Conecte-se conosco
Benson

Audio Profissional

Como montar seu Home Studio – Capítulo XX

Publicado

on

O modo Flex no Logic Pro X. E então chegamos ao vigésimo Home Studio! Resolvi comemorar as 20 edições de nossa seção oferecendo um material mais extenso, com 20 páginas.

O assunto é o Flex do Logic, nas suas formas Altura (Pitch) e Duração (Tempo), duas das quatro propriedades do som (as outras duas são a Intensidade e o Timbre). Foram implementadas no Logic a partir do final de 2013, em uma resposta da Apple ao Elastic Audio do ProTools e outros mecanismo existentes em outras DAWs. Passaram por diversos updates nesta última meia dúzia de anos, mas aqui apresento sua estrutura básica detalhada, como no manual original do programa, com suas 920 páginas, só para não esquecermos o número 20 do Home Studio…

-Selecione um track de áudio com um arquivo de vocal de um dos seus próprios projetos ou pegue um Apple Loop de vocal para experimentar.

-Clique no botão Flex View na barra de menu. O ícone da ferramenta Flex parece uma gravata borboleta e fica roxo quando ativo.

-Clique no botão Flex no cabeçalho de track do track de áudio que você quer editar.

Publicidade

Conecta+2025

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

-Selecione Flex Pitch no menu pop-up de algoritmos Flex no cabeçalho do track.

Dica avançada: Segure o Shift ao selecionar o Flex Pitch para atribuí-lo a todos os tracks de áudio simultaneamente.

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

-Agora o seu arquivo de áudio é analisado com um processo de detecção de altura. O gráfico de barra branco mostra a altura efetiva.

-Arraste uma nota para cima e para baixo para ouvir e ajustar a variação em semitons da altura.

A variação de altura de notas individuais ao seu semitom perfeito é mostrada como barras sobrepostas na forma de onda de áudio no fundo. A linha horizontal zero representa a altura perfeita. A largura horizontal de barras representa a duração de notas. Barras ascendentes representam notas com sustenido; barras descendentes representam notas com bemol. A variação de display vertical é de +/- 50 centésimos em qualquer direção, o que é meio semitom, com um semitom sendo 100 centésimos. Um ótimo detalhe gráfico é que você continua vendo a forma de onda de áudio original. Se clicar em uma barra de pitch e segurá-la, você ouve essa nota. Existe um display pop-up da posição da nota, a altura-alvo e o quanto a nota está fora em centésimos, o que deve lhe ajudar a fazer um cuidadoso ajuste de altura.

Experimente as seguintes funções do Flex Pitch:

Segure o Control, clique em uma barra individual e escolha ‘Set to Perfect Pitch’ no menu de atalho. Ou segure o Control, clique na região de áudio e escolha Set all to Perfect Pitch no menu de atalho.

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

Para reconfigurar notas ao seu valor original, segure o Control, clique em uma barra individual e escolha ‘Set to Original Pitch’ ou segure o Control, clique na região e escolha ‘Set All to Original Pitch’ no menu.

Em muitas situações, você não vai querer o pitch perfeito; você vai querer dividir a diferença. Arraste manualmente a barra em direção à linha zero ou para longe dela. Novamente, você pode ajustar entre mais e menos 50 centésimos.

Publicidade

Dica avançada: Segure o Shift e clique duas vezes em uma barra para selecionar todas as barras nessa região se, por exemplo, você quiser experimentar todas elas no pitch perfeito.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Audio Track Editor

Você pode editar o timing e vários parâmetros relacionados ao pitch de materiais de áudio de maneira muito mais detalhada e aprofundada no novo Audio Track Editor.

Publicidade

Mas tome cuidado, você pode se sentar no computador de outra pessoa e não ver nenhum Track Editor! Certifique-se de que a opção Show Advanced Tools esteja ativada (Logic Pro X Menu -> Preferences -> Advanced Tools -> Show Advanced Tools). Esta preferência fica desativada por padrão para novos usuários do Logic sem nenhuma versão anterior do Logic em seu computador.

Para abrir o Audio Track Editor, clique no botão Editors na barra Control ou clique duas vezes na região de áudio na Main Window.

Observação: Aumente o tamanho de display do Audio Editor arrastando para cima entre as janelas – a Main Window e o Track Editor – para ter mais espaço.

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

Ative o Flex View dentro do editor selecionando o mesmo ícone em formato de gravata borboleta como na Main Window; em seguida, selecione o algoritmo do Flex Pitch.

Note que agora o áudio está visível como objetos individuais exibidos como notas no Piano Roll Editor. Agora você pode editar a altura, posição de tempo e duração de notas, praticamente como você editaria MIDI no Piano Roll.

Para ajustar o pitch, arraste uma nota verticalmente.

Publicidade

As notas identificadas pelo Flex Pitch têm ‘hotspots’ que você pode usar para editar pitch, vibrato e ajustar variação de altura, ganho e outros parâmetros. Isso lhe permite fazer as suas edições sem nunca precisar trocar de ferramenta. Dê zoom conforme necessário para trabalhar nas diferentes regiões e parâmetros do pitch da nota de áudio.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

Passe por uma nota e depois passe pelos pontos de controle que aparecem, para ver o que cada um faz.

Simplesmente arraste um ponto de controle para fazer a edição.

Publicidade

Arraste o hotspot superior esquerdo verticalmente para editar a variação de pitch (quanto a nota se move) no começo da nota.

Arraste o hotspot superior direito verticalmente para editar a variação de pitch no final da nota.

Para editar o vibrato, arraste o hotspot intermediário esquerdo verticalmente.

Para editar o ganho, arraste o hotspot inferior esquerdo verticalmente e observe a forma de onda se atualizar em tempo real.

Para fazer qualquer ajuste de de afinação, arraste o hotspot intermediário superior verticalmente.

Publicidade

Para editar a mudança de formante, arraste o hotspot inferior direito verticalmente.

Selecione a ferramenta Scissors e divida uma nota para trabalhar em qualquer um destes ajustes em apenas uma parte da nota original. Mas, se você for longe demais, segure o Control, clique na região (não no hotspot) e escolha ‘reset pitch curve’ para reconfigurar variação de pitch e vibrato. Você não pode reconfigurar o ganho nem a mudança de formante.

Quantização

Aqui você também pode quantizar – ou corrigir automaticamente – a altura de notas. Isso só funciona para regiões de áudio monofônico de notas únicas, e não para acordes ou sons sem afinação. Por padrão, as notas são ajustadas à nota mais próxima na escala cromática de 12 notas.

Selecione as notas e depois arraste o slider Pitch Correction no lado esquerdo do Editor para a direita para aumentar a quantidade de ajuste de afinação. Arraste para a esquerda para diminuir.

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Para quantizar o pitch para uma escala musical ou tom específico, escolha a escala e o tom (maior ou menor) neste menu pop-up Scale Quantize.

Publicidade

Você também pode mudar o ganho de regiões de áudio entre -30 a +30 decibéis. Selecione as regiões que você quer ajustar quando o Flex Pitch estiver ativado e depois arraste o slider Gain horizontalmente na área inferior esquerda para ajustar.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Com o Flex Pitch ativado, você pode quantizar o timing de regiões de áudio, sejam elas baterias, instrumentos de notas únicas ou até mesmo instrumentos polifônicos e de acordes. Escolha o Flex Pitch e depois escolha o valor de nota para a sua quantização de timing no menu Time Quantize. Ajuste o slider Strength para a esquerda para diminuir a força da quantização.

Publicidade

Você pode fazer edições do Flex Time usando os algoritmos Flex disponíveis no Logic Pro 9 depois de flexionar o pitch. As edições do Flex Pitch ficam suspensas ao usar um algoritmo do Flex Time. Para ouvir edições anteriores do Flex Pitch, retorne ao algoritmo do Flex Pitch depois de fazer os seus ajustes do Flex Time e as suas edições do Flex Time serão preservadas.

Provavelmente é melhor fazer as suas edições de tempo e pitch para materiais mono com o algoritmo do Flex Pitch dentro do Audio Track Editor, e não alternar entre os algoritmos do Flex Time sempre que for possível.

Flex Appeal

Um recurso muito criativo com o Flex Pitch no Audio Track Editor fica sob o menu Edit, ‘Create MIDI Track from Flex Pitch Data’. Duplique vocais ou qualquer instrumento ao vivo gravando com ótimos leads de sintetizador ou um vocoder para dar ênfase. Isso abre infinitas possibilidades não só para suportar uma melodia de vocal, mas também para orquestrar a sua música e construir o arranjo.

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

home studio

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

A única limitação real é que o Flex Pitch no Logic Pro X só vale para arquivos monofônicos.

Publicidade

Flex Time – Algoritmos Flex Time e parâmetros

Algoritmos Flex de tempo são configurações baseadas em faixas que determinam como o tempo (Flex Time) ou a altura (Flex Pitch) de seu material de áudio será alterado, usando compressão do tempo ou expansão, manipulando invisivelmente segmentos cortados, ou acelerando/retardando o material. Você pode escolher um algoritmo com base no tipo de material de áudio que você está trabalhando. Cada algoritmo vem com seus próprios parâmetros individuais, localizados no Track Inspetor. Você também pode fazer o Logic Pro escolher o algoritmo Flex Time mais adequado com base em uma análise automática do seu material de áudio.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Nota: Quando você escolhe um algoritmo flex para um track, o parâmetro Freeze Mode no Track Inspector muda de Pre Fader Para Source Only. Isto congela o sinal do track, sem quaisquer plug-ins de efeitos.

Publicidade

Fazer o Logic Pro escolher um algoritmo Flex Time

Na área de tracks ou no Audio Track Editor, escolha Flex Time -> Automatic a partir do menu pop-up do Flex.

O algoritmo resultante é escolhido como se segue:

-Monophonic para material de áudio mono, uma linha de baixo, por exemplo

-Slicing para percussões sem tonalidade, tambores, por exemplo

-Polyphonic para acordes, ou miragens de materiais complexos

Publicidade

Usando o Slicing

Escolha Flex Time -> Slicing a partir do menu pop-up do Flex.

Slicing significa cortar o material de áudio nas markers de transientes, em seguida, transfere o áudio durante a reprodução de cada fatia, em sua velocidade original. Nenhuma compressão ou expansão do tempo é aplicada ao áudio deslocado. Quaisquer intervalos que ocorrem como resultado do deslocamento do áudio pode ser preenchido com a função Decay. Slicing é uma boa opção para bateria e percussão e vem com os seguintes parâmetros:

• Fill Gaps: Desliga/Liga a função de decaimento, o que lhe permite preencher eventuais lacunas que ocorrem entre os sons como resultado da mudança do áudio.

• Decay: Define o tempo de decaimento entre sons, porque não há tempo de alongamento acontecendo para compensar as lacunas.

• Slice Length: Encurta cada fatia por um valor percentual. Encurtar fatias pode ser útil para a remoção de pré-ataques indesejados sons a partir da fatia seguinte, ou para criar um efeito de gate.

Publicidade

Você também pode cortar uma região de áudio em posições de markers dos transientes, dividindo-o em várias regiões. Você pode fazer isso control-clicando na região de áudio, em seguida, escolha Slice at Transiente Markers no menu de atalho.

O algoritmo Rhythmic

Escolha Flex Time -> Rhythmic do menu Flex.

O Rhythmic estende o material, fazendo looping de áudio entre fatias, a fim de preencher eventuais lacunas. Este algoritmo é mais adequado para guitarras rítmicas, peças de teclado e Apple Loops. Rhythmic apresenta os seguintes parâmetros:

• Loop Lenght: Define o comprimento da secção em loop na extremidade de um segmento que é utilizado para a expansão no tempo.

• Decay: Define um valor de decy para a área em loop.

Publicidade

• Loop Offset: Permite que você mova a área em loop até 100 ms para a esquerda, evitando pré-ataques soando a partir do transiente seguinte nas áreas em loop e crossfade.

O algoritmo Mono

Escolha Flex Time – Monophonic.

Mono é projetado para ser usado em instrumentos melódicos tocando apenas uma única nota de cada vez, e por isso é bom para os vocais solo e solo de instrumentos de melodia, e linhas de baixo, por exemplo. Quando você usa este algoritmo, a gravação deve ser relativamente seca, sem reverberação audível. Caso contrário, você pode querer tentar usar o modo Poli. Monophonic vem com um único parâmetro:

• Percussive: Preserva a área em torno de markers de transientes para proteger a parte percussiva do som. Se selecionado, permite um melhor momento para todos os tipos de material tonal monofônico percussivo, como cordas dedilhadas (guitarra, baixo) ou percussão tonal. Se não selecionar esta opção, você previne falhas de material tonal não percussivo, tais como cordas tocadas com arco ou instrumentos de sopro.

O algoritmo Polyphonic

Escolha Flex Time -> Polyphonic.

Publicidade

O Polyphonic estende material baseado em um processo chamado de phase vocoding – um processo que usa informações de fase para esticar um sinal de áudio sem mexer na sua altura. É o de processamento mais intensivo de todos os algoritmos Flex, mas oferece alta qualidade sonora com material polifônico adequado. É recomendado para o material polifônico complexo e é bom para todos os tipos de acordes – tais como os de guitarra, piano, coro e também miragens complexas. Polyphonic também vem com um único parâmetro:

• Complex: Permite mais transientes internos no material de áudio.

O algoritmo Tempophone

Escolha Flex Time -> Tempophone (FX).

O Tempophone simula o efeito de um dispositivo de alongamento de tempo com base no histórico equipamento chamado tempophone, e resulta em um som mecânico como muitos semelhantes aos produzidos com técnicas de síntese granular. O Tempophone se destina a ser usado criativamente para efeitos especiais e vem com os seguintes parâmetros:

• Grain Size: Define o tamanho dos grãos que são jogados ou repetidos em sua velocidade original e crossfades, para criar compressão ou expansão do tempo.

Publicidade

• Crossfade: Ajusta o comprimento de crossfade de 0,00, que produz artefatos rígidos, até o comprimento de grão full de 1,00, o que tende a soar mais suave.

O algoritmo Speed

Escolha Flex Time -> Speed ( FX).

O Speed estica o material, tocando o material de origem mais rápido ou mais lento, incluindo mudança de altura. Este algoritmo Flex é útil principalmente para material de percussão, mas pode ser utilizado em qualquer material para efeitos de criação interessantes.

Time stretch utilizando marcadores

Na Tracks area, você edita o timing de material de áudio por meio de marcadores de flex. Depois de adicionar marcadores de flex para uma região de áudio, você pode usá-los para comprimir ou expandir o material de áudio. Os limites dentro dos quais isso é feito são determinados pelos marcadores flexíveis anteriores e posteriores, ou as posições de fim ou início da região, se não houver marcadora antes e depois.

Você também pode usar transientes em outras regiões de áudio como pontos de referência, ao arrastar um marcador flexível em uma região de áudio.

Publicidade

Usando marcadores

1- Escolha um algoritmo Flex Time para o track.

2- Adicione um marcador, fazendo um dos seguintes procedimentos:

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

• Posicione o cursor sobre ou ao lado de um marcador na metade superior do corpo da forma de onda (note como o ponteiro do mouse muda) e clique.

Um marcador de Flex é adicionado no topo do marcador de transiente.

• Coloque o ponteiro na metade superior do corpo da forma de onda, onde não há marcador (note como o ponteiro muda) e clique.

Um marcador de Flex é adicionado na posição clicada.

3- Execute um dos seguintes procedimentos:

Publicidade

• Arraste o marcador flex para a esquerda:

O material de áudio é comprimido até o marcador de flex anterior, o marcador de tempo anterior, ou a posição de início da região. O material de áudio é expandido no tempo até o marcador flex seguinte, ou o marcador de tempo seguinte (que também pode ser a posição final da região).

Se você mover o marcador flex para a esquerda e cruzar com um marcador flex anterior, o marcador flex anterior salta de volta para o marcador anterior. Isto permite-lhe aumentar o alcance da edição Flex Time para a esquerda. O mesmo comportamento ocorre se um marcador flexível atravessa um marcador de ritmo.

 

 

Publicidade

 

 

 

• Arraste o marcador flex para a direita:

O material de áudio se expande para o marcador flex anterior, o marcador de tempo anterior, ou a posição de início da região. O material de áudio é comprimido o próximo marcador de flex, ou o marcador de tempo seguinte (que também pode ser a posição final região).

Publicidade

Se você mover o marcador flex para a direita e ele cruzar um marcador Flex seguinte, o seguinte marcador de flex salta para a frente para o próximo marcador flex. Isso permite que você estenda o Flex Time de edição para a direita. O mesmo comportamento ocorre se um marcador flexível atravessa um marcador de tempo.

 

 

 

 

Publicidade

Encaixe um marcador flex para um transiente de outra região

1- Clique + segure o marker de flex, em seguida, arraste o ponteiro para cima ou para baixo sobre uma faixa adjacente.

Uma linha amarela aparece na região de áudio no track adjacente ao se deslocar de transiente para transiente.

2- Solte o botão do mouse para mudar o marcador flex para o marcador selecionado.

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

Adicione vários marcadores flex para uma região de áudio

Execute uma das seguintes ações:

Coloque o ponteiro do mouse sobre ou ao lado de um marcador na metade inferior do corpo da forma de onda (note como o ponteiro muda) e clique.

Três marcadores de flex são adicionados: no marcador, no marcador anterior, e no marcador seguinte.

Publicidade

Coloque o ponteiro na metade inferior do corpo da forma de onda, onde não há marcador (note como o ponteiro muda) e clique.

Três marcadores de flex são adicionados: na posição clicada, no marcador anterior, e no marcador seguinte.

A ferramenta Marquee

Na Tracks area, você pode editar o andamento do material de áudio usando a ferramenta Marquee em combinação com marcadores de flex.

Usando uma seleção de Marquee

1- Usando a ferramenta Marquee, arraste na área tracks para selecionar parte de uma região.

2- Usando a ferramenta Pointer, faça o seguinte:

• Clique na metade superior da seleção de Marquee.

Publicidade

Quatro marcadores flexíveis são adicionados: dois nas bordas da Marquee e dois do lado de fora da seleção de Marquee, nos markers anterior e seguinte.

• Clique na metade inferior da seleção de Marquee.

Três marcadores de flex são adicionados: um na posição clicada e dois nas bordas da Marquee.

3- Arraste a marca de seleção em qualquer direção.

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

A ferramenta Flex

A ferramenta Flex dá acesso rápido às funcionalidade de edição básica Flex Time, sem ter que usar a Flex View. Ao clicar em uma região com a ferramenta Flex pela primeira vez, um processo de detecção de transientes é realizada sobre o material de áudio e o algoritmo de flexão mais adequado é escolhido.

Você pode usar a ferramenta Flex na área de trilhas para pegar pontos em formas de onda da região e movê-los. O movimento da onda é restrito por markers de transientes em ambos os lados, a partir do lugar que você começar a arrastar. Para estender a área de edição, arraste para além destes transientes e o limite se estenderá até a marker mais próxima ou anterior.

Usando a ferramenta Flex

Execute uma das seguintes ações:

Coloque a ferramenta Flex sobre o corpo da região, em seguida, arraste quando você vê o pointer seguinte:

Três marcadores flex são adicionados: no marcador transiente, no marcador transiente anterior, e no marcador transiente seguinte. Você estará comprimindo ou expandindo o material de áudio entre o marcador Flex do meio e os outros dois.

Publicidade

Coloque a ferramenta Flex sobre o corpo da região, em seguida, arraste quando você vê o pointer seguinte:

Três marcadores de flex são adicionados: na posição clivada, no marcador transiente anterior, e no marcador transiente seguinte. Você estará comprimindo ou expandindo o material de áudio entre o marcador Flex do meio e os outros dois.

Faça uma seleção na região com a ferramenta Marquee, em seguida, arraste a seleção usando a ferramenta Flex. Quatro marcadores flexíveis são adicionados: dois nas bordas das marques e dois do lado de fora da seleção, nos marcadores anterior e seguinte. É possível modificar a posição temporal do material de áudio entre os primeiros e segundos marcadores flex ou entre os terceiro e quarto marcadores flex. Nada acontece com o material de áudio entre os segundo e terceiro marcadores flex.

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

Excluir, redefinir e mover marcadores Flex

Quando você exclui um marcador flex, todas as mudanças de tempo que ocorreram na área em torno do marcador ou são removidos – redefinindo o material de áudio para sua posição original, posição ou redefinindo de acordo com o time-stretching do marcador flex anterior ou começo da região e o próximo marcador flex ou fim da região.

Você pode excluir apenas os marcadores de flex que foram adicionados manualmente ou todas as edições flexíveis que foram realizadas no arquivo de áudio, que inclui sua quantização.

Publicidade

Você também pode alterar a posição de um marcador flex em uma região de áudio sem alterar o timing do material de áudio antes ou depois do marcador flex.

Eliminar um marcador flex de uma região de áudio

Execute uma das seguintes ações:

Coloque o ponteiro do mouse sobre o marcador flex, em seguida, clique no símbolo “x” no cabeçalho da região.

Clique duas vezes no marcador flex.

Arraste o marcador flex com a ferramenta Eraser.

Publicidade

Importante: Utilize a ferramenta Eraser somente no corpo da forma de onda. Usá-lo no cabeçalho da região exclui toda a região.

