e preços podem criar dificuldade na maioria dos músicos para a escolha correta. O objetivo deste teste é passar a minha experiência com as cordas Solez, produto brasileiro, que vem quebrando paradigmas.

Conhecendo a marca

A Solez Strings é uma empresa nacional que já está no mercado há bastante tempo, desde dos anos 2000, para ser exato. Possui um extenso mix de produtos: de cordas para viola caipira às cordas de pedais steel, passando por violões, guitarras e contrabaixos. Recentemente a Solez ampliou sua linha lançando produtos para limpeza de cordas e polimentos de instrumentos.

Primeiras impressões das cordas Solez

A empresa introduziu uma tecnologia chamada de DLP – Dual Layer Protection -, que são  duas camadas de proteção aplicadas nas cordas primas que impedem a oxidação causada pelo suor e a gordura das mãos ao entrarem, em contato direto com o aço. Na prática, isto faz com que a corda mantenha o brilho e o timbre por mais tempo que as cordas convencionais/sem a proteção.




Publicidade

Atualmente no mercado há três marcas com tecnologias similares, a Elixir, D’Addario EXP, Ernie Ball NeverRust e a nacional Solez. Cada uma pleiteia um ganho tecnológico e patente própria.

As cordas Solez vem em uma atrativa embalagem e estão separadas por saquinhos individuais. Na minha opinião isto ajuda na hora de colocá-las.

Mas será que as cordas Solez duram mesmo?

Bom, isso é o que todo mundo se pergunta. Pois, no caso da Elixir, D’Addario EXP e Ernie Ball NeverRust paga-se um valor mais alto em relação as cordas sem proteção anti-ferrugem e tem o seu porquê (além de altos impostos, diferença cambial etc). As cordas duram mais, sustentam a afinação e uma vez que se toca em cordas premium é difícil aceitar outras. Ouvido de músico é coisa preciosa!

[button link=”https://musicaemercado.org/assine-musica-mercado/” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Receba a Música & Mercado grátis![/button]

 

Publicidade

limpador de cordas solez

No caso das cordas Solez, seu valor é bem atrativo (em torno de R$40 – ref. dez/2017) e dependendo do uso, pode durar três meses tranquilamente. No meu caso (sou guitarrista), venho utilizando a Solez continuamente a pouco mais de um ano, até o momento, três meses tem sido a média de duração. Considere ainda que uso bastante, tocando quase todo dia e fazendo show aos finais de semana.

Isto, ao meu ver, torna a Solez o melhor custo x benefício do mercado. Faço uma observação:  uma excelente maneira de prolongar ainda mais a vida útil de suas cordas é a utilização do limpador de cordas (Solez ou outras marcas), pois devido a ação do suor e da gordura, suas cordas podem perder o timbre dos bordões. Para isso a Solez desenvolveu seu próprio limpador de cordas que melhora o desempenho e durabilidade de suas cordas.

O teste das cordas Solez .011 com tecnologia DLP

cordas solezNesse teste utilizei cordas Solez 0.11 colocadas em uma Fender Strato, velha companheira de estrada. De cara pude perceber o ótimo equilíbrio delas. Logo após colocadas  elas já estavam segurando afinação, diferente das cordas que já testei e que por algum tempo continuam dilatando tornando-se mais difícil de afinar.

Na parte sonora, utilizando amplificador profissional com som limpo, as cordas responderam com timbre cristalino e encorpado, com boa ressonância e com certa facilidade para harmônicos naturais por toda extensão do braço.

Com o amplificador um pouco mais sujo, numa pegada hard rock, consegui boa entonação e firmeza ao dar bends, achei elas um pouco menos macias que a Elixir, porém com mais pegada, o que eu particularmente prefiro.

Cordas deste tipo facilitam o tocar, principalmente se você exige bastante das regiões mais agudas do braço.

Publicidade

Já com a guitarra distorcida, mantém-se o timbre encorpado e brilhante, porém com aquele punch que o drive proporciona. Entre Elixir e a Solez, notei que apesar de pouca coisa mais macia, para mim a Elixir perde em timbre e a Solez possui mais brilho, principalmente em som limpo.

Normalmente não costumo passar flanela após tocar, minhas mãos tem aquela sudorese destruidora, mas já fazem aproximadamente dois meses que coloquei a Solez e venho utilizando o limpador de cordas, o resultado é perceptível. As cordas ainda estão como novas, principalmente nas cordas mais grossas Ré, Lá e Mi. Eu recomendo o uso deste produto tipo ‘limpa corda’, ele fará com que as elas durem mais.

Pontos positivos das cordas Solez

Um ponto, digamos, super-positivo é que os encordoamentos Solez para guitarra vem com duas cordas extras, sendo uma Mizinha e uma corda Si. Às vezes, dependendo do estado do saddle da ponte que pode cortar a corda ou até mesmo no caso de quem tem a mão pesada isso pode ser uma ‘mão na roda’. Outro ponto positivo é a maciez e o timbre que a corda possui e além de manter bem o equilíbrio da afinação, possui um brilho excelente. Facilitando assim os harmônicos naturais e também artificiais (pic harmonics).




Outro fator importante que as vezes passa desapercebido é o acabamento das cordas na parte da bolinha pois, se essa parte não está bem acabada, a corda acaba cedendo ou como já vi algumas vezes, se soltando da bolinha. O  bom acabamento nessa parte proporciona uma melhora na estabilidade da afinação.

Publicidade

Pontos negativos das cordas Solez

Cordas Solez

Bordão das cordas Solez e da Elixir

Existem dois pontos que podemos descrever como negativos. Um é o fato de que com o tempo os bordões possam perder o brilho, ficando com o som um pouco opaco, para isso recomendamos o uso limpador de cordas que mencionamos anteriormente.

O outro é na parte do acabamento das cordas, mas não pela qualidade do mesmo, mas por uma pequena diferença que notamos. As partes do acabamento acabam sendo um pouco maiores que a Elixir, por exemplo. Mas no que isso influencia? Bom, quando falamos em Pontes Tune-o-Matic, algumas pessoas costumam passar as cordas por cima, fazendo o chamado Top Wrapping. Quando fiz isto com a Solez, utilizando uma Gibson Les Paul, pude notar que esse acabamento sobra, ou seja, ele fica pra fora da ponte. Nesse caso quando você vai fazer o Top Wrapping essa sobra atrapalha, porque na hora de passar a corda ela acaba não fazendo o contorno da ponte como deveria. Ela dobra de uma forma abrupta que pode vir causar o rompimento da mesma mais facilmente.

Considerações finais do teste com as cordas Solez

A Solez se mostra o melhor custo x benefício do mercado brasileiro. O fato de ser nacional demonstra que nossos fabricantes estão cada vez mais oferecendo produtos com alto padrão de qualidade, aptos a concorrer com qualquer marca de fora e com a vantagem de custarem menos, no caso da Solez,  a tecnologia DLP eleva a marca – na minha opinião – ao mesmo nível de produtos como a Elixir, por exemplo.

Brilho, resistência, equilíbrio e extras são as principais qualidades destas cordas. Com toda certeza podemos afirmar que, ao adquirir, você estará realizando uma boa compra.

Site: www.solez.com.br

Compre online (clique aqui) ou de preferência em uma loja perto de você

 

Publicidade

[button link=”https://musicaemercado.org/assine-musica-mercado/” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Receba a Música & Mercado grátis![/button]

 

Leia também: O grande salto na qualidade dos pedais analógicos no Brasil


Concorda ou discorda deste review das cordas Solez? Comente abaixo e participe da discussão. 

A MÚSICA & MERCADO ESTÁ NO WHATSAPP!Noticias que ajudam seu trabalho com a música. Acesse o Canal de WhatsApp
Observatório do Trabalho

Cachês, pisos e valores na música

Consulte referências de cachês, pisos e pagamentos para músicos, artistas e técnicos.

Áudio

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura8 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

2 min de leitura Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura12 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

2 min de leitura Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura1 ano ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

2 min de leitura A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

1 min de leitura O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948,...

Cultura2 anos ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

4 min de leitura A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

2 min de leitura Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

2 min de leitura Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

2 min de leitura Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

11 min de leitura Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”,...

taliba taliba
Cultura3 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

4 min de leitura Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

6 min de leitura À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

4 min de leitura Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

5 min de leitura Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

3 min de leitura Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

4 min de leitura Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

1 min de leitura Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

9 min de leitura Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura5 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

3 min de leitura Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

3 min de leitura Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

3 min de leitura Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

2 min de leitura Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

3 min de leitura Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

2 min de leitura Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

4 min de leitura Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são...

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

3 min de leitura O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

3 min de leitura E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura6 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

5 min de leitura Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura6 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

1 min de leitura Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura6 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

3 min de leitura Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da...

Trending