Desde seu nascimento, a X5 Music conseguiu um rápido crescimento, com mais espaço, mais lojas e agora, em seu 20º aniversário, até estão atuando diretamente no mercado americano.
Márcio Ribeiro Sobrinho, CEO da X5 Music, começou sua carreira no mercado da música alguns anos antes do nascimento da empresa. “Estou no mercado de instrumentos musicais desde 1995. Chegando em São Paulo meu primeiro trabalho foi numa loja de instrumentos musicais. Por lá, eu fiquei sete anos”.
Tempo depois, ele percebeu que era o momento certo de começar seu próprio empreendimento e decidiu abrir sua própria loja, em um espaço de pouco mais de 20 metros quadrados aproveitando uma oportunidade de mercado na ocasião, basicamente revendendo produtos usados. “Tínhamos um capital de giro muito pequeno”, disse. “Sobre o nome, X5, é muito simples. Eu tenho cinco irmãos e dizem os especialistas que o X é um símbolo que traz prosperidade. Eu acreditei neles e por isso adicionei no nome!”
E parece que tinham razão! Pois a empresa cresceu muito rapidamente e em menos de um ano partiram para um espaço três vezes maior. “Foi uma grande conquista! Nós triplicamos de tamanho em menos de um ano, nossa equipe cresceu e aí começamos a trabalhar de verdade com muitos nomes novos e ter mais contato com fornecedores”, explicou Márcio.
Márcio, CEO da X5
Houve várias datas muito marcantes nestas duas décadas de história, mas entre elas podemos destacar quando a empresa conseguiu o contrato com a marca Korg. “É uma marca que eu queria trabalhar muito na época mas eles tinham muitas regras que a X5 ainda não se encaixava”.
X5 no mercado americano
Outro ponto destacado foi há cerca de dois anos quando tiveram a oportunidade de ter um stand na feira americana NAMM Show. “É a maior feira de música do mundo, onde as grandes marcas estão, e nós, como loja, tivemos a chance de ser expositores lá”, destacou o CEO.
Com essa oportunidade, a X5 abriu uma empresa nos Estados Unidos. “Hoje ela é a nossa fornecedora de importações, além de nosso braço de varejo para vender no mercado americano. Isso é algo novo para as lojas no Brasil. Ainda está em fase inicial. É muito aprendizado, é muito estudo mas é algo em que a gente acredita muito que vai levar a X5 para um nível ainda maior do que é atualmente”.
Márcio concluiu dizendo: “Queria agradecer a todas as pessoas que fazem parte dessa história. É importante reforçar: a X5 não é feita de violão, de guitarra, de teclado. Nós somos feitos de pessoas e, durante esses mais de 20 anos, passaram por aqui pessoas incríveis: clientes com histórias fantásticas, os nossos fornecedores que prestam um serviço incrível, o meu time e olha que já foram mais de 200 pessoas que trabalharam em algum momento conosco. Muito obrigado a todos vocês!”.