Control + clique no marcador flex, em seguida, escolha Delete Flex Marker a partir do menu de atalho.

Excluir várias marcadores flex de uma região de áudio

Arraste entre vários marcadores flex com a ferramenta Eraser.

Importante: Utilize a ferramenta Eraser somente no corpo da forma de onda. Usá-lo no cabeçalho região exclui toda a região.

Excluir todos os marcadores flex adicionados manualmente de uma região de áudio

Control + clique no fundo de uma região, em seguida, escolha Reset Manual Flex Edits a partir do menu de atalho.

Publicidade

Redefinição de uma região ao seu tamanho original

Control + clique no fundo região, em seguida, escolha Reset All Flex Edits a partir do menu de atalho. Todos os marcadores de flex são excluídos, incluindo os que foram colocados automaticamente durante o processo de quantização do áudio, por exemplo.

Mover um marcador flex para uma posição neutra

Control + clique no marcador flex, em seguida, escolha Set To Neutral Position a partir do menu de atalho.

Os marcadores flex se movimentarão para a mesma posição que estariam se o marcador flex tivesse sido excluído.

Mover um marcador flex, sem alongamento de tempo

Segure a tecla Option enquanto arrasta o marcador flex.

Publicidade
Shure
Continue Lendo
Publicidade

Audio Profissional

Sensaphonics lança consultas virtuais com audiologistas da Musicians Hearing Clinic

Publicado

on

sensaphonic consultas 750x500

A empresa amplia o acesso a cuidados especializados em saúde auditiva para músicos e profissionais de áudio.

A Sensaphonics, fabricante reconhecida de in-ear monitors sob medida, protetores auriculares e equipamentos de áudio profissional, anunciou o lançamento de um programa de consultas virtuais com audiologistas de sua Musicians Hearing Clinic. A iniciativa busca facilitar o acesso a orientação especializada em saúde auditiva para músicos, técnicos e criadores de conteúdo em qualquer lugar do mundo.

Até agora, esse tipo de atendimento personalizado estava disponível principalmente para artistas em turnê ou engenheiros que podiam visitar a sede da empresa em Chicago. Com as novas sessões online, qualquer usuário pode agendar um atendimento individual por meio de uma plataforma de reservas acessível a qualquer hora e de qualquer lugar.

As consultas são conduzidas por dois dos principais especialistas em audiologia musical:

  • Dr. Michael Santucci, Au.D., fundador e presidente da Sensaphonics.
  • Dra. Shannon Switzer, Au.D., diretora da Musicians Hearing Clinic.

Essas sessões virtuais, com duração entre 30 e 60 minutos, permitem esclarecer dúvidas específicas, interpretar resultados de testes auditivos realizados previamente, aprender estratégias de proteção e receber recomendações sobre protetores, in-ear monitors, manejo de zumbido, aparelhos auditivos e outras soluções. Para quem precisa de produtos personalizados, a empresa também pode indicar audiologistas locais para a realização de moldes.

Embora as consultas remotas não incluam exames auditivos nem ajustes de aparelhos, o serviço oferece uma forma prática de acessar orientação profissional de casa ou durante uma turnê. “A boa audição é essencial para criar e apreciar música, mas muitas vezes o cuidado adequado parece inacessível”, afirmou a Dra. Shannon Switzer ao apresentar o programa, destacando que o objetivo é tornar a conservação auditiva acessível e personalizada.

Publicidade
MusicaeMercado

O novo portal também permite agendar serviços presenciais na clínica de Chicago, como consultas iniciais, retornos, remoção de cerúmen, atendimento móvel na região, serviços especializados para orquestras, revisão de aparelhos auditivos e ajustes de produtos customizados.

Mais informações sobre as consultas virtuais e o sistema de reservas estão disponíveis neste link.

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Audio Profissional

Colômbia: Montarbo impulsiona a experiência sonora no desfile da Vélez com J Balvin

Publicado

on

montarbo jbalvin velez 750x500

A moda e o som podem vir de universos distintos, mas quando se unem com visão e criatividade, criam experiências que permanecem na memória do público.

Foi exatamente o que ocorreu na parceria entre a Vélez, renomada marca colombiana de roupa, e o artista global J Balvin em “El Desfile de Cueros Vélez – Nueva Colección”.

