Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

10 dicas sobre bateria e mercado

Oportunidades virão, mas estamos preparados para elas? Aqui vão algumas dicas para você não desperdiçá-las.

Dica 1

Estude o seu instrumento de forma consciente. Saiba que o estudo é o único aliado para você evoluir, desenvolver suas habilidades. O estudo não é quantidade, e sim, qualidade. Algumas vezes nos vemos “malhando” no instrumento e não estudando, precisamos saber a diferença.

Dica 2

Toque com pessoas. A prática em “solitude” é muito importante, porém você precisa entender que tocar com outros músicos também é uma forma de praticar, evoluir, de fazer música!

Caca Lazzari

Cacá Lazzari

Dica 3

Saiba tudo sobre seus equipamentos. Você vai passar por várias situações em que o conhecimento do seu equipamento irá fazer toda a diferença. Se você trabalha com gravação de bateria e/ou toca como sideman, vai entender do que estou falando. Quando o produtor/artista lhe pedir sons específicos, você deverá atendê-lo e, para isso, conhecer tudo sobre o seu equipamento é a solução.

Dica 4

Seja um profissional agradável e pontual. Produtores ou diretores musicais adoram contar com músicos que não dão trabalho algum. Sua atitude vai fazer muita diferença na hora de entrar ou ficar em uma gig.

Dica 5

Tenha paciência. Às vezes pode demorar um pouco mais do que imaginamos para entrar no mercado musical. Por isso é fundamental continuar os estudos, manter-se atualizado, pois quando a oportunidade chegar, você deverá estar pronto.

Dica 6

Tenha um bom material nas redes sociais. Hoje em dia, as redes sociais são cartões de visita para o mundo todo. Você precisa entender que um produtor/artista no outro lado do mundo pode querer o seu trabalho!

Dica 7

Saiba tocar outros instrumentos e estude harmonia. Nós, bateristas, precisamos entender harmonia, precisamos entender o que está acontecendo musicalmente. Tocando piano ou violão, ou qualquer outro instrumento harmônico, tornamo-nos mais musicais, fazendo com que o nosso drumming soe melhor!

Dica 8

Versatilidade. Seja versátil não só musicalmente, mas profissionalmente. Hoje é fundamental entender de programa de áudio, programa de edição de vídeo, edição de fanpages, entre outros. Cada vez mais as pessoas estão precisando sacar de coisas que não estão relacionadas diretamente com o seu instrumento, porém é preciso.

Dica 9

Saiba ler. Todos nós sabemos que não é preciso saber ler para tocar bem a bateria, porém a leitura pode ajudar você a visualizar um exercício e muitas vezes te ajudar na hora de um show ou gravação.

Dica 10

Tenha um planejamento de carreira. Planejar a carreira é cada vez mais importante para atingir resultados. Você precisa saber o que quer, para onde quer ir e como deseja alcançar isso. O mercado musical é muito vasto e existem várias formas de atingirmos o resultado desejado.

*Por Cacá Lazzari. Baterista e produtor. Gaúcho de Porto Alegre, Cacá já estudou na Drummers Collective e foi bolsista na Berklee College of Music. Participou de vários trabalhos importantes no Brasil e atualmente é um dos bateristas no The Voice Brasil, The Voice Kids e Popstar. 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart