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50 anos da Taylor Guitars: Inovação, sustentabilidade e crescimento na América Latina

A Taylor Guitars, reconhecida em design de violões acústicos e práticas sustentáveis, está ampliando sua presença na América Latina, onde busca conectar-se mais profundamente com os músicos locais.

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Este ano, a Taylor Guitars celebra seu 50º aniversário, um marco que reflete cinco décadas de inovação e paixão no design de violões. Fundada em 1974 por Bob Taylor e Kurt Listug na Califórnia, a empresa se destacou por sua abordagem pioneira na fabricação e seu compromisso com a sustentabilidade. Desde os seus primeiros dias, Taylor revolucionou a indústria com inovações como o sistema de reforço V-Class e sua aposta no uso responsável de madeiras exóticas. Com projetos de reflorestamento em diversas partes do mundo e uma dedicação inabalável à excelência, a Taylor Guitars continua deixando uma marca profunda na música e no meio ambiente, estabelecendo-se como uma verdadeira referência na fabricação de violões.
Falando mais especificamente sobre a empresa na América Latina, nesta entrevista, Aaron Dablow, Sales Manager Americas da Taylor Guitars, e Juan Luis Lopera, Business Development Manager para a América Latina, destacam a importância de entender as preferências e culturas locais para fortalecer o vínculo da marca na região.

Juan Luis Lopera, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina (à esquerda) e Aaron Dablow, Gerente de Vendas para as Américas da Taylor Guitars (à direita)

Preferências na América do Norte e na América Latina

Embora os músicos da América do Norte tendam a ser mais tradicionalistas, preferindo violões com cordas de aço e um som clássico, na América Latina, o público valoriza abordagens inovadoras e a experiência do usuário. “Os violonistas latinos são atraídos pela qualidade e pelo som moderno da Taylor”, explica Dablow. Um dos modelos mais populares na região é o Grand Auditorium, que combina ressonância com facilidade de uso. “Na América Latina, há uma preferência por acabamentos de madeira natural em vez de violões pintados, embora os violões pretos e de tons mais escuros também tenham seu público”, acrescenta Dablow. Ele menciona também que, no Brasil, devido à riqueza em madeiras locais, os consumidores tendem a ser muito conhecedores das propriedades tonais de diferentes madeiras.

Compromisso com a sustentabilidade: Um valor fundamental

Desde os primeiros dias, a Taylor tem sido pioneira na preservação ambiental, algo que ressoa entre os consumidores globais, especialmente na América Latina. Taylor lidera projetos como o “Ebony Project” nos Camarões, onde plantou mais de 40.000 árvores de ébano, além de um programa de reflorestamento no Havaí com mais de 40.000 árvores de koa. “Os recursos naturais precisam ser preservados, e cada empresa tem a responsabilidade de fazer isso”, comenta Dablow. A sustentabilidade se tornou um pilar da marca, que tem atraído uma nova geração em busca de produtos com impacto social positivo.

Bob Taylor (à esquerda) com o Diretor de Sustentabilidade de Recursos Naturais da Taylor, Scott Paul

Conexão cultural e marketing digital

A relação com músicos e o público latino-americano também é alimentada pela admiração por artistas locais. Aaron conta que os violonistas latino-americanos refletem os norte-americanos no desejo de fazer parte de algo. Eles querem que seus violões sejam bonitos, confortáveis e com som excelente, mas também desejam sentir-se parte da marca. “É inegável que os artistas são uma influência fundamental para os músicos que começam suas carreiras, e isso não é uma exceção na América Latina. A paixão e o entusiasmo pelos artistas na América Latina é muito forte, e sabemos que muitos violonistas seguem as recomendações de seus músicos favoritos. Experimentamos esse fenômeno nos anos 1990, durante a explosão das sessões MTV Unplugged, onde muitos artistas escolhiam usar violões Taylor por sua comodidade e som”.
A Taylor lançou um programa de artistas na região para se aproximar do público com embaixadores que representam seus valores e qualidade, com novos artistas, compositores e músicos profissionais. Isso ajuda a Taylor Guitars a ganhar mais visibilidade entre novos usuários potenciais na região. Por exemplo, um dos rostos em destaque no Brasil é Jota.Pe, indicado ao Grammy Latino 2024, que se tornou um embaixador chave da marca. “Sabemos que muitos músicos se inspiram em seus ídolos, por isso apoiamos artistas que representam o melhor da Taylor”, diz Dablow.
Para complementar sua presença, a Taylor também aposta em estratégias digitais. No Brasil, o distribuidor oficial WMS Negócios Internacionais publica conteúdo semanal onde explora as características dos diferentes modelos da Taylor, além de lançar uma série de podcasts com figuras da indústria musical. Segundo Dablow, “o conteúdo digital é essencial para dar visibilidade à nossa marca e estabelecer uma conexão sólida com novos músicos”.

Inovação Técnica: A receptividade do V-Class Bracing

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A tecnologia V-Class bracing foi um grande avanço para a Taylor, melhorando a precisão tonal e o sustain nos violões, algo apreciado tanto na América Latina quanto na América do Norte. Esse design permite maior volume sem sacrificar a clareza e a precisão de cada nota, uma característica especialmente valorizada em gravações. “A resposta do público foi excelente, e vemos que os guitarristas profissionais, especialmente os que gravam, valorizam muito essa inovação”, destaca Dablow. “Temos mais inovações surpreendentes planejadas para 2025, todas idealizadas pelo designer-chefe Andy Powers. Os músicos da Taylor sempre estão à procura de ‘novidades’ da marca”.
Falando sobre modelos populares na região, Aaron destaca que os modelos Academy e GS Mini são extremamente populares na América Latina. “Com base na nossa proximidade com o México e nas nossas raízes em San Diego, estamos muito sintonizados com nossos músicos latino-americanos e suas necessidades. Acabamos de lançar dois instrumentos mexicanos tradicionais com um toque moderno da Taylor: o Doce Doble (um violão de 12 cordas com cursos combinados) e um Bajo Quinto. Embora não esperemos vender milhares de unidades por ano (ainda), queremos que nossos músicos latino-americanos saibam que estamos ouvindo e que estamos usando nossos recursos de pesquisa e desenvolvimento para continuar criando instrumentos que atendam os músicos ao sul da nossa fronteira”.

Customização de violões

Aaron destacou também o trabalho de customização de violões que a empresa realiza. “Consideramos a personalização um fator importante em nossa indústria porque muitos violonistas querem algo verdadeiramente único e feito para eles. Na América do Norte, a customização contribui significativamente para nossa receita geral, e na América Latina, nossos violões personalizados estão lá para permitir que os músicos sonhem com ‘o que é possível’. Existe uma barreira de preço para muitos violões personalizados, devido a impostos e tarifas de importação em diferentes países da América Latina, mas nossos distribuidores em muitos países compram um ou dois desses modelos para exibi-los elegantemente em suas lojas, apenas para inspirar seus clientes. Muitos violonistas e artistas na América Latina ganham criatividade com esses violões e personalizam seus próprios instrumentos. Os violonistas querem ser únicos e se destacar!”

Compromisso com a educação musical

A educação musical é uma parte fundamental da estratégia da Taylor em ambas as regiões. Dablow menciona que a Taylor colabora com lojas em projetos educacionais para dar aos novos músicos a oportunidade de aprender e crescer com instrumentos de qualidade. “Estamos focados em oferecer uma experiência completa aos estudantes de música e, para o futuro, temos planos de colaborar com fundações educacionais na América Latina para fomentar o desenvolvimento musical na região”, adianta Dablow.

Expansão na América Latina e o papel dos distribuidores

Com o objetivo de fortalecer sua presença na América Latina, a Taylor busca estabelecer parcerias estratégicas com distribuidores que compartilhem sua visão e compromisso com a experiência do cliente. “É essencial que o cliente tenha uma experiência de compra excepcional, tanto em qualidade de serviço quanto na disposição dos produtos”, enfatiza Juan Luis Lopera. No Brasil, a WMS Negócios Internacionais se consolidou como um parceiro confiável e comprometido com os valores da marca.
“Atualmente temos representação na maioria dos países da América Latina e estamos constantemente em busca dos parceiros certos. Temos uma visão e uma estratégia de marca muito claras que às vezes podem não ser consistentes com as estratégias das lojas, e essa visão é oferecer uma experiência de marca incrível para os músicos de Taylor, tanto visual quanto sonoramente. Sabemos que para uma marca conquistar o exigente público latino-americano ela deve conquistar o seu lugar, e isso se consegue proporcionando ao consumidor a melhor experiência possível. Estamos muito empolgados com o futuro da Taylor Guitars na América Latina!”, concluiu Aaron.
À medida que a Taylor continua a crescer na América Latina, planeia continuar a inovar, mantendo o seu compromisso com a sustentabilidade e adaptando as suas estratégias para refletir as necessidades e preferências dos músicos locais.

Em maio de 2022, Andy Powers foi nomeado presidente e CEO, enquanto Bob Taylor e Kurt Listug tornaram-se formalmente consultores seniores e copresidentes do conselho de administração da Taylor Guitars

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