Um evento que celebrou design, identidade e cultura urbana, em um ambiente onde cada detalhe visual e sonoro teve papel essencial.

Para garantir que a energia e a narrativa musical da passarela fossem vividas com máxima fidelidade, o distribuidor oficial da Montarbo na Colômbia, a Musical Cedar, esteve presente oferecendo suporte profissional e equipamentos de áudio de alto desempenho. A marca italiana forneceu oito sistemas completos Nettuno 10, solução reconhecida por sua potência, clareza e facilidade de integração em ambientes de moda, shows ao vivo e eventos corporativos.

Publicidade

Em um desfile, o som é muito mais do que acompanhamento: é o fio condutor que define ritmo, atitude e emoção. As transições de luz e figurino ganham vida por meio da música, e qualquer imperfeição sonora pode quebrar a imersão do público. Por isso, contar com uma estrutura de áudio confiável é indispensável para manter a conexão entre modelos, cenografia e espectadores. A Montarbo, com sua vasta experiência no setor de áudio profissional, ofereceu um suporte sólido que garantiu reprodução impecável durante toda a apresentação.

Benson

A linha Nettuno 10 se destaca pelo design compacto e elegante, além da capacidade de entregar pressão sonora uniforme — ideal para passarelas que exigem cobertura adequada sem interferir no visual do cenário. Sua tecnologia otimizada proporciona clareza nos médios e agudos, aliada a um desempenho robusto nas baixas frequências, garantindo que cada faixa musical acompanhasse a estética vanguardista da coleção apresentada por Vélez e J Balvin.

Esse tipo de colaboração reforça a presença da Montarbo na América Latina e evidencia o compromisso da marca com o crescimento da indústria de áudio profissional na região. O apoio a produções de alto perfil demonstra a versatilidade de seus sistemas e o valor de contar com distribuições locais altamente qualificadas.

Olhando adiante, a Montarbo segue fortalecendo sua agenda internacional. A marca já confirmou participação na NAMM 2026, onde exibirá seus produtos no Clarion Hotel Anaheim Resort (616 Convention Way), um dos encontros mais influentes do setor musical no mundo, além da feira ISE, em Barcelona, onde apresentará suas inovações mais recentes em tecnologia de áudio. Uma oportunidade para continuar mostrando por que seu legado se mantém vivo e em constante evolução.

Conecta+2025
Continue Lendo

Audio Profissional

Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW

Publicado

on

harrison denoiser 750x500

A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência zero, desenvolvida para engenheiros de pós-produção, broadcasters, técnicos de som ao vivo e criadores de conteúdo.

Reconhecida por seu papel histórico no som de Hollywood, a empresa traz para o ambiente das DAWs parte da tecnologia presente em suas consolas MPC, usadas em grandes produções cinematográficas.

Ao longo de mais de cinco décadas, a Harrison esteve por trás do som de franquias como Indiana Jones, Spider-Man, James Bond, Jurassic Park, Harry Potter, Bohemian Rhapsody e Ford v Ferrari. O novo plug-in busca aplicar esse padrão de processamento a tarefas cotidianas, como diálogos gravados em ambientes desafiadores, vozes com baixo nível de sinal ou registros comprometidos por ruído ambiente.

O DeNoiser oferece redução de ruído rápida e transparente, preservando o timbre original da voz sem introduzir artefatos perceptíveis. Para isso, incorpora cinco faixas de denoise, quatro modos de relação sinal-ruído (SNR) e seis controles multibanda, que permitem ajustes precisos por frequência. Sua tela de espectro dinâmico exibe em tempo real o sinal de entrada, a impressão do ruído e a redução aplicada.

O sistema opera com zero amostras de latência, o que facilita seu uso em transmissões ao vivo, fluxos acelerados de pós-produção ou setups híbridos de estúdio. Além disso, conta com presets projetados para problemas comuns de voz e diálogo, entregando soluções rápidas em projetos com prazos apertados.

Publicidade

Principais recursos

Processamento em tempo real com latência zero
Cinco faixas de redução e quatro modos SNR
Seis deslizadores multibanda para ajuste por frequência
Limpeza transparente, sem artefatos
Visualização em tempo real do espectro e da redução aplicada
Presets para problemas recorrentes de voz e diálogo

Zeus

Zeus
Continue Lendo
Conecta+2025
Benson

Áudio

Shure

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura4 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura8 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura9 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura2 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

Benson

Trending